Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1121512161218122012211451

Comentários

  • editado July 2022

    Olá @Rubens Cardia ,

    Eu sempre pago pelo mercado pago, eu transfiro o dinheiro via pix e gero um cartão virtual e sempre consegui pagar, assim que gera o pagamento ele manda uma mensagem no APP para liberar, eu libero no APP e faço novamente e sempre funciona.

    Uma dica que funciona comigo, paguei todas as atribuições minha e de minha família com esse APP Mercado Pago... boa sorte!

  • @Leticialele @gandalf muito obrigada!!!

  • Adicionei o nome da minha filha na planulha hoje, coloquei la embaixo, não sabia como colocar na frente. Da uma verificada por favor

  • Boa tarde a todos. Passando pra avisar que o meu pedido de urgência foi negado no ACP. Anteriormente tinham aceito no processo do meu pai na CRC Lisboa porque eu sou estudante de mestrado na Alemanha. Porém, na ACP as urgências raramente são concedidas, somente em caso de alguém estar morrendo ou com a vida dependendo da nacionalidade.

    No meu caso dei entrada pessoalmente e lá mesmo fui informado que dificilmente meu pedido seria aceito.

  • ZinhoZinho Member

    Alguém do dia 7/02?

  • @carinamb

    Se esses passaportes trazem a filiação, SIM (geralmente o nome dos pais vem junto do seu, na pag.2, exceto se foi emitido no exterior)

  • editado July 2022

    @Rubens Cardia

    O pagamento com cartão VISA e Nubank funcionam (também BB, Itaú, Way, e Santander, esse com alguma dificuldade pra liberar), e pela plataforma é preferencial porque não vence como o VP. Tente com o cartão de outra pessoa. Tente dias diferentes. Final de semana é quase sempre mais difícil. É melhor que seja difícil agora, mas depois fique garantido, do que pelo VP, que adia a dificuldade pra resolver depois.

    Se você sabe os procedimentos para pagamento por VP, ainda é aceito. Não é o preferencial, ainda dá muito problema, mas é possível. Terá que buscar alguma agência do correio que aceite fazer, fazer para pessoa física, para IRN, IP, motivo: manutenção de residente.

    O endereço do destinatário é específico para cada Conservatória. No caso do ACP, Rua Visconde de Setubal, nº 328 - 4200-498 – Porto

    No ACP não deve ter problemas, porque recolhem rápido. Na CRCentrais poderia ser mais problemático, mas em geral funciona.

    Faça duas cópias xerox do recibo. Guarde com você uma das cópias e o recibo original (que vai clareando com o tempo). Mande a cópia xerox.

    -=-=-

    Baixe o form-1C padrão para pagamento no balcão ou VP, preencha, reconheça por autenticidade, e prepare todos os outros docs. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Então faça o VP. A taxa do correio agora é R$42 https://www.correios.com.br/enviar/dinheiro/saiba-mais-internacional

    Calcule assim:

    Antes de ir, consulte o valor do EUR - Euro VP Internacional do dia, aqui: https://efi.correios.com.br/app/moeda/moeda.php


    Hoje 04/07 seria EUR=5.8082. Tome o valor exato que tem que mandar em Euros, €175 (ou qualquer que seja seu caso).

    Faça a conta do valor a pagar: €175 X 5.8082 = R$1016,44 (arredonde o último centavo sempre pra cima)

    Calcule mais 1.5% de IOF e some os R$42.00 da taxa de serviços dos Correios

    R$1016.44 X 1.015 + R$42 = R$1.073,69 (arredonde o último centavo sempre para cima). Este deve ser o valor cobrado em R$ no dia 04/07.

    Peça pra ver na tela do atendente antes de aprovar. Se o valor expresso no recibo estiver correto em Euros, 175, ótimo. Algumas raras vezes o software dos correios tem um erro de arredondamento, e sai 174.99. Se for o caso, coloque 1-2 centavos mais no valor, para que o valor saia correto, igual ou maior que €175.

    No recibo do correio, eles juntam o IOF (1,5%, variável) com a taxa dos correios (R$42 fixo), e lançam junto como "Taxas".

    Por que fazer a conta antes? Quem já passou por isso sabe a infinidade de erros que o funcionário do correio, sempre despreparado, introduz no processo: Usar tabela antiga, erros de digitação, ler o valor errado na tabela, etc. Então você calcula. Se o valor que ele te falar não coincide exatamente, já sabe que ele errou em alguma coisa, e pede pra ele conferir.

    Havia uma prática de incluir algum $$ extra, mas não precisa, se fizer o cálculo correto, e o valor expresso em Euros estiver correto.

    Boa sorte.

  • Boa noite, pessoal. Reitero uma pergunta sobre prova de vida. A partir de que idade o ACP faz esta exigência? O consulado do RJ informou que só após a exigência da conservatório eles a realizam, então não tem como enviar com os demais documentos para o início do processo evitando cair em exigência.

  • Olá

    @joaolrdc

    @Zinho

    @MrFreitas

    Novidades sobre o processo de vcs? O meu nada ainda…

  • editado July 2022

    @Nandalobao meus parabéns! Tudo muito bem cronometrado com uma pitada de sorte. No final acabou dando tudo certo, houve com um pouquinho de apreensão, mas faz parte. Afinal ter saído agora ou na primeira vez para fins da entrevista seria o mesmo (com certeza com menos cabelos brancos). Os obstáculos e a dificuldade da jornada acabam valorizando o caminho. Felicidade com a retirada da CC e com a ida para a Europa.

    @Zinho o meu processo e do meu irmão estão logo abaixo do seu. Ainda estão na fase 4 (os documentos estão ok e esperando a análise do conservador). Não estou tão apreensivo (ainda) porque os processos do meu tio e do meu primo foram aprovados com 150 dias tem um mês mais ou menos e os nossos estão com 147 dias. Espero que até o fim dessa semana sejam aprovados, apesar do aparente marasmo. Torcendo para que o(a) conservador(a) já tenha voltado das férias de junho descansado(a), esteja colocando o trabalho em dia e finalize os diversos processos enviados no dia 07/02.

    @Danifernanda @joaolrdc @MrFreitas , no mesmo barco que vocês. Torcer para ser aprovado com 150 dias ou bem próximo disso. A criação do registro é bem mais tranquila de se esperar depois que o processo é aprovado.

  • @Rita1965 , de acordo com uma Conservadora, a prova de vida é exigida a partir dos 85 anos.

    Mas, a partir de 80 anos, eu mandaria, como garantia.

    Pode fazer no Cartório OU ir ao Consulado que atenda à sua região para assinar o Formulário na frente de um funcionário, que reconhecerá a firma. Isso vale como prova de vida.

  • @Danifernanda Nada ainda. Continua travado na bolinha 4 marrom. Qualquer novidade aviso vocês aqui!

    @Damasceno_de_Castro Tomara. Aparentemente as férias de Julho atrasam um pouco o andamento dos processos, mas vamos torcer para que sejam aprovados logo...

  • @Leticialele A requerente tem 77 anos. É filha do português. Muito obrigada

  • @gandalf A requerente tem 77 anos. Muito obrigada.

  • @Rita1965

    Fazendo como filha pelo ACP não tem prioridade pela idade (pela CRCentrais teria, mas mesmo com prioridade leva mais tempo).

    E não precisará fazer Prova de Vida. Fique descansada nessa.

    Certifique-se de que o RG ou Passaporte dela está recente, com menos de 10 anos de emissão, e tem a filiação. Pessoas com mais idade costumam ter documentos mais antigos.

  • Prezados, boa tarde!!


    Dei entrada hoje na minha cidadania no Arquivo Central de Porto, gostaria de preencher a planilha para contribuir com as informacoes, poderiam compartilhar, por favor?


    Obrigada

  • Bom dia!

    Estou ajudando uma amiga no processo de cidadania (esse assunto rende, já é a segunda que me pede ajuda rss). O sogro dela tem a cidadania por atribuição (tem Cartão Cidadao). O filho foi registrado no brasil, pelo pai. Ele é o interessado inicialmente, depois a esposa e depois o filho. Dúvida: ele possui uniao estável, registrada em cartório. A esposa teria direito?

    Podem me orientar como fazer pelo um consulado de sp e como fazer direto pelo ACP? Docs, formulários, custos, prazos...

    Só pra constar, em 2013 eu fiz a do meu marido direto pelo ACP, com o Sr Mario e foi tudo perfeito.

  • Boa tarde, pessoal.

    Fiquei sem acompanhar no ultimo mês o fórum e sem atualizar meus processos.

    Em meados de maio recebi a exigência do meu filho e de dois sobrinhos meus. Dos outros dois a carta nunca chegou. Enviamos no início de junho os documentos de meu filho e desses dois sobrinhos que tinham a carta. Felizmente aprovaram do meu filho e de um sobrinho logo que chegou em ACP. O ruim é que de minha sobrinha simplesmente "sumiu" e eles alegam não ter recebido.

    Eu mesma quem enviei os processos, cada um no seu envelope e colocando cada um seu numero de processo para facilitar a identificaçao. E o terceiro envelope parece que evaporou. Alguém tem alguma dica para o que fazer nesse caso? Pois o processo da minha sobrinha exigiram os documentos dos pais apostilados e minha irmã teria que ter esse custo de novo. Ela ligou nas centrais e falaram para enviar email para Porto. Resolveria? Pois o que mais leio aqui é que eles não retornam nunca.

    Se alguém puder nos dar uma luz, agradeço!

  • Oi Pessoal, boa tarde!

    Existe planilha de acompanhamento de processos 1C da conservatória de Lisboa? Caso sim poderiam compartilhar comigo?

  • editado July 2022

    Boa tarde pessoal! O processo do meu filho está na bolinha 7 marrom. Acredito que logo o de vocês tenha novidade. @Danifernanda, @sue_morga, @joaolrdc, @Zinho e @Damasceno_de_Castro.

    Boa sorte!

    Aproveito para agradecer @Leticialele e @gandalf que me ajudou desde o início, nos processo de meu avô, até chegar nos meus filhos, até agora foram 5 processos aprovados, sendo que dois estão em andamento dos meus irmãos, além da possibidade para seus filhos e esposas e futuras gerações.

    Muito obrigado!

  • Boa tarde!

    O processo da minha filha Linda kw foi aprovado hj, bolinha 7 marrom aguardando o assentamento. Agradeço a todos novamente. Por gentileza alguém atualize na planilha.

  • @cibelesgd

    Espere até receber a senha.

  • @andersonaderaldo

    Sim, existe como um TAB separado mas não devo listar nesse tópico, porque aqui é específico do ACP.

    Responderei diretamente do tópico apropriado.

  • @MrFreitas, que bom!!

    Vou ficar torcendo para a fila andar...kkkk

  • @gandalf alguns registos de processos iguais ao do meu pai (mesmas movimentações nos mesmos dias) saíram hoje! Espero que o dele saia também hoje ou amanhã, estou ansioso hahahhaaha.

  • @Danifernanda @Zinho @MrFreitas @Damasceno_de_Castro Meu processo foi aprovado. Bolinha 7 marrom. De manhã não tinha nada, acabei de olhar e tive esta grata surpresa.

    Aproveito a oportunidade pra agradecer a todos deste fórum, em especial a @Leticialele e o @gandalf. Muito obrigado por tudo!

  • AbdouAbdou Member

    Boa tarde , quero informar que meu processo termino hoje

    Muito obrigado specialmente para @gandalf

  • editado July 2022

    @Abdou

    Parabéns... Finalmente alguém de Almada, que saiu do outro lado do túnel. :-)

    300 dias num processo art-6.1, entrando por Almada, xfer para o ACP, até que não foi tão mal, considerando as circunstâncias.

    Agora é comemorar.

  • Boa tarde! Como li relatos aqui no fórum que os cartões com bandeira "master" estavam apresentando problemas para concluir o pagamento, utilizei o cartão Neon "virtual", bandeira Visa para pagar as atribuições de dois filhos. Deu tudo certo.

    @gandalf ontem enviei os dois processos,por DHL, para a ACP. Agora torcer para não demorar muito para chegar no Porto.

    Agradeço a todos pelas relevantes informações, fundamentais para o caminho até aqui. Primeiro a atribuição de minha mãe, depois a minha e agora de meus filhos. Meu marido ansioso para chegar a vez dele. Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.