Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19799809829849851452

Comentários

  • editado May 2021

    @Felipe landim

    "Eu mando por correios geralmente, funciona do mesmo jeito?"

    Você é livre para fazer como desejar. Eu lhe dei o melhor caminho, mais rápido, e sempre que possível, o mais barato.

    Se mandar pelo correio, terá que mandar os envelopes separadamente. Juntar envelopes para mandar pelo correio é contra as regras. Se fizer, e eles descobrirem (e descobrem fácil ao passar no Raio-X da inspeção), devolvem e você perdeu seu dinheiro.

    Pelo correio custa uns R$180 pelo SEDEX internacional, cada um. Demora 10 dias ou mais. Lida com 2 empresas: ECT no trecho BR, e EMS no trecho PT. Se houver algum problema, eles lhe dão o código de rastreio da EMS e você que se vire.

    Por DHL, é uma empresa privada alemã, 5X maior que a ECT. Super profissional, e não tem greve. Custa R$220, incluído um seguro de R$1000 em caso de extravio. Entrega em menos de 5 dias, garantido (ou o seguro te indeniza pelo transtorno). Permitem juntar os dois envelopes dentro para a remessa. Ah, se você quiser agende online e eles buscam na sua casa ou no seu trabalho (demora 1 dia a mais).

    Então, você quer pagar R$360, gastar 2X ou 3X mais tempo, ficar sujeito a greves ocasionais (2 por ano), mandar sem seguro, e se extraviar você que se vire? Você é livre para suas escolhas...

    Leia até o fim. Acontece assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17486/entrega-mal-sucedida-correios-de-portugal

    Algumas pessoas que moram no interior, pode não ter DHL próximo, então não têm escolha.

  • editado May 2021

    @Leticialele Fiz isso, na mesma folha A4 com a página do passaporte com os dados (inclusive dos pais) e a assinatura, não tirei do restante das páginas do passaporte.

    Exemplo que achei na internet:


  • @Leticialele Obrigado! Sempre disposta a ajudar!

  • editado May 2021

    @karla azeredo ramos

    Você tem um processo aberto como neto(a) de 07/05/2018 (254xx/18).

    Você menciona que mandou um processo como neto para o ACP, e certamente teria sido redirecionado para a CRCentrais de Lisboa.

    O seu processo ainda está sendo avaliado pela lei de nov/2020? Qual o status dele quando você consulta online? (o texto abaixo das bolinhas coloridas, por favor)

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/198432/#Comment_198432

    Se não tem a senha para acesso online peça por e-mail em rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt

  • @Leticialele , obrigado!

  • jpsantos035, quem é o português? Quem foi o declarante do seu nascimento, até que você tenha completado 1 ano?


    leticialele, os declarantes foram os meus pais (antes de completar 1 ano) e o português e o meu pai.

  • @jpsantos035 , se foi o pai português, não importa se eram casados ou não.

    Mande sua documentação para o ACP. Se tudo estiver correto, em 6 meses será português!

  • Pessoal, na ACP preciso enviar cópia RG autenticada e apostilhada com menos de 1 ano de expedição ou tudo bem se o Rg for antigo? O dono do RG tem 36 anos. Obrigada

  • @Mariana Brandão , O RG precisa ter menos de 10 anos de emissão. se tiver mais de 10 anos, mande cópia autenticada e apostilada da CNH, pois o ACP aceita.

  • helenoheleno Member

    Como fecharam o meu post,solicito mais informações, meu filho preencheu o requerimento e só veio pagar o boleto 10 dias após.

    Ele perdeu o valor pago ?

    Tem como salvar esse pagamento ?

  • helenoheleno Member


  • @heleno , a que requerimento você se refere? De transcrição de casamento? Do Formulário 1C?

    Ao que eu saiba, nenhum pagamento é perdido!

  • helenoheleno Member

    Foi preenchido o requerimento do site do consulado e enviado, só veio pagar o boleto 10 dias após. Já faz dois dias e ainda não.recebeu o.formulário 1C.

    Eles ainda vão enviar o 1C ?

  • @heleno , está havendo alguma confusão.

    Para o Consulado, o que se paga é o boleto para transcrição do casamento. Ou o seu filho pagou o Formulário ao Consulado? Com que orientação?

    O Formulário 1C é pago pelo link do Instituto de Registos e Notariado: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • helenoheleno Member

    Trata-se de cidadania de filho

    Enviou o requerimento do site e imprimiu o boleto

    Só veio pagar o boleto 10 dias após

    Faz mais de 2 dias e não recebeu o formulário 1C

    Pergunto ainda vai receber o formulário 1C?

    Perdeu o recolhimento da taxa?

    Como proceder, por favor me ajudem

  • @heleno

    Primeiro junta os documentos do português e do filho (o requerente).

    Faz o pagamento pelo link mencionado acima: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Recebe o formulário 1C por e-mail, e preenche. Leva presencialmente e assina diante do funcionário português no balcão de nacionalidade, ou se for feito no BR, assina no cartório diante do tabelião. Ele certifica por autenticidade.

    Até aí não mandou nenhum documento ainda. Esse pagamento continua válido por 1 ano ou mais.

    Nada é perdido. Ou fez o pagamento e recebe o e-mail com o form em 24 horas, ou não fez o pagamento, porque falhou na confirmação final.

    Agora junta os documentos devidamente certificados e apostilados, com o formulário 1C, e manda por DHL ou CTT para a conservatória de sua escolha. Recomendamos mandar para o ACP.

  • @heleno , não existe fazer requerimento e pagar o boleto!

    A não ser que ele tenha encaminhado o requerimento ao Consulado, enviando o Formulário 1C, com os documentos para lá!

    Se quiser, poste a imagem desse boleto em mensagem privada (envelope no canto superior direito), para mim ou para o @gandalf

  • edersonederson Member

    Caros boa tarde, passando somente para agradecer a ajuda de todos, principalmente da @Leticialele . Fiz o processo de atribuição da minha mãe pela ACP e posteriormente a transcriçao de casamento por PD. Hj efetuei o envio do processo meu/meu irmao/minha irma para ACP.

    Mais uma vez, meu muito obrigado.

  • leticialele, muito obrigado pela ajuda. Não vejo a hora.

  • @ederson , parabéns à sua mãe!! Boa sorte para vocês! daqui a uns 6 meses, serão portugueses!!

    @jpsantos035 , relaxe, tudo vai dar certo!!

  • Olá @Leticialele, eu postei uma dúvidas aqui ontem, mas creio que passaram batidas até o momento. Quando possível poderia por favor checar se consegue me dar uma luz nessas questões? Vou repetir a mensagem inteira abaixo para facilitar e não precisar procurar:


    Bom dia, pessoal. Eu já possuo cidadania portuguesa, enviei no sábado os documentos para transcrever meu casamento e assim que estiver concluído pretendo enviar o processo de atribuição do meu filho de 2 anos. Estou levantando os documentos necessários, gostaria de confirmar se está correto e tirar algumas dúvidas que surgiram:

    1) Requerimento integralmente preenchido, assinado por ambos os pais presencialmente (reconhecimento de firmas por autenticidade e apostilhado);

    2) Certidão de Nascimento em INTEIRO TEOR do requerente menor com cópia reprográfica emitida a menos de 1 ano e apostilhada;

    3) Certidão de Nascimento simples do progenitor brasileiro, ou seja, o PAI ou a MÃE do menor que NÃO seja português. Caso ambos os progenitores do menor sejam portugueses, desconsidere este item. Lembre-se que a certidão deve ter sido emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada; Dúvida 1: enviei uma certidão de nascimento de inteiro teor da minha esposa com cópia reprográfica para a transcrição no Escritório Consular de Santos, entendo que irão me devolvê-la assim que concluído. Nesse caso posso utilizar essa mesma? Depois também irei enviar o processo para a minha esposa e irei precisar da mesma certidão, ela será novamente devolvida após a conclusão do processo do meu filho?

    4) Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário (preferencialmente sedex de plástico);

    5) Comprovante de residência em nome de um dos pais do requerente (conta de telefone, água ou luz). Este endereço deve ser o mesmo que consta no envelope.

    6) Documentos de identidade originais e válidos de ambos os pais do requerente, a serem apresentados no dia do agendamento (Cartão do Cidadão daquele que for cidadão português, e RG do outro progenitor, se for apenas cidadão brasileiro). Dúvida 2: Nesse caso posso enviar cópias autenticadas e apostilhadas de ambos os RGs? Eu ainda não possuo o cartão cidadão, vou tirar em breve também.

    Dúvida 3: a lista de documentos está correta/completa?

    Desde já, obrigado pelo apoio de sempre.

  • editado May 2021

    @danielleandro , de fato, sua dúvida ficou perdida. Peço desculpas por isso, mas são tantas coisas diferentes, que, devido à ausência dos outros moderadores, não consigo dar conta de responder a todos.

    Para a atribuição de seu filhos menor, basta mandar os seguintes documentos:

    1) Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura de pai e mãe reconhecidas por autenticidade. Não se esqueça de preencher o quadro 3, com os dados dos pais - Primeiro com os dados do português e o segundo com os dados do brasileiro; O processo é gratuito, pode obter o formulário aqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    As páginas 3 e 4 são as instruções de preenchimento.

    2) Certidão de nascimento do seu filho, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    3) Cópia simples da sua certidão de nascimento portuguesa;

    4) Cópia autenticada e apostilada dos documentos de identidade dos pais (RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação)

    Não é necessário mandar nenhum outro documento! Nem certidão da mãe, comprovante de residência, etc.

    Mande os documentos, preferencialmente pela DHL, por ser mais rápida e segura nesses tempos de pandemia, para o Arquivo Central do Porto. Os processos de menores lá estão demorando de 60 a 90 dias.

    Boa sorte!!

  • @gandalf

    Obrigado pela resposta. Eu já enviei meu processo para o ACP, só postei isso aqui pq achei estranho um processo finalizar no mesmo dia pelo consulado. Mas como vc disse, é uma loteria. Melhor o ACP mesmo.

    Um abraço!

  • Obrigada @Ana_Reis

  • @Flavrod que notícia boa. O processo do meu filho também é dos primeiros dias de janeiro/2020. está na fase 4. Então falta pouco!!!!

  • editado May 2021

    Olá....

    Entramos com o processo de atribuição da minha mãe (através de todas as informações que li aqui no tópico quanto a documentações, envio, pagamento e prazos ) chegou a ACP no dia 01/04/21 recebido pela Sra Carla, nao temos ainda numero de processo e nem senha de acesso (minha mãe acabou enviando pelo correios, o que demorou muito, cerca de 20 dias, apesar de eu ter dito que seria melhor via DHL)

    Dúvida, preciso esperar sair a cidadania da minha mãe para entrar com o processo de atribuição para minha irmã e eu? No caso, minha avó que é portuguesa e não foi casada com o pai da minha mãe. Se já puder com pedido de atribuição através da minha avó, quais documentos preciso? (Acho que devo ter visto, caso já tenham sanado essa dúvida de outra pessoa, mas é que li tanta coisa que posso me perder).


    Obrigada!

  • @Beatriz Bonfim , aguarde o processo de sua mãe ser concluído!

    É muito mais garantido e rápido fazer o processo como filha do que como neta!

    Quando a cidadania de sua mãe sair (em uns 6 meses), transcreva o casamento dela com seu pai e, após, mande o processo de atribuição sua e de sua irmã.

    Se você olhou a caixa de spam do email declarado no Formulário 1C de sua mãe e o email com o número do processo e a chave de acompanhamento, mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt , dando nome, data de nascimento, filiação e Conservatória para onde mandou o processo e peça o número e a chave.

  • @Leticialele

    Muito obrigada!

    Revirei todo o email, mas nada :(

    Enviei 2x email e eles respondem (automatico) falando para aguardar de 8 a 10 semanas da chegada na conservatória. Então semana que vem enviarei novamente...

    Se puder responder,

    Sobre a transcrição do casamento dos meus pais, sabes , por acaso o que sera necessário (documentãção), para onde envio, valor e qual a media que tem levado para fazer a transcrição? (Ainda não fui atrás dessas infos)

    Obrigada, obrigada e obrigada novamente!

  • Bom dia gente,


    uma duvida, o processo da minha vò saiu e agora esotu fazendo o meu como neta. Basta indicar o numero do assento dela no formulario 1D ou tenho q pedir a certidao dela no civilonline pra mandar junto com os outros documentos?


    Obrigada.

    Priscila

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.