Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19989991001100310041459

Comentários

  • @felipe , se for documento emitido pelo Arquivo Distrital, é cópia certificada.

    Se for cópia de documento brasileiro, é autenticada e apostilada.

  • Meu processo passou para a bolinha 6 hoje!!!

  • Pessoal, no ano passado ajudei 4 familiares a tirarem a cidadade portuguesa pela ACP do Porto. Agora vamos fazer a do meu primo que é menor de idade - por onde recomendam fazer? ACP mesmo?

    Muito obrigada!

  • Entendi!

    Obrigado @Leticialele

  • Pessoal, vou enviar a documentação do meu marido para solicitar a atribuição. Dúvida: qual conservatória está mais rápida agora?

    Fizemos da avó pela ACP e da mãe dele por Tondela.

    Obrigada

  • @gandalf docs foram recebidos e ainda na etapa 1, sem numeração.

  • @Gabriela Meirelles , mande para o ACP. Os processos de menores levam uns 2 meses.

  • @Mariana Brandão , mande para o ACP, é a mais rápida, no momento.

  • @Leticialele Obrigada!

    Sobre a cópia simples do assento de batismo da mãe dele, é só ela escanear e nos enviar ou precisa ser solicitada no civil online?

  • @Mariana Brandão , se o assento é de batismo, feito antes de 1911, tem que mandar a cópia certificada pelo Arquivo Distrital.

    Se for certidão obtida pelo civil online, basta mandar cópia simples

  • @Leticialele Muito obrigada, farei isso!

    Poderia, por gentileza, confirmar se os documentos continuam os mesmos?

    • Certidão de batismo de Portugal com o casamento averbado (da mãe do menor que já é portuguesa)
    • Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica apostilada (do menor)
    • Apostilamento RG (do menor)
    • Apostilamento documento "Formulário 1C" (do menor)
    • Envio ACP:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, 328

    4200-498 Porto, Portugal

  • O processo foi recebido no dia 23/06, mas ainda não recebi o e-mail com a chave, quanto tempo demora?

    Já é o caso de enviar e-mail solicitando?

    Ansiedade me matando... Rsrs

  • editado June 2021

    @Agrela_74

    Sobre o pagamento com VP, veja esse link, e o relato do incidente 2 posts antes: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/251034/#Comment_251034

    Na sua lista de documentos, se a requerente é mulher, se for casada, terá que incluir certidão de casamento da requerente certificada, para fixação do nome de casada

    incluir na lista também uma cópia impressa do e-mail recebido após o pagamento (o recibo)

  • @Flávio Copello

    Não sei se entendi bem sua pergunta.

    A validade dos documentos brasileiros é de um ano entre a emissão e a numeração do processo na Conservatória. O apostilamento não vence, mas não altera a validade do documento em si.

    Recomenda-se que se o documento tiver mais de 10 meses, que se faça um novo. Tem a remessa, e o prazo de numeração em alguns casos de 30 dias. É um custo significativo.

    O maior problema é se o processo em curso tiver exigência. Algumas são demoradas, e se você não estiver presente, pode dificultar. Eu não quero ser pessimista, mas você tem que lidar com essa possibilidade. Depende se o processo em curso não tem "pegadinhas".

    Todos acham que o processo será o primeiro a sair, mas nem sempre é assim.

    Em alguns processos de netos, já vi casos em que as pessoas ficaram com o processo já aprovado, esperando somente o assento por 1 ano. Em 2019 os processos na ACP de uma hora pra outra, pularam de 90 dias para quase um ano, devido a uma reestruturação interna. Depois desse "susto" começaram a sair. Já caiu de 1 ano para 6 meses, mas historicamente o prazo era 90 dias ou menos. Ainda não chegou lá.

  • @davioliveira

    Você tem que fazer um requerimento ao Conservador, de 4 linhas, solicitando a urgência no processamento devido a uma oferta de trabalho em XXX (pode ser PT ou outro país da UE), que depende dessa nacionalidade, conforme descrito na carta de oferta anexa.

    A carta de oferta deve deixar evidente a necessidade de ser cidadão para essa contratação.

  • @Gabriela Meirelles , quanto à documentação:

    • Certidão de batismo de Portugal com o casamento averbado (da mãe do menor que já é portuguesa) Correto - cópia simples
    • Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica apostilada (do menor) Correto
    • Apostilamento RG (do menor) Cópia autenticada e apostilada, apenas se ele for maior de 14 anos
    • Apostilamento documento "Formulário 1C" (do menor) O Formulário NÃO precisa ser apostilado. Tem que ser assinado , com as assinaturas reconhecidas por autenticidade, por pai e mãe
    • Cópia autenticada do RG dos pais

    Boa sorte!!

  • @Leticialele MUIIIITOOOO obrigada!

    Só fiquei com duas dúvidas:

    • Ele não tem mais de 14 anos, então preciso apostilar RG do dele mesmo assim mas sem cópia autenticada?
    • O RG dos pais só cópia autenticada, sem precisar apostilar?
  • @felipe

    certificado=autenticado (na maioria das vezes)

    O termo mais correto é certificado, porque essa certificação pode ser 1) por autenticidade (presencial); 2) por semelhança (não presencial).

    Então fica torto se você diz: "documento autenticado por autenticidade", que é quando você assina no cartório. A palavra AUTENTICIDADE tem que aparecer no texto do carimbo.

    Mas se for o RG, a cópia é apenas certificada como autêntica pelo funcionário do cartório, e em seguida apostilada, para atestar que o funcionário que assinou é conhecido no ofício.

  • editado June 2021

    @Gabriela Meirelles

    • Certidão de batismo de Portugal com o casamento averbado (da mãe do menor que já é portuguesa) Correto - cópia simples

    Você disse "Certidão de batismo de Portugal". Certidões de batismo somente se o nascimento se deu antes de 1911. Se o filho é menor, tem que enviar o assento de nascimento da mãe portuguesa do menor (o registo civil, não o religioso). Certamente é a isso que você está se referindo, mas não custa deixar claro.

    • Cópia do RG dos pais (menos de 10 anos de emissão) autenticada e apostilada

    Pode alternativamente ser o Passaporte (válido, com filiação), ou se for mandar para o ACP pode ser a CNH (válida).

  • @Gabriela Meirelles , se ele tem menos de 14 anos, não precisa mandar cópia do RG

  • @David Lima tudo bom? Vi as suas mensagens acima, mas ainda tenho dúvidas. Estou reunindo os documentos do meu bisavô para dar entrada no pedido de cidadania da minha avó. Bem, o que gostaria de entender melhor é se preciso fazer a transcrição do casamento dele no Brasil, pois ele casou-se com uma brasileira e se preciso fazer a transcrição da certidão de óbito. Eu já tenho a certidão de casamento dos meus bisavôs, a certidão de nascimento da minha avó e estou apenas aguardando a certidão de óbito do meu bisavô para dar entrada no pedido dela. Estou correndo contra o tempo, pois ela já está com 88 anos.

  • Boa noite,

    Paguei a taxa de 175 Euros referente ao formulário 1C, com cartão de crédito, no site do crc pagamentos irn. Entretanto, ainda vou precisar providenciar outros documentos antes de enviar o processo.

    Minha dúvida é se esse pagamento tem alguma validade? Se há alguma prazo de expiração desse pagamento da taxa?

    Muito obrigado!

  • @rodriguesrd

    Está meio tarde pra pensar nisso agora, não? :-)

    Não tem prazo, mas não deve esperar muito entre pagar, certificar e enviar. Só devia pagar quando tivesse todos os documentos, e pronto para fazer essa certificação por autenticidade e mandar. Quase no final da sua juntada de documentos e certificações.

  • Abel_BritoAbel_Brito Member
    editado June 2021

    Boa noite amigos, minha espera chegou ao fim!

    Em 12/02/2021 encaminhei via DHL meus documentos para atribuição da nacionalidade.

    Desde então ficou na bolinha 1 até o dia 20/06/2021

    Quando foi diariamente passando bolinha por bolinha e hj 30/06/2021 foi concluído o meu processo, sendo atribuída a minha nacionalidade.

    Muito obrigado a todos que me ajudaram em algumas dúvidas. Gratidão eterna!!!

    Agora, como uma grande corrente do bem que somos, me coloco a pro tá disposição para auxiliar quem assim como eu tiver alguma dúvida.

    xxxx@gmail.com [editado pela moderação]

    Muito obrigado mais uma vez!!!

  • @Dani1405 , não precisa transcrever o óbito para a nacionalidade!!

  • editado June 2021

    @Gabriela Meirelles

    Você está certa.

    O RG do menor é somente se ele já tiver completado 14 na data de numeração do processo.

    Menos de 14 anos, não precisa do RG dele, mas foi você que deu a entender que seria maior de 14 ao incluir na lista. :-)

  • @gandalf e @Leticialele,

    MUITO obrigada pelos esclarecimentos! Tudo claro!!! Vou dar início, muito obrigada!

  • @gandalf , esse é a questão, não sei por onde começar.

    Será que você teria um exemplo?

    Pois não faço ideia do que escrever e como escrever

    Do que colocar no corpo de e-mail e no titulo.

  • @davioliveira , é bem simples:

    Exmo Sr Conservador do Arquivo Central do Porto

    Ref: Processo nº XXXX/XXXX

    Anexo: carta da Empresa XXXXXXXXXX, de XX/XX/XXXX


    Fulano de tal, identidade XXXX, Requerente no Processo de Atribuição pelo Art. 1C , vem, respeitosamente, solicitar a V Exa URGÊNCIA na tramitação de seu processo, pelos motivos a seguir descritos.

    Em XX/XX/XXXX, recebi uma oferta de emprego da Empresa XXXXXXXX, cargo para o qual é exigida a nacionalidade portuguesa, conforma se comprova pelo documento anexo.

    Termos em que

    Pede e espera deferimento

    Data e assina

  • @Leticialele A mãe do meu marido acabou de receber o documento certificando a Cidadania dela. Minha dúvida é se podemos mandar uma cópia deste documento que ela recebeu dia 28/06/2021 ou se devemos pegar no civil online uma cópia do civil online.

    Surgiu outra questão aqui, ACP aceita CNH ou só RG?


    Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.