Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1111111121114111611171452

Comentários

  • @Claufam ...

    IRN só analisa pedidos de urgência com contrato de trabalho ou matrícula da faculdade em mãos...

  • Obrigada @Nilton Hessel. Dúvida esclarecida.

  • Não sei se entendi corretamente a situação apresentada por você @Claufam ...Pois você menciona criança e faculdade... (?)...

    Mas se sua questão sobre urgência estiver relacionada com uma Atribuição de menor de idade e o pai do requerente já é Cidadão Português é certo que essa *Criança* terá seu processo de Atribuição finalizado muito antes do início de 2024...

    Boa sorte...

  • @Claufam entendi. Então, nesse caso, como já foi feito pedido dela, não se preocupe, a nacionalidade dela sairá bem antes. No entanto, pelo que percebo, a urgência seria para o seu pedido e não para o dela. Não temos uma urgência e você não será impedida de ir junto com eles, caso seja essa a sua pretensão. Caso opte por estudar ou até mesmo trabalhar em Portugal, faça o requerimento nesse momento que certamente eles irão lhe conceder a urgência.

  • Bom dia, meu processo 100x está parado na bolinha 01 e percebi que todos da planilha com a numeração próxima a minha já estão na bolinha 04 , inclusive o da minha irmã que enviamos juntos. Eu sou militar da ativa, sera esse o motivo que meu processo está parado?

  • @Leticialele então, vou explicar direito. O processo de cidadania que fiz foi o do meu pai, foi feito a cidadania e a transcrição. Agora terei que enviar os documentos para tirar a minha cidadania, a dúvida é: só a cópia dos assentos de nascimento e casamento do meu pai servem (estes enviados pelas conservatórias) ou terei que pegar a certidão de nascimento brasileira dele também para enviar?

  • Tenho um filho que estuda na Suíça e o cartão de imigrante dele vence em 2024, eu enviando uma declaração do ginásio que ele estuda e uma cópia do cartão de imigração eu posso solicitar urgência no meu processo? Já que estou fazendo a minha cidadania para após fazer a dele, pois dois processos de filho é mais rápido do que um de neto?

  • editado January 2022

    @Carloskw79 não creio que seja esse o motivo. Pelo que eu entendi, você não está pedindo naturalização, que seria aquisição, mas sim atribuição. Nesse caso, salvo melhor juízo, não há impedimento. Ainda sobre esse eventual atraso, penso que vai depender de quem esteja fazendo o seu processo, pois, penso eu, que há uma distribuição de processos entre os funcionários responsáveis por determinada atividade. Com isso, alguns processos vão mais rápidos do que outro de acordo com trabalho de determinado funcionário. O @Rogeriof, por exemplo, mandou o processo do pai antes do nosso e continua na bolinha 2. Se até meados de fevereiro não houver mudança, eu entraria em contato com eles, por email mesmo.

    Sobre o pedido de urgência. Acho que ainda tem bastante tempo. Estamos no início de 2022. Temos quase o ano todo de 2022 e todo o ano de 2023 para seu filho conseguir isso. E certamente você vai ter um resultado logo sobre o seu pedido. E aí poderá tomar as providências para o processo do seu filho, ainda que seja como neto e, nesse caso, um pedido de urgência para ele quando for a hora. Vai dar certo.

  • @Destefano agradeço o esclarecimento, então, agora o que resta é apenas esperar.

  • @Leticialele uma outra situação também, caso agora dia 9 no civil, é melhor esperar o casório para enviar ou não faz diferença já que vou ter que transcrever de qualquer forma?

  • editado January 2022

    @Zinho , não precisa da certidão de casamento brasileira do seu pai!!!

    Basta cópia simples do assento de nascimento português. SE desejar, mande uma cópia da certidão de casamento portuguesa obtida após a transcrição. MAS, quando o Conservador for verificar a validade da certidão de nascimento portuguesa dele, já aparecerá o casamento como averbação.

    Não precisa de NENHUM documento brasileiro do seu pai.

  • @Leticialele obrigado :)

  • @Leticialele uma outra situação também, caso agora dia 9 no civil, é melhor esperar o casório para enviar ou não faz diferença já que vou ter que transcrever de qualquer forma?

  • @Zinho , mande logo. Depois que o processo for aprovado, você transcreve o casamento.

    Depois, para pedir a cidadania para sua esposa, terá que aguardar o prazo que a lei estipula. Três anos, com vínculo comprovado (filhos são considerados vínculos) ou 6 anos, em qualquer situação. O prazo começa a contar a partir do casamento no Brasil.

  • @Leticialele, ontem enviei os processos dos meus filhos, mas esqueci de preencher o campo que marca se quer alterar o nome. Será que vai dar problema?

    Fiquei preocupada com essa minha falha, e olha que revisei várias vezes.

    Obrigada.

  • @Destefano meu processo foi para a bolinha 02 hj. Acho que agora engrena

  • @sue_morga , não creio que vá cair em exigência por esse motivo!

  • @Leticialele fico mais tranquila.

    Quando chegar no ACP coloco os dados aqui.

    Muito Obrigada!

  • @Carloskw79 boa... Agora vai!

  • Boa tarde pessoal, hoje recebi a senha dos processos meu e de meu irmão.


    André Mattos - 13xxx/22 (Maior, pagamento Nubank, envio por DHL)

    Enivado - 19/01

    Entregue - 24/01

    Chave de acesso - 28/01


    Guilherme Mattos - 13xxx/22 (Menor)

    Enviado - 19/01

    Entregue - 24/01

    Chave de acesso - 28/01


    Alguém poderia, por favor, acrescentar na planilha? Obrigado!

  • @gandalf , boa tarde!

    O processo deu entrada como inscrição e não por atribuição ou aquisição.

  • editado January 2022

    @andrepernet eu ia colocar lá agora na planilha, mas parece que alguém já está fazendo isso.

    Só acertei os meios de pagamento, considerando que um foi pelo Nubank e o outro é menor.

  • editado January 2022

    @LycioDiniz

    OK. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275169/#Comment_275169

    Nesse caso não terá como acompanhar o processo. Nem online, nem por telefone. Apenas será notificado pelo correio quando ficar pronto. Se mandou para o ACP, o tempo será mais ou menos o mesmo, cerca de 6 meses da data de entrega (cerca de 08/04/2022).

    Talvez já saiba, se não, veja aqui em Quem pode consultar: https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade

    No entanto, há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido: a) atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)

  • Boa tarde pessoal, hoje recebi a senha do meu processo;

    GABRIEL LANÇAS

    13xxx/22 (Maior, pagamento C6 Bank, envio por DHL (São Paulo - SP)

    Enviado - 19/01/2022

    Entregue - 24/01/2022

    Chave de acesso - 28/01/2022

    1 - Foi Recebido

  • @Destefano

    Aqui é assim. Eficiência é o nosso segundo nome. Hehe Não só completei a informação, como movi pra a ordem certa.

    Mas há outras boas almas como você, que sempre ajudam a cuidar dos dados, e é bom que seja assim.

  • @Destefano

    A planilha é ótima por isso, analisando, hoje estou com 130 dias do recebimento na ACP .

    Muitos processos tem despacho em maior tempo, 140/150 dias, então avalio que está dentro do esperado. Estou ansioso? Sim hehehe. Mas estou tranquilo. Preocupado eu fiquei na época que não vinha a minha senha, na verdade insegurança por falta de experiência mesmo. Quem me ajudou a tranquilizar foi a @Leticialele, o @gandalf e tu, lembra? 35 dias rapaz! Ufaaaaaa

    Portanto, estou de boas, ansioso, mas confiante hehe.

  • editado January 2022

    Boa tarde pessoal, tá andando a coisa, interessante que esse movimento se deu hoje.

    Atualizei na planilha no campo observações ( coluna "U")

  • @Destefano Vi sua mensagem e acabei esquecendo de responder. Estava na Bolinha 2 também, ontem foi para a 4. Uhul, logo sai

  • editado January 2022

    @Rogeriof

    Já estão aprovando os de 24/09. Sr. Darcy (numerado dia 25/09) terá aprovação nesta segunda dia 31/01/22. Garantido. :-)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.