Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1121312141216121812191452

Comentários

  • @VANIAVIEIRA só estão aceitando pagamentos por cartões VISA por um problema no sistema...

  • editado June 2022

    @AndreAAlmeida , muito obrigado pelo auxilio.

  • Ola pessoal!

    estou aguardando o processo do meu pai, para depois transcrever o casamento dele em Santos e dps dar início ao meu processo de cidadania.

    porém tenho uma dúvida…

    alguém aqui sabe me orientar como que deve ser preenchido aquele formulário 1C como procurador? Pq meu pai que terá que assinar por mim (assinatura por autenticidade e tal), pq eu não estarei aqui (vou estar em outro país). E daí vou fazer uma procuração pra ele, pra ele ficar responsável em assinar documentos em meu nome. Então gostaria de uma ajuda pra preencher esse formulário… ele vai ser a pessoa que vai assinar o documento por mim. Alguém aqui sabe, por favor? Obrigada!!

  • editado July 2022

    @guiricci88

    Pessoal, alguém sabe se existe planilha para FARO? SIM

    Existe alguma planilha para FARO? NÃO Hehe

    Pense bem se deseja navegar numa conservatória pequena, pouco conhecida. Nem sei dizer se Faro faz processos por DHL/CTT. Acho que não.

    Não é só rapidez que conta (e pode ser equivalente ou pior). Segurança e previsibilidade do ACP é mais importante.

  • AbdouAbdou Member

    @Mia obrigada , meu processo e um processo de naturalização por tempo de residençia.

    Fizeste meu com um advogado em Almada 18 maio 2021 mas o processo não foram registado até Septembro 2021

    Depois Almada foram feçhado o processo foi transferido para ACP em março 2022

    3 semana fase 3 I dois mes na fas 4 para 7 marrom .

    Lembras que o processo começo arrancar na ACP em

    Almada so registraron o processo .

  • Bom dia pessoal,


    Enviei meus documentos pro ACP no sábado, só que esqueci de fazer com rastreio. O prazo era de mais ou menos 4 dias úteis para chegar lá. Alguém sabe se eles acusam recebimento por e-mail no dia em que recebem ou isso acontece depois de dias?

  • @Miguel Dias o ACP não acusa recebimento. Você deve receber a chave e número do processo entre 03 a 10 dias.

  • editado July 2022

    @Miguel Dias

    Você mandou para o ACP como foi instruído? Mandou como, CTT?

    Não se preocupe. o ACP numera em 4-7 dias e lhe comunicará a senha no e-mail que vc informou.

    Só pra fechar uma conversa anterior de Janeiro sobre o consulado de Hamburgo, que você entendeu 48h. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20134/processo-atribuicao-via-consulado-no-exterior/p1

    Imagino que a essa altura vc já descobriu que fazendo pelo consulado é outro caminho muito diferente, e 48h era só o tempo do consulado conferir os documentos, entrar no sistema pra ter o número, e repassar para a CRCentrais na fase "aguardando integração nos registos", por um tempo muito mais longo do que fazer pelo ACP, correto?

    Você ficou de fazer um relato posterior sobre isso. Você fez? Feche aquele assunto lá com uma nota.

  • @Nandalobao @gandalf certo, ufa. Muito obrigado.


    Sim, eu fui no consulado na sexta-feira passada e a informação que recebi dessa vez foi totalmente divergente. Vou postar lá, obrigado por lembrar.

  • @gandalf

    Bom dia,

    o passaporte do meu filho foi emitido pelo consulado Brasileiro em Genebra e nele constam os nomes dos pais. Posso enviar como documento de identificação no processo 1 c?

  • editado July 2022

    @carloslaranjeira79

    Sim. Pode usar esse passaporte sem problemas.

    Recomendo que faça a cópia autenticada no consulado, e aproveite para assinar o form e notarizar. O consulado sabe como fazer cópias autenticadas multi-página, que vai ser preciso. Uma folha normal não cabe as 4 páginas do passaporte (2-3, 4-5), mais o carimbo e apostila.

    Mande uma pequena carta, apenas informando que a filiação pode ser encontrada na página 4 do passaporte. A letra miúda, podem não ver que está ali num local diferente.

    Só um comentário: O passaporte parece ser de menor, porque inclui a autorização de viagem desacompanhada. Os passaportes de menor, mesmo emitidos no exterior, trazem a filiação na página-2. Estranho que o dele não tenha usado o modelo correto. Talvez estivesse em falta.

  • Olá pessoal,

    Só para informar que o processo da minha filha menor foi recebido hoje na ACP. Assim que receber a senha coloco os dados na planilha.

    Partiu dia 22/06 de Curitiba e ficou 7 dias em Guarulhos.

  • @gandalf Agradeço novamente sua ajuda.

  • Boa tarde, é obrigatório preencher o formulário que eles enviam por e-mail após o pagamento com o cartão de crédito? Pq eu acabei preenchendo um formulário que achei aqui no fórum, mas qualquer coisa eu preencho novamente.


    Posso preencher pelo computador ou tem que ser a caneta?


    Minha filha tem 3 anos e o genitor brasileiro que tirou a certidão dela, só que eu não tenho mais contato com ele, sumiu do mapa. Como eu faço pra tirar a cidadania dela sem a assinatura do genitor? É possível? Nunca fomos casados e eu que sou a portuguesa.

  • Oi, pessoal! Sou a Débora, tenho acompanhado o fórum há alguns meses, mas sempre quietinha! Dei entrada no meu processo no dia 10/02 e hoje ele chegou na última bolinha - vermelha, aguardando o registo. Fui acompanhando a planilha e lá a previsão é que meu processo finalizará no dia 07/07. Com essa data em mente, consegui agendar um horário no consulado de SP para o dia 08/07 (sexta-feira). Estou com uma dúvida: ainda que o meu registo não tenha saído, eu conseguiria dar entrada no cartão cidadão + passaporte usando apenas a informação presente no site de acompanhamento do processo? Queria saber para verificar se cancelo o agendamento e tento outra data. Agradeço muito se puderem me ajudar!

  • @deboradias30 você precisa do assento ou pelo menos os dados dele, só com a informação do site de pesquisa não tem como fazer ... Até porque o seu processo não finalizou.

    Só finaliza com o registro!

  • @gandalf estava lendo o fórum e pelo meu entendimento NÃO é necessário fazer a transcrição de casamento de meu sogro (português), uma vez que ele foi o declarante do meu marido antes dele completar 1 ano, correto? Se for isso, já posso juntar a documentação de meu marido e enviar para ACP Porto.

  • @Rodrigo@Rodrigo79 @Nandalobao @gandalf


    Liguei novamente na LR, consegui falar com Isabelle que foi muito solicita, pediu o número do processo, identificou os dados da minha filha sem ficar fazendo pergunta e começou falar o que estava pendente. A ligação estava ruim, ela já foi se desculpando pela péssima comunicação, eu agradeci e já que não estava a entender o que ela falava, por causa do dialeto e ligação cortada, falei que entendi o que comsegui entender e solicitei apenas a confirmação objetiva se o que eu precisava enviar era os RGS dos pais, ela confirmou, enviei hj.


    Assim que eu tiver notícias aviso o fórum.

  • @PAULO AUN

    Que bom.

    Mas saiba que os portugueses dizem categoricamente que quem tem sotaque são os brasileiros, porque a língua veio é de lá. Hehe

    Língua viva é assim mesmo. Essa eu puxei essa de memória, fácil... Mas vai o link https://www.letras.com/olavo-bilac/lingua-portuguesa/

    -=-=-

    Cidadania Portuguesa também é cultura... (mas quem lê Olavo Bilac hoje em dia? Nem fala na escola)

    A Língua Portuguesa, foi a última língua derivada do Latim (Lacio), já com o Império Romano decadente.

    o “cheiro agradável das virgens selvas”, caracterizando as florestas brasileiras ainda não exploradas (e seu sotaque)

    -=-=-

    Última flor do Lacio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura,

    Ouro nativo que na ganga impura, a bruta mina entre os cascalhos vela;

    Amo-te assim, desconhecida e obscura, tuba de alto clangor lira singela,

    Que tens o tom e o silvo da procela, e o arrolo da saudade e da ternura;

    Amo o teu viço agreste e o teu aroma, de virgens selvas e de oceano largo

    Amo-te, ó rude e doloroso idioma

    Em que da voz materna ouvi: Meu filho, e em que Camões chorou, no exílio amargo,

    O gênio sem ventura e o amor sem brilho.

  • Alguém sabe me informar qual o prazo pra tirar CC e passaporte pelo consulado com pedido de urgência?

    Será que em 2 meses consigo tirar os dois?

  • editado July 2022

    @Nandalobao

    Se estiver com agendamento marcado, deve levar mais ou menos isso, a partir da data que for lá e fizer a biometria.

    Salvo imprevistos, greves, extravios, descompasso entre a fase-1 (pedir o CC) e fase-2 (retirar o CC e pedir o PEP).

    Mas não se ponha refém de uma situação assim. A resposta aqui, vale pra você também. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/288482/#Comment_288482

    Mas você é uma pessoa tranquila, desprovida de ansiedade. Pode estar o documento faltando chegar pelo correio, sem previsão e sem acompanhamento, com viagem marcada e esperando pra embarcar e vc não se estressa. Sendo assim não tem com que se preocupar.

    Mas de qualquer forma, faça o agendamento, e se estiver no tempo, tire pelo menos o Cartão de Cidadão. Nesse momento decide se vai pedir o PEP. A metodologia e o tempo, depende muito do consulado que você vai pedir. 2 a 3 meses é um tempo usual.

    Caso deseje ir pelo caminho mencionado no link, minha filha acabou de fazer o documento em 2 dias diretamente em Lisboa. Poderia ter feito no Porto também. Tenho informação detalhada do processo. Como vc vai para a Irlanda, se tomar um vôo direto para UK, vá pela ba.com, que tem excelente atendimento. Mas aí já precisa ter os documentos para entrar com o PEP (ainda que UK tenha saído da UE). Caso contrário, teria que tomar um vôo direto para PT, para que a 1ª parada seja lá, e vc entre como cidadã com seu assento.

  • @gandalf passagem aérea está custando a alma... Conseguir uma com um preço "menos caro" para o dia 27/09. Mas o medo é não dá tempo de fazer os documentos. Estou com o consulado agendado para o dia 11/07, vou ligar na segunda feira para Central pra tentar ver se o assento está pronto ou se tem previsão.

    Vou com escala em amisterdã... Alguém sabe dizer se só com o CC permite entrar nos países do bloco?

  • @gandalf se não me engano com o novo sistema de agendamento agora é só uma visita para CC e PEP em SP, mas não sei quanto tempo demora para que fiquem prontos.

  • Que bom que deu certo, @PAULO AUN

    Depois que o documento chegar lá vai ser rápido.

    @Nandalobao

    Vou te passar a experiência do meu pai no ano passado e no Consulado do RJ.

    Ele mora no Espírito Santo e pediu o CC, sem urgência, depois de 14.05.2021 (com agendamento e tudo).

    Recebeu o CC em casa no dia 15.07.2021 e o PEP no dia 23.07.2021.

    Não sei as datas exatas de quando ele agendou. Peguei pelo Whatsapp a foto de quando recebeu o assento de casamento (14.05.2021), o CC e o PEP.

    Acho, ACHO, que ele não precisou ir ao RJ pra solicitar o PEP. Pediu quando fez a biometria pro CC.

  • Para informação, olhei há uns 20 minutos no site de agendamento e tinha disponibilidade para tirar o CC no Consulado do RJ no dia 15.07.22.

  • editado July 2022

    @Rodrigo79 vou tirar no consulado de Salvador e está agendado para o dia 11/07. Na segunda feira vou entrar em contato com eles para ter noção de prazos. Vou solicitar tudo com urgência.

    Rezar pra dá tudo certo... E que a ansiedade não me mate antes da viagem. Rsrsrs

  • Olá pessoal,

    Já sigo o fórum há muitos anos e com a ajuda dele consegui emitir o processo da minha mãe antes da pandemia sem dificuldades, parabéns ao idealizador e colaboradores.

    Agora preciso de um direcionamento quanto ao meu processo e a dos meus filhos. Eu posso dar entrada nos processos em paralelo, um processo para mim como filha e outro processo para eles como netos? Isso seria mais rápido?

    Outro ponto é, meu marido irá para Portugal a trabalho com o visto D2. Há alguma forma de acelerar a minha cidadania com essa informação?


    Desde já agradeço!

  • jairo99jairo99 Member
    editado July 2022

    @gandalf Obrigado por compartilhar a lista de documentos para maiores que me enviou, e poderia me informar no caso de um menor?

    O meu irmao (de maior) que esta fazendo o processo, tem uma filha de 2 anos, ele esta em uma uniao estavel com uma brasileira tambem. As perguntas que tenho:

    1- Apos sair o processo dele, ele pode fazer um casamento no brasil e depois informar a conservatoria quando chegar ?

    2- A filha de 2 anos, ele pode fazer o processo dele somente depois que fizer o dele? ou pode fazer junto com o dele agora? e quais os documentos para essa menor?

    Deixando bem claro que ele quer fazer o casamento antes de ir a Portugal, mas quer saber qual a forma mais simples para a "esposa" se regularizar.

    Agradeco muito a sua ajuda.

  • Olá, boa tarde

    Gostaria de saber qual é o tempo médio que costuma demorar para ir da bolinha 1 verde para a bolinha 2. Já estou a um mês e meio na mesma etapa e queria saber se é normal.

    Gratidão!

  • @Miguelfvs , os processos de filhos no ACP normalmente pulam da bolinha 1 para a 4 ou 6.

    Estão mantendo o prazo de 6 meses para a conclusão dos processos.

    Relaxe.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.