Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19649659679699701452

Comentários

  • editado March 2021

    Boa noite, pessoal!

    Estou preparando a documentação para dar seguimento ao pedido de cidadania do meu pai, eis que ele me informa que a CNH dele está vencida. Ele não foi renovar devido à resolução do CONTRAN 805/2020 que estende o prazo de validade por mais um ano.

    Acreditam que, nesse caso, ACP estaria ok? Alguém tem alguma ideia? Usei a ferramenta de busca, mas encontrei apenas casos anteriores à pandemia. Talvez anexando a resolução junto à CNH?

    Muito obrigado pelo apoio!

    Sei que há a opção do RG, mas meu pai é contra fazer outro visto que só usa sua carteirinha da OAB... Vai entender...

  • @Matheus_Schueler , a Declaração está perfeita. O título é "Declaração", mesmo!

    Imprima, peça à sua mãe para assinar no Cartório e reconhecer a firma por autenticidade e apostile a declaração

    Em "Outros Documentos", escreva Declaração.

    Pode enviar seu processo com toda a tranquilidade do mundo. A união estável de sua mãe nada tem a ver com seu processo de nacionalidade!

    Sua mãe só precisará homologar a União Estável em Portugal SE seu padrasto quiser pedir a nacionalidade por aquisição.

    Relaxe!

    Boa sorte!!

  • @jonathasbr , mande a cópia autenticada e apostilada da CNH, junto com cópia simples da Resolução.

    Faça uma cópia autenticada e apostilada da carteira da OAB e mande junto. Advogados são muito respeitados em Portugal.

    O máximo que vai acontecer, se não aceitarem (o que não acredito) é fazerem uma exigência, e você terá que providenciar a renovação da carteira e fazer novo envio. mas terá 20 dias úteis, prorrogáveis por mais 30, para providenciar.

    Os documentos em Portugal também tiveram a validade prorrogada, creio que eles irão entender!

  • @Leticialele , muito obrigado, me deixou mais tranquilo! Essa semana vou ao cartório fazer toda essa documentação, e daqui a 2 semanas quando saírem as apostilas estarei enviando. Valeu!

  • Apenas no intuito de contribuir com o post. Meus documentos chegaram na segunda-feira da semana passada em ACP. Recebi a senha na sexta-feira subsequente. Levou 5 dias apenas.

  • galvezgalvez Member
    editado March 2021

    Boa tarde, pessoal.

    Estou prestes a enviar os documentos para a ACP para o processo de atribuição de meu pai, e como vou enviar via EMS, só queria confirmar qual telefone e qual email no campo de destinatário devo colocar no envelope?


    Obrigado!

  • Oi Pessoal, boa tarde! Enfim darei entrada ao meu processo, após ter feito o do meu bisavô, avô e mãe, agora é a minha vez \0/

    Houve alguma mudança no processo de 2019 para agora? Eu vi que o pagamento pode ser feito online, creio que isso já facilita muito os problemas com o vale postal hehe


    Quem me reconheceu no meu nascimento foi a minha mãe, então até aí tudo certo, já que vou solicitar a cidadania através dela. Entretanto, quando eu nasci, embora ela não estive mais casada, na minha certidão consta o nome dela de casada (que não é do meu pai), pois ela só efetivou o registro em cartório anos depois, sendo que hj ela está com nome de solteira. É realmente necessário eu fazer a transcrição/averbamento em PT? Ou já posso enviar o processo de atribuição tendo em vista que quando enviei o processo da minha mãe, já constava na certidão de inteiro teor a averbação de todo esse histórico? Estou em uma situação que o que eu puder evitar de gastos melhor rs


    Além disso, qual consulado vcs me indicam?


    Agradeço imensamente a esse fórum, pois sem ele não sei se teria tido todo esse trabalho de atribuições :)

  • @Leticialele

    Muito obrigado pela orientação! Tentarei isso e informarei aqui no grupo.

  • Pessoal, bom dia!

    Eu sei que não tem que atualizar na planilha, mas, só pra vcs saberem, o meu processo foi para a bolinha 2 hoje. É bom saber que ele está andando kk

    Ele foi recebido no dia 4/12

  • @MarcosPimentel , agora que está nas mãos do Conservador, vai andar rapidamente!!

    Fique de olho!!

  • @Leticialele, que bom! Assim que tiver mais alguma atualização, eu coloco aqui. Obrigado

  • Gente no caso do rg com pouco mais de 10 anos, melhor mandar um copia do passaporte?

  • Gente, estou pensando em enviar via DHL mesmo. Tudo bem o endereço e o nome do remetente ser diferente do requerente no formulário? Pergunto pois não moro com meu pai e o processo de atribuição é dele, e a DHL viria buscar os documentos aqui em casa

  • @galvez , não importa o endereço do remetente! Isso nem vai ser visto lá!!

    O mais importante são o email e o endereço do requerente.

  • @rafamello25 , pode mandar a CNH, o ACP aceita.

    Mas faça um RG novo

  • @galvez

    Não tem problema. Importa o que vai dentro do envelope, não o nome do lado de fora.

  • @Leticialele no caso, os que estão preenchidos no formulário, correto?

    Obrigado!

  • @gandalf e @Leticialele Muito obrigado!

  • Gente, teve mas uma atualização e parou na bolinha 4.

    Será que tem chance de cair em exigência? A maioria das pessoas que eu vi teve o processo direto para a 5.

  • @MarcosPimentel

    As bolinhas mudam é pra você ver que está andando e diminuir a ansiedade, não para aumentar.

    Tem alguma coisa que você possa fazer? Não? Então espere.

    Pra você só interessa quando inicia (a bolinha 2 verde), quando aprova (a bolinha 6 verde), e quando conclui (a bolinha 7 verde).

    Se houver exigência você vai saber é pelo texto que muda. A cor muda desse marrom tijolo, para laranja escuro, quase igual. Se você não tirar um screenshot nem nota que mudou de cor.

    Pare de se preocupar com o que ainda não aconteceu, a menos que esta muito atrasado em relação a outros que andam junto com o seu.

  • @gandalf, obrigado! Me tranquilizou aqui kkk. Como o de todo mundo pulou direto para a 5, eu achei que pudesse ser um mau sinal, mas espero que não seja.

  • @MarcosPimentel

    o meu ficou menos de 1 semana nesse estado, e já foi para o despacho..

  • @Guto Barros, obrigado pela informação!

  • Bom dia,

    Tenho uma dúvida que procurei no fórum mas não consegui sanar.

    Fiz a atribuição da minha mãe, e transcrevi o casamento dela por Ponta Delgada.

    Agora irei fazer o meu processo de atribuição. Eu preciso solicitar um novo assento de nascimento da minha mãe com o casamento averbado, para enviar no meu processo, ou basta enviar a certidão que ja tenho, junto com a certidão de casamento?

    sds,

    Alexandre

  • @Alexandre S

    Basta enviar uma cópia xerox do primeiro assento que recebeu, sem averbação. Eles mesmos acessam o registo atualizado.

    Mandar a transcrição portanto é opcional, mas se tiver o assento impresso, mande uma cópia xerox. Não custa nada e facilita pra eles.

    sds

  • @gandalf Aproveitando o gancho da pergunta, uma vez q basta enviar uma copia do primeiro assento, o preenchimento do formulario 1C eu deixo o nome da mae solteira (conforme o primeiro assento) ou o nome de casada conforme certidão de casamento?

  • editado March 2021

    @ederson

    Os nomes a serem inseridos nos campos do 1 C devem corresponder ao que consta no documento de identidade fornecido pelo Requerente do processo....

    Aqui tem algumas orientações...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

  • @gandalf , @Nilton Hessel obrigado pelas informações.

  • Pessoal, alguém pode atualizar a planilha pra mim?

    número do processo: 723xx / 20

    envio pelo correio: 12/10/2020

    numeração do processo: 26/10/2020

    bolinha 2: 17/02/2021

    bolinha 4: 18/02/2021

    caiu em exigência*** (detalhes abaixo)

    reenviei a documentação dia 12/03/21

    recebido na ACP dia 15/03/21

    bolinha 7 - seu processo foi aprovado e aguarda registo dia 25/03/21 


    Pessoal, quanto tempo a ACP está demorando nessa última fase para criar o registo?

    Muito obrigada de novo pela ajuda, esse forum é espetacular!


    *** Aproveito para fazer meu breve relato sobre a exigência. O assento da minha vó e do meu pai, que fiz pelo Brasil, saíram sem cair em exigência. Como eu moro na Áustria, tive que fazer alguns documentos meus aqui e foi aí que deu problema (meu RG apostilado já estava antigo e não ia ser aceito...).

    ACP não aceitou a certificação do passaporte e reconhecimento da assinatura no formulário 1C que fiz presencialmente na embaixada portuguesa em Viena! Isso depois de ligar e explicar exatamente o que precisava e conferir com o consul que seria aceito... Enfim. Tive que mandar o RG pro Brasil pra apostilar lá, e enviar pra cá de volta e fiz o reconhecimento presencial da assinatura do formulário 1C na embaixada brasileira em Viena. Deixo o relato aqui caso seja útil para alguém mais que more fora do Brasil sem ser em Portugal, já que foi uma situação muito específica. Hoje vejo que faz muito mais sentido resolver essas coisas na embaixada do Brasil, e não de Portugal, e eu deveria ter perguntado aqui primeiro. Mas deu certo afinal :)

    Boa sorte pra todos nós!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.