Quais documentos são necessários?

Me chamo Luiza e quero tirar minha nacionalidade, mas para isso preciso tirar a do meu pai (Minha avó paterna é portuguesa). Separei alguns documentos mais não sei se estão certos:

  • certidão de nascimento da minha avó portuguesa (ela já está averbada);
  • certidão de nascimento original do meu pai (autenticada e apostilada);
  • cópia da cnh do meu pai (autenticada e apostilada);
  • impressão do email de confirmação do pagamento da taxa de 175 euros;
  • formulário 1c (autenticado e apostilado).

A cnh é válida como documento de identificação nesse caso ou é necessário que seja a identidade mesmo?

Comentários

  • @luizaferreira08

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291993/#Comment_291993

    Faça xerox de tudo, grampeie e guarde como referencia. Mande de preferência por DHL para

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt


    CNH não é mais válida a partir de 2022.

    Estando o casamento averbado, tecnicamente não precisa mandar o assento de casamento de sua avó, mas se tiver um xerox mande. Ou pode pedir um pelo civilonline por €10, e chega em até 24h úteis. Também o assento do português pode pedir ali.

  • Prezados (as)

    Poderiam me informar se é obrigatório apostilar o Formulário 1D e a Certidão de antecedentes criminais? Também e é necessário enviar Cópia do histórico escolar do ensino fundamental brasileiro, autenticada e apostilada?

    Pretendo amanhã, se conseguir pagar a taxa pelo Cartão de crédito Nubank, pois estou tentando desde sexta feira, está configurado para viagem, mas tem sido cancelado o pagamento.

    agradeceria a informação.

    Jorge

  • editado June 2022

    @jmendes

    O form-1D precisa ser impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, e levar para assinar no cartório diante do tabelião para reconhecer a firma por autenticidade. Não precisa apostilar.

    A Certidão de antecedentes criminais do BR deve ser a última coisa que vc faz, porque só vale 90 dias. Você imprime em casa mesmo pelo site da PF, vira a folha e imprime a certificação do outro link na mesma página com Ctrl-P. Só isso. Não precisa apostilar.

    https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais

    Se tiver morado em outros países, ou tem outras nacionalidades além da BR, é diferente. Precisa pedir o documento, traduzir se não estiver em PT, mandar apostilar no órgão adequado em cada país de origem.

    O BR é um caso especial pela língua, e pelo tratado de cooperação mútua PT-BR celebrado em 2000, nos 500 anos de descobrimento do BR. Se o documento de antecedentes for emitido por alguns países da UE, em formato multilíngua, tabulada, também dispensa apostila e tradução.

    O conhecimento da língua também é assumido para países lusófonos como o BR. Não precisa mandar nada.

    O título deste tópico é muito ruim, porque não fica explícito qual a sua modalidade. O link indicado para filhos-1C do post anterior ao seu, não se aplica ao seu caso, por exemplo. Seu tópico seria o abaixo, e somente pode mandar para a CRCentrais. Mude suas perguntas para lá. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

    Se o filho do português for vivo, deve considerar fazer primeiro do filho do português, e depois ir de geração em geração. Como filho, com raras excessões, é o melhor caminho, e pode mandar para o ACP, que completa em 5 meses. Na CRCentrais como neto demora 3+ anos.

    O pagamento com NuBank estão reportando problemas há alguns dias. Também alguns outros cartões.

    Se você ainda não pediu os documentos portugueses, depois os brasileiros, ainda tem algumas etapas antes do pagamento. Certifique-se de que sabe exatamente os documentos que precisa, para evitar gastos desnecessários. Faça uma lista, e peça confirmação para o seu caso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.