Consulado do Rio de Janeiro- agendamentos

12346

Comentários

  • Bom dia colegas! Hoje, 21/01, as 10:08 consegui agendar para Cartão Cidadão. Vagas abertas!

  • @Jeanette Oi, eu estou tentando agendar já faz vários dias, hoje eu não tentei... e disponibilizaram vagas. kkk

    Caso não se sinta desconfortável, você poderia nos dizer para qual dia você conseguiu agendar?

  • @Zanac , meu primo conseguiu marcar , hoje, para o próximo dia 25

  • @Zanac Consegui marcar para a minha filha no dia 26/01, terça feira. E estava tentando desde a segunda, dia 18/01, das 8 até às 15 hrs. Pelo que observei, contrariando o que é informado no site do Consulado, acho que disponibilizam as vagas apenas num dia da semana. E conforme a dica da @Leticialele , hoje foi após as 10:00 hrs. Mas dia e hora sempre mudam. Quando agendei para meu filho, entrei numa segunda feira e por volta das 13:45 hrs, surgiram as vagas. Tem outro detalhe: o sistema deles não aceita abrir mais de uma aba com o mesmo endereço de IP. Boa sorte a todos!

  • Pra quem tem agendamento para o Consulado do RJ nas próximas semanas, fiquem atentos porque vi mais de uma pessoa relatar hoje que o consulado estará encerrado até o dia 11/02 por um surto de covid entre os funcionários. 

    Repito: vi mais de um relato em grupos do Facebook, mas não confirmei a informação.

    Sugiro que quem tenha agendamento pros próximos dias/semanas entre em contato com o consulado para confirmar a informação. Se obtiverem retorno coloquem aqui pra ajudar os outros interessados. 

  • Entrei agora às 10:23... tinha vaga para os dias 08 e 09/02 - manhã e tarde... corre que "a promoção acaba"!!!

    

  • @lsantos02 , o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro está funcionando, com todas as medidas de precaução necessárias.

  • VAGAS ABERTAS PARA CARTÃO CIDADÃO PARA OS DIAS 15 E 16/02. Entrei no agendamento às 10:45hrs de hoje 05/02, sexta feira.

  • Hoje,VAGAS ABERTAS para os dias 22 e 23/02, para cartão cidadão.

  • VAGAS ABERTAS cartão cidadão para os dias 01 e 02/03. Entrei hoje, por volta das 9:20hrs.

  • Bom dia, pessoal. Vcs podem me confirmar a lista de documentos necessários para levar no dia agendado? Para o cartão cidadão e passaporte. Obrigada!!

  • @ANA_LETICIA

    Busque no site de seu consulado. Geralmente só o assento e um documento com foto (RG, ou CNH, ou Passaporte). Alguns consulados pedem um comprovante de residência (água, luz, etc).

  • @ANA_LETICIA , no Rio, você precisa apenas de documento com foto.

    Ao chegar lá, vai preencher um formulário.

    Quando for atendida, diga se vai tirar passaporte também e eles já agendam uma data para você voltar, pegar o Cartão Cidadão e colher os dados e tirar a foto para o passaporte.

    Depois, você vai a uma sala fazer o pagamento com cartão de débito!

    É bem simples. Vá de máscara. Chegue 15 minutos antes do horário agendado. E preste atenção porque, por causa das medidas de distanciamento, chamam as pessoas pelos horários.

  • @Leticialele Tudo bem? Saberia dizer quanto tempo está demorando o processo de nacionalidade pelo consulado do RJ? Consegui agendamento para 19/03, mas estou na dúvida se faço por lá ou tem outro local mais rápido.

  • @JulianaGarciaVaz , não sei! Tivemos alguns relatos de foristas , no último trimestre do ano passado, dizendo ser bem rápido! Uns 3 meses.

    É atribuição de filho, pelo artigo 1C?

  • editado March 2021

    @JulianaGarciaVaz

    Se fizer pelo consulado não tem como acompanhar online e saber como anda. Você entrega, e quando ficar pronto eles te comunicam. Sem nenhuma ideia do que está acontecendo, e sem ter a quem perguntar.

    Eu aconselho fazer pelo ACP. Além de ser o "caminho trilhado", você acompanha o progresso pelo site, e exige menos documentos.

    Mas a decisão é sua. No final os dois vão te levar ao mesmo resultado.

  • editado March 2021

    @Leticialele vi um relato seu de nov/2020 que para viajar para Portugal, naquela época apenas com o assento de nascimento português, só poderíamos comprar passagem pela TAP. Saberia dizer se isto ainda é valido e se meus filhos e marido poderiam embarcar comigo, comprando só passagem de ida?

  • editado March 2021

    @JulianaGarciaVaz a Europa está fechada para brasileiros, mesmo os que tem nacionalidade portuguesa.

  • @JulianaGarciaVaz , até 16 de março próximo, estão suspensos todos os voos entre Brasil e Portugal.

    Você, como portuguesa, viaja com certeza apenas com a certidão de nascimento. Quanto a seu marido, precisaria apresentar uma certidão de casamento apostilada. Filhos menores também podem acompanhar. Sugiro que entre em contato com o Consulado, para que eles emitam uma autorização para sua família viajar com você.

  • @Leticialele @Vlad Pen muito obrigada pelos esclarecimentos.

  • Pessoal, sexta feira passada dia 12/03 estava agendada no consulado para dar entrada no pedido da minha nacionalidade, resolvi arriscar e fazer por aqui. E por incrível que pareça tomei a decisão mais sábia da minha vida, pois saí de lá com meu assento de nascimento em mãos, foi feito na hora. A pessoa que me atendeu disse que normalmente não é assim, é que como a maioria das conservatórias estão trabalhando de homeoffice, os processos estão muito rápidos quase online, mas disse também que não sabe até quando ficará desta forma. Então se tem alguém com todos os documentos em mãos prestes a enviar para Portugal, sugiro cogitar agendamento com o consulado.

  • @JulianaGarciaVaz

    Parabéns a nova Tuga, corajosa e desbravadora. :-)

    Fazer por inscrição pelo consulado não é para os fracos. Nunca vi rápido como o seu, mas podia ser 1 dia, 1 mês, 1 ano, sem saber nada do que ocorre durante esse tempo. Ainda bem que se surpreendeu com um final feliz. Creio que até a pessoa do consulado se surpreendeu.

  • Parabéns !!! Muito legal quando sai a certidão Podia deixar uma mensagem aqui por gentileza se foi no rio de janeiro, pois estou entrando para fazer do meu filho é Não tem datas disponíveis. Obrigada .

  • Ola,

    Alguém sabe quanto tempo demora para fazer uma transcrição de casamento no consulado português no Rio de Janeiro?

    Obrigada,

  • editado March 2021

    @Mariah Pires

    Se levar pessoalmente tendo agendado fazem na hora. É pra você?

    Se enviar pelo correio ou DHL, 2 a 3 semanas. O mesmo tempo que Ponta Delgada.

  • @gandalf

    sim! É o meu próprio casamento.

    obrigada! Estou considerando o custo do dhl para ponta delgada contra um sedex pro centro da cidade!

    Acho q vou fazer pelo consulado mesmo, so nao queria que o processo demorasse muito tempo.

  • editado March 2021

    @Mariah Pires

    Se somar todo o custo de documentos extra que pede no consulado, e as taxas extras que cobram no consulado, fica quase igual.

    A documentação em PD é bem mais simples, e são muito profissionais. O consulado do RJ também funciona bem.

    Não é só preço que decide. A grande vantagem do RJ é o pagamento em Reais por boleto bancário. PD paga por cartão de crédito, tem IOF.

    Faça o que for ais cômodo. O preço terá que calcular na ponta do lápis um e outro. A remessa é €40. taxa €120. mais os documentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.