Processos de Aquisição
Matheus Pereira
Member
Bom dia
Quem realizou ou está com processo de aquisição aberto, poderia atualizar o tópico com informações?
Por exemplo, quais documentos e procedimentos (autenticações etc) enviou, se foi à Conservatória dos Registos Centrais ou ao Arquivo Central do Porto, quanto tempo demorou desde o recebimento do número à conclusão e se houve alguma exigência.
Obrigado!
Quem realizou ou está com processo de aquisição aberto, poderia atualizar o tópico com informações?
Por exemplo, quais documentos e procedimentos (autenticações etc) enviou, se foi à Conservatória dos Registos Centrais ou ao Arquivo Central do Porto, quanto tempo demorou desde o recebimento do número à conclusão e se houve alguma exigência.
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Cópia autenticada do comprovante do vale postal;
Cópia autenticada do meu RG;
Cópia autenticada do meu passaporte;
Cópia autenticada do meu histórico escolar e certificados de conclusão (ensino fundamental e médio);
Atestados de antecedentes criminais da PF (pela internet);
Minha certidão de nascimento em inteiro teor com assinatura reconhecida e selo do consulado;
Certidão de nascimento inteiro teor com assinatura reconhecida e selo do consulado, do meu pai;
Cópia simples da certidão narrativa de nascimento do meu avô;
Formulário preenchido e autenticado no consulado.
Foi recebido dia 09/02 e autuado dia 24/02
Exigência: reenvio do formulário, pois sem querer rasurei no preenchimento (formulário reenviado ontem).
Cópia autenticada do meu RG;
Cópia autenticada do meu histórico escolar, comprovando pelo menos 3 anos de estudo da língua portuguesa;
Atestado de antecedentes criminais da PF (pela internet);
Minha certidão de nascimento em inteiro teor, legalizada no consulado;
Certidão de nascimento de inteiro teor do meu pai, legalizada no consulado;
Nº do assento de nascimento da minha avó, com casamento averbado;
Formulário preenchido e autenticado somente em cartório, sem necessidade do consulado.
Não precisei de cópia autenticada do comprovante do vale postal. Também enviei ao Porto.
Recebido dia 28/02 e teve número atribuído dia 02/03.
Quanto ao Itamaraty, na última vez que fui lá a funcionária da chancelaria disse que para o consulado de Portugal do RJ já não havia necessidade de autenticar. A sra. que faz a legalização no consulado me falou a mesma coisa. Só as certidões de nascimento eram autenticadas lá.
Na dúvida, autentique no Itamaraty, não custa nada e evita uma eventual surpresa no consulado.
Não legalizei nada no Itamaraty.
Daqui 1 mês e 5 dias mando e-mail para saber das novidades.
Acho que não terei mais exigências, pois senão teriam me falado.
Preciso de algumas informações:
Acompanho este fórum a bastante tempo na qual tem ajudado muito em relação a documentação. Já tenho todos os documentos pedidos pelo consulado Portugal RJ.
Duvidas: Entrei em contato com o consulado via tel e fui informado que tenho que agendar para levar a documentação pelo site do consulado, sendo que nunca consigo agendar nada! Perguntei a atendente se teria de pagar as taxas conforme os documentos a serem autenticados EX: se forem dez documentos diferentes pagaria 10 taxas, a mesma me respondeu que não, teria que levar todos os documentos para o consulado e eles emitiriam um único boleto no valor + ou - de R$ 450,00 para pagamento. Quero enviar eu mesmo os documentos para Portugal! Posso fazer todos os tramites pelo consulado e eles me devolvem os documentos para que possa enviar para Portugal.
Qual o valor do vale postal para enviar os documentos para Portugal? Tem mais alguma taxa para ser pagar?
Envio todos os documentos pelo Correios?
Além de pagar os valor de R$ 450,00 ao consulado precisarei pagar mais alguma coisa no consulado?
Vou mandar para o Porto, sou neto de Português Falecido e pai Brasileiro Falecido.
Agradeço se alguém puder ajudar com algumas informações.
Atenciosamente:
espero que ainda não tenha pago esse boleto. Vc só precisa legalizar 2 documentos, a sua certidão de nascimento e a de seu pai. Simulei aqui e dá 101,44 reais (30 euros + taxa do boleto).
http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/entrega-no-consulado-agendamento-previo/
A opção é "Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura"
A sua legalização conforme disse o Guilherme, vai sair R$133 e uns centavos. nos dois documentos;
Acrescente o valor do reconhecimento presencial de assinatura (uns R$46,00).
Processo: E$250,00, + taxas do correio vai dar uns R$850+-
2 legalizações no consulado do RJ = R$ 101,44
A assinatura por autenticidade em cartório custa 6 ou 7 reais.
Agradeço os dois pelas informações aqui postadas.
Ainda tenho duvidas enquanto o agendamento para ir ao consulado, nunca consigo abrir onde há indicação para o agendamento, toda as segundas fico de plantão para tentar agendar e nada acontece.
Legalizando a minha certidão e a do meu Pai...as duas certidões são de inteiro teor. O formulário onde a assinatura é presencial ela pode ser também autenticada em cartório? Qual tipo de autenticação por autenticidade ou presencial?
O restante dos documentos somente autenticação em cartório, correto!
No consulado de Portugal RJ eles devolvem todos os documentos apos a legalização no mesmo dia?
O consulado faz alguma restrição / alegação por eu mesmo enviar pelos correios?
Vou a Portugal de ferias agora em agosto posso em mesmo levar todos os documentos autenticado e legalizados e dar entrada diretamente na conservatória do Porto?
Agradeço imensamente as informações que vocês possam passar, pois ajudaria muito.
Desde já agradeço pela atenção as minhas perguntas.
Atenciosamente,
André
Se já tem todos os documentos, envia logo.
Quem sabe até agosto você já vai a Portugal como português?
o reconhecimento da sua assinatura pode ser por autenticidade (presencial, vc assina na frete do cara do cartório) em cartório.
O consulado devolve os documentos legalizados na hora.
O consulado não faz nenhuma restrição.
Se estamos em abril não entendo porque entregar pessoalmente em agosto, mas pode.
Agora apareceu outra duvida os documentos já estão todos legalizados. Certidões inteiro teor minha e de meu pai legalizadas no Itamaraty, consulado, C1 assinado no consulado. Vou mandar tudo para o Porto , as certidões de inteiro teor minha e de meu pai, tenho que mandar as originais ou cópias autenticadas?
Agradeço a quem puder ajudar nesta dúvida.
Muito obrigado!
André
certidões brasileiras são sempre originais, em inteiro teor e recentes.
Muito obrigado,
André
Formulário 1C é para atribuição, não aquisição.
este é o formulário para aquisição (netos):
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_6_f0/Artigo_6-4_cheque.pdf?nocache=1328889042.91
Meu avô casou no Brasil já tenho a certidão de casamento de inteiro teor...vou mandar tudo junto. Somente falta a certidão de nascimento de minha avó de inteiro teor. Será que vai cair em exigência a certidão de minha avó? Poderei mandar depois?
Já estou com todas as documentações para mandar para Portugal.
Quero enviar para o Arquivo Central do Porto, lembrado que a minha situação é Aquisição por Naturalização.
Poderiam informar se o endereço que tenho está certo para o envio:
Aquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal Nº 328
4200-498 - Porto - Portugal
Agradeço muito por mais está ajuda.
Muito obrigado.
Sim está certo.
Amanhã vou enviar pelo correios.
Mais uma vez aqui com duvidas!
Fui ao correios para fazer o vale postal para enviar os documentos para o Porto.
O funcionário do correios me fez a simples pergunta? Para onde vai o vale postal? Em nome de quem?
Fiquei com cara de bobo e voltei com todos os documentos. Pois não sabia a quem endereçar o vale postal.
Por favor me ajude novamente para onde envio o Vale Postal, em nome de quem?
O valor é mesmo 250,00 euros, correto?
Aguardo seu contato.
Obrigado.
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal Nº 328
4200-498 - Porto - Portugal
250 euros
Pela sua colaboração e a do Matheus. Sem a ajuda de vocês e deste fórum seria impossível fazer alguma coisa.
Muito obrigado.
Muito Obrigado