Certidão de nascimento não encontrada

Bom dia! Meu avô era o português e já encontrei o assento de nascimento dele, porém, para a transcrição é necessária a certidão de nascimento de minha avó, brasileira, que não foi encontrada. A informação que obtive é que muitos registros da época (1885-1886) foram destruídos por uma enchente. Como.posso proceder nesse caso?

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Katia Moura

    Bom dia,

    Primeiro, deixe os dados da sua avó brasileira, especialmente o local de nascimento. Cuidado com informações sensíveis dela, como número de docs.

    Quando vc fala dos registros destruídos, vc fala dos PAROQUIAIS ou CIVIS?

    Se o nascimento foi antes de 1888/89, creio que Portugal aceita certidões de batismo.

    Se os registros foram destruidos no cartório/igreja onde eles estavam localizados, vc pode tentar o familysearch (fs), myheritage (esse tem um periodo de teste gratuito), docjud e sian (se os eventos ocorreram no municipio do rj).

    Se no fs estiver bloqueado (alguns estão), vc pode ir nos centros historicos da familia, que estão localizados em varios lugares do Brasil (estão fechados durante a pandemia, mas da pra confirmar pelo ano, nome do cartorio e localidade, se a certidão está no acervo).

    Tb no fs, vc pode procurar em IMAGENS e CATÁLOGO, onde vc pode fazer uma pesquisa mais direcionada, olhando cada pagina de cada livro religioso/civil da localidade da sua avó.

    Vc tb pode fazer um pedido de pesquisa nos arquivos da curia da localidade da pessoa.

    Em tese, vc poderia fazer uma reconstituição de registro, explicando o que aconteceu, a partir de outras certidões e documentos da sua avó.

    Acho que, atualmente, Portugal não aceita mais essa hipótese.

    Talvez @Vlad Pen @Leticialele @Nilton Hessel possam confirmar essa ultima hipotese com mais precisão.

    Espero ter ajudado.

  • Agradeço muito a atenção! Já busco há pelo menos 5 anos pela certidão de nascimento ou assento paroquial de minha avó e não consigo encontrar nada. Vou deixar os dados dela, caso alguém possa ajudar. Nome: Deolentina Francisca Espíndola, nascida em Capivari -Rj , hoje Silva Jardim entre 1884 e 1887. Filha de José Honório Espíndola e Balbina Rosa Espíndola. Tenho a certidão de casamento realizado em Nova Friburgo em 1911 e óbito em Niterói-Rj.

  • @Katia Moura

    Bom dia,

    Primeiro, eu acho que vc deveria deixar marcado as pessoas com quem vc gostaria de falar colocando um @ + o nome da pessoa. O sistema avisa que tem uma msg nova e a resposta vem mais rapida.

    Deixe aqui dados (excluindo os sensiveis, claro) dos descedentes da sua avó, irmaos e antepassados dela (tios e descendentes destes, como primos). Talvez sua avó tenha participado, como testemunha ou de alguma forma, de outras certidões.

    Também, há a possibilidade de ela aparecer em habilitações de casamentos dos filhos. Portanto, apresente os dados aqui.

    Em identidades, apresenta-se alguma certidao. Se o doc for antigo, talvez tenha usado a certidao de nascimento. Em mais recentes, a de casamento, onde vc pode buscar a habilitação de cssamento dos seus avós.

    Outra dica se refere ao avô. Talvez nos dados deles - que vc pode buscar no arquivo nacional (com mais precisão, se vc souber a data de saida dele de Portugal) - haja alguma referencia a sua avó, especialmente, se ele viajou para fora mais de uma vez.

    No arquivo do estado do rj de janeiro tem dados de outros municipios (niteroi é um deles, se n me falha a memória). Ligue para la e pergunte do seu. Acho q estão funcionando mesmo com a pandemia.

  • Katia,

    o meu caso é muito semelhante ao seu. A 5 RCPN Copacabana alega não encontrou o registro da mãe do meu sogro. Muito provavelmente algum desastre desse. Ela nasceu em 1922. Temos todas as evidências que ela foi registrada lá, porém somente na justiça para solicitar a restauração do Registro de Nascimento. Aconselho entrar com justiça pública, não entra com advogado particular, e explica a situação ao advogado publico e solicita a restauração do registro civil. Veja aqui não é registro tardio, pois há provas que foi registrado. Para se casar é necessário a habilitação de casamento, e sem o registro de nascimento não é possível se casar. Se a pessoa não tivesse registro de nascimento, teria que tirar uma mesmo já sendo adulto e pagar multa para isso. Ao menos á época do meu caso. NO registro de nascimento, tem que ter escrito a declaração do pai, isso é muito importante! Não pode ser um mero registro civil, tem que ser restauração. Explica ao advogado público que é para fins de cidadania, e que esse documento tem que ser como original fosse. Eu já inclusive entrei com processo de cidadania com a certidão de casamento na esperança de pegar um conservador que aceitasse, perdi meu tempo e dinheiro, antes tivesse entrado na justiça. Outra forma de conseguir a cidadania e pelos judeus sefarditas (cristãos novos) mas nesse caso, terás que contratar um genealogista para fazer pesquiza. Gastasse muito mais dinheiro. 500 Euros para o genealogista + 500 Euros de certificação + 250 Euros do processo de cidadania = 1400, Euros ao menos. E ainda corre orisco de não encontrar na linhagem um judeu desse. espero ter ajudado com informações. Só vejo gente dando informações irrelevantes.

  • @Robson Escossia Pereira , se a certidão de nascimento for para pedido de nacionalidade, Portugal não aceita restauração.

    Aconteceu com minha mãe. O processo dela caiu em exigência porque a certidão era restaurada. O cartório alegava não poder fazer cópia reprográfica porque o livro estaria deteriorado. Tive que recorrer ao Juiz da Vara de Registros Públicos para que me dessem uma cópia no estado em que estivesse e consegui.

    Aqui no Fórum, nenhuma informação é irrelevante. Pode ser para algumas pessoas, mas são fundamentais para outras, Cada processo é único e tem suas peculiaridades.

    @Katia Moura , se foi seu avô o declarante do nascimento do filho(a), mande o processo sem a transcrição do casamento. Se cair em exigência, invoque este Parecer, aprovado pelo Conselho Diretivo do IRN em julho de 2019.


  • porque Portugal exige a certidão de nascimento da esposa do prtugues se ja consta na certidão de casamento e na certidão dos filhos o nome dela?

  • vi no site de Portugal que para processo de naturalização eles não pedem a certidão de nascimento do conjuge brasileiro, na transcrição do casamento eles pedem?

  • @doca , para a transcrição do casamento são necessárias as certidões de nascimento de ambos os cônjuges.

  • Agradeço muito mesmo a ajuda de todos. Os dados que possuo são poucos, visto que só encontrei informações que vão até os pais de minha avó: José Honório Espíndola e Balbina Rosa Espíndola. Nos documentos que encontrei consta que nasceram em Capivari, hoje Silva Jardim ( inclusive os filhos)mas até aqui nada, pois as informações que obtive é de que muitos documentos da época desapareceram com enchentes. Já paguei a busca no único cartório da cidade mas não encontraram nada. Os irmãos de minha avó sei os nomes e encontrei registros de casamento de todos eles em Nova Friburgo, pois meu bisavô José Honório foi com a família para Nova Friburgo quando os filhos eram ainda pequenos. Encontrei um periódico em que meu bisavô foi ģ

    nomeado pelo Correio para trabalhar em 1898. Os nomes dos irmaos de minha avó eram: Nestor , Ottilia Maria Joventina, e Deolindo, todos nascidos entre 1881 a 1889 em Capivari. Vou fazer o que o Robson sugeriu.@Robson Escossia Pereira

  • @Katia Moura o meu caso é parecido ao seu e o de @Robson Escossia Pereira , eu tenho todos os documentos do meu bisavô português, minha mãe que é neta , porém meu bisavô não foi casado PT não foi casado com minha bisa BR e não sei informar se ele registrou o meu avô porque eu tenho uma CN dele de quando ele tinha 16 anos que não consta o nome do pai que já era falecido também. E o cartório desta CN também perdeu o livro porque era de um município que foi integrado a outro. No cartório onde meu avô casou também não acharam nada, mas em todos documentos dele constam o nome do pai , RG , casamento , óbito … mas enfim , se eles aceitassem só a comprovação de filiação seria ótimo , mas pelo jeito não aceitam :(

  • @Taminhagn

    Atenção! A justificativa de que o cartório "perdeu os livros porque foi houve uma integração de municípios" não é válida. Os livros deveriam ter sido transferidos para outro cartório. Fale com o oficial do cartório e não com o atendente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.