Processos de Aquisição

Bom dia

Quem realizou ou está com processo de aquisição aberto, poderia atualizar o tópico com informações?

Por exemplo, quais documentos e procedimentos (autenticações etc) enviou, se foi à Conservatória dos Registos Centrais ou ao Arquivo Central do Porto, quanto tempo demorou desde o recebimento do número à conclusão e se houve alguma exigência.

Obrigado!
«134

Comentários

  • Mandei ao AC-Porto:

    Cópia autenticada do comprovante do vale postal;
    Cópia autenticada do meu RG;
    Cópia autenticada do meu passaporte;
    Cópia autenticada do meu histórico escolar e certificados de conclusão (ensino fundamental e médio);
    Atestados de antecedentes criminais da PF (pela internet);
    Minha certidão de nascimento em inteiro teor com assinatura reconhecida e selo do consulado;
    Certidão de nascimento inteiro teor com assinatura reconhecida e selo do consulado, do meu pai;
    Cópia simples da certidão narrativa de nascimento do meu avô;
    Formulário preenchido e autenticado no consulado.

    Foi recebido dia 09/02 e autuado dia 24/02

    Exigência: reenvio do formulário, pois sem querer rasurei no preenchimento (formulário reenviado ontem).
  • Algum desses documentos precisou passar pelo Itamaraty? Digo, pela legalização do Ministério das Relações Exteriores?
  • Os documentos exigidos parecem variar em cada caso.

    Cópia autenticada do meu RG;
    Cópia autenticada do meu histórico escolar, comprovando pelo menos 3 anos de estudo da língua portuguesa;
    Atestado de antecedentes criminais da PF (pela internet);
    Minha certidão de nascimento em inteiro teor, legalizada no consulado;
    Certidão de nascimento de inteiro teor do meu pai, legalizada no consulado;
    Nº do assento de nascimento da minha avó, com casamento averbado;
    Formulário preenchido e autenticado somente em cartório, sem necessidade do consulado.

    Não precisei de cópia autenticada do comprovante do vale postal. Também enviei ao Porto.
    Recebido dia 28/02 e teve número atribuído dia 02/03.

    Quanto ao Itamaraty, na última vez que fui lá a funcionária da chancelaria disse que para o consulado de Portugal do RJ já não havia necessidade de autenticar. A sra. que faz a legalização no consulado me falou a mesma coisa. Só as certidões de nascimento eram autenticadas lá.
    Na dúvida, autentique no Itamaraty, não custa nada e evita uma eventual surpresa no consulado.
  • Mandei cópia autenticada do vale postal pois tive dor de cabeça no consulado do Brasil, no Porto (confundiram o meu pagamento com de outra pessoa), então achei melhor mandar.

    Não legalizei nada no Itamaraty.

    Daqui 1 mês e 5 dias mando e-mail para saber das novidades.
    Acho que não terei mais exigências, pois senão teriam me falado.
  • andreandre Member
    Boa Tarde!
    Preciso de algumas informações:
    Acompanho este fórum a bastante tempo na qual tem ajudado muito em relação a documentação. Já tenho todos os documentos pedidos pelo consulado Portugal RJ.
    Duvidas: Entrei em contato com o consulado via tel e fui informado que tenho que agendar para levar a documentação pelo site do consulado, sendo que nunca consigo agendar nada! Perguntei a atendente se teria de pagar as taxas conforme os documentos a serem autenticados EX: se forem dez documentos diferentes pagaria 10 taxas, a mesma me respondeu que não, teria que levar todos os documentos para o consulado e eles emitiriam um único boleto no valor + ou - de R$ 450,00 para pagamento. Quero enviar eu mesmo os documentos para Portugal! Posso fazer todos os tramites pelo consulado e eles me devolvem os documentos para que possa enviar para Portugal.
    Qual o valor do vale postal para enviar os documentos para Portugal? Tem mais alguma taxa para ser pagar?
    Envio todos os documentos pelo Correios?
    Além de pagar os valor de R$ 450,00 ao consulado precisarei pagar mais alguma coisa no consulado?
    Vou mandar para o Porto, sou neto de Português Falecido e pai Brasileiro Falecido.
    Agradeço se alguém puder ajudar com algumas informações.
    Atenciosamente:
  • Andre,

    espero que ainda não tenha pago esse boleto. Vc só precisa legalizar 2 documentos, a sua certidão de nascimento e a de seu pai. Simulei aqui e dá 101,44 reais (30 euros + taxa do boleto).

    http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/entrega-no-consulado-agendamento-previo/

    A opção é "Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura"
  • editado April 2015
    Está muito estranha essa conversa do Consulado do RJ.

    A sua legalização conforme disse o Guilherme, vai sair R$133 e uns centavos. nos dois documentos;
    Acrescente o valor do reconhecimento presencial de assinatura (uns R$46,00).

    Processo: E$250,00, + taxas do correio vai dar uns R$850+-
  • Cesar,

    2 legalizações no consulado do RJ = R$ 101,44

    A assinatura por autenticidade em cartório custa 6 ou 7 reais.
  • Ah usei como base o consulado de SP e de Santos.
  • andreandre Member
    Guilherme e César, bom dia!

    Agradeço os dois pelas informações aqui postadas.
    Ainda tenho duvidas enquanto o agendamento para ir ao consulado, nunca consigo abrir onde há indicação para o agendamento, toda as segundas fico de plantão para tentar agendar e nada acontece.
    Legalizando a minha certidão e a do meu Pai...as duas certidões são de inteiro teor. O formulário onde a assinatura é presencial ela pode ser também autenticada em cartório? Qual tipo de autenticação por autenticidade ou presencial?
    O restante dos documentos somente autenticação em cartório, correto!
    No consulado de Portugal RJ eles devolvem todos os documentos apos a legalização no mesmo dia?
    O consulado faz alguma restrição / alegação por eu mesmo enviar pelos correios?
    Vou a Portugal de ferias agora em agosto posso em mesmo levar todos os documentos autenticado e legalizados e dar entrada diretamente na conservatória do Porto?
    Agradeço imensamente as informações que vocês possam passar, pois ajudaria muito.
    Desde já agradeço pela atenção as minhas perguntas.
    Atenciosamente,
    André
  • André, o agendamento só vai ser disponibilizado com o boleto pago. Entregam a documentação em meia hora!
    Se já tem todos os documentos, envia logo.
    Quem sabe até agosto você já vai a Portugal como português?
  • André,

    o reconhecimento da sua assinatura pode ser por autenticidade (presencial, vc assina na frete do cara do cartório) em cartório.

    O consulado devolve os documentos legalizados na hora.

    O consulado não faz nenhuma restrição.

    Se estamos em abril não entendo porque entregar pessoalmente em agosto, mas pode.
  • andreandre Member
    Boa noite a todos!
    Agora apareceu outra duvida os documentos já estão todos legalizados. Certidões inteiro teor minha e de meu pai legalizadas no Itamaraty, consulado, C1 assinado no consulado. Vou mandar tudo para o Porto , as certidões de inteiro teor minha e de meu pai, tenho que mandar as originais ou cópias autenticadas?
    Agradeço a quem puder ajudar nesta dúvida.
    Muito obrigado!
    André
  • editado May 2015
    Andre,

    certidões brasileiras são sempre originais, em inteiro teor e recentes.
  • andreandre Member
    Guilherme,

    Muito obrigado,

    André
  • André,

    Formulário 1C é para atribuição, não aquisição.
  • andreandre Member
    Sim, sou neto de Português falecido e Pai brasileiro falecido.
  • andreandre Member
    Sim foi este formulário que assinei no consulado.
    Meu avô casou no Brasil já tenho a certidão de casamento de inteiro teor...vou mandar tudo junto. Somente falta a certidão de nascimento de minha avó de inteiro teor. Será que vai cair em exigência a certidão de minha avó? Poderei mandar depois?
  • andreandre Member
    Meu avô foi quem registrou meu pai. Meu pai quem fez o meu registro. Mesmo assim tenho que averbar o casamento de meu avô na certidão que enviarão de Portugal. Ele quando nasceu somente tinha certidão de batismo. Meu avô Nasceu em 1894
  • Eu não precisei averbar, mas se tiver disponibilidade, é bom.
  • andreandre Member
    Mais uma duvida entre varias.
    Já estou com todas as documentações para mandar para Portugal.
    Quero enviar para o Arquivo Central do Porto, lembrado que a minha situação é Aquisição por Naturalização.
    Poderiam informar se o endereço que tenho está certo para o envio:
    Aquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal Nº 328
    4200-498 - Porto - Portugal
    Agradeço muito por mais está ajuda.
    Muito obrigado.
  • Andre,

    Sim está certo.
  • andreandre Member
    Matheus, muito obrigado!
    Amanhã vou enviar pelo correios.
  • andreandre Member
    Matheus,
    Mais uma vez aqui com duvidas!
    Fui ao correios para fazer o vale postal para enviar os documentos para o Porto.
    O funcionário do correios me fez a simples pergunta? Para onde vai o vale postal? Em nome de quem?
    Fiquei com cara de bobo e voltei com todos os documentos. Pois não sabia a quem endereçar o vale postal.
    Por favor me ajude novamente para onde envio o Vale Postal, em nome de quem?
    O valor é mesmo 250,00 euros, correto?
    Aguardo seu contato.
    Obrigado.
  • Vale Postal para:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal Nº 328
    4200-498 - Porto - Portugal

    250 euros
  • andreandre Member
    Guilherme, muito obrigado!
    Pela sua colaboração e a do Matheus. Sem a ajuda de vocês e deste fórum seria impossível fazer alguma coisa.
    Muito obrigado.
  • No processo de pedido de nacionalidade por atribuição para netos, vcs precisaram pedir a transcrição do casamento do avó/avô progenitor português?

    Muito Obrigado
  • Olá caros! Tenho uma dúvida quanto a transcrição de óbito de meu avô. Meu avô e avó, ambos portugueses vieram para o Brasil já casados. Tenho a certidão de batismo dos dois mas não tenho a certidão de casamento portuguesa. Ela é necessária ou devo apenas transcrever o óbito? De um só ou de ambos? Muito Obrigada!
  • Raphael, no caso de atribuição creio que sim, no de aquisição não, basta mandar a certidão de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.