Dúvidas Transcrição

2»

Comentários

  • Boa tarde

    Meu pai é neto de português, estou com quase todos os doc + agendamento consulado para PV e assinatura 1D, mas surgiu uma dúvida:

    O português foi o declarante do nascimento do filho e este declarante do meu pai!! (Ok)

    Só que o português foi para o Brasil com 13 anos e se casou com uma Brasileira.

    Como o registro de batismo arquivo distrital . só tem o primeiro nome, eu pedi a certidão de casamento para fixar, mas a dúvida é:

    Será que quando essa certidão casamento for analisada pela conservatória de LIS, eles podem exigir a transcrição e parar o processo por isso? (Seria um tiro no pé)?

    Eu deveria procurar incansavelmente o Óbito?

    Obrigada

  • @smoreira

    Sendo ambos os pais portugueses você deverá fazer a transcrição, ou terá uma exigência como essa descrita

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17347/exigencia-transcricao-de-casamento

  • @gandalf

    Olá

    Ele é português e a esposa brasileira (falecidos)

    Vou enviar a certidão para constar o nome completo dele.

    Será que isso é motivo de exigência de transcrição?

    Obrigada

  • @smoreira envie a certidão de casamento ou óbito para composição do nome.Como a esposa é brasileira..pode ser que Lisboa não peça a transcrição de casamento.

  • @Vlad Pen

    Bom dia

    Ok Obrigada pela sugestão.

    Mais uma pergunta

    O filho do português é falecido não tem a cidadania

    Meu pai tem o óbito, mas não vamos mandar, por ser mais um doc a apostilar, será só o nascimento mesmo.

    No caso de neto o envio do óbito do pai é obrigatório? Ele foi declarante do meu pai.

    Obrigada

  • @smoreira

    Existem duas vertentes:

    • uma crê que o português casado com uma brasileira, tendo sido declarante do filho antes de 1 ano, haverá dispensa da transcrição. No caso, seu pai, seu avô, e seu bisavô, todos portugueses. Não seria necessária a transcrição do casamento de seus bisavós. Bastaria enviar a certidão de casamento para fixação do nome e apelido adotados pelo bisavô na vida adulta (porque a certidão de batismo tem só o prenome), e para que verificassem o estado civil, ainda que não estivesse transcrito.
    • a outra crê que no caso de netos, pelo fato do processo correr nas CRCentrais de Lisboa, que habitualmente lida com casos mais complexos de nacionalidade, a primeira coisa que querem ver é a transcrição do casamento (no caso, de seus bisavós), para limpar e eliminar qualquer dúvida, sem terem que ficar examinando as minúcias do caso.

    Se você quiser seguir a primeira opção e não fazer a transcrição, é sua escolha. Se der certo, você economiza €120. Se der errado, terá que pagar os €120, mais €40 das despesas de uma segunda remessa por DHL, e terá um atraso de pelo menos 2-3 meses no processo. Não sabemos qual das duas opções é correta, e a recomendação é que se faça a transcrição do casamento antes.

    Não deve mandar a certidão de óbito. Não precisa dela. Documentos desnecessários podem conter divergências e criar problemas.

    Sugiro que faça uma lista dos documentos que pretende enviar, e submeta aqui para que outros membros possam validá-los. Começando por descrever o tipo de processo, e os documentos sob a perspectiva do requerente, com os pais e avós dele, e a idade do requerente.

    aqui: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/

    Pela nova lei, a ligação efetiva se dá apenas pelo conhecimento da língua (assumido para brasileiros), e nada consta da PF brasileira, e de outros países que tiver residido. Todo o resto continua igual. Siga o link da modalidade de pagamento. Escolha cartão de crédito, e se tiver problemas com o pagamento, use o app do Nubank e pague pelo celular. Alguns bancos brasileiros ainda não suportam a tecnologia do IRN.

    Boa sorte.

  • @gandalf

    Ok

    Obrigada pela sua resposta!

    Vou analisar melhor

    Boa noite!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.