Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

199910001002100410051452

Comentários

  • @Mariana Brandão , mande cópia simples da certidão que ela recebeu, não precisa pedir ao civil online.

    ACP aceita cópia autenticada e apostilada de CNH, RG ou passaporte que contenha filiação.

  • @Leticialele , muito obrigado.

    Acho que consegui entender.

    Desculpa as perguntas, é para não ocorrer nenhum erro no envio.

    Só repassando.

    Exmo Sr Conservador do Arquivo Central do Porto

    Ref: Processo nº XXXX/XXXX

    Anexo: carta da Empresa XXXXXXXXXX, de XX/XX/XXXX


    Fulano de tal, identidade XXXX, Requerente no Processo de Atribuição pelo Art. 1C , vem, respeitosamente, solicitar a V. Exa URGÊNCIA na tramitação de seu processo, pelos motivos a seguir descritos.

    Em XX/XX/XXXX, recebi uma oferta de emprego da Empresa XXXXXXXX, cargo para o qual é exigida a nacionalidade portuguesa, conforma se comprova pelo documento anexo.

    Termos em que

    Pede e espera deferimento


    Data e minha assinatura.

    Eu devo imprimir isso e datar e assinar e anexar ao e-mail?

    Ou esse seria o corpo de e-mail?

    Como eu poderia colocar de titulo no e-mail?

    Se isso for para imprimir e anexar no e-mail o que será que devo colocar no corpo de e-mail?


    Desculpa pelas perguntas. Muito obrigado

  • Pessoal, bom dia! O processo de nacionalidade da minha filha (1C) passou hoje pra bolinha 7 verde!

    Gostaria de saber se consigo saber o número de assento antes de chegar na minha casa...

    E onde encontro aquele arquivo pra eu poder compartilhar minhas datas com o grupo?

    Obrigada

  • @davioliveira , pode mandar por email, mas o ideal é mandar o documento físico, via DHL, para anexar a carta da empresa e dar mais credibilidade a seu pedido.

    No email, coloque como assunto URGENTE - PROCESSO Nº XXXX/XXXX

  • @racheljordano , a planilha é essa: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Em aproximadamente 1 mês, receberá o assento por carta.

    Se não chegar, peça pelo civil online - custa 10 euros.

  • @Leticialele , a carta da empresa precisa ser física ou ela pode ser me enviada pela empresa por pdf?

    Para qual e-mail eu devo enviar?

    Então eu devo escrever aquilo no corpo de e-mail e só anexar a carta da empresa?

    Muito obrigado Lecicia.

  • Rita CRita C Member

    Bom dia Pessoal!


    Terminei a transcrição do meu casamento, vou enviar a atribuição dos meus filhos (maiores) para ACP, gostaria de confirmar a documentação.:

    Certidão de nascimento filho por cópia reprográfica autentica e apostilada

    Cópia do RG do filho autenticada e apostilada

    certidão de nascimento simples da mãe portuguesa (Faça cópia do que recebi da conservatória??)

    Formulário 1C preenchido com autenticidade reconhecida

    pagamento taxa 175 euros cartão


    Estou pensando em enviar para ACP por verificar que está sendo a mais rápida no momento.


    Dúvidas:

    o formulário não precisa ser apostilado?

    Preciso enviar algum documento do meu esposo? (pai dos meus filhos)

    Posso enviar os dois juntos para ACP no mesmo envelope , sendo que dentro ficando em envelopes separados?


    obrigada pela atenção...

  • @davioliveira , o ideal seria mandar a carta física original, com a assinatura do responsável. Terá muito mais credibilidade.

  • @racheljordano , sim. Faça exatamente como explica o link. Lembre que você nasceu no Brasil. Após a confirmação do pagamento de 10 euros, a certidão chega pelo email, imediatamente.

  • @Rita C :

    Certidão de nascimento filho por cópia reprográfica autentica e apostilada - correto

    Cópia do RG do filho autenticada e apostilada - correto

    certidão de nascimento simples da mãe portuguesa (Faça cópia do que recebi da conservatória??) sim, faça cópia simples

    Formulário 1C preenchido com autenticidade reconhecida correto

    pagamento taxa 175 euros cartão correto


    Estou pensando em enviar para ACP por verificar que está sendo a mais rápida no momento. Correto


    Dúvidas:

    o formulário não precisa ser apostilado? Não precisa, apenas ter a assinatura reconhecida por autenticidade.

    Preciso enviar algum documento do meu esposo? (pai dos meus filhos) Não

    Posso enviar os dois juntos para ACP no mesmo envelope , sendo que dentro ficando em envelopes separados? Sim, cada processo completo, sem compartilhamento de documentos.

    Boa sorte!!

  • Boa tarde,

    Atualizando o Processo de meu irmão menor (Filho de português):

    46xxx/21

    Recebido na ACP: 23/04/21

    Recebido senha de acesso e número do processo por email: 25/04/21

    Bolinha 2 verde em: 06/05/21

    Bolinha 6 verde em: 07/05/21 com a mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Bolinha 7 verde em: 01/07/21 , Processo concluído :)

  • @lucasbitte , parabéns a ele!! Mais um patrício!!

  • @Leticialele Que ótimo! Obrigado, ansioso para o meu agora kkkk, ansiedade nunca acaba !

  • @gandalf Acabei de perceber minha gafe e preenchi a planilha com dados que faltavam. Número do processo com 3 dígitos iniciais e modo de envio dos docs. Só não realoquei a linha (por ordem de processo) com medo de apagar dados de alguém. O manuseio de planilhas via celular é meio desastroso.




    Grata por todo apoio e generosa atenção.


    Deus abençoe a todos vocês.

  • Pessoal, o link do https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C não aceita pagamento com mastercard? Já tentei com dois cartões diferentes aqui, um virtual e o outro comum, certamente são internacionais e nada. Tem limite de horário?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @Mariana Brandão sim, aceita, deve ser algum problema com o banco.

    Itaú não funciona. Santander precisa ligar e falar com o setor antifraudes. BB costuma funcionar. O melhor e que quase nunca dá erro é o Nubank.

  • Olá colegas, é comum que demore mais de dez dias para receber a senha do processo de filho? Vi aqui nos comentários que uma pessoa que teve seus documentos recebidos depois de mim já conseguiu a senha e o processo de minha mãe que foi recebido um dia antes, nada. Passada uma semana, enviei um e-mail solicitando a senha e número para acompanhar e fui informada de que devo aguardar de 8-10 semanas para solicitar novamente. Gostaria de saber se isso é normal pois vejo na planilha pessoas recebendo em poucos dias! Devo apenas aguardar pois isso é comum ou não? Obrigada pela atenção :)

  • editado July 2021

    @mariatlobato

    "Normal" é o que segue a norma. :-)

    Não há uma norma pra isso. Agora é período de férias de verão, e os quadros ficam reduzidos. Todos os prazos aumentam todos os anos nesse período. É normal.

    Também no final do mês, a prioridade é para concluir processos, porque entram nas estatísticas oficiais. Numerar novos processos que vão ficar ali 6 meses no mínimo, não é prioritário.

    Se acalme, dê um tempo que devem lhe notificar por e-mail em menos de 4 semanas. Depois você terá 6 meses para clicar todos os dias e ver que nada anda tão depressa quanto você desejava. :-)

  • @gandalf Sem problemas! :) Estou sem pressa alguma e entendo perfeitamente sua colocação, irei aguardar! Obrigada!

  • @Monique Forte

    Não foi tão grave assim.

    Esse milhar do número do processo indica quando de fato o processo deu entrada em relação aos outros. Pode ser usado para aferir nos casos em que a pessoa pensa que mandou numa certa data, mas na verdade entregou para o advogado que só deu entrada meses depois. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/251156/#Comment_251156

    O seu já está até na ordem correta. Muito bom. Não tenha receio, a planilha é bastante robusta. Se der problema, sempre tem a setinha de "desfazer" (ou Editar->Desfazer) uma clicada para cada ação, ou apenas avise a alguém arruma.

  • Pessoal, acho que reunimos todos os documentos da atribuição do meu marido, mas vou deixar aqui para confirmar e tirar dúvidas:

    1 - Certidão de Nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada do requerente

    2 - Cópia da CNH do Requerente autenticado e apostilado - Confirmado aqui que a ACP aceita

    3 - Cópia simples do assento de nascimento da mãe dele recebido após conclusão da cidadania dela

    4 - Declaração de maternidade com firma da mãe reconhecida e apostilado - Ele nasceu em 1985 e a mãe dele nunca casou com pai. Ela digitou o documento, assinou, digitou sem querer como título "Declaração de Próprio Punho" mas já me falaram aqui que isso não seria um problema.

    5 - Formulário 1 C Colorido Frente e Verso, com firma reconhecida por autenticidade.

    6 - Cópia do email recebido com o formulário 1C e recibo de pagamento


    Dúvidas:

    1 - No Formulário 1C quando perguntam documento de Identificação colocamos informações da CNH que estamos enviando, data de emissão e órgão da CNH ou devemos colocar os dados do RG?

    2 - Nome da Mãe no formulário 1C vai o nome de solteira como consta em todos documentos dele ou o nome atual dela que casou depois do filho ter nascido com uma pessoa que não é o pai dele?

    3 - Os documentos estão ok?

    Obrigada

  • @Mariana Brandão :

    1 - No Formulário 1C quando perguntam documento de Identificação colocamos informações da CNH que estamos enviando, data de emissão e órgão da CNH ou devemos colocar os dados do RG? Os dados do documento que está mandando, no caso, a CNH

    2 - Nome da Mãe no formulário 1C vai o nome de solteira como consta em todos documentos dele ou o nome atual dela que casou depois do filho ter nascido com uma pessoa que não é o pai dele? Coloque como consta nos documentos dele

    3 - Os documentos estão ok? Sim

    Boa sorte!!

  • Bom dia. Para processos de atribuição de menores enviados para ACP há necessidade de envio de envelope para devolução de documentos?

  • editado July 2021

    @Leticialele Obrigada! Estamos quase lá, a última dúvida espero, rs:

    Sobre a questão do Doc. de Identificação do Formulário 1C a dúvida que fiquei é meramente pela nomenclatura da CNH.

    Na CNH a primeira coisa que consta é Doc. Identidade com número e orgão emissor do RG. Na parte inferior, tem o número de registro da CNH.

    Apesar do nome ser próximo ao solicitado no formulário no campo de Doc. de Identificação devo colocar o registro e não o Doc. Identidade, é isso mesmo né?

    Considerando o exemplo abaixo ficaria assim no formulário 1C

    Doc. de Identificação no: 00123456789

    Data de Emissão: Não aparece qe está na outra página, mas vamos supor que lá está escrito: 01/01/2020

    Emitido por: Departamento Nacional de Trânsito

    É isso?

    [Imagem apagada pela moderação, por conter dados pessoais]

  • @danielleandro , não é necessário. Não devolvem os documentos!

  • @Mariana Brandão , o número a ser colocado é o da CNH, emitida em XX/XX/XXXX, por Departamento Nacional de Trânsito.

    Apaguei a imagem da carteira. O Fórum é público, nunca se sabe quem acessa e com quais intenções.

    Quando quiser mandar um documento, faça por mensagem privada.

  • @Leticialele Aquele documento era um exemplo fictício criado na Internet só para exemplo mesmo. Não pertencia a ninguém.

    Quando você fala que o número é o da CNH é o de registro então, aquele abaixo da foto, certo?

    Insisto na pergunta pois tem vários campos com números na CNH, só pra certeza que é o número que fica no campo registro como no exemplo abaixo:


    Seria o número 22222222222, certo?

    Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.