Judeus Sefarditas - Informações e processos

17374767879155

Comentários

  • Bom dia a todos.

    estou cuidando de 3 processos por via sefadista. O processo de minha filha encontra-se mais adiantado, mas ontem recebi a informação de exigência. Em contato com a conservatória, me foi solicitado o seguinte:

    Gostaria de orientação, no momento fiquei sem saber o que fazer.

    Obrigada a todos que puderem me ajudar.

  • @PatriciaY

    O certificado do CIP foi certificado, original?

    Me parece que o problema foi na validação da árvore genealógica, a parte que puseram em negrito. Verifique sua cópia dos documentos que enviou, para entender o que está em falta.

    Terá que pedir outro original da CIP, na forma que estão pedindo.

  • Boa tarde @gandalf e obrigada pelo retorno.

    Os meus processos foram feitos por uma advogada, mas atualmente o contato com ela está complicado, então estou tentando agilizar. Você poderia me orientar em como solicitar a CIP os novos documentos.

    obrigada novamente.

  • Pessoal, boa noite.. alguém pagou o donativo para a CIL recentemente? Pelo wise e pelo BB só consigo fazer transferência para pessoa física, no remessa online precisa de invoice e, no site da CIL tem um link para o paypal, mas logo acima diz para não utilizar aqueles dados para donativos relativos a concessão de nacionalidade portuguesa. Estou sem saber por onde pagar...

  • editado August 2021

    @PatriciaY

    Tendo uma advogada, toda a comunicação (inclusive a carta apresentada) vai para ela (a Mandatária).

    Deve ter conseguido a carta com a advogada. Na conservatória até falam com você, mas todo encaminhamento deve ser feito através da advogada. Há procedimentos, terminologias e formatos próprios que devem ser usados nos requerimentos. Tente restabelecer um bom relacionamento com sua advogada, porque ela é que vai te representar.

    Se ela fez algo errado (sena6o na6o teria a exigência), ela mesma tem que remediar o problema. Você só deve ajudar.

    Eu não sei a resposta a sua pergunta, mas pode tentar entrar em contacto com o CIP e perguntar. Imagino que você tem uma cópia de todos os documentos que foram enviados para conferência (é de praxe), e lá deve ter o endereço e os dados do documento.

    Quando a coisa azeda de vez, você pode substituir o seu procurador, mas não mais deve assumir sozinha. Começou com procurador, vai com procurador até o fim. Não há muito que vc possa fazer a respeito.

  • Obrigada @gandalf pelo retorno.

    Imaginei que fosse possível eu dar continuidade, depois de ler tantas orientações desse fórum. Mas, pelo dito, dependo da tal mandatária. O meu medo é ela não dar prosseguimento dentro do prazo e eu perder todo o tempo que investi, desde 07/2020, quando foi dada entrada. Realmente não sei como fazer contato com a CIP.

  • @IsabelaLopes fiz a doação para CIL com o link do PayPal do próprio site, "imprimi" o recibo em PDF com meus dados, valores, identificação do processo etc. E enviei para o email competente deles em relação a donativos e deu tudo certo.

  • Meu processo 52xxx/2020 (18/08/20) foi enviado inicialmente para a CRC LISBOA, e hoje foi distribuído para Fundão: "O processo encontra-se na CRCPComAut do Fundão".

    Alguem ja teve o processo distribuído para esta conservatória?

    Como estão os processos de vcs? @Raquel_ e @ALage

  • @diegoabq meu processo foi redistribuído hoje também. Só que para Leiria. Torcendo aqui para que comecem a andar nossos processos. Abs.

  • @MalloneBarros então vou fazer pelo paypal mesmo, muito obrigada!!

  • @diegoabq o meu também esta com o mesmo descritivo! até achei que era algum erro do site hehehhe

    Alterou hoje e e de 2 pessoas da minha família tb para o mesmo lugar. Não faço ideia de como seja essa conservatória! Se souber de alguma informação, me avisa!

    Espero que ande tb @ALage!!

  • @IsabelaLopes há alguns dias fiz o pagamento via Remessa Online, que solicitou um invoice. Enviei em pdf o email da CIL informando o valor e os dados bancários e foi aceito normalmente. Só tomei o cuidado de colocar 1 euro a mais, pois quando informei 500 euros na hora de enviar de fato a ordem estava com alguns centavos a menos, creio que por conta da variação do câmbio. Quando a transação é finalizada, enviam um comprovante. Deu tudo certo e já recebi a confirmação da parte da CIL. Receberam tudo certinho e meu processo entrou na fila da análise.

    Aproveito a deixa e pergunto para o fórum: quando realizei o pagamento tive a ingrata surpresa de que há incidência de Imposto de Renda sobre o valor pago... no caso do Remessa Online o valor foi cobrado automaticamente. Lá se foram R$500,00... não reclamo de pagar impostos, mas isso foi totalmente inesperado, principalmente em termos de planejamento financeiro (ainda mais com o Euro nas alturas!), pois em nenhum lugar eu li que teria que pagar IR, nem mesmo nas simulações dos diversos sites e aplicativos para fazer envio de dinheiro para outros países. Por sorte eu tinha o suficiente e consegui pagar. Isso serviu pra me preparar pra próxima etapa do processo. Sou bem inexperiente nesse tema, fiz minha primeira declaração neste ano... fiquei com a pulga atrás da orelha se é isso mesmo esse imposto... e se o remessa Online me passou a perna? e se eu tivesse feito por algum meio que não cobrasse automaticamente? e se... e se...?? hahahaha muitas dúvidas!!

  • @annek Não digo que lhe passaram a perna, não sei como funciona por lá. Mas no PayPal não paguei IR.

  • Olá


    ao fazer o pagamento da CRC a amiga da minha mãe colocou os dados do cartão e do esposo para fazer o pagamento. No entanto ela que é a requerente. Será que tem algum problema ou melhor ver um jeito de arrumar isso?

  • @CAMILLAPC Oi, Camilla! Quanto tempo demorou entre o e-mail do okay da pré-análise da CIL até o okay definitivo deles?

  • Oi pessoal,


    Estou ajudando a minha mãe com o processo dela. Já temos o certificado emitido pela CIL e agora estamos preparando os papéis para enviar para a conservatória. A página do Ministério da Justiça de Portugal indica que é necessário enviar um requerimento ao Ministério da Justiça:


    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%206.7.pdf?ver=2019-06-06-151618-020


    Ao meu entender, na parte que diz:


    "Para o efeito declara que (indicar e demonstrar as circunstâncias que determinam a tradição de pertença a uma comunidade sefardita ....)"


    Eu devo simplesmente declarar que ela é descendente de judeu serfardita como indicado no certificado da CIL. Está correto? Ou necessitamos neste formulário declarar também outras provas? Eu imaginava que uma vez que tivéssemos o certificado da CIL, não seria necessário argumentar outras provas. Está correto o meu entendimento?


    Obrigado

  • Olá!

    Dei entrada em um pedido de nacionalidade por via do Artigo 6-7, justamente o da descendência direta de judeu sefardita.

    Consegui todos os documentos necessários (incluindo certificado da CIL), e enviei tudo devidamente apostilado ao CRCentrais/IRN no final de junho, pelo que receberam - de acordo com a confirmação da DHL - no dia 28 de junho.

    No entanto sequer tenho processo atribuído, ainda. Sempre estou entrando em contato por email... me pediram 15 dias, depois 30 dias, depois 60 dias... agora estamos caminhando para 90 dias e sigo sem informação. Meu último email foi pedindo uma previsão, e um ponto da situação de meu processo em uma fila.

    Portanto, gostaria de saber se algum de vocês já passou por algo semelhante, ou se ouviu falar de alguma situação parecida (3 meses para digitalizar e enviar o código do processo).

    Findei registrando uma queixa no IGSJ e na Provedoria de Justiça, pois temo que tenham perdido/extraviado meus documentos.

  • Depois que a conservatória recebeu o documento de vocês, demorou quanto tempo para enviarem a senha para acompanhamento do processo? Eles enviam isso por e-mail?

    O meu foi recebido semana passada em Lisboa, enviado pela DHL.

    Agradeço demais aos Srs. Esse fórum é excelente para troca de informações.

  • Depois que a conservatória recebeu o documento de vocês, demorou quanto tempo para enviarem a senha para acompanhamento do processo? Eles enviam isso por email?

    O meu foi recebido semana passada em Lisboa, enviado pela DHL.

    Agradeço demais aos Srs. Esse fórum é excelente para troca de informaçoes.

  • @CAMLM , Lisboa demora para mandar a o número do processo e a senha de acompanhamento.

    Relaxe. Se você tem certeza, pelo rastreamento, de que foi entregue, aguarde de 4 a 6 semanas, olhando, também, sua caixa de spam

  • @CAMLM soube (aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18790/tempo-para-acesso-ao-processo? ) que o tempo médio está em 78 dias. O meu já vai em 80 dias e ainda não recebi. Espero que não me afaste muito da média.

  • @Leticialele ,


    Muito obrigado pelas informações. Vou acompanhar.

  • @Leticialele ,


    Muito obrigado pelas informaçoes. Vou acompanhar.

  • @Arauggio ,


    Vamos então acompanhando. Quando receber a sua senha, vc pode falar aqui?


    Como o meu foi entregue na semana passada, vou desligar por uns dois meses antes de preocupar.

  • Os judeus sefarditas são aqueles que seus ascendentes foram expulsos de Portugal/Espanha, certo?!?

    Os descendentes daqueles que se converteram e se tornaram cristãos-novos, também podem ser considerados judeus sefarditas?

    Estou dizendo isso porque comecei a ler a respeito ... E se isso for possível, abre mais uma porta para aqueles que conseguirem comprovar tal parentesco.

  • @RodrigoRibeiro

    Sim. Essa é toda a base da nacionalidade pela via Sefardita. A primeira fase é estabelecer quem foi o antepassado Cristão Novo e a partir daí pedir o levantamento da genealogia pelo CIL ou CIP ou CJB.

    Leia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Decreto_de_Alhambra

    Consequência desse com o link no último parágrafo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitula%C3%A7%C3%A3o_de_Granada

    Em ingles tem mais detalhes: https://en.wikipedia.org/wiki/Alhambra

  • @gandalf

    Obrigado amigo(a). Vou dar uma olhada. Eu já estive em Alhambra (Granada), coincidência...

    Sabe dizer se é comum as pessoas fazerem essa pesquisa, se é fácil?

    Não tenho nenhum indicativo de ser descendente de judeus, a não ser o nome Ribeiro, que pode ser ou não.

    Esse processo deve ser bem oneroso...

  • Alguém já preencheu o Requerimento para a Conservatória? Já tenho o certificado da CIL em mãos mas estou confuso quanto ao que declarar no espaço que diz:

    "Para o efeito declara que (indicar e demonstrar as circunstâncias que determinam a tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, designadamente, apelidos de família, idioma familiar, descendência direta ou colateral de progenitor comum a partir da comunidade sefardita de origem portuguesa)"?

    Seria suficiente simplesmente declarar que sou descendente de um judeu sefardita como comprova o certificado da CIL? Eu acreditava que o certificado da CIL era tudo que era necessário para ter sucesso neste processo. Acreditava portanto que simplesmente apresentar o certificado seria o suficiente. É este o caso?

  • Também tenho essa dúvida, precisa demonstrar que faz parte da comunidade, pensei que bastava ser descendente...


    @giggles É fácil conseguir esse certificado da CIL? Oneroso?

  • @RodrigoRibeiro No caso da minha família foi fácil pois já tínhamos um outro parente certificado. Imagino que teria sido bem mais complicado se este não tivesse sido o caso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.