Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1114911501152115411551461

Comentários

  • @gandalf e @Nilton Hessel

    Fui hoje ao cartório solicitar a certidão de nascimento por cópia reprográfica, não consegui tirar pois não levei a certidão de casamento averbada mas já questionei a moça que me atendeu e ela disse que na certidão já consta a alteração no nome da minha mãe, acrescentando o sobrenome materno, sendo assim, somente a cópia de nascimento por cópia reprográfica + apostilamento basta para o processo certo?

    Outra dúvida que surgiu foi que, nisso tudo percebi que o nome da mãe dela esta escrito errado o segundo nome, acrescentaram um H que não existe e trocaram um S por Z, mas no caso o português é o pai e esse esta com o nome correto em todos os documentos da minha mãe. Terei problema nesse sentido?

    Obrigada!

  • Boa tarde,

    Não estou conseguindo saber o estado do processo, pois o site da justiça.gov me parece que está fora do ar.

    como fazer?

  • Boa tarde,


    Estou providenciando a documentação para processo de atribuição para filho de português, e tenho duas dúvidas, talvez os colegas possam me ajudar.

    1) A certidão de nascimento do interessado em inteiro teor reprográfica basta, ou é preciso também a digitada?

    2) Em se tratando de filho de PAI português, e em sendo este o declarante do nascimento (3 dias após o nascimento), é preciso transcrever o casamento dele com a mãe brasileira?

  • Que legal @lolly , sim a numeração e senha tu recebe por e-mail. O @carloslaranjeira79 também enviou o dele. Nós três e mais alguns companheiros estaremos recebendo atualizações meio que juntos, hahaha. Vai ser bem legal.

  • Gente, leiam o tópico e fiquem tranquilos/as.

    Tentei entrar hoje, apareceu que meu processo não existe.

    Tentei de novo e não abriu.

    Não adianta desesperar. A gente tem o email de recebimento do processo e isso é uma grande garantia.

    Agora é aguardar.

  • editado March 2022

    @Gabriela Zanatta ...

    A diferença entre o nome com o qual sua Mãe foi REGISTRADA e o nome ATUAL precisa ser justificado através dos documentos que comprovem essas alterações...

    Para um processo "Comum" de alguém que muda de nome ao se casar é OBRIGATÓRIO o envio do documento que comprova essa alteração de nome...No caso CERTIDÃO DE NASCIMENTO EM INTEIRO TEOR DIGITADA...(SEGUNDO REFERÊNCIAS RECENTES...SEM APOSTILA)...

    No caso da sua Mãe...Como já foi dito...Precisa enviar também uma Cópia da Ordem Judicial que está arquivada no Cartório e que constitui o DOCUMENTO QUE JUSTIFICA ESSA "OUTRA" ALTERAÇÃO DE NOME DELA...

    Novamente...

    O IMPORTANTE é que os documentos "Apresentem" as justificativas para o NOME ATUAL...(O NOME DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO QUE SERÁ ENVIADO PARA INSTRUIR O PROCESSO)...

    ________________________________________________________________________________________

    EDITADO...

    Ah...Esqueci de mencionar...Sobre as divergências ...Com H...Sem H...Com S...Com Z...

    Da forma como mencionou fica difícil saber se dará problema ou não...

    Se quiser a opinião do pessoal aqui do Fórum...Será necessário indicar os nomes como constam nos diferentes documentos...

  • @Sergio76 ...

    1) A certidão de nascimento do interessado em inteiro teor reprográfica basta, ou é preciso também a digitada?

    R...: Se a Reprográfica...(OBRIGATÓRIA)...Estiver 100% LEGÍVEL...Basta...!!!

    2) Em se tratando de filho de PAI português, e em sendo este o declarante do nascimento (3 dias após o nascimento), é preciso transcrever o casamento dele com a mãe brasileira?

    R...: NÃO

  • Pessoal,

    Após o pagamento da atribuição no site do IRN, existe algum prazo para encaminhar os documentos de pedido de nacionalidade de pais portugueses para filho maior?

    Obrigado!

  • @Carla_Ribeiro

    Sem problemas, Fiz os ajustes do NumProcesso e da forma de envio.

  • @igork1x

    Basta a certidão com a correção já anotada.

    Se essa certidão retificada for do requerente, tem que pedir no cartório "por cópia reprográfica" (manuscrita).

  • editado March 2022

    @NicolasPaivaa

    Você terá que ir a um balcão de nacionalidade, para fazer uma cópia notarizada. Sendo certificado pelo oficial português no balcão vai dispensar o apostilamento.

    O RG ou Passaporte tem que estar válido, menos de 10 anos de emissão, e ter o nome dos pais (filiação). Nem todo passaporte tem.

    O mesmo ocorre com o formulário. Já que vai entregar pessoalmente, pode baixar o modelo genérico, e levar preenchido ao balcão de nacionalidade para assinar diante do oficial e sua assinatura ser reconhecida por autenticidade. Se vc estiver no Porto, neste momento você pode entregar pessoalmente, e pagar no balcão em dinheiro ou débito, e já sai de lá com o numero do processo e a senha de acesso.

    Se for processo de filho, maior de 18, pode baixar o form-1C padrão daqui, e fazer o pagamento depois: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Não há ganho que justifique entregar pessoalmente, mas já que decidiu fazer assim, e já está aí, pode seguir com seu intento, ainda que acabará lhe causando mais transtornos, sem benefícios. Se quiser, depois de autenticar, pode mandar para o ACP pelo CTT. A única diferença é que será numerado 5 dias depois. Se você madrugar, e for entregar pessoalmente no balcão do ACP, numera no mesmo dia.

  • editado March 2022

    @MARCUS ALVES

    Não deve deixar passar mais de 6 meses, porque se der algum problema pode ter dificuldade em localizar o pagamento no seu cartão, ou o email de confirmação.

    Mas em PT o pagamento não vencerá e estará lá por 1 ano, talvez 2 anos. Muito mais do que a validade dos outros docs brasileiros

  • @Rogeriof depois de 4 dias para a alfândega brasileira liberar o envio, agora meu processo está retido na Alemanha. Pensei que os processos dos meus filhos iriam ser mais tranquilos do que o meu . Rsrstss


  • editado March 2022

    @Nilton Hessel

    No caso da sua Mãe...Como já foi dito...Precisa enviar também uma Cópia da Ordem Judicial que está arquivada no Cartório e que constitui o DOCUMENTO QUE JUSTIFICA ESSA "OUTRA" ALTERAÇÃO DE NOME DELA.

    Certo, como fui hoje e me falaram que essa alteração já consta na certidão fiquei na dúvida. Então farei isso! Envio da certidão, da decisão judicial e vou correr atras dessa questão de fazer uma declaração explicando.

    e sobre o nome da mãe, o segundo nome dela é Teresinha e nos documentos da filha esta como Therezinha, mas lembrando que o português é o pai. O casamento dos pais já esta averbado e com os nomes corretos, somente nos documentos da filha houve esse erro ao registrá-la.

    Muito obrigada pelas informações e pela atenção!!

  • Bah @carloslaranjeira79 , serão muitas emoções haha

  • @gandalf muito obrigada!

  • Bom dia @carloslaranjeira79 . Meu processo partiu, está a caminho de Frankfurt.


  • Não me lembro do site de consulta ficar tanto tempo assim sem funcionar. 2 semanas já...

    Eu aqui ansiosa pra ver a galera de novembro e dezembro serem aprovados... Pra começar ter movimento nos processos de janeiro. Rsrsrs

  • A parte boa @Nandalobao é que os processos estão andando, várias pessoas já colocaram aqui que receberam os assentos. ;)

  • Olá bom dia a todos,

    Só para avisar que o site de consulta já voltou a funcionar, consegui consultar meu processo agora e está funcionando normalmente.

    Valeu!

  • editado March 2022

    @Guilherme Jorge que ótima notícia!

    Cadê a galera de novembro e dezembro, consultem seus processos! Rsrsrsrs

    Quero boas notícias, ajudem um coração ansioso. Rsrsrs

    @Rogeriof sim, tivemos algumas conclusões, o que segurou um pouco a minha ansiedade. Rsrsrs Mas quero ter notícias das bolinhas, provavelmente, a galera de dezembro, já devem ter ido pra bola 2 ou 4 marrom, assim espero :):)

  • Pessoal, bom dia!! Como avisado aqui, o site de consultas voltou a funcionar. E pra aumentar as boas notícias, meu processo foi aprovado e aguarda a criação do Registo de Cidadão Português.

    Obrigado a todos do fórum, em especial à @Leticialele, @gandalf , @gsilvestre, @Destefano, @Rogeriof .

    Agora vou começar o processo dos meus filhos menores (filha 17 anos, completa 18 no final de junho e meu filho de 15 anos). Já estou com todas as certidões. Depois faço um check-list aqui. Valeuuuu!!!!

  • @eduardosilva4 Parabéns!

    Seu processo está na planilha? Qual mês?

  • Que show @eduardosilva4 , conseguiu resolver as exigências!!!

    Parabéns!!!

  • editado March 2022

    @Nandalobao Obrigado. Meu processo é do final de set/21, tinha caído em exigência por um "erro" do cartório. Problema no selo eletrônico.

  • @eduardosilva4 ahhh lembro do seu caso, no fim tudo deu certo!

  • Bom dia, fui acompanhar o andamento do processo de atribuição do meu irmão hj e para minha surpresa, constatei que o processo dele foi registrado como "atribuição para netos" ! Além disso, mandei o processo para a ACP do Porto e lá consta que o mesmo se encontra na conservatória dos registros centrais. Por isso que o processo do meu irmão está desde novembro na bolinha de número 1. Alguém sabe me dizer pq isso aconteceu? Já que os documentos foram todos certinho para atribuição de pai para filho.

  • O site de consulta dos processos voltou

  • Bom dia, pessoal. Os documentos da minha avó (filha de português) chegaram lá no começo de fevereiro e até agora não recebi nenhuma senha. É assim mesmo? Quanto tempo está demorando em média?

  • @Dyana Miranda se você pagou com cartão de crédito, verifique primeiramente o pagamento efetuado, se foi pelo Artigo 1C.

    Demais instruções, deixo para os mais experientes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.