Atribuição Nacionalidade

13

Comentários

  • @paulagdiogo , você vai receber, em uns 2 meses, pelo email informado no formulário 1C , o número do processo e a chave de acesso para acompanhamento do processo no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/'.

    A planilha é alimentada com os dados pelos próprios foristas e você encontra em:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908'

  • editado November 2020

    @paulagdiogo ...Você menciona..."...Os documentos da minha mãe pra análise do processo de atribuição de nacionalidade foi entregue na ACP hoje, dia 09/11/2020..."

    Ótimo...Isso é tudo que precisa até agora...SABER QUE OS DOCUMENTOS FORAM EFETIVAMENTE ENTREGUES NA CONSERVATÓRIA ESCOLHIDA...!!!

    Agora é o seguinte...QUANDO O PROCESSO FOR NUMERADO Eles enviam a chave de acesso para acompanhamento do processo para o email do requerente informado no formulário 1 C...

    ENTRETANTO...SE em até 90 dias não enviarem a chave de consulta para o email informado no 1 C ...Envie um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt solicitando senha...(IMPORTANTE SEMPRE USAR O EMAIL DO REQUERENTE INFORMADO NO 1 C PARA AS COMUNICAÇÕES QUE SE FIZEREM NECESSÁRIAS)...

    Em caso de não retornarem pelo email...ligue na LR (+351) 211 950 500 e digite 1 (nacionalidade) 1 (informações sobre processos)...

    ATUALMENTE...(HOJE - 09/11/2020)...Esse tipo de processo está sendo concluído pelo ACP em aproximadamente 10 meses...Portanto...Não há que se preocupar em fazer contato antes de pelo menos 90 dias...E principalmente...PROCURE NÃO MENDAR EMAILS PARA AS CONSERVATÓRIAS...!!!

  • editado November 2020

    @paulagdiogo ...

    Aqui tem a discussão...Infelizmente a discussão foi fechada...Não faço ideia porque...Mas de qualquer maneira...Vai servir para você saber mais ou menos como se acompanha o processo e os canais para fazer isso como se deve...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/217568/#Comment_217568

    .

  • Boa tarde, @Nilton Hessel e @Leticialele Obrigada pelas informações. Vou acompanhar!

  • Pessoal, já fiz a minha nacionalidade em virtude de ser filho de portuguesa pelo IRN Lisboa na Av Fontes Pereira de Melo. Minha irmã, que mora em Mafra ( Portugal), pode pedir por lá ? Têm alguma notícia dessa Conservatória? Ela enviou um email e disseram que talvez no mês que vem comecem a fazer agendamento. Ou talvez seja melhor enviar para outra Conservatória via carta registrada? Vcs sugerem alguma? Obrigado.

  • Boa tarde, @Nilton Hessel @Leticialele Normalmente sempre venho aqui pra perguntar algo. Hoje, eu vim pra dar um feedback. Enviei a documentação na semana passada pela DHL, que chegou impreterivelmente dia 09/11 na ACP e hoje, dia 16/11, já recebemos o número do processo e a chave de acesso pra acompanhamento. Ou seja, no prazo de 7 dias.

  • @Leticialele Feito, Letícia! Processo na planilha. Agora torcer pra pra que esteja tudo em ordem! Obrigada a todos, por enquanto!

  • @paulagdiogo...

    Bom que está tudo em ordem...!!!

  • OI pessoal!!! Cá estou de volta com alguns questionamentos, ontem o meu processo atualizou pra bolinha 2 "registado", que pelo que li , significa que agora é que deram entrada no meu pedido e começarão a analisar a documentação que enviei pra análise . É isso mesmo? Preciso mudar algo na planilha?

    E dando uma passeada pelo fórum achei algo sobre envio de pedido de cidadania com urgência, que até então, eu tinha entendido que esse pedido poderia ser feito apenas pra menores de idade. Mas pagando um valor diferente do que paguei teria como ter pedido urgência no pedido de analise do processo de cidadania da minha mãe?

  • @paulagdiogo , urgência apenas com comprovação da necessidade. E não há taxa de urgência a ser paga!

    Relaxe, os processos no ACP costumam pular da "bolinha2" para a "bolinha 6" em dias!.

  • @Leticialele Ahh sim! Então continuamos aguardando no local...rs. Espero que esteja tudo em ordem. Obrigada, Letícia!

  • @paulagdiogo , os processos no ACP estão levando, em média, 6 meses para serem concluídos, se não houver divergência

  • @paulagdiogo

    Veja na planilha que não tem ninguém (maior de idade) que entrou depois de você e que já recebeu o Despacho.

    Veja nos abaixo de você que a maioria leva 130 dias. Você tem 113 dias lá. Ainda vai levar 3 semanas pra sair o Despacho.

    Somente se somente o seu ficar atrasado 1mês, 2 meses, então você começa a se perguntar por que?

  • @gandalf Ah sim! A planilha serve de métrica em vários pontos, eu fico sempre de olho. O meu questionamento nem foi porque estou achando que o meu pedido está atrasado, na verdade achei até que está andando rápido...rs. Perguntei sobre o pedido de urgência só por curiosidade mesmo, até porque tenho outros pedidos pra fazer depois e se houvesse a possibilidade de fazê-lo com urgência, porque não, não é mesmo?

  • @paulagdiogo

    Você não escreveu na planilha em Observações que tinha feito pedido urgência.

    E se pediu, ou não mandou a documentação que serve de base para o pedido, ou não foi aceito considerando o tempo.

    Qual foi o documento que você mandou para o pedido?

  • @gandalf Eu não fiz pedido com urgência, fiz o pedido normalmente. Só fiz o questionamento porque estava passeando pelo fórum e vi um comentário curioso de uma pessoa falando sobre ter feito vários pedidos de nacionalidade e que havia hesitado em pedi-los com urgência, mas "não resistiu" e acabou pedindo a urgência, apesar do custo. Esse comentário, me soou como possibilidade pra qualquer pessoa desde que se pague um valor maior.

  • @paulagdiogo

    Não é meramente uma questão de pagamento.

    Tem que comprovar que a necessidade é real (trabalho, estudo, saúde), documentado, e que a necessidade ou oferta, ainda estará lá quando a nacionalidade for concedida. Tem que fazer um requerimento, e anexar os documentos que comprovam a necessidade. O conservador pode aceitar ou não, a seu próprio critério. Eles têm um bom faro para o que é necessidade real, ou apenas um capricho.

  • @gandalf Entendi! Perfeito! Muito obrigada pelo esclarecimentos!

  • @paulagdiogo , o assento estará criado quando a "bolinha 7" estiver verde.

    Leia o que está escrito embaixo!

  • @Leticialele Leticia, menina!!! Só depois que eu vi que bolinha tava marron! rsrs E olha que é a única marrom!rsrsrs Ansiedade deixa a gente cega. Abaixo está escrito : "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

  • Olá pessoal

    Agradeceria se pudesse me responder umas dúvidas.Meu irmão por parte de mãe (que tem a cidadania portuguesa atribuida)quer tirar a cidadania dele mas estamos com alguns problemas:

    1) A certidão dele tem o nome de outro pai de qual não consta na transcrição de casamento feita em Portugal;

    2) Também na certidão dele não tem os nomes dos avós, que no caso meu avô que passou a cidadania para minha mãe;

    3)E o nome da minha mãe está de solteira na certidão porque ela não chegou a se casar com o pai dele;

    A pergunta é será que precisa pedir ao cartório aqui no Brasil para incluir o nome dos avós na certidão dele, se caso for legal isso?

    Ou minha mãe como portuguesa atribuida poderia passar a cidadania para ele sem precisar dessas informações na certidão,porque no requerimento precisa colocar os nomes dos avós.


    Desculpem por tantas perguntas e agradeço imensamente pela ajuda

  • @plataformabrasil1973 , peça a sua mãe para fazer uma declaração, com firma reconhecida por autenticidade e apostilada, infformando, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas que não foi casada com o pai dele.

    Não precisa mexer na certidão

  • @Leticialele A falta dos nomes dos avós na certidão não tem problema certo?pq vi que no requerimento não precisa colocar. .

    A minha mãe está bem velhinha será que o meu irmão pode escrever todo o texto e ela assinar na frente do escrivão?


    Obrigada e desculpe por tantas perguntas.

  • @Leticialele Só uma última pergunta. Na certidão dele consta o nome da minha mãe de solteira, e hoje ela usa sobrenome do meu pai que não é o mesmo dele, devo colocar o sobrenome atual dela?

  • @plataformabrasil1973 , sim! pode digitar o texto e levar pronto para ela assinar no Cartório!

    A falta do nome dos avós não será problema.

    Coloca o nome completo que sua mãe usa atualmente!

  • @Leticialele Muito obrigada! Gente boa demais você.

  • Enviei processo de atribuição para meus filhos para a Conservatoria de Guimarães, recebida dia 21/09/2020, porém até o momento não recebi informação para acompanhamento do processo pelo site.

    Já enviei e-mail mas não obtive resposta.

    Sabem informar se há algum modo de obter a chave de acompanhamento?

  • @pimentelsergio ligar na linha de registro

  • editado March 2021

    @pimentelsergio

    Se você enviou pelo correio ou DHL, ligue na LR.

    Se foi entregue pessoalmente na conservatória, dependendo de como deu entrada no processo, há uma grande chance de não ter como consultar, nem online nem na LR.

    Ao ligar na LR forneça esse detalhe da informação. Só falam com o requerente ou seu procurador.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 6h às 12h no BR.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.