Transição de casamento

Boa noite,

Poderiam me ajudar em uma dúvida, sou nova no fórum, e espero conseguir fazer o pergunta correta para minha dúvida.

Qual seria a cidade melhor para enviar documentos da cidadania que não exigissem a transcrição de casamento?

Agradeço.

Comentários

  • @Rachel_nunes76 , a necessidade de transcrição de casamento não depende da Conservatória. Depende do tipo de processo, de quem é o português, de quem declarou o nascimento do filho e com que idade o fez...

  • Leticialele

    Quem é cidadã português sou eu mesma, quem foi declarante da minha filha foi o pai, minha filha foi declarada 6 dias depois que nasceu.

  • @Rachel_nunes76 sendo você a portuguesa e o pai brasileiro o declarante, a transcrição do casamento é necessária para fazer a nacionalidade da sua filha

  • gsilvestre

    Muito obrigada pelo informação, eu poderia fazer uma declaração de maternidade e enviar para conservatório que não exigisse a transcrição ?

    Se puder me informar agradeço

  • @Rachel_nunes76 , infelizmente, não há Conservatória que dispense a transcrição de casamento, em casos como o seu.

  • Leticialele

    Muito obrigada pelas informações.

    Como faço a trancriçao de casamento pelo Brasil?

    Pois já me divorciei 1999.E meus documentos não são mais de casada há muitos anos e não me casei novamente.

    Desde já agradeco.

  • @Rachel_nunes76 , pode fazer em Ponta Delgada (nos Açores), ou no Consulado de Santos (se mora em SP ou MS) ou no Consulado do Rio (se mora no RJ ou ES)

  • Leticialele

    Muito obrigada pela ajuda !!!

  • @Leticialele vi em algum lugar que não preciso aguardar o término da transcrição de casamento dos meus pais (já mandei os documentos pro consulado RJ, aguardando o contato deles) pra enviar os meus documentos pra ACP pra solicitar minha cidadania.

    Sabe se procede?

  • @BiaF_Fonte , sim, pois quando seu processo estiver em análise, a transcrição já terá saído.

  • Obrigada @Leticialele!

    Uma dúvida que me surgiu. Eu preciso enviar a cópia do assento de nascimento do meu pai (português), mas a que eu tenho não tem a averbação do casamento, pois ainda esta em processo. Isso interfere?

  • @BiaF_Fonte , quando o Conservador for verificar a autenticidade da certidão, o casamento constará como averbação.

  • Caros, sou nova aqui. Estamos tentando conseguir a cidadania portuguesa para meu marido, como neto, porque temos todos os documentos dos avós dele. Sobre a transcrição do casamento realizado no Brasil, dos avós portugueses, tenho lido que vocês indicam a cidade de Santos para dar entrada. Poderiam me explicar qual a facilidade? Porque entrei em contato com uma empresa especializada que me pediu 299 euros... Agradeço qualquer informação que me auxilie.

  • heliotheodoroheliotheodoro Member
    editado May 2021

    Bom, antes de mais nada, PARABÉNS pelo nível de informação. Muito bom !

    La vou eu com mais uma dúvida:

    Vou iniciar o processo da minha mãe (filha de portugueses) para, posteriormente, iniciar o meu processo e o da minha irmã. (conforme já sugerido anteriormente).

    Meus avós (pais da minha mãe) = ambos portugueses e casados aqui no Brasil (consegui, no arquivo nacional, a imagem da certidão de casamento dos dois, mas creio não ser necessária)

    i - Já tenho a descrição de nascimento do meu avô em Portugal,

    ii - Já tenho o inteiro teor da certidão de nascimento da minha mãe, faltando somente apostilar,

    iii - Na indicação de preenchimento do formulário, é solicitada o inteiro teor da certidão de casamento da minha mãe (só temos a certidão comum, por enquanto, sendo ambos brasileiros).

    Minha mãe é viúva. Devemos acrescentar algum documento relacionado ao óbito de meu pai?

    A certidão de casamento dos meus avós e/ou qualquer outro documento brasileiro que prove a nacionalidade deles, podem ser utilizados para facilitar o processo, ou já tenho o material necessário?

  • editado May 2021

    @heliotheodoro , quando ambos são portugueses (seus avós) terá que transcrever o casamento deles antes de pedir a atribuição de sua mãe.

    Vai precisar do assento do batismo deles, certificados pelo Arquivo Distrital, se nasceram antes de 1911 ( https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1) . Se nasceram após, cópia simples do civil online ( https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1)

    Certidão de casamento no Brasil, inteiro teor, apostilada.

    Sua mãe, como filha, para demonstrar a legitimidade para a transcrição, tem que mandar uma cópia autenticada e apostilada da identidade; se for um neto a solicitar, tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor, apostilada (porque nela aparecem os nomes dos avós).

    Transcrito o casamento, em algum dos 3 lugares descritos no post anterior (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247244/#Comment_247244),

    Mande o processo de sua mãe para o Arquivo Central do Porto.

    Certidão de nascimento do pai OU mãe portugueses, certificada pelo Arquivo Distrital se nasceram antes de 1911 ; se nasceram após, cópia simples obtida pelo civil online;

    Certidão de nascimento da Requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada ou apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;

    Se sua mãe mudou o nome com o casamento, mande uma certidão de casamento, inteiro teor, não precisa apostilar, APENAS para comprovar a mudança de nome (vai preencher o Formulário com o nome atual, ou seja, de casada)

    Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito virtual do app do seu Banco ou algum tipo Nubank: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar na frente do funcionário e reconhecer a firma POR AUTENTICIDADE;

    Imprima o e mail que enviou o Formulário, que também vale como recibo.

    Junte tudo e envie, preferencialmente pela DHL, mais rápida e garantida nesses tempos de pandemia, para

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Boa sorte!!

  • Oi @Leticialele. Super obrigada pela informação. Vou tentar pelo Consulado de Santos.

  • Obrigado mais uma vez, @Leticialele .

    E quanto a essa transcrição de casamento dos meus avós (já falecidos), eu (neto) ou minha mãe (filha) conseguimos fazer sem problemas?

  • @heliotheodoro , sim. Se sua mãe fizer, tem que mandar cópia autenticada e apostilada do RG. Se você pedir como neto, tem que mandar cópia apostilada da certidão de nascimento inteiro teor.

  • @Leticialele

    BOA NOITE!

    Estou com toda a documentação para fazer a transcrição do casamento dos meus avos para tirar a cidadania da minha mãe e depois a minha. Como não entendo muito estou com uma dúvida, dei uma olhada mas não achei nenhuma pergunta tópico referente. Essa transcrição tb é valida para os irmãos da minha mãe? Pq meu primo quer fazer o mesmo, tirar o da mãe dele para depois fazer o dele. Não sei se ficou clara a minha duvida rsrs.

  • editado June 2021

    @ThiagoFernandes87 , sim! A transcrição é válida para todos os filhos! Você vai receber uma certidão de casamento portuguesa, pode copiar quantas vezes quiser, pois estará informatizada. Coloque uma via em cada processo -da sua mãe e dos irmãos dela.

    Quem é o português? O avô ou a avó?

    Dividam a despesa!! hahahahaha

  • @Leticialele Ah sim! Minha avó é a portuguesa dividimos a documentação até agora, essa semana vou pedir a transcrição e fiquei na dúvida pq pretendo fazer tudo logo. Meu primo quer só para ter mesmo e quando quiser passear, já eu, tenho outros planos rsrs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.