Dúvidas Transcrição

Pessoal,

Estou com dúvidas em relação a transcrições. Já li e reli tópicos por aqui, mas não entendi muito quando isso é necessário.

A situação é a seguinte: estou dando entrada ao processo de cidadania para minha mãe, que é neta de português. O Pai dela, filho do português, já faleceu e nunca chegou a tirar cidadania. Temos todos os documentos, inclusive a certidão do avô português e já fizemos uma retificação de nomes que estavam divergentes. Para eu entrar com esse processo é preciso fazer algum tipo de transcrição?

A relação de documentos que tenho que são:

  • Certidão de nascimento da minha mãe
  • Certidão de nascimento, casamento e óbito do pai dela
  • Certidão de nascimento do avô português
  • Certidão de casamento e óbito do avô português

Obs.: o avô português se casou no Brasil com uma italiana.

Posso dar entrada ao pedido ou é preciso algo mais ? Alguém pode me ajudar, por gentileza?

«1

Comentários

  • Me parece que vc não precisa fazer transcrição quando o declarante do nascimento é aquele que você apresentará como ascendente!

    Então no caso se o avô foi o declarante do nascimento do pai dela e este foi o da sua mãe, não haverá problemas. O que geralmente é o que acontece!

    Boa sorte.

  • Oi Renato!

    É isso mesmo, o avô foi declarante e o pai também. Em ambos os casos, logo após a criança nascer.

    Obrigada pela resposta!

  • @Suzmesquita processos de netos de portugueses são feitos somente na Crc de Lisboa que a princípio exige transcrição de casamento para todos os portugueses natos ou atribuídos. Pode ser q aceitem o processo sem a transcrição, mas não é 100% seguro.

  • @Suzmesquita  esquece o que eu disse e vai pelo @Vlad Pen 

    

    Agora surgiu uma dúvida aqui: Na certidão do pai da minha esposa diz que os pais dele eram portugueses e casados lá, será que terei de achar a certidão do casamento deles também, pq a de batismo dele já tive de pedir no arquivo distrital pois é de 1892, se tiver de achar o casamento vai ficar difícil pois não sabemos nada!


  • @Renato_Campos costuma-se exigir a transcrição do casamento quando ambos os pais são portugueses

    nesse caso, em que o casamento foi realizado em Portugal, caso não conste a averbação do casamento da certidão de batismo deles, muito provável que terá que buscar a certidão de casamento...

    caso recente parecido que caiu em exigência: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17256/retificacao-certidao-de-nascimento

  • Oi, gente!

    Obrigada pela ajuda! Eu vi que precisa da certidão de nascimento de ambos para a transcrição. Eu tenho a certidão original de 1900 da avô italiana. Sabem se aceitam esse documento assim? @Vlad Pen @gsilvestre

  • @Suzmesquita creio que não... precisará de uma atualizada. costumam exigir que a certidão tenha sido emitida no máximo há 1 ano

  • @Suzmesquita precisa de uma certidão atual.

  • Pessoal, fiz o pedido da certidão de batismo e recebi na msg de validação do orçamento a seguinte frase:

    "Por razões de preservação dos documentos originais não emitiremos certidão de cópia integral.

    Caso não ocorra a aceitação/validação deste orçamento e o devido pagamento,"


    E agora, será que a certidão emitida será valida?

  • @Renato_Campos , eles devem mandar uma certidão transcrita e assinada digitalmente. Pode aceitar, será válida para o processo.

  • Paguei com cartão de crédito do BB e não tive problemas, mas agora é automático ou tenho de mandar email com recibo?

  • @Renato_Campos , eles vão preparar o documento e enviar, pelos correios, para você.

    Se for com assinatura digital, devem mandar por email.

    Relaxe. Vai aparecer uma mudança no estado do serviços - vai constar como pago.

  • editado February 2021

    @Leticialele a gente sai da ansiedade de sair a do filho que demorou um século no ACP e agora vamos para a da esposa! rsrs

    obrigado pela ajuda e paciência!

  • @Renato_Campos , a ansiedade é normal. Eu sou pessoa mais ansiosa do mundo!!

    Processo por casamento demora de 24 a 30 meses... é melhor relaxar!!

  • não é por casamento, vamos tirar a da minha esposa por atribuição a neta mesmo

  • @Renato_Campos

    Como neta também leva 2 anos. a CRCentrais é bastante congestionada.

  • @Leticialele estava lendo discussão que a certidão de batismo deve ir com outra para fixar o nome usado, ex. certidão de óbito, mas a certidão de nascimento do filho no qual ele fora o declarante não serve para fixar o nome, afinal consta o nome declarado por ele próprio.

  • @Renato_Campos

    Mas você não vai transcrever o casamento dos portugueses?

  • @Guilherme Moreira eu não vou pq os avós são portugueses e casados em Portugal, pode até ser que como as certidões são de batismo o casamento não esteja averbado nelas e o conservador queira essa certidão e faça essa exigência, mas aí vai me complicar pois não sabemos nem o ano do casamento, só temos idéia por causa do ano de nascimento do filho mais velho. Vamos ter de ficar efetuando pesquisa ano a ano no arquivo distrital , mas aí vou ter de recorrer aos experientes nisso aqui do fórum. Vou ver essa certidão de óbito para fixar o nome usado em vida se a certidão de batismo só disser LUIZ.

  • @Renato_Campos

    As certidões de batismo do avô e da avó não estão digitalizadas e online?

  • editado February 2021

    @Guilherme Moreira não, elas são antigas, 1892 e 1902, mas estas foram tranquilas, só segui o post da @Leticialele sobre isso e não tive problemas, mas se pedirem a de casamento...

  • @Renato_Campos , certamente o casamento ocorreu após 1911, pode pedir a certidão pelo civil online

  • @Leticialele eu tinha pedido a do avó,. Sexta eles responderam como a recusa e um formulário para devolução do $$ , mandei um email pedido para ver se eles poderiam mandar a certidão de casamento no lugar. Vamos ver como rrspondem

  • RESPOSTA DO CRCPCon Trancoso referente ao pedido de troca para certidão de casamento no Civil Online:

    Lamento mas não é possível a substituição. Caso pretenda outras certidões deverá pedi-las no plataforma.

    Informo porém que esta conservatória só tem os seguintes registos:

    Nascimentos posteriores a 1908

    Casamentos posteriores a 1930

    Óbitos posteriores a 1950

    Todos os registos anteriores a essas datas foram enviados para o arquivo distrital da Guarda.

    Ou seja, @Leticialele, terei de pedir novamente no Arquivo Distrital.

    Agora a questão é: Faço o pedido sem data ou tenho de pedir a pesquisa primeiro para descobrir a data do casamento e então pedir a certidão?

  • @Renato_Campos , você pode fazer um pedido ao Arquivo Distrital. Coloque uma data com menos de 100 anos.

    Em Informações adicionais, diga que não sabe a data correta; informe que o civil online não encontrou a certidão e também, que a CRCPCon Trancoso diz que só tem os registros de casamentos após 1930.

  • @Leticialele , eu tinha mandado um e-mail para a pessoa do arquivo distrital que atendeu aos pedidos das certidões de nascimentos. Ela falou para fazer exatamente isso, fazer o pedido da certidão de casamento com uma data aproximada e explicar tudo nas observações.

    Vamos ver no que dá.

  • Pessoal, estava relendo as explicações. Por favor, Podem me confirmar se é isso mesmo: para pedir a transcrição do casamento do avô português, eu preciso tanto da certidão de nascimento dele quanto da certidao de nascimento da esposa italiana? Teríamos que correr atrás desse documento atualizado dela lá na Italia? Eu estou preocupada, pq já foi um sacrifício reunir os docs do avô português :/ Algum consulado aceitaria só nascimento dele e certidão do casamento?

  • @Suzmesquita , precisa da certidão de nascimento da avó italiana. Nenhum Consulado ou Conservatória vai aceitar apenas o nascimento do português e o casamento.

  • @Suzmesquita

    A certidão italiana, se não for no Modelo Internacional multilíngua (em formato de uma tabela), terá que ser traduzida e apostilada.

    Tem que enviar o original e a tradução.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.