Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1122612271229123112321468

Comentários

  • @gandalf e @Leticialele


    Como estão, bem dispostos?

    Já faz um tempo que fiz meu processo e meu irmão está querendo fazer a nacionalidade dele, o processo permanece o mesmo?

    Digo : 1- Acento do Pai Portuguesa

    2- certidão de inteiro teor por copia reprografia e apostilada (o apostilamento mudou? consigo fazer online?)

    3 - RG autenticado e apostilado

    4 - Formulário 1C pagar e preencher, reconhecer firma da assinatura.

    Estou esquecendo de algo?


    Desde já agradeço por toda a ajuda de sempre.


    Melhores Cumprimentos


    Há #Feliz em Ponte de Sor. Onde as temperatura passam dos 40º

  • @gandalf

    Verdade.

    Seria apenas o RG do meu irmão que estaria faltando. Vamos providenciar a cópia autenticada para já enviar.

    Obrigado.

  • @Mreis

    Otimismo tem que pedir pra Leticialele. E de quebra ela estende as asas de Serafim dela, e a coisa acontece. Rsrsrs

    Tem muitos processos iniciados em 07/02/22. Certamente todos estarão aprovados até o final do mês, e daí mais 2 semanas para o assento dia 17 (por causa do feriado estendido de 15/08). Todo mundo voltando de férias, com todo gás.

    Mas já que quer uma previsão otimista, ligue para a LR na sexta-feira às 10:00am. Quem sabe eles te dizem que já foi aprovado? Ligar não muda muito porque a partir da aprovação, ainda tem que esperar 1-2 semanas pelo assento, mas faria bem ao seu final de semana. :-)

  • @Reginasacrini

    Não se importarão com o NºRG. Nem sabia que isso ia anotado na certidão de nascimento.

    No entanto, se pedir a retificação antes, ele pode devolver o documento errado, e farão um novo corrigido, sem custo inclusive da apostila.

    De qualquer forma, a partir de Abril/2023 o RG vai ser trocado por um documento nacional, parecido com o CC, e o número do novo RG será o número do CPF. O que quer que esteja anotado na certidão, o documento vai deixar de existir.

    Eu sou mais cri-cri com os cartórios, e faria eles corrigirem e apostilarem o doc corrigido antes de enviar. Mas se enviar como está ninguém vai notar, e o número do doc brasileiro não fará diferença. Eles se guiam é pelos nomes, datas, pais e avós.

    Mais importante que o NºRG é ter conferido se os QRcodes estão funcionando corretamente pelo celular.

  • @cassiopedro

    Em linhas gerais é isso. Mas podem ter detalhes, como se ambos os pais eram portugueses, a transcrição do casamento no BR é obrigatória. Também para um filho o declarante pode o pai ter sido (sem transcrição), e o outro filho ter sido o avô ou o tio (precisa transcrição).

    Tinha até esquecido da sua narrativa do plec, plec, plec, do carimbo na imigração. Foi ótima. Rsrsrs https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/265919/#Comment_265919

    Como vc agora está em PT, 40º (ou mais), não sei como vai ser a autenticação de documentos. Imagino que fará no BR. Se fizer em PT, num balcão de nacionalidade, dispensa a apostila, como vc sabe. Só teria que apostilar as certidões brasileiras.

    detalhes aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561

  • @gandalf Obrigada pela resposta. Eu também acho que o erro deve ser corrigido pelo cartório. Vou orientar meu irmão enviar da forma como está e em paralelo pedir ao cartório para corrigir. Também vou pedir para ele conferir o QRcode. Obrigada!

  • Bom dia a todos.

    O processo do meu filho menor foi aprovado hj e agora só falta o registro. EU tinha recebido a chave do processo no dia 11/04

    Não estava na planilha, mas compartilho por dois detalhes que podem ajudar.

    Primeiro, os documentos dos pais não foram apostilhadas. Enviei nossos passaportes brasileiros.

    Segundo, eu tinha uma preocupação porque enviei os documentos, pouco antes dele completar dezoito anos e tinha o receio de que pudessem solicitar o pagamento da taxa do IRN, mas como foi protocolado antes, realmente não foi exigido.

    Agradeço mais uma vez os coordenadores do fórum. São sensacionais! Com a ajuda de vcs, já fiz minha convolação, já aprovou a do meu filho e estou no aguardo agora do resultado da minha filha maior de idade. O processo dela foi enviado no mesmo envelope do processo do meu filho, mas ainda segue na bolinha 1.

    Abcsa todos

  • @Reginasacrini Não.

    Se mandar não corrija. Se for corrigir, é para aproveitar e refazer o apostilamento. Eles cancelam um e emitem outro, sem custo.

    Se mandar errado, e mandarem refazer, terá que pagar novamente o apostilamento.

    Mas não mexa no registro do livro enquanto ainda está em andamento. É uma coisa ou outra. Agora seria ir no cartório e ver o que pedem para corrigir o erro. Então decide se faz agora ou se faz daqui a 1 ano.

  • @Josemauro

    Poderia informar qual o número do processo? (no formato 543xx/22)

    Sabe quando deu entrada na conservatória? (rastreio DHL/correio)

  • @Mreis mandei e-mail e andou, não sei se foi isso mas a @Leticialele me orientou e também aconteceu com ela.

    Seguimos torcendo!!

  • @gandalf O número do processo é 503xx / 2022. Enviado pla DHL e recebido em 08/04. Chave recebida por email em 11/04

  • Bom dia, tudo bem?


    Não estou conseguindo realizar o pagamento do formulario 1C via cartão de crédito, Mastercard do Nubank. - Fica aparecendo "o seu pagamento foi cancelado", como procederam?


    Quais as alternativas?


    Obrigado

  • @gandalf Se quiser constar na planiha, o nome é Davi Barufaldi

  • @ccschultz , a plataforma de pagaentos está apresentando instabilidade. Tente com um cartão Visa.

  • @Josemauro

    linhas 98 e 99. Pode acompanhar lá e ir atualizando, tanto do filho como da filha.

    A previsão dela seria aprovar dia 30 ou 31/agosto, e o assento em 15/setembro/22.

    A previsão do assento de seu filho (já aprovado) é 06 ou 08/agosto/22.

  • @Leticialele infelizmente só tenho cartões Master.

    Como que funciona o pagamento via Vale postal?

  • @Leticialele lembrei que eu tinha uma conta na transferwise e a bandeira do cartão lá é visa, fiz por lá e realmente deu certo.

    Mastercard não funcionou.

    Visa funcionou.

  • @Rogeriof

    Sem abusar da sua gentileza, tem como acrescentar alguns dados na planilha para mim novamente?

    Juliana Lobo de Morais 202xx/2022

    Status:

    11/2 recebido

    6/5 Registrado

    1/6 Bola 4 marrom

    20/6 Bola 7 marrom


    Bárbara Lobo de Morais 201xx/2022

    Status: 

    11/2 Recebido 

    01/6 Registrado

    02/6 Bola 4 marrom

    12/6 Bola 7 marrom

    Muito obrigada à todos especialmente @gandalf pelas valiosas informações e gentileza! Será um prazer retribuir com um bom vinho e um bom bacalhau aqui em Portugal

    Muita expectativa envolvida, pouca grana e muita esperança! Sem esse fórum certamente não conseguiria ou talvez de uma forma mais difícil, mais cara...


    Aproveito para tirar uma dúvida. Caso não receba por carta ou e-mail o registro eu espero 2 semanas para pedir via online umas 2 semanas após bola 7 marrom ou bola 7 verde?


    Muito agradecida, passo aqui novamente para atualizar o status do processo

  • Boa tarde, gente!

    @gandalf obrigada pela orientação, vou ligar na sexta para verificar.

    @sue_morga também já enviei o e-mail conforme @Leticialele orientou, acho que no mesmo dia que você, mas até agora nada. Pensamento positivo para que logo aprove.

  • Pessoal,

    Só confirmando. Dei entrada na cidadania portuguesa do meu pai, e recebi o registo há uma semana. Agora vou dar entrada na minha, agora filha de portugues, e pretendo enviar amanhã para Porto.

    Estou enviando os seguintes documentos:

    • Formulário 1C preenchido - Assinatura reconhecida em cartório;
    • Minha certidão de nascimento - Inteiro Teor e apostilada;
    • Cópia do meu passaporte - autenticado e apostilado;
    • O registo portugues que recebi do meu pai, de Portugal - cópia simples.

    É apenas isso, certo? Ou estou esquecendo de algo?

  • @gandalf , ok. Vou conversar com meu irmão sobre tudo o que você apontou para decidir o que fazer. Muito obrigada!

  • Pessoal, boa tarde.

    No site do consulado do RJ consta dentre os documentos exigidos o cartão de cidadão do pai português.

    Pretendo todavia enviar o processo para a ACP. Meu pai não tem interesse em fazer passaporte ou cartão de cidadão.

    O cartão de cidadão é realmente obrigatório?

  • @Sergio76

    Se enviar para o ACP não precisa do cartão de cidadão.

  • @Rodrigo79

    Obrigado!!!

  • @lucianacorrea04

    A sua certidão tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada. O restante está correto.

  • Processo terminado. Um abraço a todos que contribuem. : )

    @Leticialele, o fórum não era o mesmo sem a tua presença. Obrigado! @gandalf, *emoji de joinha* *emoji de chapéu de mago*. rsrs

  • @RafaelORodrigues , parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!

    Obrigada pelo elogio...

  • ZinhoZinho Member

    Elison Pereira de melo Neto


    BOLA 7 VERDE DIA 20/07


    VIREI PORTUGUÊS

  • Elison,

    Parabéns!

    Quando receber o assento, veja nele a "Data do assento". Provavelmente será dia 18/07. Talvez eras Tuga e não sabias! Rsrsrs

    Se não mandarem por e-mail hoje, e quiser logo, pode pedir no CivilOnline (€10) à tarde, e chega pra você amanhã cedo (no max 24h úteis).

  • Não sei se é procedimento de todos os consulados português, mas só com a existência do assento (mesmo sem está em posse do mesmo) é possível tirar os documentos, pois o consulado (Salvador) faz a consulta no sistema e lhe dá inclusive uma cópia gratuitamente do assento.

    Eu soube disso no dia que fui solicitar meu cartão cidadão e passaporte.

    Já economiza os €10 no civil online...

    O problema é que o sistema é lento e vive fora do ar, então pode atrasar ou não consegui a cópia no mesmo dia....

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.