Preenchimento Correto Modelo 3 Aquisição Pelo Casamento Cônjuge

13»

Comentários

  • @gandalf obrigado

    Minha UE é registrada em Cartorio outubro de 2021. Quando fizer 3 anos eu submeto a solicitação então. Sabe dizer quanto tempo levaria o processo? Tem diferença presencial ou envio?

  • editado April 2022

    @Joaopcaro

    Sendo assim, se tiverem filhos em comum já com cidadania portuguesa, são 3 anos para poder iniciar o processo. (2024)

    Sem filhos são 6 anos de espera para iniciar o processo. (2027)

    O processo pelo casamento, ou por União Estável (em PT: União de Fato), demora 2,5 anos depois que chegar lá e der início. Por isso pode começar uns 6 meses antes de completar os prazos acima, e quando começarem a avaliar, já terá o tempo mínimo necessário.

    Terá antes que fazer a homologação de sentença da UE, que é um processo judicial, e demora uns 8 meses, e deve custar uns €800 a €1000. Vai precisar contratar advogados em PT com registo na OAP. Cada advogado estabelece seus honorários. O site do consulado de SP tem um link que te leva a uma lista de advogados lá em PT.

    Será sua próxima etapa.

    Leia aqui: https://consuladoportugalsp.org.br/sentenca-judicial-da-uniao-de-facto/

  • Olá,

    já moro em Portugal, uma dúvida,

    Melhor preencher o documento de identificação o RG do Brasil ou Cartão de Residência de Portugal?

  • editado June 2022

    Olá pessoal,

    Alguém com dificuldades para realizar o pagamento na plataforma do IRN?

    Estou usando o mesmo cartão NuBank que usei nos outros processos de nacionalidade que fiz, mas recebo a mensagem que "O Pagamento foi cancelado".

    Chego até a confirmar o pagamento no aplicativo do Nubank.

    Tentando emitir o formulário Modelo 3 para avançar com o pedido de cidadania da minha mãe.

  • @luxcunha

    Eu preencheria com o RG do Brasil (válido, menos de 10 anos, com filiação) cópia notarizada, e mandaria também uma cópia notarizada do Cartão de Residência.

    Deixe que eles decidam qual vão usar. O Cartão de Residente não traz a filiação, mas eles têm acesso aos dados.

  • VMSVMS Member
    editado June 2022

    @Marcia

    No formulario de requerimento de nacionalidade por casamento o Marido (que é português) assina também ???

  • @jonatasb Olá amigo, tudo bem? Você conseguiu fazer o pagamento?

    Tive esse mesmo problema com o pagamento do meu formulário 1D, mas com algumas vezes mais de insistência, consegui.

    Caso não tenha feito ainda, tente pelo celular também.

    Consegui o meu pelo computador.

    Tente fazer pelo cartão virtual gerado através do app do cartão.

  • editado June 2022

    @VMS

    "o Marido (que é português) assina também?" Não. Só a requerente, na primeira linha. Diante do tabelião, e reconhece por autenticidade.

    O formulário é genérico, em casos que ambos os pais tenham que assinar (como no caso de menores). Para art-3 não faz muito sentido.

    E a Márcia não se loga no fórum desde julho/2021. ela não lhe responderá.

  • @Brunomdc , opa!

    Obrigado!

    Tentei ontem e hoje pelo computador e não consegui - nem com o cartão físico, nem com dois virtuais.

    Vou tentar fazer o pagamento pelo celular. Vamos ver se vai... Obrigado pela dica!

  • @jonathasbr

    É comum a segurança aumentar durante feriados.

    Mesmo que faça pelo computador, o sistema de segurança 3DS2 pede uma confirmação que só se obtém com o celular. Seja o app do banco aberto nele, ou um cartão virtual. É um sistema moderno, e que é usado pela plataforma do IRN. O BR só recentemente passou a adotar também, porque a implantação pelos bancos brasileiros ficou atrasada pela pandemia. Visa já funciona em quase todos. MC ainda não.

    O NuBank App que você usa, foi um dos primeiros a tornar a tecnologia disponível.

    Mas como disse, o nível de segurança dos sites se ajusta dinamicamente. Então terá que tentar fora de feriados, e em outras horas do dia.

  • @jonathasbr Vai dar certo, tente mais um pouco! O meu eu fiz pelo antigo cartão "meupag" agora "willbank".

    Já era noite, por volta das 22h BR.

    Após muito erro, tentar em 4 cartões diferentes, pegou.

    Boa sorte!

  • VMSVMS Member

    gandalf

    Gandalf

    no aquisição de nacionalidade por União Estavél há mais de 03 anos (havendo filhos desta união) é necessário que o contrato seja reconhecido judicialmente, ou basta um contrato?

    Se somente o contrato é valido, ele tem que estar registrado em cartório?

  • editado June 2022

    @VMS

    Eu estou tentando entender onde é essa União.

    Se fosse em PT, imagino que você teria dito "União de Facto" que é como se diz em PT. Se fosse isso, poderia apenas ir diante do juiz, pessoalmente, e registar.

    Como disse "União Estável", entendo que vive fora de PT. Nesse caso, essa UE precisa virar uma sentença judicial no país em que vive.

    Depois essa sentença tem que dar entrada na ordem jurídica em PT, que é a homologação da sentença estrangeira, feita com ajuda de advogados habilitados pela OAP. Com a sentença homologada em PT, se torna como a "União de Facto", já estará averbada em seu assento, e pode entrar com o processo de nacionalidade.

    Tem algumas sub-fases em casa um, mas seria uma sentença no BR, e a entrada dessa sentença homologada em PT. As sub-fases o seu advogado em PT vai tomar conta delas. Em geral a pessoa contrata o advogado em PT, e ele cuida das duas partes, no BR e em PT.

  • VMSVMS Member

    gandalf

    sobre a União estável .... as pessoas vivem no Brasil

    Minha conhecida tem uma declaração/contrato feito no cartorio de Notas ( no Brasil é feito assim) que vive em União Estável com um Portugues

    Por essa razão que perguntei se tem que registrar ou levar a juizo para homologar em sentença?????

  • Olá, pessoal

    Uma dúvida que surgiu ao preencher o formulário da minha mãe.

    Quadro 4, Item 7 ("Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira") - Como enviarei o RG dela, marco que sim?

    Pergunto porque no guia que postaram na página 1 diz para colocar em a cópia autenticada+apostilada do RG em Outros.

    O RG não seria também um documento comprovativo da nacionalidade estrangeira?

    Obrigado!

  • Olá @Marcia

    Sobre o item 6 do Quadro 2

    Tenho a nacionalidade atribuída, e estou preenchendo esse formulário 3 para o meu marido. Eu troquei meu nome depois que casei, preencho com nome de solteira ou de casada? Obrigada

  • Olá pessoal,

    Primeiramente gostaria de agradecer a toda ajuda que este forum me forneceu até hoje.

    Com ela pude fazer 3 Atribuições de nacionalidade (avó --> mãe --> eu) e mais 3 trancrições de casamento nas respectivas atribuições.

    Agora após alguns anos ausente do fórum, começo a saga para fazer o pedido de nacionalidade de minha esposa.

    Já possuímos 6 anos de casado (sem filhos), então com isso acredito que o critério de laços efetivos já esteja cumprido.


    Tenho algumas dúvidas:

    1- Lista de documentos necessário para este procedimento;

    2- Maneira de solicitar: ainda é via correios ou já existe algum processo online?

    3- Pagamento das taxas: apenas via Vale Postal ou existe pagamento online?


    Desde já agradeço toda informação.

  • Este tópico é perfeito e me ajudou muito no preenchimento do formulário, mas ainda tenho dúvidas referentes aos documentos e não consigo achar em nenhum lugar sobre:

    -Preciso levar à conservatória documento original + cópia autenticada, ou apenas os documentos orginais?

    -A minha certidão de nascimento do Brasil (já apostilada) tem prazo de validade?

    Detalhe, sou casada com cidadão português há 4 anos (sem filhos e o casamento foi transcrito), e vivo legalmente em Portugal há 3 anos e possuo imóvel próprio aqui.

    Caso alguém possa me dar uma luz sobre estas questões, ficarei muito agradecida.

  • @PatCapela

    São documentos originais.

    Documento brasileiro apostilado não tem prazo de validade (só consulados implicam com isto).

  • Boa noite, queridos

    Agradeço demais toda ajuda obtida aqui no Forum. Sempre me ajuda muito.


    Gostaria de pedir mais um socooro. Estou acompanhando meu processo de nacionalidade ( dei entrada por correios em junho de 2021) com a chave de acesso enviada por eles, e sempre consegui ver, mas hoje a chave começou a dar uma mensagem de que não há processo ativo relacionado a esta chave.


    Alguem já passou por isso?


    Grato desde já

  • @DIOGENESLOPES

    o site está em manutenção

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.