Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19459469489509511452

Comentários

  • @Leticialele e @gandalf essa carta pin tem que ficar com a pessoa e guardada durante 5 anos, pelo menos foi essa instrução que recebi. Você precisa dela pra fazer qualquer alteração no cartão cidadão. Como bem mencionado no vídeo coloca pela Letícia, você precisa da carta pin para acessar os diversos serviços públicos disponíveis em Portugal. Para ter o acesso através da chave móvel digital vai ter que seguir passo a passo o vídeo indicado, instalando o plugin e deve usar o pin solicitado, normalmente o pin de autenticação. Se tiver que alterar o endereço, tem que usar a senha de alteração de morada e assim por diante. Quando morava no Brasil não fazia ideia pra que serviam esses códigos todos, mas morando aqui você vai sentindo a necessidade e se adaptando.

  • Ah e olhando o vídeo parece super fácil, baixa o plugin e tem acesso. Mas não é bem assim! Você deve entrar no https://www.autenticacao.gov.pt/ com o cartão cidadão e um leitor de cartões, atualizar suas informações, cadastrar seu telefone, depois baixar o aplicativo “autenticação.gov” confirmar no telefone o acesso. Daí sim terá o a chave móvel digital.

  • @SandraP , aqui em casa ninguém recebeu carta pin!!

    Entregaram o cartão cidadão desbloqueado, no Consulado!

  • @Leticialele entendi. Mas se você precisar fazer qq alteração ou mesmo se vier morar aqui e precisar da chave móvel digital (ainda não precisei), como faria? Talvez teria que emitir outro cartão cidadão? Eu não sei....

  • editado January 2021

    Boa Noite 

    Se puderem incluir o meu processo na planilha:

    Nome: Fernanda Cavallari 

    Pagamento no Cartão/ Envio DHL

    Número Processo: 505XX/2020

    Documentos chegaram no Porto: 28/07/2020

    Chave de acesso:07/08/2020

    Dia 08/01/2021 passou da bolinha 01 para 04

  • Caros, bom dia!

    Enorme alegria em compartilhar que o processo de minha avó está com status 7 - Terminado. Não localizei o nome dela na planilha, não sei se houveram alterações lá recentemente. Acabei adicionando lá porém nem todas as abas puxaram as infos.


    Nome: Elza Gomes Cavalli

    Número Processo: 90x/2020

    Recebido em 27/12/2020

    chave: 07/01/2020

    carta de exigencia recebida: 04/06/2020 (enviada dia 19/05/2020 pela ACP)

    resposta a exigencia: via DHL dia 31/07 e recebido por Glória Costa dia 06/08/20.

    conclusão: foi da bolinha 4 para 7 de uma vez, concluido dia 08/01/2021.

  • editado January 2021

    @GuilhermeBoseja

    Está na linha 7 da planilha. Mas há diferença no numero do processo.

    Concluído em 12 dias? Houve algum pedido de urgência?

    Não pode ter recebido dia 27/12 porque foi domingo depois do natal. E se a exigência foi em junho, seu processo deve ser de 2019, certo?

    Seu processo de 27/12/2019 tinha sido arquivado por falta de atividade. Vou atualiza-lo.

    Na sua consulta, a bolinha 7 está verde com a mensagem abaixo dizendo que foi gerado o assento, e a data?

    Uma carta registrada chegar em 8 dias, a menos que tenha sido enviada da União Européia. Poderia por favor conferir seus dados?

  • @GuilhermeBoseja , @gandalf , o processo deve ter sido recebido em 27/12/2019!!

  • @Leticialele

    Sim. O registro dele estava arquivado no TAB de Histórico por inatividade.

  • Que maravilha! Os processos dos meus filhos maiores enviado para ACP, deram entrada lá 07/08/2020 e hoje passou para bolinha 4!!! Concluindo atualizo a planilha! Obrigada a todos pela ajuda!!!

  • Boa tarde,

    Em 2019 meu pai fez todo o processo por Porto. Recebemos a carta da Conservatória e está tudo certo.

    Meus irmãos pediram os docs e apostilharam todos em 2019, mas por problemas financeiros acabaram deixando pra depois. Vocês poderiam me informar se ainda cabe a informção dos docs terem que ser com menos de 180 dias?

    E na ACP ainda é possível fazer atribuição aos filhos mesmo sem averbamento do casamento? (Tendo em vista que o declarante foi o meu pai e consta nas certidões ele como declarante e ele é o português)


    Peço desculpas por amolar o pessoal do fórum e fazer perguntas que tenho certeza que já foram feitas. Se puderem me indicar onde eu acho a lista de docs a serem enviados para a ACP, agradeço imensamente. Tentei procurar, mas não consigo achar uma lista concisa dos docs por aqui.


    Agradeço de toda forma qualquer ajuda que receber.

  • @Yasmin Donatti , as certidões brasileiras têm validade de 12 meses entre a emissão e a numeração do processo (graças aos malditos fraudadores).

    Sim, pode fazer a atribuição dos filhos sem a transcrição do casamento se ele foi o declarante do nascimento até que o filho tenha completado 1 ano;

    Os documentos são:

    Cópia simples da certidão de nascimento do português

    Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, do Requerente

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação (emitidos há menos de 10 anos);

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade

    Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros, preferencialmente por cartão de créito.

  • Meus caros amigos, primeiramente quero agradecer a toda ajuda que este fórum propiciou para que eu sozinho, pudesse dar entrada no processo de nacionalidade da minha mãe, após 01 ano e sete meses, o processo dela que fora redistribuído para Albergaria-a-Velha no início do ano passado, enfim, fora concluído.

    Agora, rumo a transcrição do casamento e pedido da minha nacionalidade. A transcrição vou fazer através do consulado de Santos, pois obtive informações através deste fórum que está ocorrendo muito rápido.

    É aconselhável, eu mandar o meu processo em paralelo, antes da conclusão da transcrição do casamento, se positivo, como deve proceder.

    Obrigado a todos, mais uma vez!!


  • @jocosta

    Faça a transcrição primeiro, porque conclui em +- 2 semanas. Confere, vê se está tudo certo.

    Isso não representa quase nada em vista de uma nacionalidade pelo casamento que leva 2 anos ou mais. A transcrição é pre-requisito.

  • @gandalf

    Obrigado pelo conselho, realmente é um curto espaço de tempo.

    Apenas para ressaltar, que minha nacionalidade será por filho de cidadã portuguesa.

    Ótima semana e vou posicionando vocês quanto aos próximos passos.

  • @jocosta

    Desculpe. Eu me confundi.

    Mas no seu processo 1C sendo a mãe portuguesa a transcrição é obrigatória. Se tiver o numero do processo de transcrição, poderia anotar e seguir com o seu, mas é difícil obter esse número.

    E 2 semanas a mais não é nada no processo de 5-6 meses. :-)

  • Bom dia

    Atualização do meu processo

    Nome : Fernanda Cavallari

    Número: 505XX/2020

    Dia 12/01/2021 : O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

  • @gandalf @Leticialele

    correto, foi em 2019, me confundi com as datas.

    segue bolinhas:

    conforme foto, foi enviado dia 08/01/2021 para o endereço de minha avó. Vou aguardar até o final do mês, caso não chegue irei solicitar pelo Civil Online.

  • @GuilhermeBoseja , o importante é o processo ter sido finalizado! Deve levar 1 mês para a correspondência chegar.

    Parabéns para sua avó!

  • @GuilhermeBoseja

    Maravilha! Parabéns.

    Eu não acho que vale a pena esperar pela carta. A minha nunca chegou. Ou recebe por e-mail, ou pede pelo civilonline.mj.pt e segue em frente com o que precisa. O custo de €10 se dilui nas outras despesas e não representa muito. Tempo é dinheiro. :-)

    Aproveite o momento para ter os documentos e dar entrada na próxima rodada, porque está ficando rápido para 1C.

  • Bom dia pessoal, enviei os documentos do meu marido em dezembro se alguém quiser por na planilha.

    Enviado via DHL: 20/12/2020

    Pago com cartão de crédito

    Recebido dia: 22/12/2020

    Chave de acesso recebido: 30/12/2020

  • Poderia me fornecer o link para acompanhamento de atribuição no ACP.

    Grato

  • Entrei com processo de atribuição de minha sogra no ACP, 10/2019.

    Fizeram diversas exigências, sendo todas cumpridas, com excessão de uma que achei improcedente. Foi-me solicitado a transcrição do casamento do pai dela cidadão português casado com brasileira, tendo na certidão de nascimento constando como declarante o pai.

    Questionei a exigência e esclarecidos fatos.

    Pergunta: será que irão aceitar dar continuidade no processo. Última remessa dos documentos chegou no Porto 22/12/2020. Devo ligar ou esperar mais alguns dias.

    Obrigado

  • @Vand , o link para a planilha do ACP é

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908"

    Quanto às exigências, ainda é cedo para que alguma providência ter sido tomada. Lembre que no Natal e Ano Novo 2 feriados foram emendados. Aguarde mais um pouco.

    Você sabe quando o pai declarou o nascimento da filha? Porque é estranha essa exigência de transcrição do casamento.

  • Pessoal

    Bom dia!

    Alguém saberia informar se aquele contado do cartório de Santa Catarina (para fins de apostilamento), postado aqui no grupo em 2019 ainda é válido? O telefone que eu tinha, não está funcionando mais..

    ESCRIVANIA DA PAZ DO 3º SUB

    SACO DOS LIMÕES - FLIRIANÓPOLIS SC

    A/C SERGIO NATIVIDADE

    48 - 99625-5490

    Obrigado!

  • @jocosta o Sergio Natividade não trabalha mais nesse cartório. O novo contato é 48 99630 7033 Diego

    Envie os documentos para apostilamento em Outubro de 2020 e o valor de cada apostilamento foi 42,80 mas acredito que em 2021 teve algum ajuste.

  • @jocosta

    Diego Saco dos limões

    +55 48 9630-7033

  • @jocosta . creio que sim. Sugiro que telefone para lá e confirme! Devem ter whatsapp!

  • Leticialele

    Boa tarde.

    Com referencia as exigências mencionadas, a ACP mandou a frente o processo de atribuição passando de 3 para 6, ficando portanto a n. 7 que é o Registro de Nascimento. Vamos aguardar.

    Obrigado pela sua atenção e todos seus colegas.

    Grato

  • @Vand , isso significa que todas as exigências foram cumpridas, e o Despacho do Conservador foi favorável.

    Se a bolinha 7 está marrom, deve estar aguardando o Registo. Aguarde mais uns 30 ou 40 dias.

    Parabéns!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.