Certidão de nascimento - avô brasileiro

Pessoal, boa tarde!

Estou com muita dificuldade de encontrar a certidão de nascimento do meu avô brasileiro, nascido em Catanduva-SP. Ja procurei o cartório de lá e não encontraram a certidão. Pedi para pesquisarem o registro dos irmãos do meu avô e também não encontraram nada... não sei se ele foi registrado em cartório...

Nome: Domingos Soares de Oliveira

Data nascimento: 16/03/1930

Nome do pai: Adriano Soares de Oliveira

Nome da mãe: Carmella Consiglia Barbata

Obs: Encontrei a certidão de batismo recentemente, ela serve como documento de processo de transcrição de casamento (ele seria o noivo) e do processo de atribuição (do meu pai, filho dele)?? Se servir, em que formato precisa estar?

muito obrigada pela ajuda!

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @Paminanda

    No familysearch, há o registros de catanduva da época de nascimento do seu avô.

    Nascimentos, 5329, 1930 jan-1930 mar

    "https://www.familysearch.org/search/film/103010084?cat=2656322"

    Nascimentos, 71978, 1930 mar-mai

    "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSJ9-S995-F?cat=2656322"

    Já olhou esses livros? Não procure pela data exata. Coloque uma margem de erro de 1 ano para mais ou para menos.

    Boa sorte

  • @guimoss

    EU NEM SEI COMO AGRADECER!!!! Com a sua ajuda encontrei o registro do meu avo. Muito obrigada mesmo!!!!

    O Cartorio de Catanduva disse que perdeu os livros dessa epoca. Com esse documento que encontrei, será que eles conseguem emitir uma nova certidao?

    novamente muito obrigada!!!!

  • @Paminanda , não devem ter perdido livro algum, Pode apostar que é por pura preguiça de procurar.

    Tente descobrir se eles usam o whatsapp, mande uma foto do registro que você encontrou. Diga que precisa de uma certidão inteiro teor

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @Paminanda

    Que bom que encontrou. Meus parabéns.

    O registro que vc achou é o livro com o inteiro teor do registro? Ou a certidão de breve relato do nascimento?

    A @Leticialele passou por uma situação semelhante:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/234382/#Comment_234382"

    Portugal não aceita RESTAURAÇÃO DE REGISTRO. Vejo três caminhos para vc:

    1) Torcer para um bom senso do cartório. Que ao enviar as páginas do registro e a fonte (o familysearch), eles topem fazer uma certidão. Vc pode informar que os livros estão no fs. Quem sabe eles n pedem uma cópia desses livros para o cartório? Isso ajudaria vc, outras pessoas e o próprio cartório.

    No seu caso, ela deve ser INTEIRO TEOR (digitada).

    O @Nilton Hessel, eu acho, deu uma dica interessante para evitar dois apostilamentos (que em sp é caro). Vc pede para o mesmo escrivão fazer as duas certidões, se possível. Vc tb pode apostilar em outro estado. O mais barato é SC e no RJ, acho que é metade do valor.

    2) ir, quando a pandemia acabar, num centro histórico da familia e pedir uma cópia certificada da página do livro para usar no cartório ou ver se e possível fazer isso online.

    3)Fazer a emissão da certidao pela via judicial, de competencia da vara de registros públicos. Antes desse passo, vc pode apelar para a corregedoria do seu Estado.

    Obs: A sua bisavó (carmella) parece ter um nome de origem italiana. Se alguém da família dela for italiano (salvo raras exceções-aqui te reconendo a pesquisa) vc pode pedir a cidadania italiana. Talvez vc possa pesquisar isso, se n conseguir pelo antepassado português.

    Obs2: o registro de batismo pode ajudar no passo 3 ou em alguma retificação que vc tenha q fazer, mas n é aceita para nacionalidade nem para registro civil, pois é de data posterior a 1888.

    Boa sorte

  • yurialmmeidayurialmmeida Member
    editado January 2021

    Prezados,

    Espero que todos estejam bem!

    Também estou na luta para encontrar a certidão de nascimento do meu avô. A irmã foi nascida e registrada em Niterói (1931), na época em que meu avô nasceu (1934) só existiam os cartórios de 1 e 2 zona mas infelizmente não consegui um resultado positivo na busca, depois fui informado que possivelmente poderia estar na Ilha do Governador tendo novamente feito uma nova busca e sem resultados.

    No Family Search só consigo encontrar dados de um possível filho que morreu no parto, e informações sobre da primeira esposa dele que faleceu. Possuo ainda toda a documentação dele, inclusive a certidão de casamento que foi feita em São Gonçalo (1RCPN) e certidão de reservista. Quando fui neste cartório pedir informações sobre a certidão de nascimento foi me dito que nesta época o cartório era do estado e que por isso eles não tinham mais os papéis da época.

    No Detran só consta a certidão de casamento.

    Pensei em tentar uma restauração por meio judicial mas acabei vendo aqui que Portugal não aceita.

    Vocês teriam mais alguma ideia de como eu posso proceder?

    Nome: Jorge Henrique de Freitas

    Pai: Anibal Henrique de Freitas

    Mãe: Leopoldina dos Santos Ferreira

    Nascimento: 15/08/1934

  • @guimoss

    obrigada pelas explicações!

    Não sei dizer se o registro que encontrei é de inteiro teor... como posso confirmar isso?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSJ9-S995-F?cat=2656322 (página 45 deste link)

    Entrei em contato com o cartório de Catanduva-SP e realmente eles informaram que o Cartório não tem autonomia para fazer essa nova certidão. O caminho é solicitar a restauração via judicial e depois solicitar uma certidão de inteiro teor baseada na restauração.

    eu comentei que Portugal não aceita essa restauração, mas eles não me deram outra opção. A única coisa que eles ficaram de confirmar pra mim é se conseguem fazer essa restauração via administrativa (pelo próprio cartório) e não judicial. Fiquei de ligar amanhã para confirmar.

    Eu vi o outro post que você mencionou sobre o caso da @Leticialele . Vi que ela teve recorrer ao Juiz da Vara de Registros Públicos e conseguiu. Não faço a mínima ideia de como fazer isso. @Leticialele poderia me dar mais detalhes de como fazer isso? Preciso contratar advogado? Depois você conseguiu a cidadania?

    No meu caso, cartório de Catanduva-SP disse que perdeu os livros com ume enchente. Eu moro em São Paulo.

    Meu processo no momento é de transcrição de casamento da minha vó (já portuguesa, processo concluído recentemente). Mesmo para esse processo não aceitam a certidão restaurada?

  • editado January 2021

    @Paminanda , recorri ao Juiz da Vara de Registros Públicos através do Cartório, sem recorrer a advogado.

    Entre em contato com a Corregedoria, informe que Portugal não aceita restauração de certidões. O Cartório pode, a partir da imagem microfilmada pelo Family Search, emitir uma certidão Inteiro Teor. É isso que você tem que requerer ao Juiz.

    E, sim, a certidão era da minha mãe e ela conseguiu a cidadania, feita em Tondela.

  • @Paminanda

    Acho que é uma cópia da certidão de simples relato e não a página do livro. É bastante parecida com as certidoes encontradas no SIAN do arquivo nacional.

    Imagino que vc queira ela para transcrição. Acho que Pt exige a de inteiro teor, mas alguns consulados aceitam a de simples relato (sp eu nao sei, olhe no site).

    O do rj aceita a de simples relato. Sugiro que vc corra, pois eles estão fazendo por correio durante a pandemia, mas geralmente tem que agendar, oq demora.

    Teve um caso aqui no forum de natal que foi feito no rj.

    Agora é correr atrás e emitir essa certidão.

    Boa sorte

  • @yurialmmeida

    Vc terá que vasculhar os livros de nascimento de niteroi e sao Gonçalo na data do nascimento (1 ano para mais e para menos).

    Se a irmã nasceu em Niterói, é altamente provável que o avô tb tenha nascido lá.

    Uma dica: se vc tem a de casamento, vc pode comparar o endereço dos pais na certidao dc nascimento da irma com o endereço dos pais que consta na certidao de casamento.

    Se for o mesmo, n houve mudança e ele deve ser de niteroi. Se houver, ele deve ser de outro lugar.

    Se estiver na ilha, vc pode olhar no SIAN do arquivo nacional.

    Boa sorte

  • yurialmmeidayurialmmeida Member
    editado January 2021

    @guimoss

    Obrigado pela resposta!

    Quanto a procura da certidão em Niterói, já foi feita nós cartórios que na época existiam 1 e 2 zona, os demais não aceitaram a busca por conta do ano que iniciaram as atividades, 1938 (3 e 7 zona), inclusive eu solicitei uma segunda busca nestas duas zonas por conta da irmã dele (do meu avô) que foi registrada em um desses cartórios. Fiz tudo por email.

    É bem provável que ele tenha sido registrado neste cartório onde a irmã também foi, apesar de ser 3 anos de diferença na idade 1931 e 1934 não tive nenhuma informação de que eles moraram em São Gonçalo.

    Em São Gonçalo, eu ainda não solicitei nenhuma busca, posso tentar e se não me engano são três cartórios de RCPN.

  • @yurialmmeida

    Creio que vc me entendeu errado. Eu quis dizer para vc entrar no familysearch (fs) e vasculhar os livros, registro por registro.

    As buscas do cartório nem sempre dão resultado, mas com vc procurando, as chances sao maiores.

    A conta no fs é gratuita e vc tem acesso a varios livros de varios municipios.

    Com relação a dica, quis dizer para vc olhar o endereço dos seus pais na certidão de casamento do seu avô, que vc disse possuir e q ocorreu em São Gonçalo (geralmente esse dado aparece, nem que seja para dizer que o nubente residia no mesmo lugar que os pais) e o endereço dos pais na certidao de nasc.da sua tia-avó, onde tb aparece o endereço dos pais do registrado (sua tia-avó).

    Se forem iguais ou na mesma localidade, é provável que o seu avô tenha nascido nesse local que aparece nas 2 certidões.

    Registro civil de Niterói (há varias possibilidades):

    "https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=210535&query=%2Bplace%3A"Brazil%2C%20Rio%20de%20Janeiro%2C%20Niterói"&subjectsOpen=837466-50"

    São Gonçalo:

    "https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=210630&query=%2Bplace%3A"Brazil%2C%20Rio%20de%20Janeiro%2C%20São%20Gonçalo"&subjectsOpen=1088429-50"

    É so clicar em "civil registration" e procurar.

    Tb ha registros paroquiais, caso vc n consiga achar.

    Boa sorte

  • @guimoss e @Leticialele

    tudo bem com vocês?

    sabem me dizer se há algum documento de Portugal publicado que menciona essa questão de que não são restauração de registros?

    Conversei com o Cartório novamente e eles me pediram pra enviar tudo o que eu tenho sobre meu avó e se possível algum documento que comprove que Portugal não aceita esse formato de documento. Quando eu pedi pra fazer um requerimento para o Juiz do Cartório e eles disseram que iriam analisar essas documentações que irei enviar antes de fazer esse requerimento.

    @guimoss

    Sim, estou na fase da transcrição de casamento de minha avó naturalizada.

    Boa ideia de tentar pelo consulado, olhei no site do de SP e RJ e ambos mencionam somente certidão simples, não precisa ser inteiro teor. Talvez neste caso, seja melhor fazer pelo consulado, apesar de geralmente ser mais demorado. Talvez sendo certidão simples, o cartório aceite fazer.

  • editado January 2021

    @Paminanda , os Consulados estão rápidos.

    Mostre ao cartório a página do IRN:

    "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/"

    E as espécies de certidões do Registo Civil:

    "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/especies-e-prazos-de/"

    Insista no Requerimento ao Juiz.

    Você vai precisar da certidão para o processo de nacionalidade, e eles não aceitam certidões restauradas. O processo da minha mãe caiu em exigência porque o cartório alegava não poder tirar cópia do livro e restaurou a certidão. Portugal exigiu a certidão originária. Só consegui na Justiça! Eu era boba e só depois aprendi a recorrer à Corregedoria e ao Juiz diretamente pelo Cartório depois de todo o sofrimento para conseguir a certidão da minha mãe! Agora, qualquer dificuldade que coloquem, peço, inocentemente, o telefone da Corregedoria e o nome do Juiz, dizendo que vou fazer um requerimento. Resolvem na mesma hora!!

  • @Leticialele @Paminanda

    Fiquei em dúvida sobre uma coisa: o fato da avó ser naturalizada (portuguesa ou brasileira?) afeta o pedido de nacionalidade?

    Isso é uma questão que deve ser analisada, antes de adquirir as certidões e perder tempo e dinheiro.

    Espero estar errado. Vmos ver o que a @Leticialele tem a dizer.

  • @guimoss

    Tecnicamente poderia afetar. A portuguesa ao se casar com um não português, ela abria mão da nacionalidade portuguesa. Também se o português peia a nacionalidade em outro país, ele teria que abrir mão da nacionalidade portuguesa. (isso ocorreu durante um certo período e depois foi abolido)

    Mas para que tenha perdido a nacionalidade, teria que ter uma comunicação ao MJ, coisa que muito raramente ocorreu. E como a Leticialele já mencionou, mesmo que tenha ocorrido, esse registro ficou perdido no tempo. Nunca vi alguém ser impedido por isso.

  • @guimoss

    A minha vó brasileira (filha de portuguesa) conseguiu a cidadania (usei o termo naturalizada, mas não sei se foi correto), processo concluido no mês de nov/20.


    @Leticialele

    Estou juntando todos os documentos que o cartório me pediu e vou insistir para fazer um requerimento ao Juiz. Não vou desistir!

    muito obrigada novamente a todos pela ajuda e pela força!

    abs!

  • @guimoss , uma forista gente boa me passou o link para verificar se o ascendente se naturalizou!

    "https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certidao-negativa-de-naturalizacao"

  • Ola pessoal, tudo bem?

    Infelizmente não tenho boas notícias, falei novamente com o cartório e eles se recusaram a emitir a certidão baseada na microfilmagem. Não sei o que fazer...

    Andei pesquisando no instagram alguns perfis de advogados que cuidam desse assunto, falei com um deles que tem inclusive muitos seguidores e vários depoimentos positivos e ele me afirmou que a recuperação do registro via judicial é aceito por Portugal.

    Sinceramente estou na dúvida e perdida.. sem saber muito o que fazer. Pensei em arriscar um advogado...

    @guimoss @Leticialele

  • @Paminanda , você chegou a acionar a Corregedoria??

    Faça um requerimento ao Juiz responsável pelo Cartório solicitando a recomposição do registro pela microfilmagem, explicando que é para processo de cidadania e que Portugal exige a certidão!!

  • Também tenho um caso deste...

    Um tio que não acho a certidão dele no Rio

    Já tentei de tudo!!

    Tem no Family search, mas é uma confusão só😚

    • FERNANDO GOMES DE SOUZA BRANDÃO - Esse que nasceu no Meier
    • MÃE – CAROLINA ROSA BRANDÃO
    • PAI – CELESTINO GOMES DE SOUZA BRANDÃO
    • NASCIDO EM 06.MAR.1925

    Se alguém puder me ajudar eu agradeço imensamente!! Já estou cansada de procurar!😥

  • Bom dia.

    Gostaria de mais uma vez contar com a ajuda dos amigos para localizar o nascimento e o casamento de

    Luiza da Conceição Rodrigues, nasceu entre 1870 e 1880, era filha de Lucrecia Maria Rodrigues e nasceu no Pará.

    Quanto ao casamento dela foi também no Pará, com o Português Manoel Pereira de Andrade Lima no período de 1898 a 1901.

    Já consegui os registros dos filhos, mas não localizo nada referente ao nascimento e ao casamento dela.

    Agradeço a qualquer ajuda.

  • Boa tarde, amigos! Tudo bem? :)

    Será que conseguiriam ajudar-me a encontrar o registo de batismo (e o passaporte) de uma pessoa?

    Não tenho as datas de nascimento de seus pais, mas tenho os nomes deles. Também não sei, ao certo, o local ao qual nasceu pois na juventude ele estudou nos EUA e no Colégio Batista (no Rj), e morou muitos anos em Minas Gerais, onde também atuou como professor universitário... Segundo relatos da minha tia, as informações que temos foi que ele nasceu em Macaé, Rj. Mas como ele era uma pessoa conhecida, parece que nasceu em Samambaia, no Rio de Janeiro...

    DIOGO ALVES DE MELLO - nascimento: 6-08-1893

    Pai: MANUEL ALVES DE MELLO

    Mãe: EMÍLIA ALVES DE MELLO

    Ficaria agradecido pela ajuda. Consegues ajudar nesta, @mabego ? :)

    Grande abraço!

  • Boa noite, busco a certidão de nascimento de minha bisavó

    Judith rosa da Silva

    09/01/1909

    Rio de janeiro

  • @mabego

    Você é lindooo! 🤗

    Obrigada pela ajuda!

  • @Queencyxx

    Por gentileza não repita a pergunta em vários tópicos, isso prejudica o andamento do fórum e dificulta dos foristas lhe ajudarem :-(

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23703/certidao-de-minha-bisavo#latest

  • @mabego

    Rapaz, você ajudou muito. Mas sabe que ainda não consigo encontrar o cartório? Todos que fui dizem que não é lá!!

    Será que você sabe que caminho tomar para encontrar o Cartório no Rio onde está essa Certidão?

    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.