Processos de Aquisição

13

Comentários

  • Sim, Guilherme, obrigada. Estou encaminhando tudo amanhã.
  • andreandre Member
    Hoje recebi o numero do processo via e-mail pelo Sr Mário.
    Boa sorte a todos!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Pessoal, estou agendado para esta segunda 29/06 iniciar no consulado do RJ o processo de atribuição da minha avó (filha de português, viva). Porém lendo aqui que muitos enviam para o Porto, fiquei tentado a desistir e enviar para lá, o que vocês acham? Vale mais a pena ou o consulado do RJ tem levado o mesmo tempo? Um amigo que trabalha no consulado me informou que em 3 meses sai (eles informam 5 meses para o máximo de tempo mas em 3 está pronto). Gostaria de opiniões de vocês. O processo dela é aquele mais simples, filho de pai português e mãe brasileira, com certidão de nascimento tendo o pai como declarante.
  • Eu mandei para o Porto para agilizar. Mas o problema são os Correios... paguei 100 reais por uma encomenda expressa, postei na sexta-feira de manhã mas só foi enviada para Portugal na segunda-feira. Serviço péssimo.
  • Sandra, tive o mesmo problema quando enviei o meu. O vale postal quase caducou!
    Nessa corrida contra o tempo, qualquer dia a menos já é ruim. Mas pensa positivo que vai dar certo!
  • Matheus,

    vc mandou por Sedex EMS ou Mundi? Só tive notícia de 1 pessoa que teve problema, mas foi em Portugal.

    Sandra,

    os serviços do Correios pioraram muito nos últimos tempos, mas o Sedex não. O problema é que isso passa pela PF na Alfândega daqui e na de lá também, mas o prazo é cumprido.
  • andreandre Member
    Guilherme Moreira e Matheus Ventura.
    Estou Precisando de ajuda novamente: Recebi hoje uma carta em casa do Sr Mario Vales.
    Onde ele solicita o envio do meu histórico escolar autenticado, mandei o meu diploma acho que não serviu. Pergunto: o histórico escolar tem que ser o da faculdade ou pode ser o do antigo 2grau.
    Outro documento que ele pediu foi uma cópia certificada da certidão de casamento do meu pai. Pergunto: Esta certidão tem que ser de inteiro teor ou uma cópia da certidão original de casamento autenticada.
    Os documentos por ele solicitado tem que ser autenticado no Consulado de Portugal no RJ? Ou somente autenticada em cartório.
    Quando ele envia esta carta solicitando estes documentos é o que realmente ele precisa ou ele vai examinar de novo o processo e pedir no futuro outros documentos?
    Um grande abraço a todos.
  • André,

    O histórico deve ser o escolar, porque o objetivo é provar que você estudou, por pelo menos dois anos, a língua portuguesa. Se você estudou letras na faculdade, histórico universitário deve servir.
    A certidão acredito que deva ser de inteiro teor. Vale a pena mandar um email perguntando.
    E não acredito que devam ser legalizados no consulado.
    Eu não enviei certidão de casamento, mas o histórico escolar não precisou passar no consulado.
  • andreandre Member
    Matheus, obrigado em responder,
    Fiz faculdade de História licenciatura e bacharelado.
    Mais acho que vou mandar do ensino médio, acho que vai ser melhor. Quanto a certidão vou escrever para o Sr Mario perguntando sobre a mesma. Se puder responder sobre o questionamento que fiz sobre ele pedir mais documentos...agradeço.
    Muito obrigado.
  • André,

    cópia certificada (Portugal) = cópia autenticada em cartório (Brasil). Pode ser uma antiga mesmo. Outras pessoas fizeram assim.

    Quando precisa passar no consulado pedem "legalizada no consulado".

    Em princípio, não devem pedir mais nada.
  • O Mário costuma pedir mais coisas ao longo do processo, dependendo do caso, após o Mário vai para a CRC que também pode pedir algo. É imprevisível.
  • André,

    Eu não tive que mandar nenhum documento "extra" depois de iniciado o processo.
    Mas é como o César falou, é imprevisível.

    Que dê tudo certo!
  • andreandre Member
    Gente mais uma vez muito obrigado pelas informações,

    Mandei um e-mail para o Sr Mário Vales hoje perguntando sobre a certidão e o histórico escolar.
    Ele informou exatamente o que vocês falaram histórico escolar comprovar dois anos de língua Portuguesa.
    Sobre a certidão falou que não era preciso ir ao consulado de Portugal...apenas uma certidão que comprove o casamento de meu pai com minha mãe. Digitalizei a certidão que tenho em mãos e mandei para ele avaliar se vai servir.
    Estou aguardando o contato do Sr Mário. Acho que no exato momento já deve ter encerrado o expediente em Portugal. Assim que ele enviar a resposta comunico a vocês.
    Obrigado a todos.
  • Cá entre nós, só o fato de ser brasileiro portador de diploma universitário já era prova suficiente de que você conhece o idioma, né?!
  • Eu também não consigo entender, o português é língua nativa no Brasil, crescemos e moramos aqui, estudamos aqui. Como não ter fluência em português? Enfim.. .
  • felipefelipe Member
    ...é necessário comprovar o estudo da lingua Portuguesa porque a pessoa interessada pode ser brasileiro por aquisição, ou vocês acham que estrangeiros também não correm atrás da nacionalidade Brasileira sem nunca ter falado português? :P
  • Felipe, a nacionalidade já fica esclarecida pela certidão de nascimento...
  • Não há nacionalidade brasileira por aquisição nem atribuição. Só é brasileiro quem nasce no Brasil ou aqui reside por alguns anos (acho que uns 15).

    Minha prima portuga filha de mãe brasileira tentou a cidadania brasileira mas não conseguiu.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Ledo engano César. Qualquer pessoa nascida em território brasileiro, brasileiro é (jus solis). Assim como qualquer pessoa que seja FILHO de brasileiro, também é brasileiro (jus sanguinis)
  • editado July 2015
    Na verdade vc está errado, se assim fosse, minha prima natural e nacional de Portugal seria nacional do Brasil. Recomendo uma pesquisa na legislação.
  • felipefelipe Member
    desculpe ter desviado do assunto, foi apenas uma provocação saudável para os questionamentos feitos em cima dos procedimentos... são coisas legais e governamentais, não se deve esperar entender 100% do porquê dos procedimentos/documentos necessários, apenas realizá-los... na outra ponta haverá uma pessoa que provavelmente irá validá-los, sem nunca questionar sua razão. :)
  • dyogodyogo Member
    César,

    O David está certo. Isso está na Constituição Federal, conforme abaixo:
    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 54, de 2007)
  • Sim, mas estou me referindo a cidadania brasileira de quem não foi registrado no Brasil ou não reside no Brasil.
  • Morei nos Estados Unidos por muitos anos e lá tive dois filhos. Fomos até um consulado brasileiro, os registramos e na mesma hora pedimos o passaporte brasileiro para os dois. Dias depois eles nos enviaram as certidões de nascimento e os passaportes por sedex. Tudo muito simples e rápido!
  • E em relação a cidadania portuguesa...
    Em julho do ano passado, com a ajuda de Guilherme Moreira, iniciamos o processo do meu avô, ele tem 94 anos, está lúcido e quis assinar seu próprio formulário. Em dezembro do mesmo ano estava pronta, graças a Deus não teve problema nenhum. Fizemos pelo CRCentrais de Lisboa. Agora, estamos em processo com a cidadania da minha mãe e em seguida farei a minha. Sigam as orientações do Guilherme, ele ensina certinho como fazer!
  • Pessoal boa noite,
    Estou de posse de toda documentação para dar entrada na aquisição do meu pai, ele é neto de português.
    Fiz todas as autenticações no Itamaraty e quando fui no consulado em Niterói me cobraram 6 autenticações, quase 350R$, penso eu que seria somente na duas certidões: uma da certidão do meu pai e outra do meu avô. O assistente de lá queria autenticar até o diploma do meu pai. Alguém poderia me ajudar?
    Estou marcando hoje para levar a documentação no consulado do Rio de Janeiro e estava pensando em enviar direto. Alguém poderia ajudar nisto também! Quem é este Sr. Mário?
    Abraços
  • Aragão,

    Eu nem sabia que tem um consulado em Niterói! Te aconselho a ficar longe dele, porque pelo visto é pior que o daqui da capital.

    Agenda pra o consulado daqui, reconhecimento presencial de assinatura de 2 documentos (certidões do seu pai e do seu avô).
    O restante dos documentos não precisam de autenticação consular e você pode ver a lista nos primeiros posts deste tópico.

    O Sr. Mário Vales é um dos escriturários do Arquivo Central do Porto. Também de lá é a Sra. Ana Santos. Ambos cuidam dos processos de nacionalidade e são super atenciosos e muito pacientes!
  • Opa Matheus,
    Fiquei muito preocupado com atitude do funcionário.
    Vou agendar agora mesmo. É Reconhecimento de Assinatura Presencial , Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura ou Reconhecimento de Assinatura do Notário em Requerimento de Nacionalidade
    Muito grato
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado July 2015
    César, se sua prima é filha de brasileira, basta ambas se dirigirem ao consulado brasileiro e saber os procedimentos para registrá-la como brasileira, não tem que PEDIR ATRIBUIÇÃO, ela é naturalmente brasileira, basta registrar no Consulado Brasileiro.
  • Aragão,

    Reconhecimento de Assinatura Presencial.

    Lá no Arquivo Central do Porto, só essas certidões precisam ser autenticadas.
    O processo lá, sem nenhuma exigência extra, demora cerca de 4 meses.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.