Quando a mãe é portuguesa precisa transcrição de casamento???

Olá queridos companheiros de batalha burocrática, pesquisei e não achei

Estou tirando a nacionalidade da minha mãe por ela ser filha de portuguesa, minha mãe não tem intenção alguma de tirar cartão cidadão, fez apenas para poder passar para as filhas, minha duvida é, chegando a documentação dela, posso eu dar entrada direito na conservatória sem averbar o casamento dela com meu pai ou é obrigatório a averbação antes de eu dar entrada na minha documentação?.

Esta demora esta surreal, paguei o boleto em junho de 2020, apenas consegui agendamento para dar entrada em 27/04/2021 pelo consulado de S.P., por conta da pandemia. apenas agora dia 29/03/2021 atualizou o site do consulado como "aguardando integração com CRCentral.

Tão logo a dela chegar quero dar entrada na minha, mas desta vez direto na conservatória.

Comentários

  • @patriciadantas83

    Fuja do consulado de SP para tudo (transcrição, nacionalidade etc) pois é o mais demorado e enrolado. Só use se for precisar fazer seu CC ou passaporte ainda no Brasil.

    Mande seu processo como filha para ACP Porto; fica pronto em uns 6 meses:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Sobre a pergunta de se necessita transcrever o casamento de seus pais em PT, deixo para @Leticialele e @gandalf responderem.

  • @CarlosASP nossa vc só disse verdades, é uma enrolação sem fim, o da minha mãe fiz por S.P., mas a minha vou fazer direto em Porto mesmo.

    Obrigada!

  • @patriciadantas83

    A transcrição é dispensada quando o cidadão português (homem ou mulher) declarou o nascimento do filho, antes deste completar 1 ano de idade.

    Em outros casos, a transcrição é necessária.

    Abraços

  • @patriciadantas83 ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280044/#Comment_280044

    Pela postagem acima podemos concluir que você já decidiu enviar seus documentos para o ACP...A discussão onde vai encontrar todas as orientações para montar seu processo é essa do link abaixo...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p1150

    Quanto a sua pergunta sobre a necessidade de transcrever o casamento de sua Mãe...Vai depender de quem consta como declarante em sua Certidão de Nascimento...Se foi sua Mãe...Ou se constar que "foram declarantes os Pais"...Não vai precisar transcrever o casamento...

  • editado April 2022

    @patriciadantas83

    Não vou entrar nos detalhes de que você fez tudo da pior maneira possível. A essa altura você já sabe disso, pelas respostas que recebeu em outros posts.

    Não dá pra vc se queixar da "batalha burocrática" porque foi uma dor que você causou em si mesma. Em 2018, se tivesse feito pelo ACP, teria completado as 4 gerações (bisavó, avó, mãe, e a sua), antes de completar um ano, incluindo as transcrições de casamento. Optou em fazer pelo consulado, e pior ainda, pelo consulado de São Paulo (capital) que é um dos piores do país.

    Mas agora você achou o caminho certo. Vida que segue.

    Você disse antes que fez de sua bisavó de 105 anos, de sua avó, e agora de sua mãe. Certamente sabe que quando a mulher é a portuguesa, em 99,9% dos casos, quem foi declarante na certidão é o pai brasileiro, e nesse caso a transcrição é obrigatória.

    Se você mora em Santos, saiba que o escritório consular de Santos é um dos melhores do país para fazer a transcrição de casamento. A de sua mãe sairá em menos de 15 dias. Não estou certo se pode entregar pessoalmente. Acho que só pelo correio, mas já que está aí pode verificar. Só tem que entregar os documentos, sem conversar. Veja pelo website do consulado de SP, porque as regras são as mesmas, mas basta marcar SANTOS em todo lugar que aparecer a opção. O requerimento preenche online, ao final paga o boleto, junta os documentos e manda pelo correio (ou entrega lá se conseguir).

    Quando for fazer sua nacionalidade, junte os documentos e mande por DHL para o Arquivo Central do Porto. A lista do ACP requer muito menos documentos que a lista do consulado. Ignore o site do consulado quando se trata de nacionalidade, porque no ACP as regras são outras. Terá seu assento em 180 dias ou menos.

    Sua mãe já recebeu o assento dela? É tudo o que você precisa para iniciar a transcrição, mais as certidões requeridas no site.

    Recebendo a transcrição em 2 semanas, pode iniciar seu processo de nacionalidade. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264939/#Comment_264939

  • @gandalf , realmente fiz tudo pelo caminho mais burocrático, mas teve dois motivos, primeiro que eu realmente não conhecia essa pagina maravilhosa, segundo que minha bisa era filha de português com uma índia paraguaia e nasceu em um vilarejo no pantanal do Brasil, viajei para a cidade natal dela e lá fiquei por uma semana para conseguir as provas de nascimento na igreja, ainda tive que entrar na justiça para ajustar os documentos pois estavam todos errados, (exemplo, a certidão de casamento era de data anterior a de nascimento) com os documentos que tinha era impossível eu enviar para ACP e o consulado de Santos me ajudou demais no da minha Bisa e da minha avó, o da minha mãe eu apenas conhecia o caminho do consulado e o de Santos ficou muitos meses fechado sem receber processo, então resolvi entrar por S.P., péssima escolha, mas era a única que eu conhecia.

    Agradeço ter conhecido esse espaço cheio de pessoas maravilhosas, pois me deu uma luz para algo que estou lutando a tantos anos.

  • @guimoss , eu estava na duvida dessa regra do declarante ser apenas aqui para o consulado, não para a conservatória. obrigada!

  • @patriciadantas83

    Geralmente, é o contrário.

    As Conservatórias exigem menos coisas em processos de nacionalidade e os Consulados mais.

    Pedido de Nacionalidade é melhor que seja feito em PT.

    Abraços

  • @gandalf eu vou dar entrada na minha e na das minhas irmãs, caso eu envie por DHL posso enviar todos os documentos por malote, exemplo cada um no seu pacote e todos dentro de um único, para aproveitar o mesmo frete?

    E caso eu abra o processo pessoalmente, eu posso abrir para minhas irmãs tbm? Estou indo para Lisboa em Julho, se os documentos da minha mãe chegarem seria uma possibilidade.

  • @patriciadantas83 , sim, pode mandar até 5 processos em um mesmo envio da DHL.

    Mas todos os processos têm que ir completos, sem compartilhar documento algum.

    Não há vantagem alguma em entregar pessoalmente os processos. Você vai entrar em uma fila, ver vários advogados passando à sua frente.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele obrigada pela resposta, ah então nem vou perder meu dia lá, já passará tão rápido as férias, vou enviar DHL mesmo.

    Você é muito gentil parabéns!

  • @patriciadantas83 , com certeza! As férias são caras demais para passar um dia dentro de uma Conservatória, se irritando...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.