Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1202123252635

Comentários

  • Bom dia Galera, preciso achar a certidão do meu pai, se alguém puder ajudar agradeço.

    Nome : Julio Cesar da Fonseca Ferreira

    Data Nascimento : 06/01/1955

    Pais: Jose Pires Ferreira (brasileiro) e Maria da Piedade da Fonseca Ferreira (portuguesa).

  • Bom dia galera. Achei uma carteira de trabalho do meu pai antiga, que tinhas todos os dados do cartorio que ele foi registrado.

  • @Nery42@CarlosASP

    carlos sua reposta pra mim foi essa:

    "Tem certeza que precisa disso? Sua mãe é descendente do primeiro ou segundo casamento?Se for do segundo, poderá precisar sim. Mas se for do primeiro, não.Caso seja do primeiro casamento e precise de alguma certidão para "fixar o nome" do português na vida adulta, use a do primeiro casamento. Deixe o óbito dele de fora do processo, pois não é requisito.Acabei de ter aprovado um processo de neta na minha família. A mesma situação: eram descendentes do primeiro casamento, o português casou de novo e a segunda esposa que aparece como sua viúva no óbito.Fiz como dito acima: não mandei óbito e usei o primeiro casamento para fixar seu nome completo como adulto."


    só estou podendo responder hoje, perdão! :( vamos lá: acho estranho eu não atestar o óbito do português no processo, tenho medo de eles pedirem isso no meio do processo e atrasar as coisas! já vi aqui no forum eles pedindo documentos no meio do processo, por isso eu queria mandar tudo de uma vez, para que não tenham dúvidas de nada..... por isso queria colocar o primeiro e o segundo casamento com o óbito. mas respondendo sua pergunta, minha mãe (neta de portugues) é da linhagem do primeiro casamento. o segundo casamento dele não gerou filhos, ele casou com a segunda esposa viúvo.

    na pasta do processo eu iria colocar na parte do portugues: nascimento do portugues - documentos dele no brasil (todos os docs brasileiros descrevem ele como portugues) - casamento primeira esposa - casamento segunda esposa - óbito. queria entregar tudo certinho e sem buracos na historia. achas que vai me atrapalhar fazendo isso? nao queria ter interferencias no meio do processo, pedindo documentos alem...

  • Boa noite a todos, preciso encontrar a certidão de nascimento do meu avô registrado no Rio de Janeiro, mas minha família não sabe o cartório.

    Através de certidão de casamento e de óbito, possuo as seguintes informações:

    Nome - Antônio Ferreira de Almeida

    Pai - José Ferreira de Almeida Junior

    Mãe - Deolinda Diniz Maquinez

    Data de nascimento - 08/01/1929


    Agradeço muito se alguém puder me ajudar a encontrar em qual cartório ele foi registrado para que eu possa solicitar a segunda via da certidão e dar andamento ao meu processo de cidadania portuguesa.

  • editado August 2022

    @FelipeCesarAlmeida - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SZS-F9D?i=197&cc=1582573

    Livro 129 Fl 197 Termo 34 - 13º RCPN - Av. Cesário de Melo, 3600 - Bl 1 - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23045-830

  • @Leticialele

    Muito obrigado pela sua ajuda, de verdade!

    Agora finalmente poderei dar andamento ao meu processo de obtenção da cidadania portuguesa.

    Me coloco à disposição para ajudar no que necessário caso esteja ao meu alcance.

    Ótima semana para todos aqui!

  • carolapurinacarolapurina Member
    editado August 2022

    Bom dia Galera, preciso achar a certidão da mãe de um amigo, se alguém puder ajudar agradeço.

    Nome : NEUZA DE ALMEIDA GOMES

    Data Nascimento : 29/01/1945 no Rio de aneiro/RJ

    Pais: HELENA DE ALMEIDA GOMES e FLAVIO DE PINHO GOMES


    grata

  • oie gente.

    preciso muito localizar a certidão de nascimento da minha avó.. se alguém puder me ajudar vou agradecer muito.

    nome: edenai angelo da silva

    pai: joao angelo gai

    mae: djanira de oliveira gai

    data de nascimento: 15/08/1943

    local de nascimento: rio de janeiro

  • Oi boa tarde.

    Estou com muitas dificuldades em encontrar o registro de nascimento do meu avô paterno Adelino da Silva.

    Alguém poderia me ajudar?

    Nome: Adelino da Silva

    Pai: Izaias (ou Isaias) da Silva

    Mãe: Maria Justina

    Nascimento: 30/11/1931

    Óbito: 05/04/2005


    Obrigada :)

  • @paularads

    Ele foi registrado em 10/12/1931 na antiga sétima pretoria. O registro diz "folha 147. livro 191 de registro de nascimentos da freguesia de Irajá". Número do registro 1246

    Essa antiga pretoria é sempre enrolada pois foi se subdividindo etc durante os anos. Há quatro RCPNs atuais possíveis: o 6, 11, 15 ou mesmo o 12. O registro em si diz "freguesia de Irajá", então meu primeiro palpite é no novo 15 RCPN (desmembrado do 11 RCPN no fim de 2021):

    O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

    Mas entraria em contato e passaria o número do livro para te dizerem se é lá mesmo ou num dos outros RCPNs mencionados.

    Aqui a imagem da certidão:


    P.S. não faça publicações repetidas sobre a mesma coisa aqui no fórum; só atrapalha quem pode te ajudar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21786/certidao-de-nascimento-de-avos-nascidos-no-rj-sem-saber-cartorio#latest

  • @CarlosASP Muito Obrigada mesmo. Procurei muuuito e não achei. Eu enviei publicações repetidas pois o site estava travando aqui e não tinha percebido que já a publicação já tinha ido... :)

    Muuuuuito feliz!

  • Também estou com muitas dificuldades em encontrar o registro de óbito de um de meus bisavós (Portugueses).

    Já revirei o family search e também perguntei à minha família mais ninguém lembra...


    Bisavô: Izaias (ou Isaias) da Silva

    Pai: Benjamin da Silva

    Mãe: Maria Felícia da Silva ou Maria Felícia Jornaleiros

    Nascimento: 09/02/1901

    Óbito: -


    Bisavó: Maria Justina

    Pai: Joaquim Gonçalves

    Mãe: Joaquina Justina

    Nascimento: 1904 (data que constava no registro de casamento dela)

    Óbito: entre 1900 a 1996 (Hospital Carlos Chagas)

  • Corrigindo as informações da Maria Justina:

    O óbito ocorreu no Hospital Souza Aguiar e NÃO no Carlos Chagas

    E segundo consta no registro de nascimento dela ela nasceu em 26/03/1904


  • preciso muito localizar o cartório da certidão de nascimento da minha avó, já estou com todos os documentos pra dar entrada na transcrição e só falta a certidão de nascimento dela.

    se alguém puder me ajudar vou agradecer muito.

    nome: edenai angelo da silva

    pai: joao angelo gai

    mae: djanira de oliveira gai

    data de nascimento: 15/08/1943

    falecimento: 16/09/2016

    local de nascimento: rio de janeiro

  • editado August 2022

    @tcunha2_

    Registro 14140, em 22/08/1943, fl 187 verso, Cartório Madureira (Sucursal)


    Em tempo: Seu avô é o português? Foi o declarante do nascimento do seu pai/mãe? Talvez não precise transcrever o casamento.

  • editado August 2022

    Boa tarde, pessoal!

    Sigo sem conseguir encontrar certidão de nascimento da minha tia-avó. A certidão de casamento diz apenas que ela é nascida no distrito federal, acredita-se que os pais não foram casados. Agradeço muito se puderem ajudar!

    NOME: DEISE VIANA AFFONSO (CASADA: DEISE VIANA FALCÃO)

    PAI: JOÃO BATISTA AFFONSO (PORTUGÊS)

    MÃE: ELVIRA VIANNA MONTEIRO

    LOCAL: RIO DE JANEIRO

    DATA DE NASCIMENTO: 07/08/1937

    DATA DE FALECIMENTO: 11/06/2008

    MARIDO: VALDEMIRO MARINHO FALCÃO

    IRMÃOS: CARLOS E RAUL (acredita-se que VIANNA AFFONSO)

    CASADOS EM 31/12/1956 EM SÃO JOÃO DO MERITI (certidão encontrada).

  • @Guilherme Moreira

    muuuuito obrigada, de verdade!


    Sim, meu avô era o Português.. ele quem registrou a minha mãe. Vou dar entrada no processo dela primeiro, aqui pelo Consulado no Rio.

    Me informaram que é necessário a transcrição do casamento dos meus avós para minha mãe dar entrada no processo, depois que estiver em mãos a transcrição aí ela pode dar entrada como filha.

  • @tcunha2_ , se o português foi o declarante do nascimento da filha, não faça pelo Consulado, mande o processo da filha para o ACP!!

  • @Leticialele

    É melhor mandar pra lá?

    O processo demora quanto tempo?

  • editado August 2022

    @tcunha2_ , sim, sem a menor dúvida!! Os processos de filhos têm demorado uns 6 meses pelo ACP.

    O último relato que eu li a respeito do Consulado de São Paulo foi um processo de filho que levou 1 ano e 7 meses.

    Sem contar que os Consulados exigem mais documentos que os necessários!!

  • Pessoal, descobri que meu bisavô Isaías faleceu entre 1936 e 1951. Todos os filhos eram registrados em Irajá.

    Estou na saga procurando o óbito dele. Se alguém puder ajudar...

  • @paularads , para que você precisa do óbito?

  • @Leticialele confesso que estou perdida rs.

    Meu pai vai solicitar a cidadania Portuguesa. Ele tem os seguintes documentos dos antepassados:

    Assento de batismo do avô Português, casamento do Português com a Portuguesa (avó do meu pai) aqui no Brasil, nascimento, casamento e óbito do filho do Português (seu pai). Não sabemos se precisamos de mais algum documento. Estou doidinha rs. Li em algum lugar que precisaria transcrever o casamento deles em Portugal. Já li também em algum lugar que precisaria do óbito. Tô doidinha, me socorre rs,

  • @paularads

    Se os dois eram portugueses e casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento.

    Se for do Rio, faça pelo Consulado de Portugal no RJ - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses

    Após a transcrição, vai precisar dos seguintes documentos:

    Assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital (original)

    Cópia simples da certidão de casamento obtida após a transcrição;

    Certidão de nascimento inteiro teor digitada, apostilada, do filho do português;

    Certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada, do seu pai;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preechido sem rasuras, e levado para ser assinado em qualquer cartório de notas, para ter a firma reconhecida por autenticidade;

    Obtenha o Formulário após o pagamento, com cartão de crédito internacional, de preferência Visa, em - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Print do email que encaminha o formulário (também serve como recibo)

    Certidão de antecedentes criinais com a validação impressa no verso - https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    Se é funcionário público, declaração que exerce funcções de natureza meramente técnica.

    Mande o processo para a CRCentrais - Lisboa.

    Não precisa dos óbitos para nada!!!

  • @Leticialele Muuuuuuito Obrigada por ter explicado. Estava muito confusa. Não tenho palavras pra expressar minha gratidão por ter disponibilizado seu tempo explicando passo a passo.

    Outra coisa : vi através do link que eu vou precisar da certidão de nascimento dos dois Portugueses para realizar a transcrição do casamento, não é? Tô em busca da certidão de nascimento da bisa ainda. Encontrei o registro de casamento do seu irmão aqui no Brasil que informa que ele era de Tarouca e tenho esperanças que ela seja de lá tb. Já solicitei, na segunda passada através do civil online, fornecendo as informações que eu tenho mas até agora eles não me responderam. Rezando pra que eles encontrem.

    E mais uma vez, Obrigada!!!

  • @paularads

    A freguesia é Tarouca, concelho Tarouca, distrito Viseu.

    Data de nascimento - 10/07/1906

    Cópia da certidão no processo de passaporte do pai em 22/09/1913.

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1350811 tif 11

    Boa sorte!

  • @Guilherme Moreira , perfeito, como sempre!!

  • @Leticialele e @Guilherme Moreira Muiiiiito obrigada por todo o auxílio que vocês me passaram e principalmente por ter encontrado a localização do assento de batismo de minha bisavó. No registro de casamento dela aqui no Brasil, costa que o nascimento dela ocorreu em 26/03/1904, então deve ser por isso que estão demorando para me responder lá de Tarouca, uma vez que as datas não coincidem. Agora, vou solicitar esse assento de batismo pra recorrer a devida retificação :)

    Mais uma vez, muito obrigada por tudo. Não tenho palavras para expressar minha alegria :)

  • @Leticialele e @CarlosASP , preciso de mais uma ajuda. Preciso saber em que cartório (livro, folha) está a certidão de nascimento do meu tio. Se quiserem responder no privado, por se tratar de pessoa viva, não há problema, ok?

    Nome: José Fernandes Santos

    Pai: José da Silva Santos

    Mãe: Bellanir Fernandes Santos

    Data de nascimento: 29/05/1962.

    Muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.