Judeus Sefarditas - Informações e processos

17273757778155

Comentários

  • @rbgans Realmente eu vi que alguns países estão abrindo para brasileiros porém eu tenho medo de arriscar e comprar as passagens sem que o registo esteja emitido, tenho medo por motivos da pandemia eu perca dinheiro caso as fronteiras se fechem novamente até lá ... acredito que com a documentação seja um pouco mais difícil de ser barrado ao entrar em Portugal ... talvez o melhor seja aguardar que o registo seja feito para ir atrás das passagens né ? Muito obrigado pela dica ^^

  • @Raquel_ assim que meu processo movimentar, te aviso. Tmj

  • @Juan é 37xxx/2020, recebido Lisboa em 08/06/2020, e mandaram para Maia faz uns 5 meses. E tá na primeira bolinha. Minha esposa matriculada em Mestrado lá e pretendemos ir para Portugal agora em Setembro, vou ter que ir com reunião familiar e pedir reagrupamento lá, pelo visto... Não respondem pedidos de urgência.

  • Boa tarde! Alguém saberia dizer se aparentemente atualmente é melhor mandar o processo para Lisboa ou para o Porto?

  • @IMM Vejo, pelos foristas que aqui postam andamento de seus processos, que, processos tramitando no Porto parecem, nesse momento, mais rápidos que os de Lisboa. Mas nada garante que assim permanecerá, já que nem sempre foi assim.

  • Boa tarde,

    Qual a diferença ou vantagem em pedir com base em judaísmo, ou apenas pelas antepassados portugueses?

    Grata

  • @Ferreira21

    Para pedir nacionalidade somente pelos antepassados portugueses você tem que ser filha, neta ou bisneta de português.

    Com base na via sefardita, tem que comprovar ser descendente de judeus que fugiram de Portugal entre 1492 e 1821. Geralmente se comprova via certificado emitido por uma comunidade judaica portuguesa (comunidade do porto, se for de familia ainda judia, ou comunidade de lisboa, mesmo se sua familia não praticar a religião há muito tempo).

    A nacionalidade adquirida por ser filho ou neto é originária (se torna português nato). Já a nacionalidade adquirida por bisneto de português e descendente de judeu sefardita é por naturalização.

  • editado August 2021

    @Ferreira21

    Se você (ou seu pai/mãe ou avós) têm a possibilidade de pedir como filha, descendente direto do português, faça desse modo. 6 meses, €175.

    Fazendo como neto, seria uma segunda opção, tipicamente quando um dos progenitores brasileiros é falecido. Por exemplo: o avô é português (que pode já ter falecido), mas o descendente direto dele (seu pai/mãe) já são falecidos. Então você faz diretamente através do avô, pulando uma geração (a dos pais). 3 anos, €175.

    Se não tem uma dessas duas opções, há outras dependendo do caso: Residência legal em PT por 6 anos, descendente de judeus sefarditas, pelo casamento com um português, filhos menores de portugueses, etc. 2-3 anos, €250 ou mais.

    Leia mais aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11937/tipos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

  • Obrigada, moralez!

  • Obrigada as pela gentileza da resposta esclarecedora.

    Sou nova no fórum e não não estava conseguindo voltar aqui neste tópico. Só vi a resposta agora.

    Sou neta de portugueses. Meu pai nasceu no Brasil,

    mas foi criado e estudou em Portugal. Estou tentando encontrar algum documento dele como português, para pedir como filha.

    Como nos documentos de avós encontrei algumas inconsistências, e vi que 99% de sobrenomes dos meus antepassados constam das listas de possíveis judeus sefarditas ( tanto do lado paterno-português, como do lado materno- origem por mim desconhecida), pensei na possibilidade de tentar provar essa condição.

    Mas vou fazer mesmo como neta, parece.

    Vou contar toda a minha história em :

    Todas as salas de discussão/outros assuntos/ajuda na transcrição de batismo, porque já iniciei por lá.

    Grata, e boa semana a todos!

  • JDFJDF Member

    O processo 78xxx/2020 da minha esposa foi finalizado e registo criado, qual o melhor local para fazer transcrição do casamento morando em Natal/RN.

  • @JDF Poxa que legal meus parabéns!! Em qual conservatória estava o processo de sua esposa, por favor?

  • @JDF Parabéns amigo,

    Se não houver Consulado aí na sua região, eu sugiro fazer via DHL em Ponta Delgada como eu fiz recentemente e deu tudo certo.

    Um abraço

    Géris José

  • JDFJDF Member

    @cubasdrummer obrigado, em Lisboa.

    @glcossalter Região aqui é o de Recife, só tem agendamento para

    dia  25 de outubro e como lá não atende

    telefone fico sem saber se aceita via correio e quanto tempo demora, preciso que

    fique pronto antes do dia 15 de setembro.  Qual foi o tempo em Ponta Delgada?

  • Deu em torno de 3 meses tudo!!!! Iniciei em abril juntando a documentação!

    Também aguardo sua visita no canal!!! Forte abraço!!!!

    Tenho uma tabela com as datas:

    TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO GÉRIS JOSÉ LOPES COSSALTER x KAREN ABREU DE OLIVEIRA


         CONSERVATÓRIA PONTA DELGADA-AÇORES-PORTUGAL 2021


    19.04.2021 CÓPIA DA CARTEIRA IDENTIDADE AUTENTICADA GERIS R$ 14,44


    19.04.2021 REGISTRO NASCIMENTO KAREN APOSTILADO R$ 144,20


    19.04.2021 REGISTRO CASAMENTO GÉRIS X KAREN APOSTILADO R$ 61,20 


    29.04.2021 CÓPIA DO PASSAPORTE AUTENTICADO KAREN R$ 14,13


    29.04.2021 RECONHECER FIRMAS ASSINATURAS NO REQUERIMENTO R$ 14,13


    07.05.2021 ENVÍO ENVELOPE PONTA DELGADA-AÇORES POR DHL R$ 250,00


    17.05.2021 CHEGADA DO ENVELOPE VIA DHL EM PONTA DELGADA  


    24.06.2021 ENVÍO DO E-MAIL C/ LINK DE PAGAMENTO PELA CONSERVATÓRIA


    05.07.2021 PAGAMENTO CONSERVATÓRIA 120,00 EUROS = R$ 730,00


    06.07.2021 RECIBO DO PAGAMENTO ENVIADO PARA CONSERVATÓRIA 


    07.07.2021 PROCESSO FINALIZADO  


    09.08.2021 REGISTRO RECEBIDO em Caxias do Sul -BRASIL PELOS CORREIOS


       TOTAL R$ 1.228,00


       DOCUMENTOS:


    1) REQUERIMENTO ASSINADO NO TABELIONATO, KAREN SOLICITOU, AMBOS ASSINAMOS E RECONHECEMOS FIRMA(ESPOSA PRIMEIRO)


    2) CERTIDÃO NASCIMENTO DO PORTUGUÊS (GÉRIS LOPES COSSALTER) CÓPIA SIMPLES


    3) CERTIDÃO NASCIMENTO INTEIRO TEOR KAREN(CONJUGE) ASSINATURA RECONHECIDA DO ESCRIVÃO + APOSTILA


    4) CERTIDÃO INTEIRO TEOR DE CASAMENTO BRASIL - ASSINATURA DO ESCRIVÃO + APOSTILA


    5) CÓPIA IDENTIDADE AUTENTICADA (GÉRIS)


    6) CÓPIA DA PAGINA C/FOTO DO PASSAPORTE AUTENTICADA (ESPOSA-KAREN)

  • Ola foristas,

    Alguém sabe quanto tempo leva a CIL a enviar e-mails de confirmação apos o envio electrónico? ? Enviei a minha applicação em Maio através do We Transfer, mas não ouvi nada deles... grato por qualquer informação de pessoas que tenham passado pelo processo. 

    Obrigado!

  • @Juan_Ottawa

    Bom dia Juan,

    Faça um e-mail programado na noite anterior para que caia na CCIL pelas 8, 9 da manhã. Fiz isso umas duas vezes

    e me responderam no outro dia! Não deixe de tentar!

    Sucesso em sua jornada!

    Géris José

  • @Juan_Ottawa Escreva para este email: info@cilisboa.org

  • Meu processo 44XXX/2020, enviado inicialmente para Lisboa, completou 1 ano agora em Julho/2020 e foi distribuído há quase 1 mês para CRCPComAut de Amarante. E segue na bolinha 1... Alguém já teve processo nesta conservatória? :(

  • @Marcelob Bom dia Marcelo, tudo bem? Lendo seu caso vi que voce conseguiu obter o certificado em 2017 da CIL ou CIP. Meu amigo está tentando adquirir a nacionalidade portuguesa via essa linhagem tbem. Achamos no family search toda a sua arvore genealogica e realmente existe o cristao novo que teve que deixar Portugal pela inquisição - Estamos falando do cristão novo chamado Antonio Monteiro de Alvarenga (brasileiro) filho de Luiz Monteiro de Alvarenga (brasileiro) que era filho de Antonio Rodrigues de Alvarenga (Portugues, natural de Lamego) que sim foi considerado Cristão novo. Minha pergunta é como voce fez esse processo para a CIL? Foi muito dificil, muitos documentos, ha documentos antigos que nao sei se conseguirei por datam de 1600/1700! Devo considerar uma assessoria que cobra fortunas ou devo tentar diretamente com a CILou CIP? Me ajudaria nessa? Obrigado.

  • editado August 2021

    @LucianoCeará Caro Luciano: Neste fórum temos pelo menos três processos mais parecidos com os seus. LDALalmeida (44XXX/2020), camperpt (45XXX/2020) e seu servidor: "Juan" (49XXX/2020) estivemos en CRC Lisboa para o ano e depois neste julho de 2021 fomos transferidos para Alcobaça, Beja e Leiria, respectivamente. O LDAlalmeida está aparentemente na fase "Numerado" e camperpt e seu servidor "Juan" estamos na fase "Classificação". Recebi um e-mail da Conservatoria do Registo Civil de Leiria e disseram-me há três semanas que estavam apenas a analisar os processos de abril de 2020 para aquele conservatório. Vou tentar enviar outro e-mail para Leiria no final deste mês de agosto para lhes preguntar se já analisam os processos de maio e junho de 2020.

  • Alguem teria um exemplo de formulario 6.7 (aquele formulario para judeu serfadista que enviamos ao ministro da justica) ?


    Existem alguns campos como ´declara que ´ e ´outros documentos´que gostaria de ver como foi preenchido nos casos de sucesso.


    Obrigado !

  • Bom dia! Normalmente quanto tempo após a recepção dos documentos na CRC de Lisboa se recebe a chave de acesso à consulta pela internet?

  • @IMM Boa tarde amigo,

    Ano passado foi pra mim em torno de 5, 6 dias depois que o envelope chegou.

    Esse ano mandei em julho pra Lisboa e já faz um mês, mas não recebi ainda, acho que em setembro devo estar recebendo, devem estar

    com funcionários em férias e com certeza aumentou muito a demando, essa deve ser a razão deste certo atraso! Mandei um

    email solicitando informações e nem o email foi respondido...quanto mais pessoas mandarem emails mais demorado vai ser...

  • Bom dia. Alguém sabe em qual número de processo a CRC Lisboa está agora? Já chegou em 50xxx/20? Valeu

  • Boa tarde, amigos. Sou novo aqui adorei a iniciativa do forum de abrir esse espaço para tirarmos dúvidas e nos ajudarmos nesse processo de aquisição da nacionalidade portuguesa. Dei entrada na Comunidade Israelita de Lisboa dia 23 de Fevereiro, ou seja, essa semana completaram-se 6 meses aguardando o certificado. Será que ocorreu algo? No site eles informam que o prazo é por volta de 3 meses. Além disso, li relatos de pessoas que conseguiram o certificado em menos tempo. Quando mandei um e-mail questionando o status do meu processo, recebi uma resposta de que consta como "Aguardando análise". O que vocês acham? Muito obrigado pela atenção de todos!

  • Boa tarde Foristas,


    somos um grupo de 4 pessoas (2 irmãs e 2 tias) e já estamos com tudo pronto pra mandar pra Conservatoria! A pergunta que surgiu foi: podemos enviar todos os 4 processos em 1 único envelope do DHL (dentro iriam os 4 processos separados)? E no formulário, eles mandam enviar somente para a CRC de Lisboa. Porém já li que poderia enviar para outras conservatórias! Inclusive quero enviar pra Porto! Alguém tem conhecimento disso? Qual seria o local melhor para envio (digo, menos demorado)? Alguém tem o endereço?

    Obrigada

  • @CAMILLAPC , os processos de judeus sefarditas também tramitam no Arquivo Central do Porto.

    Pode mandar todos os processos em um único envelope de envio.

  • Olá boa tarde, sou novo aqui no forum, estou buscando uma direção, espero que possam me ajudar.

    Apenas recentemente eu iniciei uma pesquisa em minha arvore genealógica e descobri que tenho 6 judeus sefarditas em linha, são meus 11º, 12, 13º e 14º avós, tenho lido muito sobre o assunto, mas ao mesmo tempo que eu aprendi muito eu também estou ainda mais perdido.

    Minha primeira dúvida devo eu contratar alguém para fazer o processo e obter o certificado para mim ou devo fazer eu mesmo? quanto mais videos eu vejo mais medo eu tenho de fazer por conta própria e errar algo.

    Alguém tem alguma guia ou passo a passo que poderia sugerir?

    Eu montei minha arvore no family search e cheguei até os sefarditas, ai fiquei na dúvida, será que agora eu devo conseguir a certidão de nascimento, casamento e óbito de todos essas pessoas?

    Muitos dos documentos do family search não são nem legíveis então fiquei mais confuso ainda no que fazer.

    Agradeço qualquer ajuda recebida de antemão.

    Tenham todos um bom dia!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.