Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1111211131115111711181452

Comentários

  • @Destefano muito obrigado!

  • editado January 2022

    Bah @gandalf , daí sim hahahahahahaha

    Que final de semana comprido esse ;)

    Só uma dúvida, o dia da numeração não seria o mesmo dia do recebimento na ACP?

  • @Rogeriof

    Na ACP não faz muita diferença, porque tudo se dá em 2-7 dias.

    Mas o processo chega (rastreio DHL). Verificam o pagamento, escaneiam (foi recebido). Depois numera, e envia a senha (foi numerado).

    As datas na planilha são uma simplificação disso. Atualmente na CRCentrais, como está levando 4 meses, todas essas fases ficam mais evidentes. Você pode ligar, e eles responderem que ainda não tem o número. Ou que ainda não tem a senha (e dão o número).

    Para colocar fases verificáveis, escolhi o rastreio DHL/Sedex como entrega, e o recebimento do e-mail com a Senha como numeração.

  • @gandalf

    Entendi, mas um detalhe, no meu caso eu recebi a senha no dia 25/10/21 por e-mail.

    De qualquer forma, como tudo se dá entre 2-7 dias a data que tu mencionou é coerente, então que venha a segunda-feira hahahaha.

    Valeu parceria, abraço.

  • @Miguelfvs

    Continue aqui se precisar. Vai achar aqui várias informações relevantes ao seu caso.

  • @gandalf boa... Estamos aí para ajudar no que for possível e aprender sempre. A planilha é sensacional. Ela é muito bem desenvolvida e tem umas soluções muito práticas para eventuais problemas, como a falta de informações...

    @Rogeriof que maneiro, hein? Imaginava que isso fosse acontece até sexta, mas foi dentro da semana... Agora é esperar os últimos movimentos...

  • @Destefano

    Estamos aí parceria.

    Esta semana promete.

  • Boa tarde, @Leticialele

    Desculpe o textão abaixo, mas fiz um compilado com todas as informações que você e os foristas aqui me passaram:

    Assento da Maria de Jesus Ferreira - número 42

    Batizada em 09 de Agosto de 1886


    Assento de Maria do Ceo (filha mais velha) - Assento número 21 - Batizada em 15/03/1908


    OBS: Casaram na Igreja Paroquial de Abraveses, mas ainda não encontrei o casamento.

    OBS: Se ela nasceu em 1886 e teve a filha da página anterior em 1908 aos 22 anos, ela deve ter se casado 1 ano antes do nascimento da filha. Ele pode pedir a busca no Arquivo Distrital de Viseu (AdVis), nessa faixa entre 1904 e 1908.

    OBS: Eu já li todos os assentos de casamento de Abraveses até 1908 e ainda não encontrei. Procurei até 1911. A não ser que eu tenha lido errado o assento da filha Maria do Céo, não sei mais onde procurar.

    OBS: Creio que você deve pedir a certidão certificada da Maria do Céo ao Arquivo Distrital de Viseu. Peça, também, uma busca da certidão de casamento, no local descrito no assento de batismo dela. Se acharem, ótimo! Se não encontrarem, vão dizer e você imprime a resposta. Faça um requerimento para o Conservador do ACP enviando a certidão da Maria do Ceo que comprova que os pais eram casados em Portugal, juntando ou o assento de casamento (se encontrarem) ou a negativa do ADViseu e peça para considerarem cumprida a exigência.

    OBS: Permita-me sugerir o envio também do assento de baptismo certificado da Maria de Jesus (que, pelo que compreendi, é a esposa do Norberto), caso não tenha sido enviada já, é possível que, assim como a CRC-Lisboa, ACP aceite prosseguir com o processo tendo o assento de batismo da mãe portuguesa da requerente.

    OBS: A prova de que se casaram em Portugal está no assento de batismo da irmã mais velha, Maria do Céo.

  • @AlexandreXan , você compreendeu tudo perfeitamente.

  • Bom dia,

    Alguém poderia me informar como faço para dar entrada no processo para minha irmã menor de 18 anos? Eu gostaria de enviar para ACP (pode?) Ela possui 7 anos de idade. Sei que o processo é gratuito e o formulário é outro, mas em relação ao envio dos documentos gostaria de saber se são os mesmos ou se precisa de algum outro.

    Docs que vou enviar: Formulário preenchido e autenticado, certidão de nascimento dela por cópia reprográfica do livro de registros apostilada, cópia do rg dela apostilado, uma cópia simples do assento de nascimento do meu pai.

    Tem mais alguma exigência? Agradeço muito se me ajudarem.

    Obrigado

  • Senhores, boa tarde. Me ajudem, no preenchimento do formulário 1c a residência não coube tudo. Ficou assim: Magalhães ba (Na linha de baixo continuei de onde parei : stos rio de janeiro rj) pode?

  • Respeitei a questão de pular apenas um quadrado

  • @Igor Benjamin , sim, pode enviar o processo de sua irmã menor para o Arquivo Central do Porto.

    O Formulário tem que ser assinado por pai e mãe, com as assinaturas reconhecidas por autenticidade.

    Mandar, além da certidão do pai (cópia simples, certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro da menina, cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação do pai e da mãe. Dela, como tem apenas 7 anos, não precisa mandar RG

    No formulário 1C, tem que preencher o Quadro 3 com os dados do pai e da mãe.

    O formulário está aqui - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    O processo é gratuito.

    Faça o envio, preferencialmente, pela DHL, muito mais rápida e segura que os Correios.

  • ZinhoZinho Member
    editado January 2022


  • @Leticialele dessas duas formas são aceitas? O rapaz do cartório carimbou em cima do formulário? Tem algum problema?

  • @Zinho , os dois estão corretos. Relaxe, vai dar tudo certo!!

  • Obrigado @Leticialele. Estou indo enviar para acp via dhl

  • @Leticialele obrigado pela resposta, mas não entendi muito bem a parte do RG e certidão.

    A certidão simples do meu pai que deverá ser enviada é a portuguesa, correto?

    A cópia autenticada e apostilada do RG a ser enviada que vc citou seria de quem? do meu pai ou dela? Pq depois vc comentou que por ela ter 7 anos não seria necessário enviar o RG.

    Pelo que entendi, os documentos para o processo dela são:

    Formulário 1c para menores preenchido

    Certidão portuguesa do meu pai

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro de registros (da minha irmã)

    Apenas estes 3 documentos?

  • @Igor Benjamin a identidade é de quem assina.

  • Boa tarde!!

    processo do meu pai foi pra bolinha 2 hoje.

    recebido ACP: 08/10/21

    senha e bolinha 1: 15/10/21

    bolinha 2: 31/01/22

    processo 106xxx/21

    agora começa a ansiedade pra valer!

  • Boa tarde,

    Sou nova aqui no Fórum e iniciarei o trâmite para o pedido de nacionalidade da minha mãe (filha de português), e apesar de ter lido vários comentários aqui do Fórum (os quais já me esclareceram muitas coisas), ainda restaram algumas dúvidas bem bobas, reconheço, mas o medo de enviar algo errado e acabar atrasando todo o processo, me assusta! Hehehe


    Dúvida 1) Minha mãe nasceu no interior de SP e a cidade é bem pequena, por isso o Cartório de lá não faz apostilamento. Hoje minha mãe reside em outro Estado. Haveria algum problema em requerer o envio da Certidão de Nascimento dela e fazer o apostilamento desta Certidão em outro cartório, de outro Estado?

    Dúvida 2) O Assentamento de Nascimento do meu avô português, solicitado pelo Civil Online, é pra ser imprimido em papel normal? Tipo folha de papel A4? Nem a necessidade de nenhum carimbo de cartório?

    Dúvida 3) A assinatura com firma reconhecida por autenticidade do Formulário 1C, é aquele procedimento usual de reconhecimento de firma, que pode ser feito em qualquer Cartório, né? E não precisa ser apostilado? É isso?

    Dúvida 4) É necessário enviar, junto com a documentação, um envelope já com o endereço do requerente para possível envio de documentos no futuro?


    Desde já agradeço imensamente o empenho de todos que contribuem significativamente com todos, esclarecendo as dúvidas e compartilhando seus conhecimentos e informações.

  • Boa Tarde Pessoa, tudo bem?

    Em 2017 / 2018 fiz o processo da avo da minha esposa, do meu sogro, da minha esposa e 2 cunhadas. Todos foram um sucesso graças a ajuda desse forum. (Ovar, Tondela e ACP Porto).

    Agora em 2022 chegou a hora de fazer o processo do meu cunhado, minha irmã e meus sobrinhos, começando pelo meu cunhado.

    O Pai do meu cunhado já tem o assento de nascimento, com a transcrição de casamento e óbito da esposa. (tudo atualizado e ok).

    Estou um pouco enferrujado e desatualizado (da ultima vez que fiz, tive que mandar vale postal pelo correio etc..).

    Gostaria muito de confirmar com Vcs, se a doc. e endereço permanece igual:

    Endereço que devo enviar preferencialmente pela DHL:

    ACP PORTO

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Doc. Necessária:

    Pai: Assento simples de nascimento obtido pelo IRN

    Requerente (no caso meu cunhado):

    ·Certidão de nascimento reprográfica autenticada e apostilada emitida há menos de 1 ano

    ·RG emitido há menos de 10 anos autenticado e apostilado

    Formulário Mod. 1C com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório.

    Onde pagar os 175 Euros ??

    Obrigado a todos e boa tarde.

  • Ops... esse link para pgto certo?

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Depois que pagar vou receber o 1C por email? Certo? Obrigado mesmo

  • ZinhoZinho Member
    editado January 2022


  • @Igor Benjamin , como sua irmã é menor de idade, pai e mãe têm que assinar o formulário 1C no cartório, para que as firmas sejam reconhecidas por autenticidade.

    O RG a enviar é o do pai e da mãe.

    Menores só têm que mandar RG se tiverem mais de 14 anos.

  • @lidiramos

    Dúvida 1) Minha mãe nasceu no interior de SP e a cidade é bem pequena, por isso o Cartório de lá não faz apostilamento. Hoje minha mãe reside em outro Estado. Haveria algum problema em requerer o envio da Certidão de Nascimento dela e fazer o apostilamento desta Certidão em outro cartório, de outro Estado? Pode apostilar os documentos em qualquer cartório de notas de qualquer lugar do Brasil!!

    Dúvida 2) O Assentamento de Nascimento do meu avô português, solicitado pelo Civil Online, é pra ser imprimido em papel normal? Tipo folha de papel A4? Nem a necessidade de nenhum carimbo de cartório? Sim, imprime em casa ou tira cópia simples. A certidão é informatizada, por isso, verificam a autenticidade direto no Sistema. Não precisa de carimbo nem de assinatura.

    Dúvida 3) A assinatura com firma reconhecida por autenticidade do Formulário 1C, é aquele procedimento usual de reconhecimento de firma, que pode ser feito em qualquer Cartório, né? E não precisa ser apostilado? É isso? Sim, vai ao Cartório onde tem firma (se não tiver, abre), diz que quer reconhecer por autenticidade e assina na frente do funcionário.

    Dúvida 4) É necessário enviar, junto com a documentação, um envelope já com o endereço do requerente para possível envio de documentos no futuro? Não. As Conservatórias não devolvem os documentos.

  • @Daniel Peres , sim, pague os emolumentos com cartão de crédito virtual (do app do banco ou algum tipo Nubank) de qualquer pessoa, tomando o cuidado de colocar o nome do Requerente em local próprio. - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, vai receber, por email, o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. É o Formulário que você deve imprimir para mandar para o ACP.

    Mande, junto com os documentos, o print do email que encaminha o Formulário; também serve como recibo.

    O restante est=a correto:

    Cópia simples do assento do português;

    Certidão do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada; e

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação, emitidos há menos de 10 anos.

  • Pelo visto, não tivemos nenhuma movimentação hoje, né?

  • Pois é, tinha uma expectativa de algum despacho hoje.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.