Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1105210531055105710581465

Comentários

  • @Leticialele muito obrigada, sabe me dizer como esta o prazo de conclusão pela ACPorto?

  • @Destefano

    A lógica das cores nas bolinhas não é muito intuitiva.

    O seu processo já "Foi registado", tanto que já tem o número e a senha.

    A bolinha é a cor. O status é o texto abaixo da bolinha onde o processo se encontra. O status está sempre na próxima bolinha branca ou marrom. A bolinha verde significa que o processo já passou daquele estágio, e está agora no próximo.

    Sim, deveria estar com a bolinha-2 verde, e é assim que você deve ver a consulta. Apenas não voltaram pra anotar isso. Como processos de filhos não tem consultas externas, eles verificam os documentos em 5 minutos, e pula direto para análise. Faz a análise rapidamente, e passa para o Despacho. Quase tudo num dia só. Nem dá tempo de atualizar as bolinhas em cada fase intermediária.

  • @mairalopes

    Nem mandou ainda e já quer saber o prazo de conclusão? :-)

    6 meses desde a chegada dos documentos na conservatória.

  • Gente, bom dia, espero que estejam todos bem!


    Primeiramente obrigada por toda a juda de vocês nesse fórum, enviei o pedido de transcrição para o casamento da minha trisavó (avó do meu avô, estou o ajudando a fazer todo o processo). Mas como soube que geralmente é rápido (assim espero! hahah) já quero me organizar para o pedido de nacionalidade do meu avô.

    a ACP atualmente é a melhor conservatória? (no sentido de menos exigente/mais rápida para fazer o processo)??

    Moro em Recife/PE, se eu entregar pessoalmente em Portugal é mais rápido? Em qual conservatória ta mais rápido?

    Se eu entregar pessoalmente eu teria que buscar lá o processo quando finalizar, ne isso?

    Desde já, agradeço a todos!

  • editado November 2021

    @mairalopes

    1- copia do assento da minha mãe, civil on line (com casamento averbado, ou juntar o assento da transcrição)

    2- certidão de obito da minha mãe inteiro teor digitada e apostilada (não precisa disso no ACP)

    3- certidão nascimento inteiro teor digitada e apostilada do meu irmão ( requerente) (certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada)

    4- copia autenticada e apostilada do RG ou passaporte do meu irmao OK

    5- formulario 1C preenchido e assinado presencialmente e reconhecido firma (por AUTENTICIDADE. veja também abaixo)

    6- pagamento da taxa de €175 por cartão de crédito de qualquer pessoa https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    7- cópia impressa do e-mail de recibo (que recebe junto com o form-1C personalizado)

  • @Juliaj , se o processo é de neta, só tramita na CRCentrais - Lisboa.

    Faça tudo por Correios, não precisa ir à Conservatória para nada.

    O processo de netos leva de 24 a 30 meses. Aparentemente, estão dando prioridade para maiores de 80 anos.

  • @gandalf

    Finalmente o processo começou a andar. Hoje passou para bolinha 2! Rsrsrs Quase soltei fogos aqui... ai meu coração!!

    Não sei mexer na planilha, então se puder, atualiza lá.

    Obrigada por tudo.

  • editado November 2021

    @Nandalobao

    Você está na linha 167 da planilha, vá até a coluna de observações, após a coluna "S" e coloque isso lá, - bolinha 2 verde em 11/11/2021 -

  • @Leticialele Muito obrigada! irei me direcionar ao fórum correto.

    Boa tarde, gente :)

  • Obrigado. Vcs sempre ajudam a resolver as dúvidas. Sempre recomendo o fórum pra se informarem. Hj agradecimento especial a leticialele, E aos demais tbm.

  • Muito obrigado, @gandalf .


    Eu preciso mandar algo relativo a transcriçao de casamento junto com o processo? (No caso, a portuguesa nao foi a declarante da minha mae na certidao de nascimento).

    Minha pergunta é relativa ao ponto abaixo.

    1.1) se o declarante na certidão da filha não foi o português (ocorre quando a mãe é portuguesa), fazer a transcrição do casamento e enviar o assento, ou anotar o número do processo e onde foi feita.


    Obrigado mais uma vez!

  • editado November 2021

    @Chiapa

    Já é a segunda vez que pergunta sobre isso, então não devo estar entendendo qual é sua dúvida. De quem é o processo?

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266709/#Comment_266709

    sobre esse post: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264939/#Comment_264939

    Seu caso: A mãe é portuguesa, casada no BR com um brasileiro, e o brasileiro foi oi declarante.

    P: preciso mandar algo relativo a transcrição de casamento junto com o processo?

    R: SIM. Tem que fazer a transcrição do casamento, é obrigatória. Fazendo a transcrição, ela vai aparecer como anotação (averbada) nos assentos emitidos depois disso. Tem algumas possibilidades:

    a) Se depois dela, você gera um assento de nascimento novo (pelo civilonline), e ele já tem essa transcrição averbada, isso é suficiente.

    b) Se você usar um assento gerado antes da transcrição, (o que recebeu pelo correio, ou que gerou pelo civilonline) enquanto ainda não estava averbado, esse assento ainda pode ser usado, mas deveria incluir uma cópia xerox do assento de transcrição do casamento onde consta o número do assento de casamento, e o local da transcrição.

    c) Se não tem a transcrição impressa, bastaria escrever esses dados numa folha de papel em branco qualquer, e juntar ao processo: "Transcrição de casamento 123456/21, pelo Consulado XXX, em dd/mm/2021". Eles mesmos consultam pelo sistema.

    No entanto, se usar essa opção (c), você perde a oportunidade de ler a transcrição e conferir antes de mandar. Eu lhe recomendo ter a transcrição impressa (seja a que recebe pelo correio, ou uma pedida pelo civilonline) para conferir os dados antes. A transcrição do casamento de meus pais tinha 6 erros e tive que fazer um requerimento para corrigirem.

    d) E por último, se a mãe portuguesa do requerente nasceu antes de 1911, estará usando a certidão de batismo original, manuscrita. Essa está em microfilme, e não há como averbar no microfilme. Nesse caso terá que mandar a transcrição do casamento, da opção (b).

  • @gandalf, ainda sobre a questão de consulta ao SEF nos processos de quem reside em Portugal, permita-me discordar da sua afirmação de que é o padrão em processos do 1C. Não apenas porque o meu processo não atrasou em função disto, mas especialmente pq questionei diretamente sobre essa questão. Não responderiam a uma questão dessas de maneira leviana.

    Não há nem lógica para isso, especialmente se apresentada a AR, que é um documento emitido pelo SEF que atesta a situação regular do indivíduo durante o seu período de validade. Não duvido mesmo que em outros tipos de processo exista essa consulta, mas não no caso de filhos.

    No caso da nossa colega @robertaribeirog já ficou esclarecido que o atraso foi por causa da questão da filiação (que bom que já está esclarecido e é algo simples de solucionar!)

    Especificamente, no meu caso, apresentei o AR e o passaporte.

  • @LuisSeabra

    Eu não tenho dados para confirmar minha postulação. Sua informação é certamente mais segura que a minha mera observação.

  • Boa tarde pessoal estou para enviar meu processo para ACP mas fiquei na duvida pois vi uma pessoa aqui falando que no caso minha mãe tirou a cidadania dela via consulado aqui no Brasil e ela não nasceu em Portugal, vi um comentário que só pode ser enviado para ACP se minha mãe tivesse nascido em Portugal, alguém pode me dizer se esta informação está correta?


    agradeço dese já!!!

  • editado November 2021

    @lwmoreira011

    A mãe (ou pai) portuguesa tem que ter nascido em PT ou BR. (Há um acordo de cooperação PT-BR celebrado nos 500 anos do descobrimento, que garante a equivalência). Nesse caso pode mandar para qualquer Conservatória, mas o ACP (Porto) é a melhor opção.

    Se o português nasceu em outro país, o processo só tramita na CRCentrais de Lisboa. Isso ocorre quando o filho do português, nascido em outro país, recebe a cidadania. Os filhos desse português naturalizado (netos do português nato), só podem fazer pela CRCentrais.

    Se sua mãe nasceu no BR ou em PT, pode mandar seu processo pelo art-1C para qualquer conservatória.

  • Bom dia @lmourabraga

    Você deve colocar o número do processo na planilha, no formato dos demais, omitindo os 3 últimos algarismos xxx/2021

    Abraço.

  • @gandalf


    Cara muitíssimo obrigado, sim minha mãe nasceu no Brasil e já obtêm da cidadania dela então enviarei para ACP.

    Se não for abusar será que poderia me esclarecer quais documentos serão de fato necessário pois cada lugar é uma relação e vejo muita divergência em algumas informações que me passaram.

  • @LuisSeabra mandou bem em enviar os dois!! Eu enviei apenas a AR... mas já vai ser resolvido! :)

  • editado November 2021

    @lwmoreira011

    Para selecionar a pessoa, não faça copy/paste do login, mas escreva @+gand e vão aparecendo os nomes prováveis num pop-up. Clique no nome para completar todo em vermelho, e gerar uma notificação para a pessoa.

    Você vê diferente, porque cada caso tem particularidades: quem é o português (pai, mãe, avós), se os pais eram solteiros, ou se casados no BR ou em PT, se têm União Estável, quem foi o declarante do filho e com que idade, se o requerente é mulher e é casada, idade, se é filho do primeiro ou do segundo casamento, se houve adoção, etc.

    Portanto descreva seu caso. Se está listando aqui no tópico do ACP é porque deve ser filho, mas não necessariamente.

    Uma lista bastante completa está aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264939/#Comment_264939

  • Olá.

    Se o casamento e mudança de nome estiver averbado na certidão de nascimento brasileira, não precisa enviar a certidão de casamento, correto?

  • editado November 2021

    @willfont

    Tecnicamente você está correto, mas já houve exigência da certidão de casamento, mesmo estando averbada na de nascimento.

    Se quiser pode tentar, mas o melhor seria incluir a certidão de casamento inteiro teor, certificada (não precisa apostilar)

    Uma nova remessa e o atraso, lhe custam mais caro que uma certidão.

  • @gandalf


    Ah me desculpe não sabia mas agora faço do jeito que me orientou.


    Então meus avós eram Portugueses nascidos em Portugal e já falecidos, minha mãe nasceu aqui ela tirou a cidadania dela (ela é casada e já fez a transcrição de casamento) por aqui pelo consulado, inclusive minha irmã do mesmo pai e mãe também já tirou a cidadania dela, cartão cidadão, passaporte vermelho tudo.

  • editado November 2021

    @lwmoreira011

    Sua lista é a que foi mencionada no post anterior.

    Se no assento já está averbado o casamento, não precisa mandar o xerox da transcrição. É opcional, e como é um xerox simples e você já tem, mande junto. (claro, só transcreve uma vez, e sua mãe já fez)

    Ainda não deu pra saber se você é homem, ou mulher. O item 3 só se aplica para um requerente mulher, e casada.

    O documento de identidade, o ACP aceita RG, Passaporte, CNH, (válido, menos de 10 anos, com filiação) nessa ordem de preferência.

    O restante é igual. Não se esqueça de fazer uma cópia xerox de tudo o que vai no envelope, grampear e guardar com você para referência.

    Mande tudo por DHL-express, e chegando os docs no ACP, em 6 meses sairá seu assento.

  • lwmoreira011lwmoreira011 Member
    editado November 2021

    @gandalf


    Sou homem, cara muito obrigado mesmo no começo do mês que vem farei o envio.

    Parabéns a todos os envolvidos deste fórum é o melhor que já vi, assim que eu fizer o envio colocarei na planilha obg mais uma vez

  • Bom dia, @gandalf

    MTO obrigado pela explicação. Desculpa ter repetido a pergunta, mas eu li vários posts antes de fazer a pergunta novamente e não tinha entendido q depois da transcrição de casamento eles atualizam o Assento.

    Agora está bem claro, mto obrigado!

  • Alguém sabe se a greve que está acontecendo nos consulados, também afeta as conservatórias? Só queria que meu registro saísse... :(

  • Boa noite estou juntando a documentação para minha irmã e pelo que li são os seguintes documentos (somente pra uma confirmação redundante):

    -Assento de nascimento de nossa mão já com o casamento averbado (temos em mãos);

    -Certidão de nascimento por copia reprográfica do livro, em inteiro teor, apostilada;

    -Cópia do R.G. com menos de 10 anos e autenticado;

    -Formulário 1C, colorido e impresso frente e verso, assinado por autenticidade;

    -Cópia do recibo dos emolumentos e do e-mail e;

    -Certidão de casamento, em inteiro teor, porém só com a autenticação da assinatura do notário, sem apostilamento (essa é a duvida), pra confirmar a mudança de nome de solteira pra casada.

    Outra duvida:

    Os meus documentos já estão todos prontos a algum tempo porem não tive como enviar ainda, duvida:

    -Os documentos ja apostilados, exceto o R.G.(10 anos), tem prazo? Pq procurei nos documentos e apostilamento não achei datas que pudessem estipular um prazo, a exceção do R.G.

    Agradeço

  • prezados, boa noite,

    Perdoem-me o questionamento pois sei que já devem ser feito inumeras vezes, todavia não localizei...

    Quais são os docs necessários para nacionalidade mãe para filho?

    Posso enviar para PT o pedido de transcrição e de nacionalidade ao mesmo tempo?

    Preciso de alguma procuração para dar entrada no pedido de nacionalidade do meu irmão?

    muito obrigado e um fds abencoado a todos

  • @PERSIO CORREA

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264939#Comment_264939

    Ignore o item 3, porque você é homem.

    Tire uma cópia de todos os docs grampeie e guarde co você como referencia, antes de enviar tudo por DHL-express.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.