Consulado do Rio de Janeiro- agendamentos

12357

Comentários

  • Prezados @lucasmalafaia e @Leticialele , lendo a documentação para a transcrição no Consulado,vi que a certidão de casamento precisa ser emitida a menos de um ano, Então me veio outra dúvida, nós precisamos atualizar a certidão de casamento de minha irma, com isso a mesma já esta averbada com o óbito. a dúvida seria, é necessário ser de inteiro teor e apostilhada?, mesmo sendo feito aqui no consulado? a certidão já averbada com óbito eu posso pedir a transcrição e averbação do óbito juntos?

    Muito obrigada!

  • @jaqueline amaral , a averbação do óbito não é obrigatória, mas é grátis e pode ser feita junto com a transcrição de casamento.

  • Bom dia queridos!!!

    Vagas abertas agora 14 / 12 / 2020 às 9:14 para os dias 21 e 22 de dezembro

  • Vale à pena pagar mais caro pelo CC urgente?

  • Bom dia

    A minha mãe foi hj no consulado fazer o cartão cidadão, porém em nenhum momento solicitaram a biometria dela. No comprovativo do pedido escreveram que a biometria estava ilegível mas não pediram a biometria em momento nenhum.

    Isso pode acarretar em algum problema?

    Dia 18/02 ela está agendada para fazer o passaporte

  • Está muito difícil conseguir vaga para renovar o cartão de cidadão no consulado do Rio de Janeiro. Nunca tem vaga. Não entendo por que o agendamento não fica permanentemente aberto. Parece até sadismo com os utentes.

    Alguém tem alguma dica para conseguir vaga. @DIOGENES informou em 14/12 que haviam sido abertas vagas em 21 e 22/12. Como é que você conseguiu saber?

    Tenho de ligar um temporizador e ficar tentando vaga a cada hora?

  • @OraPois , tem que entrar diariamente, por volta das 10, 11 horas da manhã.

    Eles estão abrindo vagas aos poucos por causa de aproveitadores! Tinha gente vendendo vagas, para passaporte, por exemplo, custavam 800 reais!

    Se você tiver urgência, mande um email para a Ouvidoria do Consulado e peça um encaixe.

    ouvidoria.cgrio@mne.pt

  • Olá pessoal, boa noite.

    Estou juntando os documentos da minha mãe enquanto a transcrição do casamento dos pais dela está em andamento e estou pesquisando pra ver se está valendo a pena fazer a nacionalidade dela pelo consulado do RJ.

    Porém ao olhar o documento de requisição "https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/declaracao-de-nascimento-maior-18-anos.pdf" tive uma dúvida bem boba no preenchimento, mas acho melhor perguntar para tirar as dúvidas.

    Minha mãe se casou com meu pai e fez a inclusão do nome dele no dela, na hora de preencher o sobrenome no formulário eu posso colocar o nome dela de casada mesmo certo? Pois ele pergunta também o estado civil atual, profissão etc etc... e na certidão de nascimento (obviamente) está o nome certinho antes do casamento.

    Ai fiquei pensando, no documento dela (id/carteira de trabalho/passaporte etc) que posso usar está o nome de casada também para comprovar, acho que não seria um problema né?

    Obrigada desde já.

  • @fnignacio , você tem que preencher com os dados atuais dela, combinando com os documentos. Para justificar a mudança de nome, envie uma certidão de casamento inteiro teor!

  • @Leticialele Obrigado pela dica do horário em que costumam abrir vagas no consulado. Dá um bocado de trabalho verificar todos os dias se vagas foram abertas. Entretanto, segui a dica do @DIOGENES , a quem também agradeço, de mandar email para a Ouvidoria. Deu certo. Expliquei o motivo de minha urgência em renovar o cartão de cidadão e eles abriram uma vaga para mim em menos de uma semana. Naturalmente, paguei a taxa de extrema urgência, 53 euros.

    O chanceler é um engenheiro. Dá para se perceber que algumas modificações foram feitas para agilizar o atendimento, por exemplo, agora a máquina de identificação fica logo na entrada, junto àquele primeiro guichê pelo qual todos têm de passar. Infelizmente, a máquina estava quebrada, mas se tivesse funcionado eu teria saído do consulado bem mais cedo.

    No email que recebi da ouvidoria, foram-me dadas informações importantes, que não constam ainda do site do consulado. Por exemplo, o cartão de cidadão pode ser renovado de forma bem mais rápida, sem necessidade de nova identificação, pelo ePortugal, desde que o utente tenha o cartão atual ainda válido ou menos de 30 dias de vencido, tenha a carta PIN correspondente ao cartão ou pelo menos saiba a senha do cartão, e um leitor de smart cards, que comprei na Kalunga por aproximadamente 80 reais, e funcionou redondo.

    Infelizmente, não pude usar o ePortugal porque a carta PIN que eu pensava ser do cartão de cidadão atual, era na verdade do cartão anterior. Na verdade, nunca recebi a carta PIN do último cartão de cidadão, renovado em 2016. A carta PIN de meu cartão de 2011 estava tão novinha, que achei que era de 2016. Consequentemente, deu erro na senha e, como insisti, porque achei que tinha feito erros de digitação, meu cartão ficou bloqueado. Aí não teve jeito mesmo, senão passar pelo processo de identificação presencial no consulado.

    A cada cartão de cidadão corresponde uma nova carta PIN e um novo jogo de senhas. A atendente no consulado me informou que realmente as cartas PIN costumavam ser enviadas diretamente de Portugal para a morada do utente no Brasil, mas acontecia frequentemente de serem perdidas pelo correio brasileiro. Para mitigar o problema, agora as cartas PIN são enviadas pelo Consulado ao cidadão junto ao respectivo cartão de cidadão, por Sedex.

    O site para pedir o cartão de cidadão pela Internet é https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/cartao-de-cidadao#como-renovar-meu-cart%C3%A3o-de-cidad%C3%A3o-pela-internet

  • @OraPois , perfeito!! De fato, o Eng. Abílio é uma pessoa extremamente gentil e compreensiva!

    Eu e minha já pegamos o cartão cidadão desbloqueado, não recebemos carta pin!!

    Em janeiro vou ver isso.

  • Alguém saberia informar quanto tempo está demorando o processo de atribuição de nacionalidade pelo Consulado do RJ? Vi que precisa agendar, mas é quase impossível conseguir. Mandei e-mail mas não sei quanto tempo demoram pra responder e para quando serei agendada. Não sei se vale a pena fazer o processo aqui ou enviar para alguma conservatória em Portugal. Gostaria de opiniões.

  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado December 2020

    @JulianaGarciaVaz Não sei agora como está, mas logo após a reabertura depois da quarentena fui transcrever o casamento dos meus pais e a minha ideia era enviar depois a minha atribuição para o ACP. Mas lá perguntei quanto tempo estava demorando pelo consulado e a atendente me relatou que por volta de 3 meses, mas que não sabia por quanto tempo continuaria assim e quando a demanda voltaria a aumentar.


    Decidi arriscar e dei entrada na minha atribuição pelo consulado no dia 1 de setembro. No dia 26 de novembro, recebi a ligação do consulado me informando que o processo havia sido concluído, ou seja, nem chegou a completar 3 meses. Como já se passaram alguns meses desde que dei entrada no meu processo, não sei quanto tempo está demorando hoje, mas vale a pena perguntar.

  • @lucasmalafaia muito obrigada!! Vou perguntar sim, obrigada!

  • Alguém sabe informar quando que voltam a abrir os agendamentos no Consulado do Rio de Janeiro para transcrição de casamento? Fazem meses que estou entrando no site e nada!

  • @Leticialele , você tem informação de quanto tempo leva - em média- o pedido de transcrição de casamento pelo Consulado do RJ?

  • @rbgans , no máximo 1 mês.

  • alguém está tentando agendar? estou há 3 dias abrindo o site de hora em hora e nada....

  • Ola pessoal.

    Sobre o formulário para transcrição de casamento no consulado do RJ, na parte "vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)". Tb achei alguns relatos divergentes em relação ao apostilamento, e como tem a frase "a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade e apostilhada" no site do consulado, tb gostaria de confirmar sobre isso:

    1. Caso seja um dos pais dos nubentes, e necessária uma procuração ou so uma copia do RG e suficiente como pra netos e filhos? Simples, autenticada?
    2. O formulario eh apostilado?

    Onde moramos não consegui reconhecer assinatura do formulário nem na embaixada Brasileira, nem Portuguesa pois continuam fechadas por conta da pandemia (não tem previsão de retorno e isso não foi considerado urgência), então vou pedir ao meu pai pra fazer no consulado do RJ mesmo para não perdermos as certidões q ja vão fazer um ano.

    Obrigada!

  • @cteixeira18 , o requerimento pode ser assinado por seu pai, que tem que mandar uma cópia autenticada e apostilada da identidade.

    O requerimento também tem que ter a assinatura reconhecida por autenticidade e tem que ser apostilado.

  • @Leticialele que maravilha, mto obrigada! :)

    Caso meu pai envie uma copia autenticada do CC portugues dele, então não precisa apostilar, certo?

  • @cteixeira18 , cópia do CC não precisa apostilar!

  • Alguém pode dizer como está o processo atual para agendamento de CC? Existe algum dia/horário com maiores chances de conseguir agendar? Tenho tentado nos últimos 10 dias, quase que de hora em hora, porem sem sucesso. Obrigada

  • editado January 2021

    @CarlaSM, tente, diariamente, entre 10 e 11 horas!

  • @Leticialele Precisa de cópia do documento brasileiro autenticado mesmo se o requerente da transcrição for o próprio cidadão português? Separei os documentos bonitinhos de acordo com a listagem do link do consulado que vc colou aqui e sem incluir a identidade, mas fiquei na dúvida por causa do seu comentário ai em cima...

  • @Aline Costelha , coloquei exatamente os documentos que o Consulado pede. Mas mande uma cópia do CC!!

  • @Leticialele Eu estou mandando para a transcrição:

    1) Requerimento reconhecido por autenticidade e com Haia (minha mãe portuguesa é a requerente)

    2) Original da certidao de casamento de inteiro teor digitada da minha mãe (é a requerente portuguesa), com assinatura do escrevente reconhecida e Haia

    3) Original da certidao de nascimento simples do meu pai (brasileiro), com assinatura do escrevente reconhecida e Haia

    4) Cópia da certidão de nascimento portuguesa (mãe)

    5) Envelope plástico com tudo

    É isso ne?

  • @Aline Costelha , sim. O envelope plástico vai junto com os documentos, com o nome e o endereço do destinatário (sua mãe), para devolução dos documentos ao término do processo. Esses envelopes podem ser encontrados em agências dos Correios.

  • Maravailha!!!! Muito obrigada, @Leticialele <3

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.