Certidão de nascimento de pessoa nascida em Espanha

Preciso da vossa ajuda para para saber onde posso obter a certidão de meu avô que nasceu em Espanha, casou com a minha avó no Brasil e esta é de nacionalidade portuguesa.

Através da certidão de casamento dos mesmos, consegui apurar que o meu avô nasceu em 17/12/1909 em Pontevedra, Espanha. Pedi a certidão ao Registro Civil de Pontevedra e eles disseram que não têm qualquer registo e como a data é anterior a 1950, também não conseguem consultar o registo de outras provincias.

Esta certidão tem que ser apostilada porque é para pedir a transcrição do casamento da minha avó em Portugal.

Obrigada

«1

Comentários

  • @OFerreira Achei a certidão de batismo/nascimento de minha bisavó espanhola no Family Search.

    Muito boa Sorte!

  • @OFerreira caso queira, informe os dados do seu avô, talvez alguém possa te ajudar nessa busca.

  • Os dados são:

    Francisco Castro Barbosa, nasceu em 17/12/1909 em São Cipriano de Ribarteme, Pontevedra

  • Bedeu40Bedeu40 Member

    @OFerreira Já existia registro civil em Ponte Vedra nessa época , vc fez a busca pelo ministério da justiça ?

  • editado May 2022

    @OFerreira

    Por acaso temos um antepassado muito longínquo que é de Ribarteme (mas outro santo no mesmo concelho de As Neves...); fica bem na divisa de Portugal e Espanha, mas já do lado da Galícia (Espanha). Com isso, achei a de São Cipriano.

    Em galego, Cipriano é Cibran... "Cibrán: forma gallega de Cipriano, que significa 'de Chipre'"

    San Cibran de Ribarteme é parte do "concello" de As Neves (nome em galego), parte da província de Pontevedra. Tente entrar em contato direto com o concello de As Neves para saber onde estão os registros de 1909.

    https://asneves.gal/

    https://gl.wikipedia.org/wiki/San_Cibr%C3%A1n_de_Ribarteme,_As_Neves

    https://goo.gl/maps/H8aGMEmGfTNthW51A

    Se por algum acaso na sua pesquisa descobrir como acessar os livros paroquiais de As Neves, agradeço a dica. Não é para cidadania, mas para genealogia da família. É coisa muita antiga mesmo. Em algum momento um galego cruzou a fronteira e casou com uma portuguesa e daí seguiram gerações de portugueses no nosso caso.

  • Os dados são:

    Francisco Castro Barbosa, nasceu em 17/12/1909 em São Cipriano de Ribarteme, Pontevedra

  • Sim Bedeu40, já pedi a busca pelo ministério da justiça.....mas já lá vão mais de 15 dias e até agora nada.

    Okei, CarlosASP, se conseguir eu informo.

    Obrigada a todos

  • Bedeu40Bedeu40 Member

    @OFerreira achei a certidão , fala seu e-mail ou WhatsApp que eu mando aí .

    abs

  • @Bedeu40 @CarlosASP Gostaria muito de encontrar o passaporte de minha bisavó espanhola, saber quando chegou ao Brasil. Vcs podem me ajudar ou me orientar a fazer essa pesquisa?

  • Bedeu40Bedeu40 Member

    @fcarneiro quais informações vc tem dela?

  • Bom dia, @Bedeu40.

    Dados da minha bisavó:

    - Nasceu em Cuidad Rodrigo, Salamanca, em julho de 1894;

    - Filha de Pedro Dias García e Lucía Hueso.;

    - Acreditamos que tenha chegado ao Brasil pelo porto de Belém, onde morou até meados de 1920 quando mudou-se para São Luís do Maranhão, onde faleceu em 1952; 

    - A sua primeira filha, minha avó, nasceu em Belém em 1912;

    - Seus irmãos, Segundo Dias Hueso, Manoel Dias Hueso e Juana Dias Hueso, também imigraram para o Brasil.

    Desde de já agradeço sua preciosa ajuda.

  • Bedeu40Bedeu40 Member

    @fcarneiro vc tá aonde? Não tem como pegar a certidão de desembarque ?

    Cidade Rodrigo é muito grande , Salamanca tinha muitos trabalhadores rurais nessa época , meu avós são de lá tb e tem muitos pueblos que são pequenos vilarejos .

  • @Bedeu40 Estou no Maranhão. Na certidão de nascimento de minha bisavó diz. Vila de Penaparda. Onde poderia pegar ou solicitar essa certidão de desembarque?

  • Bedeu40Bedeu40 Member

    @fcarneiro aqui em São Paulo essas informações estão no museu de imigração , mas vc falou que ela desembarcou em Belém, então precisa pesquisar .

    Mas pelo visto vc já sabe tudo da sua bisavó , quais as informações vc está atrás?

  • @Bedeu40 Vc sabe onde posso conseguir informações sobre os imigrantes que chegaram pelo porto de Belém? Ela deve ter tirado um RNE mas nada disso ficou guardado. Quero muito saber quando chegou ao Brasil, quem sabe encontrar seu passaporte e uma foto, ver seu rosto. Gostaria muito de fechar esse quebra cabeça. Obrigada pela atenção!

  • @fcarneiro , tenta um contato com o Grêmio Literário Português em Belém. Eles podem ter alguma coisa de sua bisavó - https://www.gremioportugues.com.br/atendimento/contato

  • Bedeu40Bedeu40 Member

    @Leticialele a vó dela é espanhola @fcarneiro acho difícil possuírem fotos , como vc obteve a informação que desembarcaram em Belém?

  • @Bedeu40 , desculpe. Nem vi que não era portuguesa. Estou gagá!!

  • Bedeu40Bedeu40 Member

    @Leticialele imagina , vc sempre ajuda todos por aqui.

  • Bom dia, @Bedeu40 e @Leticialele!

    @Leticialele vc é uma querida e não há pq pedir desculpa.

    @Bedeu40 As informações familiares dizem que os espanhóis chegaram por Belém. Li em um trabalho da Universidade Federal do Pará que - nos primeiros anos do século XX - muitos espanhóis chegaram em Belém para trabalharem nas colônias agrícolas do Pará. Meus bisavós se conheceram em Belém, os primeiros filhos do casal nasceram em Belém. Vou tentar fazer uma pesquisa mais atenta no site do Arquivo Nacional.

  • @fcarneiro,

    Dependendo do ano em que seus antepassados chegaram em Belém, você pode encontrar informações no COREG (Coordenação Regional do Arquivo Nacional no DF). É o núcleo regional do Arquivo Nacional que fica localizado no Distrito Federal e que possui o acervo dos documentos de imigrantes que chegaram no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O e-mail é consultasdf@an.gov.br.

    Você também pode ter algumas informações de como solicitar aqui: https://www.anoregsp.org.br/noticias/34490/ministerio-da-justica-arquivo-nacional-auxilia-pessoas-que-requerem-a-dupla-cidadaniabr-rn

    Espero ter ajudado.

  • @verifel Muito obrigada pela dica, vou encaminhar e-mail solicitando informações de minha bisavó.

  • @Bedeu40 vi que ajudou algumas pessoas a localizar o registro espanhol. Preciso localizar para averbar o casamento em Portugal com sua esposa. Os dados que possuo são mencionados no casamento no Brasil e no obito. Agradeço pelas informações que consiga :

    Sebastião Garcia Netto

    Nasc. 22/05/1899

    Pais: Luiz Garcia Esposito e Maria Garcia Netto

    Natural de Almeria, Andaluzia

  • @Bedeu40 Boa tarde!

    Alguém saberia me informar como faço para conseguir uma certidão de nascimento de meu avô, na Espanha? Somente sei o nome completo, filiação, data de nascimento e a provável localidade de Pontevedra ou Ourense. Mas com estas informações, não como chegar ao objetivo de conseguir o registro de nascimento ou algum registro paroquial. Alguém sabe me ajudar?

  • Boa tarde! Pessoal tudo bem ?

    Estou precisando muito, muito de ajuda para encontrar a cidade e província que meu bisavô espanhol nasceu, já busquei em muitos lugares, estou nessa luta já alguns meses, o que sei, minha mãe conta que ele veio criança e sozinho para o Brasil, conseguir algumas informações no arquivo nacional do Rio, ele chegou aqui 1899, embarcou no Porto de Vigo e desembarcou no Porto do Rio de Janeiro. Peguei certidão de casamento no cartório, pois encontrei informação no site FS, não consta cidade ou província, estou triste e quase desistindo.

    Nome: José Martinez ou Martins Couto

    Nascimento: 05/03/1884 ou 25/07/1833

    Pais: Manoel Martins Couto e Rosa Martins ou Estevez Couto.

  • @Lou


    Se ele nasceu em 1883, tinha 55 em 1938, quando foi criado o Registro de Estrangeiros.


    Entre no site do Arquivo Nacional Arquivo Nacional - Módulo de Atendimento a Distância (an.gov.br), crie o seu cadastro, em seguida vá em "Solicitar", marque a opção "Cópia Digital", e descreva a solicitação. Diga que você precisa do prontuário do Registro Nacional de Estrangeiro, e passe as informações da pessoa que está procurando.


    Se eles encontrarem, vão mandar digitalizado para você. Pode ter um pequeno custo.


    Boa sorte!

  • Boa noite, Eduardo, já fiz esse procedimento, e o Arquivo Nacional, não encontrou muita coisa que me pudesse encontrar a cidade de meu bisavô; estou tentando encontrar o cartão de identidade de estrangeiro, dele, no Family Search. Lá pode estar a cidade ou província que ele nasceu. Bom também, é se eu pudesse ter acesso a cópia do passaporte emitido na Espanha. Continuo contando com a ajuda de vocês par encontrar meu bisavô.

  • Boa tarde! Pessoal tudo bem ?

    Estou precisando muito, muito de ajuda para encontrar a cidade e província que meu bisavô espanhol nasceu, já busquei em muitos lugares, estou nessa luta já alguns meses, o que sei, minha mãe conta que ele veio criança e sozinho para o Brasil, conseguir algumas informações no arquivo nacional do Rio, ele chegou aqui 1899, embarcou no Porto de Vigo e desembarcou no Porto do Rio de Janeiro. Peguei certidão de casamento no cartório, pois encontrei informação no site FS, não consta cidade ou província, estou triste e quase desistindo.

    Nome: José Martinez ou Martins Couto

    Nascimento: 05/03/1884 ou 25/07/1833

    Pais: Manoel Martins Couto e Rosa Martins ou Estevez Couto.

  • Boa tarde! Pessoal tudo bem ?

    Estou precisando muito, muito de ajuda para encontrar a cidade e província que meu bisavô espanhol nasceu, já busquei em muitos lugares, estou nessa luta já alguns meses, o que sei, minha mãe conta que ele veio criança e sozinho para o Brasil, conseguir algumas informações no arquivo nacional do Rio, ele chegou aqui 1899, embarcou no Porto de Vigo e desembarcou no Porto do Rio de Janeiro. Peguei certidão de casamento no cartório, pois encontrei informação no site FS, não consta cidade ou província, estou triste e quase desistindo.

    Nome: José Martinez ou Martins Couto

    Nascimento: 05/03/1884 ou 25/07/1833

    Pais: Manoel Martins Couto e Rosa Martins ou Estevez Couto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.