Acompanhamento de processo

2»

Comentários

  • @Leticialele

    Aproveito para perguntar se você poderia informar o e-mail atualizado do Arquivo Central do Porto?

    Muito obrigado pela atenção.

  • @joaocbhorta , o email de lá é arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • @Leticialele

    Hoje recebemos uma carta do IRN informando que a pendência existente diz respeito à necessidade de minha mãe realizar "prova de vida" no Consulado Geral de Portugal ou em Cartório.

    Entrei no site do Consulado Português em São Paulo e encontrei duas orientações:

    a) a primeira para fazer contato através do e-mail "apoio.social@mne.pt."

    b) a segunda para preencher diretamente um formulário de "Assinatura Presencial" onde tem a opção no Tipo de Serviço "Prova de Vida" e submeter eletronicamente ao Consulado Português, inclusive tem um campo a ser preenchido após o número do RG de nome BI/CC que eu não sei o que significa. Neste caso não entendi como será feita a agenda da data para a prova de vida.

    Poderia fazer a gentileza de nos orientar como melhor proceder para agendar a Prova de Vida para minha mãe de 94 anos?

    Grato pela atenção.

  • editado June 2022

    @joaocbhorta

    Em qual conservatória está o processo?

    Esse campo seria para preencher o número do Bilhete de Identidade (BI) ou Cartão do Cidadão (CC) caso ela tivesse.

    Aqui tem a informação: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291361/#Comment_291361

    Ela deve fazer presencialmente no cartório, a PV, certificada e apostilada. É o mais simples.

    Tendo a carta de exigência, ela pode fazer no consulado (é grátis). Se mora no Rio talvez compense pelo bom atendimento, e comodidade.

  • @Leticialele

    O processo está no correndo no Arquivo Central do Porto - ACP.

    Recebi hoje a carta de exigência (assunto: suprimento de deficiências no processo... ) expedida pelo IRN solicitando que minha mãe faça "prova de vida", nesse caso creio ser mais vantajoso fazer via Consulado Geral de Portugal em São Paulo pois além de ser grátis, talvez o próprio Consulado se encarregue de enviar a "prova de vida" para a ACP, poderia confirmar isso Letícia?

    A minha dúvida continua a ser sobre como fazer o agendamento pelo site do Consulado português pois, como informei acima, encontrei duas orientações distintas.

    Mesmo nesse caso, você continua a recomendar que seria mais simples fazer a "prova de vida", certificada e apostilada, presencialmente num cartório e depois encaminhar a documentação para a ACP?

    Novamente agradeço sua atenção e aguardo seu comentário.

  • @joaocbhorta

    Se não mora no Rio, faça presencialmente no cartório, certificado e apostilado, conforme as instruções, e mande por DHL. Agora você tem prazos a cumprir. 20+30 dias. Junte uma cópia da carta de exigência. Se quiser ser elegante, faça um requerimento ao Conservador que assina a exigência (não é essencial).

    O consulado não mandará para você. Poderiam até fazer grátis, mas em Sao Paulo teria que agendar. Esqueça.

  • @joaocbhorta , concordo com o @gandalf

    Peça ao Cartório para ir em casa, para não ter que deslocar uma pessoa de 94 anos!!

  • Boa tarde, sou nova no Fórum e gostaria de comentar o meu caso para ver se podem me ajudar.

    Sou neta de portugueses, apresentei meus documentos para iniciar a nacionalidade por atribuição no dia 29 de março de 2019.

    Houve exigência porque meu avô tinha nascido em 1884 e tive que pedir a certidão de batismo dele em Portugal e enviá-la para a Lisboa.

    Depois disso o processo foi aprovado em novembro de 2021 e desde então está na bolinha 6 verde.

    Gostaria de saber se posso fazer alguma coisa para que termine o processo porque já passaram mais de três anos.

  • editado June 2022

    @Lourdesss

    Talvez tenha sua finalização no final de Agosto/2022, ou Setembro.

    Esse é seu primeiro post, e não tem história. Por isso, a primeira coisa que posso lhe indicar é atualizar os dados de seu processo na planilha. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/

    Por enquanto foi uma avaliação aproximada, porque os dados ainda estão incompletos.

    Para alterar seus dados, você precisa se logar com uma conta no Gmail. Não se preocupe, nada pessoal é coletado. Se preferir só escrever os dados aqui também funciona. Alguma alma caridosa vai lá e preenche para você, por enquanto na linha 357.

    Pelo que já informou, aparentemente seu processo deveria ter recebido o assento a 30 dias atrás (col-R), mas veja que você não está sozinha ali. Alguns estão aguardando há 60 dias. Ninguém aprovado depois de out/21 foi concluído, exceto com mais de 76 anos.

    Houve uma conclusão recente do Douglas, Aprovado em 15/09/21 finalizado em 07/06/22, depois de 265 dias. O seu processo tem aprox 217 dias desde aprovado. Agora é período de férias de verão, e há pouco movimento.

    Informe seus dados assim: NºProcesso: 345xx/19; Entregue [pessoalmente/DHL/CTT/SEDEX] na CRCentrais em 29/03/19; Senha em xx/xx/xx pela LR; na entrega idade 45 anos; pago por Vale Postal; exigência 4-Laranja em 05/06/21, faltou a certidão de batismo original do AD; Aprovado 6-Verde em 19/11/21;

  • Muito obrigada pela resposta! Eu sou a Lourdes da linha 352. todos os dados estao postos lá.

  • Eu sou a Lourdes da linha 352. Todos os dados estão postos lá. Hoje mudei algumas datas porque tive dúvidas na hora de preencher a planilha, mas já fiz as correções. A única data que não sei ao certo é a da bolinha 6 verde porque eu pus a data que vi que estava verde, era fim de semana.

  • Boa tarde a todos! Primeiramente, parabéns pelo excelente fórum!

    Viu deixar meu comentário aqui mais como um desabafo!!!

    Dei entrada na cidadania portuguesa (Art. 1-C - Atribuição) enviando para CRC Lisboa por AR em março de 2020. Em 28/09/2020 meu processo foi recebido e me enviaram código de consulta. Em 12/06/2021 caí em exigência (acredito que eu tenha mandado cópia da CNH, já tinha tanto tempo que eu nem me lembrava mais). Enviei a cópia autenticada e apostilada do meu passaporte por AR, tendo sido recebido por eles no dia 30/06/2021. Desde então, meu processo está parado na bolinha 4 laranja : (

    Eu fui paciente e evitei ficar mandando e-mail e ligando, mas comparando processos na planilha de vcs acredito que o meu está demorando DEMAIS!!! Mandei e-mail e me responderam rápido, mas apenas informando o seguinte: "Na sequencia do v/mail infra, informa-se que o documento remetido foi recebido nestes serviços e que o processo em apreço se encontra na fase de análise. Permito-me esclarecer que o expediente recebido no âmbito dos processos de atribuição da nacionalidade portuguesa é analisado por ordem de recepção, em respeito pelo principio da igualdade de tratamento dos interessados, pelo que, logo que possível será informada do que se houver tido por conveniente. Atenta a situação e face ao atual estado de pandemia e ao elevado número de documentos/processos entrados neste Setor, não nos é possível efetuar uma estimativa temporal para a analise/conclusão do presente procedimento."


    Insatisfeita e cansada de esperar, fiz uma reclamação à Corregedoria (acho que foi isso), que me responderam genericamente, com essa parte que destaco: "Recentemente, veio o IRN esclarecer que se mantém um elevado volume de entrada de novos processo de nacionalidade, existindo uma considerável pendência de processos, o que tem provocado alguma morosidade na apreciação dos mesmos.

    Mais referiu que, no final de 2021, estavam pendentes de tramitação, na aplicação informática de suporte à nacionalidade, cerca de 180.000 processos e, só no mês de janeiro deste ano, deram entrada 13.830 novos processos de nacionalidade.

    Os prazos de tramitação têm vindo a crescer, com o aumento do número de processos ativos em tramitação, estimando ser em média de 32 a 38 meses".

    32 a 38 meses!! Pelo que leio aqui, meu processo que é de filho de português está demorando o mesmo que um processo de neto! Enfim, difícil afastar o pensamento de que não há algo errado na tramitação do meu processo. E, enquanto isso, os planos vão sendo adiados...

    Enfim, boa sorte a todos e muito obrigada pelo fórum!

    PS.: incluí meu processo na planilha, mas não sei se fiz direito...

  • Minha dúvida é sobre o procurador que vai assinar o requerimento modelo 1D (neto de avô português) para encaminhar toda documentação.

    Esse procurador tem que ser, necessariamente, um advogado ou solicitador inscrito na respectiva ordem em Portugal?

  • Meu processo de nacionalidade foi dado entrada na conservatória de Faro no mês de abril/2022.

    Enviei um e-mail para a conservatória de Faro (civil.faro@irn.mj.pt) no dia 27/07/2022 solicitando a chave de acesso para acompanhar no site https://nacionalidade.justica.gov.br

    No dia seguinte a conservatória respondeu informando a chave de acesso.

    Graças a esse fórum obtive uma informação valiosíssima.

    Muito obrigado a todos que se dispõem a ajudar o próximo.

    Alexandre Carvalho

  • editado October 2022

    Boa tarde!

    Hoje recebi e-mail do ACP comunicando que o processo de nacionalidade de minha mãe foi concluído com sucesso, ocasião em que recebi o Assento de Nascimento português enviado na forma digital.

    Contudo, analisando o documento português, nele consta o nome de solteiro de minha mãe (Vera Baptista da Silva) sendo que encaminhamos todo o pedido de nacionalidade com o seu atual nome da casada (Vera Baptista Horta) desse modo peço a gentileza de esclarecer, o assento de nascimento português não deveria ter sido emitido com o nome de casado?

    Grato pela atenção.

  • editado October 2022

    @joaocbhorta o nome da sua mãe novo só será averbamento após vc transcrever o casamento. Isso não é feito junto da nacionalidade, é depois mesmo

  • @Yuri_

    Muito obrigado pela informação Yuri.

  • @joaocbhorta bom dia. Quando vc deu entrada no processo?

  • @joaocbhorta

    Complementando: é igual a certidão de nascimento BR de sua mãe - ela aparece ali com seu nome de solteira.

    Ninguém nasce com nome de casado. Sua mãe "nasceu" em PT agora.

    Ao fazer a transcrição do casamento dela, vai acontecer duas coisas:

    1. aparecerá um novo averbamento no assento de nascimento PT dela, indicando o casamento
    2. será criado um assento de casamento PT para ela

    Acabei de passar por isso: fiz a cidadania de minha mãe; agora já transcrevi o seu casamento (pois foi nosso pai brasileiro que declarou todos os filhos).

  • editado October 2022

    Boa noite!

    Enviei o processo de cidadania para neto de português do meu sogro, foi recebido em Lisboa no último dia 3 de outubro.

    Devo aguardar quanto tempo para que enviem e-mail com a numeração e senha do processo? Ou seria bom enviar e-mail para eles pedindo?

  • editado October 2022

    @carolinesf

    Para netos, que só tramitam na CRC Lisboa, tem levado uns 3-5 meses para receber a senha. Olhe sempre a caixa de spam. muitos emails com a senha vão para lá (inclusive a de todos os processos de minha família).

    Acompanhe o tópico específico de netos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-lei-37-81-atualizada-2020-22-processos-e-acompanhamento#latest

    Não fique mandando emails desnecessários antes do tempo, Isso só atrapalha o trabalho e atrasa ainda mais a tramitação de processos de todo mundo. Ou os funcionários trabalham nos processos ou eles perdem tempo respondendo esses emails desnecessários. Já existe uma carência de recursos face ao volume enorme e cada vez maior de processos.

    Acompanhe o tópico e veja o tempo que as pessoas que mandaram perto da sua data receberam a senha, Se depois de umas 2 semanas depois de essas pessoas terem recebido algo você ainda não tiver a senha, aí sim é hora de começar a perguntar,

    Outra maneira de controlar a ansiedade é colocar os dados do processo de seu avô na planilha do fórum. Com isso, você vê a evolução de todos os outros processos semelhantes e tem ideia melhor do tempo que leva. Processos de netos levam quase 3 anos até o final (cai para a metade se for mais de uns 80 anos, por prioridade),

    Dá uma olhada e pode ver que os últimos que mandaram pelo correio ou DHl receberam senha uns 90 dias ou mais depois de chegar lá. E vários com bem mais, uns 110 dias e até 150 dias. Olhe os que estão com status "recebido" e uma bolinha 1 verde e veja a coluna "Senha" para ver quantos dias demorou para chegar:

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/netos

    Vai notar também que, tirando os prioritários por idade ou com urgências comprovadas, os processos que chegaram em dezembro de 2020 só agora estão começando a sair da bolinha 1 - quase 2 anos depois...

  • @CarlosASP obrigada pelos esclarecimentos! Já havia colocado na planilha, vou acompanhando.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.