Judeus Sefarditas - Informações e processos

17475777980155

Comentários

  • @RodrigoRibeiro é preciso ter um estudo genealógico, bem fundamentado, que comprove uma linhagem direta até um judeu sefardita. No meu caso, eu já tinha há muito tempo (sempre fui curioso) um estudo genealógico feito para um primo de segundo grau.

    Eu estava em Portugal na época da aprovação da lei, mas nunca me ocorreu que poderia se aplicar à mim. Só no ano passado, por muito acaso, soube que alguns daqueles antepassados eram reconhecidos descendentes dos judeus sefarditas. Então procurei um advogado e o processo de comprovação foi "menos complicado", pois, além de já ter o estudo genealógico (que havia sido feito por um pesquisador da Universidade local que estudava justamente a genealogia da região de onde vem minha família), dei a sorte de minha avó guardar muitos documentos e também da paróquia da cidade dela ter permitido a digitalização dos livros antigos de batismo e casamento.

    Quanto aos custos, o serviço de montar o estudo genealógico pode variar de R$2 a 5 mil, dependendo da dificuldade (lembrando que ainda há o risco de não se chegar a um judeu sefardita por uma linhagem direta e com comprovação bem fundamentada). Depois disso, são mais 500 Euros para que a CIL analise o seu relatório.

  • @Arauggio


    Muito obrigado pelas informações. Vou seguir na busca pela nacionalidade da minha mãe.

    Abraço,

  • @CAMLM recebi hoje a senha para acompanhar o processo. A espera foi de 85 dias. Então suponho que no seu caso seja um tempo semelhante. :-)

  • @Arauggio , que noticia boa. Pelo menos sabemos que os processos não estão "perdidos".

    Agora é esperar o meu, que foi enviado recentemente.

    Obrigada.

  • Olá pessoal. Para os que entraram na conservatória em Junho a Setembro/20. Alguma movimentação? No meu caso a chave foi gerada em Ago/20 e a única coisa que mudou foi a transferência para Leiria. Bolinha 1 resiste… obrigado e abraços.

  • @ALage Eu enviei meu processo para o Arquivo Central do Porto em junho/2020, estou na bolinha 6 desde julho/2021.

  • Excelente @cubasdrummer que finalize rápido! Sou de agosto/20. Uma hora anda hehehe. Valeu.

  • @ALage mto obrigadoo! Se D'us quiser o seu vai andar logo e a hora q andar já vai para o final do processo direto, vc vai ver!!

  • Boa noite,

    enviei para a CIL a documentação do meu marido em 24 de junho/2021, mas até o momento não obtivemos resposta, como posso acompanhar? Vejo os comentários das bolinhas que vão mudando de número e cor, onde se vê esta movimentação?

  • @APaXmenes2021 Você acompanha no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ usando a senha de acesso que deve chegar por email. Caso ainda não tenha recebido (verifique na pasta de SPAM), aguarde um pouco mais pois deve estar prestes à receber.

  • @APaXmenes2021 O acompanhamento (com bolinhas) é apenas para o processo de nacionalidade, junto à Conservatória.

    Você ainda está em uma etapa preliminar, que é a obtenção do certificado sefardita pela CIL.

    Somente após obter o certificado que terá que enviar , junto a outros documentos, o certificado da CIL à Conservatória, e realmente iniciará o processo de obtenção da nacionalidade.

    Algumas semanas após o envio dos documentos, receberá e-mail contendo senha de acesso para acompanhamento do processo, com as tais bolinhas que mudam de número e de cor.

  • ghdabghdab Member
    editado September 2021

    Boa Tarde a todos !

    Gostaria de lembrar que existe uma planilha do Excel onde podemos atualizar os processos.

    Quem já teve mudanças por gentileza atualize a mesma assim os demais podem ter uma noção da amostragem dos processos e assim acompanhar o andamento da numeração.

    Segue o link da planilha: "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/edit#gid=0"

    Obs: Eu não sou o criador ou operador desta planilha.

    meu processo é de dez/2020

    Grato a todos !

  • Boa tarde a todos,

    Eu desejo em dar entrada ao meu processo, mas gostaria em saber como começar. Eu já tenho a minha árvore genealógica pronta e esta informa que sou descendente de Judeus Sefarditas, mas precisamente de Izabel Velho, de Yahia Ben Bakr, de Balthazar Godoy entre outros.

    Agora preciso que alguém oriente me para dar continuidade, alguém que me possa explicar?

    Agradecida

    Rita de Cássia

  • @ghdab Que legal, não sabia disso

  • @DeKo_xD Iniciei como descendente de Pedro Vaz de Barros - hecta-avô

  • @ALage Meu é de junho de 2020, só fez sair de Lisboa para Maia e na bolinha 1... Pedi urgência para 3 pessoas da minha família por motivos de estudo e o meu pedido foi o único que não avançou. Os outros foram enviados em novembro/2020 e já estão finalizados, os que a urgência foi aceita, e inclusive, esses meus primos já tiraram a carta, passaporte e tudo mais. É uma loteria.

  • @msdmedeiros impressionante né? Para quem não tem urgência resta ter paciência hehehe abs.

  • ArauggioArauggio Member
    editado October 2021

    Agora me surgiu uma dúvida (não sei se já foi discutido; não consegui encontrar): se por ventura me surgir um motivo de urgência durante o andamento do processo, é possível agregar esta razão de urgência ao processo (que já foi aberto sem urgência)?

  • editado October 2021

    @Arauggio

    Sim, é possível mandar a qualquer tempo. São aceitos como urgência para estudar, por oferta de trabalho, ou tratamento de saúde. Esses são os motivos mais comuns. Idade não constitui motivo.

    No caso de urgência para estudar em universidade, tem que incluir a matrícula na universidade. Não basta só a aceitação. Pode ter sido esse o problema do @msdmedeiros não ter conseguido e os outros dois sim.

    No caso de urgência por motivo de trabalho, tem que ter a carta de oferta de trabalho, em papel timbrado, e com prazo razoável para assumir a posição após a nacionalidade.

    No caso de saúde, pode ser do requerente, ou de um parente, cuidador de alguém doente em PT.

    Deve ser feito um requerimento de 3 ou 4 linhas, e o documento que comprova o pedido. Não há um formato padrão. Nesse requerimento você coloca sua argumentação de que a nacionalidade portuguesa é essencial para atender ao requerido.

  • @gandalf Entendi!

    No momento não tenho a justificativa, mas pode ser que surja na segunda metade de 2022. Bom saber que é possível, então.

    Obrigado!

    Abs.

  • @Arauggio

    Se for urgência para estudar, tem o prazo de aplicação na universidade, que geralmente é em nov/dez para entrada em agosto do ano seguinte.

    Aplica em nov, recebe a aceitação em jan, faz a matrícula em março, para entrada em agosto. Tem que verificar o calendário das escolas. Tem que pagar a matrícula com preço de estudante internacional. Depois que se tornar cidadão pede o crédito do valor pago a mais.

    Não creio que seja seu caso, mas achei que devia explicar, porque há outros aqui que podem estar pensando nisso e não sabem.

  • Bom dia, meu processo foi encaminhado para Vila Real. Alguém poderia me dizer se essa Conservatória é rápida ou lenta? Obrigado.

  • Processo 44XXX iniciado no começo de Julho/2020, lá se vão 1 ano e 3 meses na bolinha 1. Única movimentação foi a saída do processo da CRC Lisboa para a Conservatória de Amarante há uns 3 meses, porém sem avanços nas consultas feitas ao https://nacionalidade.justica.gov.pt/ .. Os colegas recomendam algo além de paciência? Vale a pena passar e-mail ou ligar na linha registo? Em tempo, não tenho motivação para solicitação formal de urgência.

  • @LucianoCeará cara parece que a turma a partir de julho20 foi premiada… sou de agosto20 e há pouco mais de 1 mês tive o processo transferido para Leiria. Um grupo gringo que faço parte no FB tem uma outra pessoa lá em Leiria tbm… ele é de junho20 e ligou e informaram que tinha uns 200 processos na frente e estavam fazendo 50 por mês média… achei muito pouco… mas se acelerarem as outras bolinhas tudo bem… mas sem nenhuma garantia. Abs e paciência.

  • Olá a minha candidatura foi transferida para o registo sintra para a fase 7 criando uma certidão de nascimento. (atualize no excel) alguem sabe da velocidade do cartório de sintra quanto tempo leva para esse conservatório fazer a certidão de nascimento

  • msdmedeirosmsdmedeiros Member
    editado October 2021

    @gandalf Mandei as urgências só com as candidaturas, e eu fui o único que foi aceito na instituição de ensino e o único que a urgência não foi deferida, os outros sortudos foram deferidos sem nem serem aceitos. Com isso acho que depende mais do servidor que analisa sua solicitação de urgência.

    Estou indo agora dia 19 como acompanhante da minha esposa, ela irá fazer mestrado e pretendo fazer reagrupamento familiar, já que ela é detentora de visto de estudo e dá direito a fazer o meu reagrupamento.

    Como reagrupado terei direito a trabalhar, nesse caso só poderei solicitar urgência se a vaga de emprego que eu me candidatar seja oferecidas apenas à cidadãos da UE(quando requesita da vaga? Ou posso pedir urgência também por negativas de candidaturas de trabalho por não ter cidadania ou somente posso pedir urgência se receber ofertas de empregos e ter tempo hábil para ser contratado?

  • @msdmedeiros

    Se você fizer a matrícula e submeter o pedido de urgência novamente, certamente vão deferir.

    Por que os outros foram aceitos não dá pra saber sem ter alguém que leia o parecer do conservador. Talvez deram sorte mesmo. O seu como perceberam que o documento era só a carta de aceitação, chamou a atenção para o fato. :-)

  • Meu processo 52xxx/20 de 18/08/20 foi enviado para a CRC FUNDÃO em 01/09/21 e segue na bolinha 1 verde. Liguei hoje (12/10/21) para esta conservatória para ter informação sobre o andamento do processo. A funcionária Paula me informou que todos os processos na conservatória do Fundão estão parados por falta de pessoal. Questionei se tinha poucos funcionários e o andamento estaria lento por isso. Ela disse que estava tudo parado mesmo e sem perspectiva de contratação de pessoal. Perguntei se poderia remeter o processo para outra conservatória, e ela me informou que não. Ela nao parecia irritada, foi bem cordial comigo. Mas realmente não sei se essa informação é fidedigna.

    @Raquel_ seu processo também está lá né. Acho que estamos lascados rs

    Alguém tem uma sugestão nesse caso, além de aguardar pacientemente a burocracia portuguesa?

  • Bom dia gente, tudo bem?


    Gostaria de saber se alguém sabe como funciona a ordem dos processos? Meu processo está na bolinha 6 marrom aguardando o parecer da Ministra da Justiça, esse mês fará 3 meses q estou nessa etapa, possuo uma amiga q enviou o processo a mais de um mês depois do meu processo, enviei o processo em Junho de 2020 e ela enviou o processo em Agosto de 2020 para o ACP, o processo dela já teve o parecer favorável da Ministra da justiça e está na bolinha 07. Gostaria de saber como funciona essa etapa pois aparentemente não segue a ordem de chegada, correto?

  • Oi, acompanhei a planilha de vocês e vi que a Previsão de conclusão (coluna I) está em mais ou menos 1 ano e meio. Queria saber de onde saiu essa previsão, se o prazo total está nessa média mesmo... Porque no site oficial fala em 24 a 29 meses.

    Alguém sabe como anda essa média de tempo pra conclusão?

    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.