Judeus Sefarditas - Informações e processos

16162646667155

Comentários

  • Pessoal, coincidência ou não, logo após receber resposta acerca da demora do meu registro, que, pelo informado, ainda faltaria bastante a ser feito, embora já esteja há mais de 08 (oito) meses nessa situação, o meu processo foi redistribuído da Conservatória do Registro Civil de Santa Maria da Feira para a Conservatória do Registro Civil do Barreiro. Espero que isso agilize a finalização do meu processo.

  • @Profisc Dei uma olhada no google maps e a conservatória de Barreiro é um prédio bem maior, talvez tenha mais recursos humanos..

  • @fnando , obrigada pelo retorno! ja abri aqui a planilha e mandei msg para ter acesso! nao sei mexer direito nao! Tou no aguardo do aceite

    Mas uma vez, obrigada!

  • @GlauberZ, localizei no fórum o relato de uma pessoa dizendo que familiares seus estavam esperando o registro há mais de 10 meses até que os processos foram distribuídos para Barreiro, tendo ocorrido o registro cerca de 20 dias depois. Espero que o meu registro, a exemplo desse relato, também saia logo.

  • Olá pessoal, me desculpem mais um vez, Venho com outra duvida:

    Somos 11 pessoas da mesma familia que demos entrada no processo. Todas enviaram o estudo para pré analise (enviamos juntos na mesma semana), porem queria saber como funciona a questão do pagamento. Sei que o 1º paga 500 euros e os demais 250. mas como funciona? Por exemplo, eu sou a primeira a receber a resposta da CIL e vou dar continuidade, vou la e pago 500. Imediatamente depois do meu pagamento, outro familiar (que ja tenha recebido a resposta) já pode dar entrada e ja paga 250? tem algum procedimento que devo fazer para informar a CIL que esse outro familiar é da minha familia?

    Pq li que a CIL só considera da mesma familia DEPOIS que é emitido o certificado, e não no momento que a taxa é paga e processada por eles. Isso procede? Se for assim inviabiliza muito ter que esperar...

  • GlauberZGlauberZ Member
    editado January 2021

    @CAMILLAPC tem que esperar o primeiro membro da família ser certificado pela CIL ai só depois os outros membros devem pagar a taxa para poder dar entrada no processo dos outros membros da família.

  • @fnando , quem é o responsável pela atualização dessa planilha de acompanhamento?

    Por que, ao contrário das outras, tem que se cadastrar para ter acesso?

  • @Leticialele , gostaria de saber tb! onde fiz o pedido e hoje tentei incluir meus dados e não consegui. Esta como bloqueada ainda!!

    e vc falou de outras planilhas, vc tem acesso? sou nova no fórum e gostaria de participar de tudo!


    @GlauberZ obrigada pelo retorno!

  • @CAMILLAPC , as planilhas de acompanhamento dos processos de atribuição em andamento no ACP, Tondela, Almada, etc, têm acesso livre, por isso estranhei que esta dos processos de judeus sefarditas seja fechada e dependa de prévio cadastro.

    Os foristas já se cadastram para participarem do fórum, acho estranho serem obrigados a outro cadastro para acessar uma planilha. Pode ter certeza de que não é uma coisa normal aqui no Fórum.

    Por exemplo:

    Do Porto: " https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908"

    De Tondela/Almada:" https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=9559984"

  • Leticialele e CAMILLAPC,

    Essa planilha não foi criada pelo pessoal aqui do fórum. Eu tivesse acesso a ela através de um grupo no Facebook.

    Já tentaram pedir acesso?

  • Oi!

    Queria comentar sobre os tempos. Meu proceso foi aprovado em março 2019, "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Em agosto foi transferido para na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Cartório Notarial de Mértola.

    Quase um ano passou, e ainda o registro nao foi criado.

    Paciência, e boa sorte!

  • @Martin surreal!! Você usou advogado? Abs.

  • editado January 2021

    @Martin , sugiro que entres em contato com uma reclamação a respeito do tempo para feitura do registro. O mesmo aconteceu com meu pai (11 meses entre a conclusão e o registro) e alguns dias depois do meu e-mail reclamando, o registro foi emitido e o Assento de Nascimento enviado para nosso endereço.

    No caso dele, a conclusão foi no final de novembro de 2019 e o registro em outubro de 2020.

  • NexpomanNexpoman Member
    editado January 2021

    Olá pessoal! (vou tentar escrever a minha pergunta em português :) Poderia alguém dizer-me como descobrir na que Conservatória a minha solicitação está agora? Sei que tem a planilha com uma lista de solicitações, mas não sei 100% usá-la.

    Tenho que introduzir na planilha as detalhes da minha solicitação que já estão disponíveis, e então alguém vai atualizá-la?

    Caso seja importante, o website da nacionalidade mostra que a bolinha número 6 está marrom desde a primeira semana de dezembro 2020. Entreguei a solicitação pessoalmente no CRC em Lisboa em outubro 2019, quando estava lá numa escala.

    Obrigado para todos vocês - a existência deste site me permitiu evitar muitas preocupações!

  • @Martin

    Faça uma reclamação em https://igsj.justica.gov.pt

    Alguns processos que estavam agarrados, concluíram magicamente. A primeira coisa que o IGSJ faz é uma consulta formal de por que está atrasado. Como são estatísticas oficiais, e ficar mal, o processo anda.

  • @Nexpoman , a planilha de judeus sefarditas não é aqui do Fórum.

    Um dos foristas colocou o link de uma encontrada em um grupo do Facebook.

    Seu processo deve estar em vias de ser aprovado, já está aguardando o despacho do Conservador.

    Relaxe, breve você será português!

  • @ALage Sim! dois, um advogado da Argentina e um de Portugal.

    @rbgans vou fazer isso, obrigado

    @gandalf brigado pelo link, vou falar com meu advogado

  • @Nexpoman , peço desculpas

    Há uma planilha de acompanhamento de processos de judeus sefarditas, organizada pelo @gandalf

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/"

  • @Leticialele , obrigado por dizer-me!

    @gandalf, bom dia! Acabo de introduzir os dados que tenho na última linha da planilha, mas não sei se você precisa de algo mais. Também, no website de nacionalidade, a bolinha número 6 está marrom, mas não sei na que parte do passo 6 está minha aplicação. Por favor, me-diga se devo fazer qualquer coisa. Obrigado!

  • editado January 2021

    @Nexpoman

    Está ótimo. Parabéns.

    Seu processo está temporariamente num limbo entre fases, aguardando somente o conservador escrever o parecer dele e dar o despacho de aprovação na CRC, pelo que entendi.

    Essa é uma etapa bem peculiar dos processos sefarditas, porque tem as duas aprovações. Tem que ler o texto abaixo das bolinhas e interpretar se aguarda o despacho do conservador (ainda em 6-Análise), quando recebe o despacho do conservador (6-Aprov.CRC), quando recebe despacho do MJ (6-Aprov.MJ). Passando essas duas aprovações o processo não tem mais nenhum impedimento, e é apenas uma questão de poucas semanas para ter o Registo (7-Finalizado) quando todas as bolinhas ficarem verdes, já com o assento de nascimento.

    O campo Observações é de formato livre, e ali se escreve em qual conservatória está correndo, no seu caso a CRC Porto (ACP), e outras informações que você julgar relevantes, em particular pedidos de urgência ou ter tido alguma exigência.

    Vou aproveitar seu post para divulgar a planilha, porque quanto mais gente puser os dados lá, melhor fica para acompanhar o andamento dos processos. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/

  • @gandalf Otimo! Muito obrigado, Gandalf, pela explicação.

    Como você notou acima, quanto mais informação estiver aqui, mais cada um de nos pode saber melhor o estado das suas próprias solicitações. Por isso, contarei de algo que passou com a minha solicitação, no caso alguém se encontrar numa situação semelhante.

    Durante o julho do ano passado, recebi uma carta por correo do CRC pedindo-me esclarecer o meu nome. O nome do meu certificado criminal dos estados unidos é um pouco diferente do meu nome nos outros documentos que tinha entregado. O CRC pediu-me fornecer outro certificado do FBI com outro nome, mas não era possível ir aos EUA por causa da pandemia. Em vez disso, fui a um notário público para certificar que sou a mesma pessoa em todos os documentos, embora que meu nome seja um pouco diferente . Parece ter funcionado sem problemas, ja que dois meses depois de enviá-lo ao CRC por correo, as bolihnas no website mudaram de cuatro (amarelo) a seis (marrom). Contudo, perdi três meses a corrigir isto. Mas tudo bem, não muito mais tempo (teoricamente)!

  • @Nexpoman seu certificado criminal dos Estados Unidos quando entregue tinha quantos meses da data de emissao? O meu já tinha 5 meses e espero que não pecam para eu enviar outro, até porque não tem ninguém viajando. Abraço.

  • @ALage

    O prazo é 90 dias. No caso do FBI é complicado conseguir no prazo, porque demora, depois tem que apostilar no Dept of State, tudo pelo correio. Na maioria das vezes quando completa, faltam 2 semanas pra vencer. Tem que ser a última coisa, receber, e mandar por DHL.

    Não sofra por antecipação, mas muito provavelmente vai ter exigência pra refazer.

  • Valeu @gandalf. Até que parece receber foi rápido. Entre a ida a PF, envio e retorno foram menos de 2 semanas. Depois fiz tradução e apostilamento em Portugal. Abs!

  • Bom dia, pessoal do fórum!

    Sempre leio os 'posts' da galera, mas é a primeira vez que escrevo aqui; pois só recentemente (22-01-2021) dei entrada na Conservatória com a papelada (documentos).

    E essa é minha primeira curiosidade (pessoal): quanto tempo costuma demorar para que atribuam um número ao processo (para que iniciem o processo) desde a entrega dos documentos?

    Com os melhores cumprimentos,

    Mário.

  • @Màrius

    Se enviou para a ACP geralmente em torno de 4-6 semanas para enviarem o código de acesso.

    Se enviou para os Registos Centrais de Lisboa, pode levar uns 3 meses.

    Se desejar acompanhar o seu processo em relação a outros, quando receber a notificação com o número do processo, inclua na planilha, que se seu processo for de Sefardita seria essa abaixo. Quanto mais gente participar, mais confiáveis são os dados. Inclua seus dados no final ou inserir uma nova linha por data de recepção, conforme o rastreio da DHL ou correio.

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/

  • Boa tarde, @gandalf !

    Obrigado pela pronta resposta. Porém só havia no formulário que me chegou no e-mail após o pagamento dos emolumentos com cartão de crédito, a opção de enviar os documentos para Lisboa (Conservatória dos Registos Centrais, Rua Rodrigo da Fonseca, 200 Código Postal: 1099-003). Eu não sabia que era possível enviar a outra conservatória no Porto, e que ali seria mais rápido.

    Cordialmente,

    Mário.

  • @Màrius

    O formulário vem Lisboa, porque é o registo Central, mas para filhos (art-1C) esse pagamento poderia ser usado em qualquer conservatória.

    Infelizmente não tem mais como mudar. Em Lisboa deve levar uns 2 anos, e não há muito que você possa fazer, a menos que tenha uma oferta de trabalho ou inicie os estudos em PT (são as condições para pedir urgência no processo).

  • @gandalf Hum... Bom... para filhos de portugueses?... Eu não o sou, então não me teria servido tampouco, né?! Sou descendente de judeus sefarditas somente.

    Nessa planilha, ali no campo "A", onde diz: "PROCESSO" (123XX/AA); seria o número do processo da CIL ou da conservatória?

  • editado January 2021

    @Màrius

    Na planilha o primeiro campo é o número do processo na conservatória, seguido pelo nome. Há uma planilha especifica para acompanhamento no CIL, mas não tem a ver com esse fórum, e exige cadastramento para fazer alterações. Lhe mandei por MP.

    Sefarditas podem fazer pela ACP (a partir de 01/Junho/2018), e por Lisboa.

    Despacho N.o 06/CD/2018

    1. O Balcão de Nacionalidade do Arquivo Central do Porto assegure a prestação dos seguintes serviços próprios da Conservatória dos Registos Centrais:

    c) Instrução dos pedidos de aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, de estrangeiros que satisfaçam os requisitos previstos no nº 7 do artigo 6.º da Lei da Nacionalidade aí apresentados, bem como no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, do Porto;

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.