Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1224225227229230256

Comentários

  • Boa Tarde.

    Gostaria de tirar duvidas sobre o processo, sou brasileiro já com o assento de nascimento português registrado, tendo assim nacionalidade adquirida por atribuição, no momento estou morando em Portugal com a minha esposa e ela não tem a nacionalidade. Estou em duvida quanto a necessidade de autenticar o RG já que sou o requerente, será que preciso autenticar o RG ou só com a copia do meu acento já é suficiente para dar entrada no processo.

  • @MatheusTS , você já deve ter cartão de cidadão. Na qualificação do requerimento, coloque o número da sua identidade portuguesa. Mande uma cópia simples. Telefone para a Conservatória mais próxima de sua morada e pergunte se fazem transcrição de casamento e se recebem pelos Correios ou apenas presencialmente.

  • editado January 2021

    Bom dia

    O meu processo de pedido transcrição de casamento chegou em PD no dia 28/12, mas ainda não me enviaram a referência para o pagamento.

    Sabem me dizer se estão fechados para ferias de fim de ano?

  • @Batcha1984 os processos estão todos atrasados devido a pandemia.Deverá aguardar pelo menos mais 20 a 30 dias.

  • @Vlad Pen

    A minha questão é em relação a emissão da referência Bancaria para o pagamento.

    Acho que isso deverá ser feito num intervalo de tempo menor!

  • @Batcha1984 tenho informações de processos q foram enviados meados de Dezembro e ainda não receberam a referência bancária. Terá q aguardar.

    Obs: Pedimos não enviar e-mail ou ligar na conservatória.

  • @Vlad Pen

    ok muito obrigado

  • Boa tarde... minha prima neta de Portugues, sua mãe casou e divorciou e não casou e não vai casar mais , tem algum problema sómente transcrever o casamento para poder transmitir para a minha prima ou precisa trasncrever o casamento e contratar advogado para fazer o divorcio la em Portugal tambem ... divorcio de 20 anos aatrás..????grata pela resposta Mayara.

  • @MAYARACELLI , pode apenas transcrever o casamento para poder fazer a atribuição da filha.

  • @Leticialele obrigada pela atenção...

  • bruna_bastosbruna_bastos Member
    editado January 2021

    Boa tarde pessoal!

    Estou com uma dúvida e queria saber se vocês podem me ajudar:

    Sou casada com uma cidadã portuguesa e queremos transcrever o nosso casamento em Portugal. Até então estávamos nos programando para dar entrada no processo em Ponta Delgada. Porém surgiram algumas dúvidas com as mudanças que ocorreram recentemente com relação a tempo do processo e pagamento. Vou enumerá-las aqui:

    1. Estamos nos programando para mudar para Portugal em Abril, como não sou cidadã preciso que a transcrição seja feita o quanto antes para a minha entrada no país juntamente com a minha esposa que é cidadã. Qual seria o local que está realizando o processo mais rápido? Ponta Delgada ainda é o melhor local?
    2. Atualmente moro em Recife/PE, vi que muitos estão mandando para os consulados. Seria uma opção para mim também?
    3. O valor do processo foi alterado para 180 euros? Para o pagamento da referência bancária, possuímos conta em um bando europeu, Revolut, serve?
    4. Se o caso for fazer por PD, eu posso solicitar para uma pessoa que mora lá entregar os documentos na Conservatória por mim?

    Desde já agradeço pela ajuda! :)

  • @bruna_bastos

    A recomendação que sempre se fazia de Ponta Delgada é 1) porque são especializados em transcrição, e 2) porque aceitam pelo correio.

    1. Com a mudança na forma de pagamento, a menos que você tenha alguém que possa fazer o pagamento do boleto em PT, fica quase inviável. As opções lá seriam Referência Bancária (exige conta bancária na UE), e transferência inter-bancária (SWIFT) internacional que vai custar uns €40 e não sei como funciona. Teria que se informar.
    2. Já houve várias reclamações no forum sobre o atendimento do consulado em Recife. O website não abre e portanto nem sei se fazem, quanto mais se fazem pelo correio. Pode tentar ligar e perguntar. Se conseguir, você paga em R$ por boleto bancário. Vice Consulado de Portugal no Recife | Av. Domingos Ferreira, 4060 6º andar | 51021-040 Recife - PE | +81 3327.2073/1514 | www.consuladoptrecife.com.br
    3. O valor continua €120 e o site do eportugal.gov.pt não menciona mais o valor a maior. Pode ser que mude, mas não aconteceu ainda.
    4. Se você conhece alguém que mora lá que possa fazer o pagamento para você, seria o ideal para você. Mande de preferência por DHL diretamente para a Conservatória de Ponta Delgada, eles analisam a documentação e lhe mandam por e-mail o boleto da Referência Bancária. Você repassa o e-mail pro seu contato, ela faz o pagamento do boleto e pronto. Sai sua transcrição em 2 semanas.

    Vocês acertam como paga a ela. Pode fazer Vale Postal, ou combinar o aplicativo de sua preferência e enviar o dinheiro pra ela.

  • @gandalf muito obrigada pelos esclarecimentos!

  • daviozolindaviozolin Member
    editado January 2021

    Postei no forum errado, perdão!

  • jarbastfjarbastf Member
    editado January 2021

    Senhores,

    Chegou agora no início de Janeiro o Assento de Casamento efetuado pela Conservatória de Ponta Delgada, os passos e datas foram:

    • Enviei os Documentos pelo DHL em 25/11/2020 (Valor R$ 161,50)
    • Enviei o Vale Postal em 26/11/2020 (120 Euros - mandei p/ a Conservatória um e-mail com a cópia do Vale Postal: civil.pdelgada@irn.mj.pt)
    • Os Documentos foram recebidos pela Conservatória em 04/12/2020
    • O Assento do Casamento está datado de 16/12/2020
    • Chegou no Brasil o Documento do Assento no início de Janeiro (Não sei a data exata pois estava viajando)

    Resumindo.... não demorou 40 dias do envio até ter o documento final em mãos.

    Agora vamos para a juntada de documentação para dar entrada no Processo de Nacionalidade.

  • @bruna_bastos

    Leia esse post que pode ser de seu interesse. Talvez você mesma possa fazer o pagamento da Referência Bancária via cartão.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/235047/#Comment_235047"

  • @marianaglguimaraes

    O post acima vale pra você também, embora sua pergunta tenha sido em outro tópico.

  • Boa tarde, a todos... um ano de 2021 com Saúde Mundial.

    Por favor, preciso fazer a transcrição de casamento de minha filha e a pedir a nacionalidade de meus netos que são menores de idade.

    Quais são os documentos e esse processo de pagamento receberei os dados para pagamento após o envio e recebimento dos documentos ou envio antes?

  • Pessoal, sabem dizer se ainda é exigido que os documentos tenham sido emitidos dentro de 1 ano?

  • @cintiaml , sim. Documentos brasileiros têm 1 ano de validade entre a emissão e a numeração do processo

  • Bom dia, gandalf

    Já fiz sim e também a Nacionalidade dos meus filhos, agora estou no processo de Nacionalidade dos meus netos. Como será pela minha filha, então tenho que fazer a transcrição, correto?

    Porem estava olhando para fazer aqui no consulado de São Paulo e no final a soma dos custos sai quase igual, só que aqui pedem mais documentos apostilados e cobram R$ 60,00 por criança...

    Mas como descobri há algum tempo que o apostilamento em Santa Catarina é mais barato, então vou fazer por aqui mesmo e acredito que vai ser mais rápido.

    Abraço a todos.

  • @MARI F ...

    Se você está em São Paulo...Envie a Transcrição para a Representação Consular em Santos/SP...Aqui em SP demora muito mais...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/234937/#Comment_234937

    Se preferir fazer por Ponta Delgada procure se atualizar pois a forma de atuação deles quanto ao pagamento foi modificada...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/234708/#Comment_234708

  • Olá,

    Fica aqui meus cumprimentos e a minha gratidão ao Forum pelas informações obtidas que fizeram com que eu procedesse de maneira correta ao enviar os documentos para a transcrição de casamento dos meus pais em Ponta Delgada. Enviei dia 10 de novembro mas por conta da greve dos correios de lá, só foi entregue na Conservatória dia 03 de dezembro, no entanto desde então não recebi qualquer notificação. Esta semana estive nos correios para saber se o Vale Postal havia sido retirado, o que o correio informou que ainda estava a disposição. Diante dessa situação resolvi passar um e-mail para a Conservatória,no qual prontamente foi respondido com a confirmação do assento do casamento desde o dia 07 de dezembro de 2020. Acredito que o correio deva ter se enganado e Ponta Delgada demorado para o envio da documentação pois ainda não recebi e já se passaram 40 dias do assentamento. Porém, para dar continuidade ao meu processo terei que fazer uma retificação no meu Registro de Nascimento pois consta que meu pai é " natural deste Estado", no caso, o Estado onde nasci no Brasil. Ouvi dizer que é necessário fazer o apostilamento do assento do português em Portugal para só depois entrar com o processo administrativo no cartório de origem da minha certidão. Pergunto: isso procede? Obrigado por me orientar.

    Neiva Augusta Viegas

  • Finalizado.

    Pedido enviado a PD em 25/11/2020, via DHL (181 reais)

    Pedido recebido em PD em 04/12/2020

    Pedido finalizado em 11/12/2020.

    Não esperei a carta chegar pelos correios e pedi uma certidão pelo civilonline em 28/12/2020. (10EUR)

    Pedido entregue pelos correios. 20/01/2020

  • Bom noite pessoal. O pedido de nacionalidade da minha mãe foi aprovado (estamos esperando só o número de assento ser criado). Agora estou começando a pensar na transcrição de casamento para poder tirar a minha nacionalidade. Seriam esses os documentos para Ponta Delgada?

    - Cópia autenticada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. (no caso eu mando minha ID cópia autenticada).

    - Certidão de CASAMENTO, de Inteiro Teor digitada, devidamente legalizada (apostilada)

    - Certidão de NASCIMENTO do nubente estrangeiro (que no caso é meu pai - brasileiro), de Inteiro Teor digitada, devidamente legalizada (apostilada)

    1.Como serei eu o requerente (filho da pessoa portuguesa) não precisa certidão minha né?

    2. E essas certidões digitadas não precisam ser reprográficas não né?

    3.No mais, tá tudo certo? Falta algo?

  • olá pessoal!

    está compensando fazer a transcrição de casamento por Ponta Delgada?

    quero fazer a transcrição do casamento dos meus pais, alguém pode me passa o modelo de requerimento mais utilizado?

    obrigado

  • Boa tarde! Estou fazendo a juntada de documentos para o envio a ponta delgada e tive algumas dúvidas, espero que possam me ajudar.

    1. - Cópia autenticada e apostilada de diploma de conclusão de ensino fundamental, médio ou superior.  Há necessidade do histórico escolar, ou somente o diploma já bastaria?
    2. - Assim como no processo de nacionalidade a identidade apresentada pelo requerente na transcrição precisa ter menos de 10 anos? Se sim há algum outro documento que possa ser utilizado, por exemplo CNH?
  • Bom dia,

    Sabem me dizer se a Conservatoria de PD, está a trabalhar normalmente?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.