ASSENTO de Batismo

Primeiramente, esse fórum me ajudou a economizar com advogado. Mas, por outro lado, são tantas informações que fiquei muito confusa com alguns pontos, mesmo tentando dissecar bem o conteúdo do fórum. Se vocês puderem corrigir algum entendimento erroneo e me ajudar com algumas coisas, AGRADEÇO DE CORAÇÃO.

Informações iniciais:

Meu pai, neto de portuguesES, casados no Brasil, é a pessoa que vai requerer a NACIONALIDADE POR ATRIBUIÇÃO.

1- Como ambos são portugueses, tenho que TRANSCREVER. Gostaria de enviar para Santos.

Quer dizer que enviarei para Santos e eles me devolvem pelos correios já transcrita, para em seguida, enviar para Portugal, CRC-Lisboa.

2- ASSENTO DE BATISMO: Me ajudem, por favor. @Leticialele Preciso encontrar o assento para transcrever o casamento, certo? (Para pedir a nacionalidade também. Não entendo qual freguesia de minha Avó. Li aqui para sempre pedir pelo avô, se possível, mas eu tenho mais detalhes de minha avó. Tenho que pedir uma física no Arquivo Distrital, é isso? Quando é que peço algo para Universidade de Coimbra? não entendi essa parte.

Pderiam me ajudar a encontrar no arquivo? Já segui o passo a passo desse link: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais#latest mas não completei pois não entendi a freguesia, não sei o que significa a cota nesses dados que tenho, nem qual o número de assento.

Aqui em baixo estão os documentos que tenho, fora as certidões atualizadas que me pai já pediu.

3- Será que eles já transcreveram? É no civil online que verifica isso?

MUITO OBRIGADAa todos os colaboradores aqui, nem acredito que estou fazendo isso sem advogado.


Comentários

  • editado July 2021

    @suelemmm , não entendi porque você falou em Coimbra!!

    O assento da Nazareth de Jesus, do lugar de Albergaria, Freguesia de Oliveira do Conde, Distrito de Viseu, está aqui: assento número 13 - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1283487 m 0236.tif

    Peça a certidão certificada ao Arquivo Distrital de Viseu - https://digitarq.advis.arquivos.pt/

    Que outras informações tem do avô? Em um site de busca, encontrei 5925 resultados para o nome "Manuel Pinto"... hahaha

    O casamento não está averbado no batismo de sua avó, terá que transcrever.

  • @suelemmm , sua avó tinha uma irmã gêmea, Maria Gracinda, que casou com José Dias Cordeiro, em 18 de junho de 1932, na paróquia de N.s. da Conceição de Santa Ephigênia, São Paulo!

    É o assento número 12, na página anterior. O casamento foi averbado em 1982

  • IveltoIvelto Member

    Bom dia. Recebi a certidão de batismo do meu avô, deve ser registrado(RDT)?

  • @Ivelto só se você for retificar alguma certidão brasileira e o cartório exigir…

  • @Leticialele mulher, nem sabia que tinha gêmeos na família. Essa informação entra para ajudar em algo no processo? To chocada que tem gêmeos. Falei com meu pai e ele nem se lembrava. Minha avó mesmo faleceu muito cedo, a mãe do meu pai, perdemos muito o contato. Porque será que a dela está averbada? que cuidado que ela teve, rs.


    ---O que tenho do meu bisavÔ é o que consta nessa certidão de casamento mesmo, por isso não sei se deveria seguir pelo lado dele, mas pelo de minha bisavó. Vou colocar a certidão atualizada que está mais legível.


    ---Eu preciso do assento de batismo dos dois para a transcrição?


    MUITO OBRIGADA PELA AJUDA leticia, fiquei tão feliz que você respondeu.


  • @Suelem , sim, precisa do batismo dos dois.

    Viu os assentos das irmãs gêmeas?

  • @suelemmm , peça a reprodução, para descarregar pela web, deste passaporte: https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1082362

    Manoel Pinto, filho de José Pinto e Maria da Graça Azenha,

    Natural de Silveirinha/Louriçal/Pombal.

    Tinha 24 anos em 1911, ou seja, nasceu em 1887

  • @suelemmm , encontrei o assento de batismo - https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1110162 m.0057.tif

    Batizado dia 5 de dezembro de 1886; nascido em 17 de novembro de 1886.

    Peça o assento de batismo certificado ao Arquivo Distrital de Leiria

  • @Leticialele Gratidão por toda sua ajuda.

    Estamos muito felizes com seu auxílio, meu pais está vibrando com todos os detalhes que você ajudou a encontrar, não iriamos resolver isso sozinhos, de jeito nenhum. Eu vi da minha bisavó gêmea, muito interessante. Meu pai não lembrava.

    Já enviei o pedido para os arquivos.

    Só uma dúvida, no tipo de certidão eu, sem querer, escolhi "integral" ao invés de "narrativa", não consigo corrigir o pedido. Tem algum problema? Faz diferença?

    Outra dúvida, só precisa do assento de batismo dos dois para a trasncrição, mas para o pedido da nacionalodade, sigo pelo da minha bisavó e nem envio o do meu bisavô, certo ( vai pelo meu pai, como neto, só para lembrar. estou fazendo para ele)

  • @suelemmm , não tem problema ter pedido a integral.

    Depois que transcrever o casamento, pode mandar a certidão de qualquer um dos dois.

    Se fizer pelo Consulado, eles devolvem os documentos, e você pode reaproveitar o assento de batismo de um dos dois.

  • Oi @Leticialele. Voltei aqui pedir seu auxilio.

    Você me ajudou dizendo para pedi o documento para o arquivo distrital de Leiria.

    Porém, eles me passaram a seguinte informação:

    "MENSAGEM RECEBIDA

    Relativamente ao solicitado, informamos que com os dados facultados não foi localizado o documento pretendido.

    É de referir que não sendo possível viabilizar o presente pedido, iremos finalizar o mesmo.


    O que será que está errado? Você poderia me ajusar mais uma vez?

    Isso foi o que pedi com as informações que você me ajudou acima:

    ALIDAR PEDIDO DE REPRODUÇÃO por acdias há 5 dias atrás (2021-08-13 13:01:03)

    Ocultar detalhes


    DISTRITO

    Leiria

    CONCELHO

    Pombal

    FREGUESIA

    Louriçal

    NOME DO PAI

    José Pinto

    NOME DA MÃE

    Maria da Graça Azenha

    NOME

    Manoel Pinto

    CÔNJUGE

    Nazareth de Jesus

    N.º ASSENTO

    186

    N.º PÁGINA

    57-58

    DATA DO ATO/DOCUMENTO

    1886-12-05

    INFORMAÇÃO ADICIONAL

    Natural de Silveirinha/Louriçal/Pombal.


    Link: https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1110162 m.0057.tif


    Nascido em 17 de novembro de 1886.

    TIPO DE ATO

    Baptismo/nascimento

    TIPO DE REPRODUÇÃO

    Reprodução em papel


    Fiz algo errado?


    Obrigada desde já.

  • Só para constatar, a da minha bisavó eu já consegui, já até chegou no Brasil. Obrigada @Leticialele

  • @suelemmm , você colocou o número do assento errado! https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1110162 m.0057.tif

    Assento número 190 - Nascido em Silveirinha Pequena - Manoel

    Eles foram literalmente no número que você indicou e viram que não era o mesmo Manoel!!!

    Nem olharam o pé da página 56

    As páginas são 56- 56v

  • Oi @Leticialele . Como você esta?

    Tudo seguindo para o meu processo< muito obrigada pela sua ajuda até agora.

    Tenho mais algumas duvidas, se você puder me ajudar, sobre a transcrição.

    Bom, meu pai é o requerente, meus bisavós são falecidos.

    Agora já estou com os dois assentos de batismo, ambos portugueses casados no Brasil. Você mesmo achou os assentos para mim.

    Então, agora sigo para a transcrição do casamento em Santos, minha familía é do interior de SP.

    Poderia me confirmar se o passo que entendi está correto?


    Essa seria a página correta? https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

    TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO SEM ALTERAÇÃO DE DADOS?

    Seria somente clicar no requerimento dessa página e enviar para Santos? Pergunto pois parece um requerimento que é para a própria pessoa que pede, não terceiros.

    Nesse mesmo site consta os documentos:

    Para a transcrever seu casamento deve enviar os seguintes documentos:

    • Certidão de casamento em INTEIRO TEOR, original (não enviar cópia), digitada e emitida há menos de 1 (um) ano e devidamente apostilhada;
    • Cópia do pacto antenupcial (se existir e devidamente apostilhada);
    • Certidão simples (digitada) de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano e devidamente apostilhada;
    • Envelope simples, tamanho mínimo A4 para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário ;
    • Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e com a assinatura reconhecida em cartório;
    • Comprovante de pagamento;

    Mas me parece que vi a necessidade de mais coisas aqui no fórum, SE CONSIDERAR QUE É O NETO QUE PEDE.

    Mas porque isso não constaria nesse site do consulado? od documentos adicionais para o caso de ser o neto pedindo.

    ENFIM, to meio perdida nessa parte, poderia me ajudar?

    MUITO OBRIGADA. Falta pouco...

    Tenha um resto de semana maravilhoso.

    Suelem

  • Ah @Leticialele precisa fazer algo com relação a óbito em algum momento? não tenho nada do óbito. obrigada de novo

  • @Suelem , você assina o requerimento como neta e manda uma certidão de nascimento inteiro teor para comprovar que é realmente neta, pois na identidade não aparecem os avós.

    O procedimento mudou, agora você manda os documentos para Santos. Estando tudo certo, eles mandam as instruções para o pagamento.

    Não precisa de nada do óbito.


  • @Leticialele, então o requerimento não é desse site que mandei, da forma que eu disse, pelo site do consulado?

    É um modelo que tem nesse fórum? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

    Não faço nada pelo site do consulado?

    Mas eles recebem sem ter feito requerimento formal pelo site? simplesmente enviar com um requerimento dentro ?


    obrigada por tudo

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @suelemmm é pelo site do consulado sim... não percebi o que na resposta da @Leticialele teria deixado a entender que não seria pelo site

  • @gsilvestre @Leticialele Obrigada pela respostas, mas estou meio perdida ainda.

    O requerimento que meu pai deve preencher é o que está nesse site?  https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/ Tem um parte em que só clica e ele abre um requerimento. Nesse requerimento pede até a altura do requerendo, parece ser de quem é a própria pessoa que quer a transcrição, sabe?


    Mas também, nesse fórum, tem uma discussão em que consta um modelo de requerimento: Nessa discussão tem documentos a mais do que pede no próprio consulado.https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1


    Seguindo o site do consulado, eu não pago de imediato, tenho que esperar Santos se manifestar?


    EU ESTO MUITO PERDIDA, RS

    Obrigada pela ajuda de vocês, me desculpe o incomodo.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @suelemmm é que você está misturando informações

    neste tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1 se você ler a segunda mensagem, vai ver que é para quem vai pedir a transcrição pela Conservatória de Ponta Delgada, não sendo seu caso.

    Sim, o link para o consulado está correto. Provavelmente eles tem um requerimento padrão para quando também há emissão do cartão de cidadão, por isso altura etc...

    Sobre o pagamento, não tenho informações, mas, segundo a @Leticialele disse, é isso mesmo: você manda e aguarda receber o boleto.

    Apenas fica a observação, já feita pela letícia, de que, sendo o neto o requerente da transcrição, também precisa enviar a certidão de nascimento dele, para comprovar o vínculo

  • @gsilvestre perfeito, esclarecido.

    Vou pedir ao meu pai para completar e enviar os documentos. Como tem o valor logo na mesma página, acreditavamos que tinha que pagar de antemão.

    Muito obrigada pela paciência e atenção, vocês foram essenciais para seguir nesse procedimento.

  • Oi bom dia ! Tenho um duvida ,estou fazendo processo de neta ,a certidão de batismo do meu avô portugues de 1894 já está informatizada eu posso usar a do civil online para o processo ou terei que pedir na conservatoria de vouzela uma certidão integral em papel com o selo branco certificada .obrigado.

  • @Passos se está informatizada, pode usar a do civilonline

  • Muito obrigado

  • @Leticialele Oi Leticia, desculpa te incomodar novamente.

    Algo aconteceu, rs.

    Eu perguntei mais acima para voce se nao precisava de nada quanto ao obito dos meus bisavos para transcrever o casamento deles em santos, voce me disse que nao precisava de nada do obito, veja:


    "Leticialele  October 6

    @Suelem , você assina o requerimento como neta e manda uma certidão de nascimento inteiro teor para comprovar que é realmente neta, pois na identidade não aparecem os avós.

    O procedimento mudou, agora você manda os documentos para Santos. Estando tudo certo, eles mandam as instruções para o pagamento.

    Não precisa de nada do óbito."



    Mas, lendo o forum sobre o consulado de santos, algumas pessoas informaram que necessariamente precisa transcrever o obito para transcrever o casamento, que nao tem como fazer SOMENTE a transcricao do casamento.


    Voce poderia me ajudar? voce disse que nao precisava de nada do obito para transcrever o casamento em santos, entendi errado?


    Obrigadaaaaa

  • @suelemmm , eu me baseio no que está no site do Consulado de Portugal em São Paulo.

    Se estão exigindo a averbação do óbito, não está explícito.

    Pode consultar aqui: https://consuladoportugalsp.org.br/atualizacao-do-estado-civil-e-do-cartao-do-cidadao-passaporte/

    Lembro que este Fórum é baseado em informações compartilhadas. Impossível saber tudo, se não houver relato claro dos foristas.

  • @Leticialele obrigada, eu só queria confirmar com você mesmo, pois realmente pelo site não aparenta precisar, foi só uma informção recebida aqui no fórum que eu quis ver com você.

    obrigada por todas informações que vc tem me passado.

  • @Leticialele

    O consulado de Santos só permite aos filhos/netos fazer a transcrição de casamento se ambos os nubentes já faleceram.

    Mesmo se ambos faleceram, a @suelemmm consegue fazer só a transcrição de casamento, sem fazer a de óbito junto? https://consuladoportugalsp.org.br/atualizacao-do-estado-civil-e-do-cartao-do-cidadao-passaporte/

  • @gandalf , esse Consulado de São Paulo é diferente de todos os outros.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.