Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19609619639659661451

Comentários

  • Olá a todos!

    Os documentos atribuição filho, no caso comentado do post problema pagamento cartão de crédito, foram enviados para ACP Porto no dia 26/02/2021, via DHL, recebidos hoje por Luisa Valente. Pagamento teve que ser feito com Vale Postal Internacional.

    Agora, aguardar e torcer.



    Mauriceia.

  • Oi @Nilton Hessel ! Obrigada pela resposta :)

    É que fiquei meio preocupada por conta do vale postal. Mas ele vence em abril... Então acho que lá já devem ter sacado né? Jauahua Eles receberam o processo dia 16 de fev. Será que sacam assim que recebem?

  • @MariaHernandes...

    Se foi gerado um número de processo e foi fornecida a chave numérica para acompanhamento significa que o pagamento foi confirmado...

    A primeira coisa que fazem após abrir o envelope e tomar conhecimento do seu conteúdo é verificar se o pagamento correspondente foi efetivamente feito...

    Caso contrário...O processo é indeferido...!!!

  • editado March 2021

    @Mauri ...

    Então foi feito á moda antiga...Com pagamento por Vale Postal...

    : )

    Para o bem de quem está começando agora...Vamos torcer para que essas questões de tecnologia de pagamentos com cartão de crédito sejam ajustadas...Isso vai facilitar a vida de todos...

    É muito mais prático...Seguro e rápido fazer o pagamento com cartão...!!!

  • @Nilton Hessel

    Não teve como ser feito o pagamento com cartão de crédito e tínhamos pressa pelo envio da atribuição.

    Infelizmente, não foi possível com os cartões de créditos que possuíamos e como você falou muito mais prático e ágil.

  • Importante é que conseguiu fazer o pagamento @Mauri ...

    Muitos tem relatado problemas para pagamento com cartão de crédito...

    Tomara que a tecnologia utilizada pelos bancos daqui seja equiparada com os sistemas usados em Portugal...

  • Boa tarde

    Por gentileza poderiam me auxiliar?

    Após 4 longos anos entre aquisição e conversão, consegui graças a este Forum minha nacionalidade por atribuição. Agora vou dar iníico a atribuição de minhas filhas. Já fiz a transcrição do meu casamento, pois o declarante do nascimento delas foi meu marido.

    Gostaria de confirmar a documentação necessária para atribuição uma delas é menor de idade:

    -Certidao de nascimento inteiro teor apostilada e com firma reconhecida dos filhos

    -Formulario 1C para menores- os pais assinam presencialmente no cartorio.

    -Cópias autenticadas dos RG dos pais

    -Filhos maiores de 14 anos precisam também das cópias autenticadas dos RG deles

    -Copia simples da certidao do português.

    Em relação ao pagamento, não tenho cartão de créidto internacional, gostaria de fazer em vale postal mesmo: Para menores: Gratuito; para maiores de idade: Vale postal no valor de € 175, emitido a favor de? No caso, gostaria de solicitar na ACP de Porto, vocês poderiam me fornecer os dados para o Vale Postal.

    Outra confirmação, posso enviar os dois processo juntos (envelopes separados e documentação individual).

    Desde já agradeço

  • Olá tudo bem? Queria uma ajuda pra por favor por meus dados na planilha :)

    Processo 22xxx/21 da minha filha (menor) - processo grátis.

    Enviado para ACP via DHL, recebido em 25/02.

    Email com chave recebido automaticamente em 26/02.

    Consultando hoje está na bolinha 2 (verde).

  • @Claudia Baptista...

    Para Maior de idade...:

    1 - CÓPIA SIMPLES DA SUA CERTIDÃO DE NASCIMENTO PORTUGUESA...;

    2 - CERTIDÃO DE NASCIMENTO REPROGRÁFICA APOSTILADA DO REQUERENTE...;

    3 - CÓPIA DO RG AUTENTICADA APOSTILADA DO REQUERENTE...;

    4 - FORMULÁRIO 1 C...(O REQUERENTE ASSINA NO CARTÓRIO / AUTENTICIDADE)...;

    5 - CÓPIA DO VALE POSTAL


    Para menor de idade...:

    1 e 2 - REPETE...;

    3 - SE O MENOR TEM +14 Anos REPETE... SE TEM - 14 Anos NÃO ENVIA...(ENVIA CÓPIA AUTENTICADA DOS RGs DE AMBOS OS PAIS)...;

    4 - FORMULÁRIO 1 C...(AMBOS OS PAIS ASSINAM NO CARTÓRIO / AUTENTICIDADE)...


    BENEFICIÁRIO DO VALE POSTAL...:

    IRN, IP

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto


    Outra confirmação, posso enviar os dois processo juntos (envelopes separados e documentação individual).

    R...Sim...Identifique cada envelope com NOME e TIPO DE PROCESSO...


    PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO

    DE

    FULANO DE TAL (Menor de Idade)


    Pode enviar os processos em uma mesma remessa para o ACP...(Recomendo usar DHL)...

  • @Nilton Hessel obrigada mais uma vez por acalmar meu coração! Assim que eu tivrr novidades eu conto pra vocês!

  • Boa noite...

    O pagamento da tx da conservatória , ainda estápodendo ser feito por Cartão Crédito ou somente vale postal ?

    Obrigado

  • Olá pessoal, enviei os documentos da minha nacionalidade dia 15/12 e até agora não recebi o e-mail que diz o número do processo. Tem como eu descobrir o status dele? Só ligando para a linha de registros?

  • pessoal, boa tarde, estou com uma duvida:


    o processo da minha irmã parou na bola 4 com a seguinte mensagem "o seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade portuguesa".


    isso indica cair em exigência por algum motivo?

  • editado March 2021

    @brendaclz

    Não é exigência. A bolinha colorida, embora tenha grande apelo visual, é muito irregular. O texto é que manda.

    O texto da exigência começa assim: "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta."

    E, quando cai em exigência, a bolinha fica laranja, ligeiramente mais clara do que quando está marrom (em processamento). A diferenc1a é quase imperceptível, a menos que voce coloque as duas lado-a-lado. :-)

  • @JCCS

    Para filho art-1C: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Para casamento e netos o link muda, mas o ACP não faz esses.

  • obrigada, Gandalf!


    o reconhecimento do documento é valido se estiver reconhecido por semelhança e nao autenticidade? o formulário foi por autenticidade.

  • Desculpem, mas tive uma dúvida. Menor de idade inclui até 20 anos, também em Portugal?

  • Digo, menor de idade se considera até 20 anos inclusive?

  • Já achei maioridade civil aos 18 anos. Obrigada

  • jutucajutuca Member
    editado March 2021

    @Leticialele boa tarde, me perdoe pela dúvida um pouco besta, mas pra não correr risco de errar prefiro tirar todas as dúvidas, no quadro 6 do modelo 1c diz pra preencher o cheque ou o vale postal. como faço em pagamentos por cartão de crédito?


    uma outra dúvida: a copia autenticada e apostilada da identidade/passaporte tem que ser colorida ou em preto e branco?

  • Ótima notícia, meu processo pulou para a bolinha 4 “O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa”.

    processo chegou na ACP no dia 04.11.2020

    processo 76XXX/2020

  • OK @gandalf , obrigado pelo retorno...

    Tenho mais uma dúvida, que esqueci de relatar junto com a pergunta anterior...

    Quando fiz minha nacionalidade pela ACP Porto, eu prenchi o Formulário 1C , na versão computador (para não correr risco de entenderem algo errado ), fiz o reconhecimento de firma e , para não correr riscos, mandei junto o 1C escrito a mão, que vem o comprovante de pagamento do cartão internacional....

    Ainda é permitido fazer assim ? Apenas por questão de ter certeza que não vão devolver por não entender algo....

    abs

  • Boa noite@Nilton Hessel pelo que ela me mostrou eles colocaram apenas uma etiqueta para os dois. Ficou grande para a folha entao eles fizeram uma dobradura na folha no final. Só espero que isso nao seja um problema para eles. Muito obrigada pela ajuda.

  • editado March 2021

    Fazendo a atribuição da minha irmã pela ACP porto. Pedido recebido e pegou a chave de acesso na quarta 24/02. Fiz a minha cidadania em 2016 por ponta delgada e na época mandei os 3 processos, avó, pai e o meu juntos e ficaram prontos em 2 meses. Torcendo pra ser rápido também!

    Fiz o pagamento com Cartão de crédito e enviei os docs ta irlanda onde moro.

  • @elima1975...

    Bom dia...

    Essas "técnicas" das quais o pessoal dos Cartórios fazem uso são comuns...Principalmente com as Apostilas de Haia...Que tem aproximadamente o tamanho de metade de uma folha tamanho ofício...Entretanto não é incomum terem também que fazer essas "Adaptações" para poderem colar as etiquetas de reconhecimento de firma...

    Em todos os casos...A questão mais importante é que nenhuma informação contida nos documentos seja encoberta pela Apostila/Etiqueta...!!!

  • Olá a todos!

    O processo de filho enviado dia 26/02/2021 pela DHL, pago com Vale Postal, que chegou no ACP Porto dia 02/03/2021, informado por e-mail a numeração hoje dia 05/03/2021, junto com o código de acesso, Processo Atribuição Filho nº 25XXX/21.

    Vamos aguardar os próximos andamentos e esperando que corra tudo bem.



    Mauriceia.

  • @Mauri...

    Tudo dentro da normalidade até agora...!!!

    O envio da Chave Numérica para acompanhamento significa que o pagamento foi confirmado e foi gerado um número para o processo...(Salvo engano...Também é nessa etapa que os documentos são escaneados e inseridos no sistema)...

    Agora é esperar chegar o momento em que os documentos...Já digitalizados...Serão acessados respeitando a ordem de entrada/numeração e serão efetivamente levados á análise...

    É somente após essa análise minuciosa dos documentos enviados que a próxima informação relevante aparece na página do MJ Português...

    APROVADO...

    Ou

    EXIGÊNCIA...

    O cenário atual no ACP nos permite acreditar que essa definição se dê em algo em torno de 5 ou 6 meses após a numeração...

    Boa sorte...!!!

  • Boa tarde, eu vou fazer a transcrição de casamento pelo Consulado e no formulário após as informações do requerente vem a pergunta na qualidade de: ( para quando a transcrição for feita por parentes ou procurador) como sou eu quem esta fazendo devo deixar em branco ou escrever algo?

    Agradeço quem puder ajudar.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.