Ajuda para buscar local onde meus bisavós nasceram e qualquer certidao

Boa noite! Alguém poderia me ajudar a achar qualquer informaçao dos meus bisavós portugueses. Nomes: antónio justo de miranda, casado com maria antonia de freitas. Augusta da natividade coelho, casada com francisco de jesus guerra. Acho que eram de trás os montes. Vieram para o Rio, residir. Eram exportadores de laranjas, no brasil

«13

Comentários

  • editado August 2021

    @Dieila

    Francisco de Jesus - Assento nº 6, de 1892, freguesia de Vilela Seca, concelho de Chaves, distrito de Vila Real (tif072):

    PT-ADVRL-PRQ-PCHV48-001-018_m0072.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)

    Maria da Natividade - Assento nº 12, de 1884, da mesma freguesia (tif008):

    PT-ADVRL-PRQ-PCHV48-001-018_m0008.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)

    Casamento nº 3, de 1910, da mesma freguesia:

    PT-ADVRL-PRQ-PCHV48-002-037A

  • Casamento de António Justo e Maria Antónia - assento nº 5, de 1894, da freguesia de Vilela do Tâmega, concelho de Chaves, distrito de Vila Real:

    PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-002-044A

  • Como faço pra ter estes documentos? Muito obrigadA!! Estou muito feliz!!

  • Oi pessoal boa tarde, sou nova no fórum e queria pedir a ajuda de vocês. Estou fazendo o processo de neto para a minha avó (ela é a neta dos portugueses), porém não consigo achar a certidão de nascimento da minha vó em lugar algum.

    Eu tenho o batismo dos avós portugueses, incluindo a certidão de casamento deles que foi aqui no Brasil, tenho as certidões de nascimento e casamento dos pais da minha avó que são brasileiros e tenho apenas a certidão de casamento da minha avó. Na época do seu casamento ela disse que teve que deixar a certidão de nascimento no cartório que casou, eu já fui a este cartório e me informaram que eles guardam os documentos por apenas 5 anos e depois eles são incinerados, que a certidão de nascimento da minha avó foi incinerada.

    Eu já procurei no Family Search, já olhei mais de 200 livros no SIAN, já pedi ajuda nos grupos do facebook e agora vim recorrer à vocês. Tem duas semanas que não durmo, olhando livros e mais livros atrás dessa certidão, estou esgotada fisicamente e psicologicamente. Por favor me ajudem, já não sei mais o que fazer nem onde buscar.

    Os dados da minha avó são:

    Carmelita de Carvalho Lima, brasileira, nascida em 27/04/1939 filha de Guilherme Alves de Lima e Aurea de Carvalho (brasileiros), neta paterna de Fernando Alves de Lima e Maria de Jesus (portugueses) e neta materna de Carolina Senhorinha de Carvalho (brasileira). Minha avó Carmelita casou na 11ª Circunscrição (6ª zona - Freguesia de Inhaúma) em 17/10/1960. Eu localizei a certidão de nascimento da irmã dela (Paulina que nasceu em 6/06/1940) na 7ª pretoria - Freguesia de Irajá e Penha (registro no SIAN BR.RJANRIO.17.IRJP.LTN.3.200), nesta mesma pretoria tbm localizei os registros dos primos dela, porém o nascimento da minha avó eu não consegui localizar.

    Edit: Tbm já fui à escola dela e disseram que perderam os arquivos numa enchente. A identidade dela é do Felix Pacheco e não traz as informações da certidão, tbm já fui ao Instituto e eles não conseguiram me dar nenhuma informação. Já fui à igreja que ela casou e disseram que enviaram os documentos dela para o cartório, estou rodando em círculos :(

    Por favor me ajudem, não sei mais onde procurar, nem a quem recorrer.

  • Vcs conhecem alguém que possa fazer esta busca p mim? Eu gostaria de pagar por isso, pq é difícil p eu conseguir. Grata

  • Cleber, o nome da minha bisavó é augusta da natividade coelho. Devo ter errado, me perdoe! Poderia me ajudar novamente? Ela é casada com francisco de jesus guerra

  • editado August 2021

    @Dieila , para que você quer pagar, se o @Guilherme Moreira já encontrou tudo o que você queria?

    O casamento do Antonio Justo de Miranda com a Maria Antonia de Freitas - casaram em Portugal, pode mandar o assento de qualquer um dos dois!

    O Antonio Justo de Miranda nasceu cerca de 1870, na Freguesia de Morgade, Concelho de Montalegre, Vila Real;

    A Maria Antonia de Freitas nasceu cerca de 1873, na Freguesia de Vilela do Tâmega, Concelho de Chaves, Vila Real.

    Ele também encontrou o assento dos outros dois bisavós - Augusta da Natividade e Francisco de Jesus!! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/257207/#Comment_257207

    Basta pedir ao Arquivo Distrital de Vila Real!!

    Tem o passo a passo aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2021

    @Dieila

    Boa noite,

    Primeiramente, fico feliz pelo @Guilherme Moreira ter encontrado todos os assentos que você procurava. Ele é muito bom nessas buscas.

    Não se esqueça de buscar o batismo do António (caso queira pedir por ele), que coloquei nessa mensagem:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/257218/#Comment_257218"

    ***Confira bem pois no passaporte do António e no casamento dele, a freguesia de origem está diferente nos dois documentos***

    E como todos os batismos e todos os matrimônios se encontram no AD de Vila Real, vc pode pedir por email, de forma gratuita, a anotação do casamento no assento de batismo dos nubentes.

    Envie pelo email a imagem do batismo de ambos os nubentes, bem como do matrimônio, que o AD faz para você de forma rápida.

    E quando for pedir o assento (como explicado no topico fixo pela @Leticialele ), nas observações, peça que o casamento venha anotado.

    Dessa forma, vc terá que fazer a emissão apenas do(s) batismo(s) que você pretende usar no seu processo.

    E verifique os demais documentos brasileiros por divergências, pois se precisar de um batismo português para retificá-las, vc terá que apostilar o batismo que será usado para a retificação na PGR de Lisboa ou do Porto.

    Boa sorte!

  • Bom dia!! Grata pela ajuda de vcs!! O que é " AD"? Qual email pra eu entrar em contato solicitando o documento do batismo? Onde vejo o passaporte do meu bisavô? Mais uma vez obrigada e parabéns pela generosidade de vcs!!

  • Bom dia!! Desconsidere a mensagem anterior. Consegui solicitar por email no distrito de porto as certidoes de batismo dos meus bisavós. Muito grata

  • @Dieila , os assentos de batismo estão no Arquivo Distrital (AD) de Vila Real https://digitarq.advrl.arquivos.pt/

    Por que você pediu no Porto?

    Siga esse passo a passo, um para cada certidão, com os dados encontrados e receberá as certidões. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • Eu preciso da certidao de nascimento de antónio justo de miranda e maria de antónia freitas p solicitar. Só foi achado deles a certidao de casamento. Nao tenho como solicitar a certifao de batismo pq tem que colocar a pagina, o numero do assento e eu nao tenho p informar, entendeu? Acabei solicitando a de casamento impressa, mas nao vai me servir

  • Desculpa, foi no distrito de vila real que pedi. Grata!!

  • @Dieila , não quer fazer pelos avós que já foram encontrados? Tem todas as informações:

    Francisco de Jesus - Assento nº 6, de 1892, freguesia de Vilela Seca, concelho de Chaves, distrito de Vila Real (tif072):

    PT-ADVRL-PRQ-PCHV48-001-018_m0072.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)

    Augusta da Natividade - Assento nº 12, de 1884, da mesma freguesia (tif008):

    PT-ADVRL-PRQ-PCHV48-001-018_m0008.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)

    Casamento nº 3, de 1910, da mesma freguesia:

    PT-ADVRL-PRQ-PCHV48-002-037A

  • Nesta certidao de casamento esta escrito francisco da guerra e augusta da natividade e nao os seus nomes completos. Isto está correto? Grata

  • editado August 2021

    @Dieila

    Antonio Justo de Miranda - Distrito - Vila Real; Concelho - Montalegre; Freguesia - Morgades Nasceu dia 7 de janeiro de 1870; batismo em 13 de janeiro de 1870.

    http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMTR16-001-034&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PMTR16-001-034/PT-ADVRL-PRQ-PMTR16-001-034_m0003.jpg# Assento número 3

    Maria Antonia de Freitas - Distrito - Vila Real; Concelho - Chaves; Freguesia - Vilela do Tâmega Nasceu dia 9 de agosto de 1872; batismo em 16 de agosto de 1972

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/image/button_rotateleft_big.png m.0085.tif Assento número 6

    Agora, você tem os quatro bisavós. Basta escolher um.

  • Muitíssimo obrigada!! Vcs são muito eficientes e generosos!!

  • Letícia, boa tarde! Eu cliquei neste link e não achei o nome dele no livro. O que consta lá é antonio morgado. Meu avô eta antónio justo de miranda

  • editado August 2021

    @Dieila , olhou o assento número 3?? Antonio, filho de José Justo de Miranda???

    Nº 1 - Anna Joaquina

    Nº 2 - Bento Antonio

    Nº 3 - Antonio

    Nº 4 - Roza

    Está na página à direita!

  • Sim, antónio. Mas onde fica o nome dele completo( antónio justo de miranda)? Nao consegui visualizar

  • Me desculpe a minha ignorancia, mas o nome dele poderia ter qualquer sobrenome dos pais. Como saber se esta pessoa é antónio justo de miranda, meu avô?

  • editado August 2021

    @Dieila , nos assentos de batismo, só havia o primeiro nome da criança. Você leu as certidões encontradas???

    Temos certeza de que é o mesmo pelo nome dos pais e pelo local de nascimento- no seu caso:

    Antonio - filho legítimo de José Justo de Miranda e de Margarida Alves Carneiro.

    Compare com o assento do casamento do Antonio Justo de Miranda com a Maria Antonia de Freitas

    Antonio Justo de Miranda - filho de José Justo de Miranda e de Margarida Alves Carneiro

    Maria Antonia de Freitas - filha natural de Roza Baralho

    CQD

    Não tem como serem outras pessoas!!!

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2021

    @Dieila

    Boa noite,

    Fico feliz por vc ter encontrado os 4 bisavós.

    Nas suas mensagens, procure marcar alguma pessoa (use o @+apelido, que devem estar todos na mesma cor), pois o sistema avisa que há uma mensagem nova no sino do menu da conta.

    A @Leticialele está certa. Você é um raro caso em que todos os antepassados são portugueses de origem e, ainda por cima, com todos os documentos localizados em um Arquivo Distrital (AD).

    Você pode escolher qualquer um hos 4 bisavós portugueses. Eu optaria por um dos 2 bisavôs e anotaria o casamento, como te expliquei acima.

    Se não precisar apostilar alguma certidão em Portugal, o custo deve ser de 15 euros pela certificação do assento + 3,5 euros pelo envio ao Brasil.

    Abraços

  • Poderia me dizer qual o proximo passo p eu dar entrada na cidadania do meu pai? Onde devo dar a entrada? Grata

  • @Dieila, escolha o casal de portugueses que são avós do seu pai.

    Peça o assento de batismo de um deles e o de casamento, ambos certificados, no Arquivo Distrital

    Junte os demais documentos exigidos para o processo de netos e mande para a Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

  • Muitíssimo obrigada!! Saberia me dizer se é pago?

  • @Leticialele

    Nao é necessário pedir dois assentos. Ela pode pedir a anotação de forma gratuita em um assento de batismo (de preferência um dos bisavôs) pelo email do Arquivo Distrital de Vila Real, uma vez que todos os assentos de batismos e casamentos se encontram no mesmo Arquivo Distrital.

    Dess forma, ela pediria apenas um assento de batismo com um casamento anotado.

    @Dieila

    Desculpe-me por insistir, nas você nao está fazendo a marcação correta. Do jeito atual, a sua mensagem pode ser perdida entre muitas e ficar sem resposta.

    Lembre-se: para marcar coloque @+apelido da pessoa com quem você deseja falar.

    O pedido de atribuição de nacionalidade para netos custa 175 euros e pode ser pago com cartão de crédito internacional ou por vale postal.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.