Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1126812691271127312741451

Comentários

  • editado September 2022

    @Yuri_ O processo que foi registrado errado foi o meu e não o do @Ricosne . Já enviei um email solicitando a correção.

  • @Romulo Graciano Me confundi na marcação kkkkkk. Mas blz, agora é aguardar.

  • Bom dia.

    Meu processo foi numerado e recebi a senha este sábado, tendo chegado dia 25 de Julho.

    Vou atualizar a planilha... Começou a andar e todos de Julho devem ser numerados ainda slesta semana...

  • Boa tarde!

    Meus documentos estão perto de vencer (6 meses). se vencer após hegar na conservatoria fica tudo bem?

    Gostaria de saber se posso pagar pelo correio como era feito antes também, por vale postal. Não tenho cartão de crédito. É possível?

  • editado September 2022

    @Romulo Graciano , o meu veio correto... ou seja: "315 - Art. 1º C - Atribuição nasc. estrangeiro".

  • @leticiafernandespr o prazo de vencimento conta até a chegada dos documentos em Portugal. Se vencerem durante a análise não tem problema.

  • editado September 2022

     @leticiafernandespr É possível pagar via vale postal ainda sim. O cartão só foi adicionado como um dos métodos de pagamento.

    Porém vc pode fazer uma conta no wise.com e eles geram cartão virtual em Euro.

  • Boa noite pessoal, estou preenchendo o formulário 1C e estou com uma dúvida, paguei online e recebi o formulário por email com o nome do requerente, e o título diz "conservatória dos registos centrais". Tem também um campo " data de recepção na C.R.Centrais". Posso enviar para a ACP Porto ou fiz algo de errado no meio do caminho?

  • Mais uma dúvida, vocês enviam pelo DHL por ser mais rápido? Eu ia mandar por correio normal, Sedex ou algo assim. Tem alguma dica sobre o envio? Obrigada

  • @carolinepferreira o DHL ainda é o mais seguro, recomendavél e muito rapido, e ainda você consegue no site acompanhar e saber quando e quem recebeu seu envelope.

  • editado September 2022

    @leticiafernandespr os consulados aqui no Brasil pedem certidões emitidas a menos de 1 ano, e no site da IRN com a relação de documentos não informa quanto tempo as certidões e documentos tem que ter, o recomendado e que enviei o quanto antes os documentos, mas, não que tenha validade se forem mandados para as conservatorias em PT.

    https://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-portuguesa-para-maiores-old/

    https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues

    O recomendado e pagar com cartão de crédito, pois o vale postal tem validade, caso passe o prazo, o seu pedido pode ser devolvido por falta de pagamento, pode ser feito o pagamento com o cartão de algum conhecido, o cartão não precisa estar no seu nome.

  • @realmiran olá, semana passada que atualizou apenas para a bolinha 2 ainda, já têm 8 meses completos no ACP...

    Alguém deste período também a espera por tempo de residência?

  • editado September 2022

    Muito bom dia povo!

    É com muita satisfação que comunico ser, no dia de hoje, mais um cidadão português.

    Bolinha 6-verde no dia de hoje, meu e de maus irmãos.

    Já devidamente atualizado na planilha.


  • Bom dia a todos.

    Estou ajudando uma amiga no processo de cidadania, pelo avô.

    O processo está em Lisboa desde 2019.

    Avos nascidos em Portugal, avô em 1892 e avó em 1918, vieram para o Brasil onde se casaram.

    O pedido foi feito e agora a conservatória está solicitando a documentação abaixo. 

    Se os dois são portugueses, pelo que sei se os dois são Portugueses, não existe a ncessidade de efetuar a transcrição do casamento.

    A dificuldade em fazer a transcrição do casamento, se dá devido ao fato de não ter documento de nsacimento ao avô.

    Pode nos orientar como proceder nesses casos? 


  • Pessoal, bom dia!


    Consultei hoje o processo de meu pai, e foi concluída a fase 7: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Peço por favor que atualizem a planilha, e agradeço a todos pelo auxilio!

    Agora, qual o procedimento para pegar a certidão?

    Mais uma vez, obrigado.

  • Aeeee!!! Se os de julho já estão recebendo as senhas, em breve os de agosto também receberão. Estou ansiosa com o meu que chegou dia 03/08, que também já se encontra na planilha o/

    Tenho uma dúvida, será que alguém consegue me ajudar? :)

    Após o recebimento do registo, o que devo fazer? Tenho interesse em tirar o passaporte portugues.

  • editado September 2022

    meio tangente ao assunto e nem estou nesse momento ainda porque estou aguardando o do meu avô ainda para fazer o processo da minha mãe mas como eu vi algumas pessoas comentando aqui sobre o cartão da wise me surgiu uma dúvida: usando ele, o ideal é depositar em reais, converter pra euros e usar o cartão, ou a gente só deposita em reais mesmo e eles convertem na hora que passar no site?


    +++

    vários processos do meu dia já estão sendo aprovados, menos o meu. isso é indicio de que vai cair em exigência? ou é só pq ficou com um conservador que tá mais atrasadinho? a mensagem tá ainda que vai ser analisado mas diz que o processo está completo. meu medo era cair em exigência por conta da idade do meu avô (79 anos).

  • amigos boa tarde!

    estou acompanhando o fórum para tirar a cidadania do meu pai como filho de português.

    quem declarou o nascimento do meu no cartório foi a mãe dele brasileira e não o pai português, então eu fiz a transcrição de casamento.

    agora algumas dúvidas:

    1. na cópia simples da certidão de nascimento do meu pai que eu tenho aqui, o nome da mãe dele está como Maria Soares, mas na transcrição de casamento está Maria Lourenço Inácio que era o nome de solteira dela, e na parte dos "apelidos adoptados" está ***, ou seja, na transcrição parece que não houve alteração no nome dela de solteira para o nome de casada.
    2. na certidão de nascimento do meu avô português, o nome da mãe dele é Joaquina Barreiro, mas na certidão do meu pai, está Joaquina Soares, mesmo sobrenome do marido, avô do meu pai Manuel Soares.

    ainda não solicitei a certidão de inteiro teor do meu pai.

    como se trata de divergência nos nomes da avó do português, e na mãe do português que é brasileira, seria necessário retificar?

  • No dia de hoje, segundo a planilha, 5 processos obtiveram a aprovação, bolinha 6-verde.

  • editado September 2022

    @Claufam

    Esse processo e de neto?

    Quem fez a declaração de nascimento do requerente do processo?

    Pelo que eu entendi, eles deram 2 opções para resolver a questão:

    1) Enviar a certidão de nascimento ou assento de batismo do Antonio, ele sendo o declarante do nascimento da mâe do interessado.

    2) Apresentar a transcrição de casamento dos avôs maternos.

    Se os dois são portugueses, pelo que sei se os dois são Portugueses, não existe a ncessidade de efetuar a transcrição do casamento.

    Pelo contrario, quando os dois são portugueses, e necessário a transcrição do casamento.


    Existe uma forma de fazer a transcrição de casamento com a suprição de documentos, aqui tem mais informações:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest:~:text=Transcri%C3%A7%C3%A3o%20de%20Casamento%20c/%20Suprimento%20de%20Registro%20de%20Nubente%20Estrangeiro%20(ver%20tamb%C3%A9m)

  • Parabéns @Rogeriof


    O processo da minha chegou praticamente junto com o seu e os demais que foram aprovados hoje, e a senha também.

    Extremamente ansioso por aqui e espero que logo o dela mude de fase.

  • Obrigada pelas informações.

    Vou verificar.

  • Olá, pessoal!

    Nunca interagi aqui, mas sempre busquei tanto aqui quanto em grupos de colaboração no Facebook por instruções de como requisitar a minha cidadania.

    Bom, estou aqui para dar notícia de que meu processo foi recebido na ACP. Na verdae, o meu e o da minha irmã que também enviei - separadamente - para a unidade.

    Editei a planilha com as nossas informações. Poderiam me confirmar se está ok?

    Obrigada :)

  • editado September 2022

    @vanessadof

    Falta a data de recebimento da senha e colocar os três primeiros dígitos do numero do processo, completando com XX

    Se vc não tem essas informações, coloque o seu processo na última linha da planilha, quando completar, alguém vai reposicionar pra ti.

  • Pessoal, a ACP realmente aceita fazer processo de atribuição de filhos sem necessidade da transcrição de casamento quando o português foi o declarante do nascimento?

    Gostaria de saber quem fez assim dessa maneira e como foi.

    Me marquem aí por favor !!!!

  • editado September 2022

    @lucianacorrea04

    Esta tua primeira fase, como também é a minha, só nos cabe esperar até janeiro /fevereiro até que concluam todo processo e criem o registro de cidadão português - nada mais é que assegurar que o(a) brasileiro(a) também nasceu português, com todos direitos e deveres.

    Concluso, deves receber a tal Certidão de Nascimento portuguesa por email, quando a bolinha 7 mudar de marrom para verde, é aí sim terás como, primeiro, pedir no Consulado a emissão do Cartão Cidadão e depois o Passaporte.

    Ok

  • editado September 2022

    @Rodrigo79

    Bom dia , recebi a minha tambem dia 23, estava em viagem desde sexta-feira então so verifiquei ontem a noite quando cheguei. Vou atualizar a planilha.

    Agora é continuar aguardando, só menos preocupado!!!!

  • ACP aprovando processos e a criação de registros parado, sem palavras sinceramente já faz quase 50 dias e minha viagem cada vez mais perto…:

  • Olá.

    Podem informar-me qual o/a Balcão/Conservatório/Arquivo com menos demanda para emitir o pedido de nacionalidade? Acham que emitir diretamente no ACP é a melhor opção?

    Desde já agradeço!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.