Transição de casamento
Rachel_nunes76
Member
Boa noite,
Poderiam me ajudar em uma dúvida, sou nova no fórum, e espero conseguir fazer o pergunta correta para minha dúvida.
Qual seria a cidade melhor para enviar documentos da cidadania que não exigissem a transcrição de casamento?
Agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Rachel_nunes76 , a necessidade de transcrição de casamento não depende da Conservatória. Depende do tipo de processo, de quem é o português, de quem declarou o nascimento do filho e com que idade o fez...
Leticialele
Quem é cidadã português sou eu mesma, quem foi declarante da minha filha foi o pai, minha filha foi declarada 6 dias depois que nasceu.
@Rachel_nunes76 sendo você a portuguesa e o pai brasileiro o declarante, a transcrição do casamento é necessária para fazer a nacionalidade da sua filha
gsilvestre
Muito obrigada pelo informação, eu poderia fazer uma declaração de maternidade e enviar para conservatório que não exigisse a transcrição ?
Se puder me informar agradeço
@Rachel_nunes76 , infelizmente, não há Conservatória que dispense a transcrição de casamento, em casos como o seu.
Leticialele
Muito obrigada pelas informações.
Como faço a trancriçao de casamento pelo Brasil?
Pois já me divorciei 1999.E meus documentos não são mais de casada há muitos anos e não me casei novamente.
Desde já agradeco.
@Rachel_nunes76 , pode fazer em Ponta Delgada (nos Açores), ou no Consulado de Santos (se mora em SP ou MS) ou no Consulado do Rio (se mora no RJ ou ES)
Leticialele
Muito obrigada pela ajuda !!!
@Leticialele vi em algum lugar que não preciso aguardar o término da transcrição de casamento dos meus pais (já mandei os documentos pro consulado RJ, aguardando o contato deles) pra enviar os meus documentos pra ACP pra solicitar minha cidadania.
Sabe se procede?
@BiaF_Fonte , sim, pois quando seu processo estiver em análise, a transcrição já terá saído.
Obrigada @Leticialele!
Uma dúvida que me surgiu. Eu preciso enviar a cópia do assento de nascimento do meu pai (português), mas a que eu tenho não tem a averbação do casamento, pois ainda esta em processo. Isso interfere?
@BiaF_Fonte , quando o Conservador for verificar a autenticidade da certidão, o casamento constará como averbação.
Caros, sou nova aqui. Estamos tentando conseguir a cidadania portuguesa para meu marido, como neto, porque temos todos os documentos dos avós dele. Sobre a transcrição do casamento realizado no Brasil, dos avós portugueses, tenho lido que vocês indicam a cidade de Santos para dar entrada. Poderiam me explicar qual a facilidade? Porque entrei em contato com uma empresa especializada que me pediu 299 euros... Agradeço qualquer informação que me auxilie.
@claufonseca , a transcrição de casamento custa 120 euros!
Se você mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos; https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/
Se mora no RJ ou ES, pelo Consulado do Rio de Janeiro; https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses
Se mora em outro Estado, faça por Ponta Delgada (Açores) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021
Bom, antes de mais nada, PARABÉNS pelo nível de informação. Muito bom !
La vou eu com mais uma dúvida:
Vou iniciar o processo da minha mãe (filha de portugueses) para, posteriormente, iniciar o meu processo e o da minha irmã. (conforme já sugerido anteriormente).
Meus avós (pais da minha mãe) = ambos portugueses e casados aqui no Brasil (consegui, no arquivo nacional, a imagem da certidão de casamento dos dois, mas creio não ser necessária)
i - Já tenho a descrição de nascimento do meu avô em Portugal,
ii - Já tenho o inteiro teor da certidão de nascimento da minha mãe, faltando somente apostilar,
iii - Na indicação de preenchimento do formulário, é solicitada o inteiro teor da certidão de casamento da minha mãe (só temos a certidão comum, por enquanto, sendo ambos brasileiros).
Minha mãe é viúva. Devemos acrescentar algum documento relacionado ao óbito de meu pai?
A certidão de casamento dos meus avós e/ou qualquer outro documento brasileiro que prove a nacionalidade deles, podem ser utilizados para facilitar o processo, ou já tenho o material necessário?
@heliotheodoro , quando ambos são portugueses (seus avós) terá que transcrever o casamento deles antes de pedir a atribuição de sua mãe.
Vai precisar do assento do batismo deles, certificados pelo Arquivo Distrital, se nasceram antes de 1911 ( https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1) . Se nasceram após, cópia simples do civil online ( https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1)
Certidão de casamento no Brasil, inteiro teor, apostilada.
Sua mãe, como filha, para demonstrar a legitimidade para a transcrição, tem que mandar uma cópia autenticada e apostilada da identidade; se for um neto a solicitar, tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor, apostilada (porque nela aparecem os nomes dos avós).
Transcrito o casamento, em algum dos 3 lugares descritos no post anterior (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247244/#Comment_247244),
Mande o processo de sua mãe para o Arquivo Central do Porto.
Certidão de nascimento do pai OU mãe portugueses, certificada pelo Arquivo Distrital se nasceram antes de 1911 ; se nasceram após, cópia simples obtida pelo civil online;
Certidão de nascimento da Requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada ou apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;
Se sua mãe mudou o nome com o casamento, mande uma certidão de casamento, inteiro teor, não precisa apostilar, APENAS para comprovar a mudança de nome (vai preencher o Formulário com o nome atual, ou seja, de casada)
Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito virtual do app do seu Banco ou algum tipo Nubank: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar na frente do funcionário e reconhecer a firma POR AUTENTICIDADE;
Imprima o e mail que enviou o Formulário, que também vale como recibo.
Junte tudo e envie, preferencialmente pela DHL, mais rápida e garantida nesses tempos de pandemia, para
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, nº 328
4200-498 – Porto
Boa sorte!!
Oi @Leticialele. Super obrigada pela informação. Vou tentar pelo Consulado de Santos.
Obrigado mais uma vez, @Leticialele .
E quanto a essa transcrição de casamento dos meus avós (já falecidos), eu (neto) ou minha mãe (filha) conseguimos fazer sem problemas?
@heliotheodoro , sim. Se sua mãe fizer, tem que mandar cópia autenticada e apostilada do RG. Se você pedir como neto, tem que mandar cópia apostilada da certidão de nascimento inteiro teor.
@Leticialele
BOA NOITE!
Estou com toda a documentação para fazer a transcrição do casamento dos meus avos para tirar a cidadania da minha mãe e depois a minha. Como não entendo muito estou com uma dúvida, dei uma olhada mas não achei nenhuma pergunta tópico referente. Essa transcrição tb é valida para os irmãos da minha mãe? Pq meu primo quer fazer o mesmo, tirar o da mãe dele para depois fazer o dele. Não sei se ficou clara a minha duvida rsrs.
@ThiagoFernandes87 , sim! A transcrição é válida para todos os filhos! Você vai receber uma certidão de casamento portuguesa, pode copiar quantas vezes quiser, pois estará informatizada. Coloque uma via em cada processo -da sua mãe e dos irmãos dela.
Quem é o português? O avô ou a avó?
Dividam a despesa!! hahahahaha
@Leticialele Ah sim! Minha avó é a portuguesa dividimos a documentação até agora, essa semana vou pedir a transcrição e fiquei na dúvida pq pretendo fazer tudo logo. Meu primo quer só para ter mesmo e quando quiser passear, já eu, tenho outros planos rsrs
@ThiagoFernandes87 , boa sorte!!
@Leticialele Obrigada!!!