Certidão de nascimento - avô brasileiro
Pessoal, boa tarde!
Estou com muita dificuldade de encontrar a certidão de nascimento do meu avô brasileiro, nascido em Catanduva-SP. Ja procurei o cartório de lá e não encontraram a certidão. Pedi para pesquisarem o registro dos irmãos do meu avô e também não encontraram nada... não sei se ele foi registrado em cartório...
Nome: Domingos Soares de Oliveira
Data nascimento: 16/03/1930
Nome do pai: Adriano Soares de Oliveira
Nome da mãe: Carmella Consiglia Barbata
Obs: Encontrei a certidão de batismo recentemente, ela serve como documento de processo de transcrição de casamento (ele seria o noivo) e do processo de atribuição (do meu pai, filho dele)?? Se servir, em que formato precisa estar?
muito obrigada pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Paminanda
No familysearch, há o registros de catanduva da época de nascimento do seu avô.
Nascimentos, 5329, 1930 jan-1930 mar
"https://www.familysearch.org/search/film/103010084?cat=2656322"
Nascimentos, 71978, 1930 mar-mai
"https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSJ9-S995-F?cat=2656322"
Já olhou esses livros? Não procure pela data exata. Coloque uma margem de erro de 1 ano para mais ou para menos.
Boa sorte
@guimoss
EU NEM SEI COMO AGRADECER!!!! Com a sua ajuda encontrei o registro do meu avo. Muito obrigada mesmo!!!!
O Cartorio de Catanduva disse que perdeu os livros dessa epoca. Com esse documento que encontrei, será que eles conseguem emitir uma nova certidao?
novamente muito obrigada!!!!
@Paminanda , não devem ter perdido livro algum, Pode apostar que é por pura preguiça de procurar.
Tente descobrir se eles usam o whatsapp, mande uma foto do registro que você encontrou. Diga que precisa de uma certidão inteiro teor
@Paminanda
Que bom que encontrou. Meus parabéns.
O registro que vc achou é o livro com o inteiro teor do registro? Ou a certidão de breve relato do nascimento?
A @Leticialele passou por uma situação semelhante:
"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/234382/#Comment_234382"
Portugal não aceita RESTAURAÇÃO DE REGISTRO. Vejo três caminhos para vc:
1) Torcer para um bom senso do cartório. Que ao enviar as páginas do registro e a fonte (o familysearch), eles topem fazer uma certidão. Vc pode informar que os livros estão no fs. Quem sabe eles n pedem uma cópia desses livros para o cartório? Isso ajudaria vc, outras pessoas e o próprio cartório.
No seu caso, ela deve ser INTEIRO TEOR (digitada).
O @Nilton Hessel, eu acho, deu uma dica interessante para evitar dois apostilamentos (que em sp é caro). Vc pede para o mesmo escrivão fazer as duas certidões, se possível. Vc tb pode apostilar em outro estado. O mais barato é SC e no RJ, acho que é metade do valor.
2) ir, quando a pandemia acabar, num centro histórico da familia e pedir uma cópia certificada da página do livro para usar no cartório ou ver se e possível fazer isso online.
3)Fazer a emissão da certidao pela via judicial, de competencia da vara de registros públicos. Antes desse passo, vc pode apelar para a corregedoria do seu Estado.
Obs: A sua bisavó (carmella) parece ter um nome de origem italiana. Se alguém da família dela for italiano (salvo raras exceções-aqui te reconendo a pesquisa) vc pode pedir a cidadania italiana. Talvez vc possa pesquisar isso, se n conseguir pelo antepassado português.
Obs2: o registro de batismo pode ajudar no passo 3 ou em alguma retificação que vc tenha q fazer, mas n é aceita para nacionalidade nem para registro civil, pois é de data posterior a 1888.
Boa sorte
Prezados,
Espero que todos estejam bem!
Também estou na luta para encontrar a certidão de nascimento do meu avô. A irmã foi nascida e registrada em Niterói (1931), na época em que meu avô nasceu (1934) só existiam os cartórios de 1 e 2 zona mas infelizmente não consegui um resultado positivo na busca, depois fui informado que possivelmente poderia estar na Ilha do Governador tendo novamente feito uma nova busca e sem resultados.
No Family Search só consigo encontrar dados de um possível filho que morreu no parto, e informações sobre da primeira esposa dele que faleceu. Possuo ainda toda a documentação dele, inclusive a certidão de casamento que foi feita em São Gonçalo (1RCPN) e certidão de reservista. Quando fui neste cartório pedir informações sobre a certidão de nascimento foi me dito que nesta época o cartório era do estado e que por isso eles não tinham mais os papéis da época.
No Detran só consta a certidão de casamento.
Pensei em tentar uma restauração por meio judicial mas acabei vendo aqui que Portugal não aceita.
Vocês teriam mais alguma ideia de como eu posso proceder?
Nome: Jorge Henrique de Freitas
Pai: Anibal Henrique de Freitas
Mãe: Leopoldina dos Santos Ferreira
Nascimento: 15/08/1934
@guimoss
obrigada pelas explicações!
Não sei dizer se o registro que encontrei é de inteiro teor... como posso confirmar isso?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSJ9-S995-F?cat=2656322 (página 45 deste link)
Entrei em contato com o cartório de Catanduva-SP e realmente eles informaram que o Cartório não tem autonomia para fazer essa nova certidão. O caminho é solicitar a restauração via judicial e depois solicitar uma certidão de inteiro teor baseada na restauração.
eu comentei que Portugal não aceita essa restauração, mas eles não me deram outra opção. A única coisa que eles ficaram de confirmar pra mim é se conseguem fazer essa restauração via administrativa (pelo próprio cartório) e não judicial. Fiquei de ligar amanhã para confirmar.
Eu vi o outro post que você mencionou sobre o caso da @Leticialele . Vi que ela teve recorrer ao Juiz da Vara de Registros Públicos e conseguiu. Não faço a mínima ideia de como fazer isso. @Leticialele poderia me dar mais detalhes de como fazer isso? Preciso contratar advogado? Depois você conseguiu a cidadania?
No meu caso, cartório de Catanduva-SP disse que perdeu os livros com ume enchente. Eu moro em São Paulo.
Meu processo no momento é de transcrição de casamento da minha vó (já portuguesa, processo concluído recentemente). Mesmo para esse processo não aceitam a certidão restaurada?
@Paminanda , recorri ao Juiz da Vara de Registros Públicos através do Cartório, sem recorrer a advogado.
Entre em contato com a Corregedoria, informe que Portugal não aceita restauração de certidões. O Cartório pode, a partir da imagem microfilmada pelo Family Search, emitir uma certidão Inteiro Teor. É isso que você tem que requerer ao Juiz.
E, sim, a certidão era da minha mãe e ela conseguiu a cidadania, feita em Tondela.
@Paminanda
Acho que é uma cópia da certidão de simples relato e não a página do livro. É bastante parecida com as certidoes encontradas no SIAN do arquivo nacional.
Imagino que vc queira ela para transcrição. Acho que Pt exige a de inteiro teor, mas alguns consulados aceitam a de simples relato (sp eu nao sei, olhe no site).
O do rj aceita a de simples relato. Sugiro que vc corra, pois eles estão fazendo por correio durante a pandemia, mas geralmente tem que agendar, oq demora.
Teve um caso aqui no forum de natal que foi feito no rj.
Agora é correr atrás e emitir essa certidão.
Boa sorte
@yurialmmeida
Vc terá que vasculhar os livros de nascimento de niteroi e sao Gonçalo na data do nascimento (1 ano para mais e para menos).
Se a irmã nasceu em Niterói, é altamente provável que o avô tb tenha nascido lá.
Uma dica: se vc tem a de casamento, vc pode comparar o endereço dos pais na certidao dc nascimento da irma com o endereço dos pais que consta na certidao de casamento.
Se for o mesmo, n houve mudança e ele deve ser de niteroi. Se houver, ele deve ser de outro lugar.
Se estiver na ilha, vc pode olhar no SIAN do arquivo nacional.
Boa sorte
@guimoss
Obrigado pela resposta!
Quanto a procura da certidão em Niterói, já foi feita nós cartórios que na época existiam 1 e 2 zona, os demais não aceitaram a busca por conta do ano que iniciaram as atividades, 1938 (3 e 7 zona), inclusive eu solicitei uma segunda busca nestas duas zonas por conta da irmã dele (do meu avô) que foi registrada em um desses cartórios. Fiz tudo por email.
É bem provável que ele tenha sido registrado neste cartório onde a irmã também foi, apesar de ser 3 anos de diferença na idade 1931 e 1934 não tive nenhuma informação de que eles moraram em São Gonçalo.
Em São Gonçalo, eu ainda não solicitei nenhuma busca, posso tentar e se não me engano são três cartórios de RCPN.
@yurialmmeida
Creio que vc me entendeu errado. Eu quis dizer para vc entrar no familysearch (fs) e vasculhar os livros, registro por registro.
As buscas do cartório nem sempre dão resultado, mas com vc procurando, as chances sao maiores.
A conta no fs é gratuita e vc tem acesso a varios livros de varios municipios.
Com relação a dica, quis dizer para vc olhar o endereço dos seus pais na certidão de casamento do seu avô, que vc disse possuir e q ocorreu em São Gonçalo (geralmente esse dado aparece, nem que seja para dizer que o nubente residia no mesmo lugar que os pais) e o endereço dos pais na certidao de nasc.da sua tia-avó, onde tb aparece o endereço dos pais do registrado (sua tia-avó).
Se forem iguais ou na mesma localidade, é provável que o seu avô tenha nascido nesse local que aparece nas 2 certidões.
Registro civil de Niterói (há varias possibilidades):
"https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=210535&query=%2Bplace%3A"Brazil%2C%20Rio%20de%20Janeiro%2C%20Niterói"&subjectsOpen=837466-50"
São Gonçalo:
"https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=210630&query=%2Bplace%3A"Brazil%2C%20Rio%20de%20Janeiro%2C%20São%20Gonçalo"&subjectsOpen=1088429-50"
É so clicar em "civil registration" e procurar.
Tb ha registros paroquiais, caso vc n consiga achar.
Boa sorte
@guimoss e @Leticialele
tudo bem com vocês?
sabem me dizer se há algum documento de Portugal publicado que menciona essa questão de que não são restauração de registros?
Conversei com o Cartório novamente e eles me pediram pra enviar tudo o que eu tenho sobre meu avó e se possível algum documento que comprove que Portugal não aceita esse formato de documento. Quando eu pedi pra fazer um requerimento para o Juiz do Cartório e eles disseram que iriam analisar essas documentações que irei enviar antes de fazer esse requerimento.
@guimoss
Sim, estou na fase da transcrição de casamento de minha avó naturalizada.
Boa ideia de tentar pelo consulado, olhei no site do de SP e RJ e ambos mencionam somente certidão simples, não precisa ser inteiro teor. Talvez neste caso, seja melhor fazer pelo consulado, apesar de geralmente ser mais demorado. Talvez sendo certidão simples, o cartório aceite fazer.
@Paminanda , os Consulados estão rápidos.
Mostre ao cartório a página do IRN:
"https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/"
E as espécies de certidões do Registo Civil:
"https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/especies-e-prazos-de/"
Insista no Requerimento ao Juiz.
Você vai precisar da certidão para o processo de nacionalidade, e eles não aceitam certidões restauradas. O processo da minha mãe caiu em exigência porque o cartório alegava não poder tirar cópia do livro e restaurou a certidão. Portugal exigiu a certidão originária. Só consegui na Justiça! Eu era boba e só depois aprendi a recorrer à Corregedoria e ao Juiz diretamente pelo Cartório depois de todo o sofrimento para conseguir a certidão da minha mãe! Agora, qualquer dificuldade que coloquem, peço, inocentemente, o telefone da Corregedoria e o nome do Juiz, dizendo que vou fazer um requerimento. Resolvem na mesma hora!!
@Leticialele @Paminanda
Fiquei em dúvida sobre uma coisa: o fato da avó ser naturalizada (portuguesa ou brasileira?) afeta o pedido de nacionalidade?
Isso é uma questão que deve ser analisada, antes de adquirir as certidões e perder tempo e dinheiro.
Espero estar errado. Vmos ver o que a @Leticialele tem a dizer.
@guimoss
Tecnicamente poderia afetar. A portuguesa ao se casar com um não português, ela abria mão da nacionalidade portuguesa. Também se o português peia a nacionalidade em outro país, ele teria que abrir mão da nacionalidade portuguesa. (isso ocorreu durante um certo período e depois foi abolido)
Mas para que tenha perdido a nacionalidade, teria que ter uma comunicação ao MJ, coisa que muito raramente ocorreu. E como a Leticialele já mencionou, mesmo que tenha ocorrido, esse registro ficou perdido no tempo. Nunca vi alguém ser impedido por isso.
@guimoss
A minha vó brasileira (filha de portuguesa) conseguiu a cidadania (usei o termo naturalizada, mas não sei se foi correto), processo concluido no mês de nov/20.
@Leticialele
Estou juntando todos os documentos que o cartório me pediu e vou insistir para fazer um requerimento ao Juiz. Não vou desistir!
muito obrigada novamente a todos pela ajuda e pela força!
abs!
@guimoss , uma forista gente boa me passou o link para verificar se o ascendente se naturalizou!
"https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certidao-negativa-de-naturalizacao"