Judeus Sefarditas - Informações e processos

16061636566155

Comentários

  • @cubasdrummer meu processo demorou 6 meses pra sair da fase 1 no ACP. Breve o seu irá andar. A fase mais punk mesmo é a espera pelo registro. Tem que ter muita paciência pra não surtar. Estou a 5 meses já aguardando o registro e não está sendo fácil. Melhor coisa é esquecer que o processo existe!

  • @GlauberZ Serio meu velho? Cara espero que mude em breve de etapa, é uma tortura ficar acompanhando o processo todo né? rsrs

    Eu imagino que essa fase do registro deve ser a pior mesmo pq é a etapa final, é a última coisa que falta e levam tanto tempo... eu acompanho alguns processos através do caminho de pai para filho e netos e mtos desses processos são mais rápidos que o caminho dos sefarditas, pq será né? =/

    Realmente esquecer do processo é o melhor jeito mesmo, eu já tentei mas não consigo rsrs

  • ola tudo bem ? meu certificado sefardi esta proximo a estar pronto, tenho escutado que algumas pessoas tem solicitado emergencia para acelerar o proceso de cidadania, li que ter uma proposta de trabalho seria uma emergencia, o que outra razao pode ser usada como emergencia para acelerar o proceso?

  • Boa tarde pessoal!

    Vi que o site pra consulta do processo na Conservatório não está funcionando, de manhã consegui consultar, mas agora de tarde não, será que estão atualizando a plataforma? Espero que sim rsrsrs Vai que depois de voltar a funcionar haja uma mudança de status, estou na fase 1 ainda rsrsrrss

  • @glcossalter blza? Chequei agora tudo normal... deve entrar em manutenção nos finais de semana. Abs.

  • Feliz 2021 pessoal, que seja um ano de muita saúde, proteção e sucesso para todos nós e que possamos finalizar os nossos processos o quanto antes hehe

  • @ALage Sim, está tudo okay com o site agora rsrsrsrs

  • @cubasdrummer Deus lhe ouça amigo, é o que todos esperamos rsrsrsrsrs

  • @glcossalter se Deus quiser em breve estaremos todos com os docs em mãos e com processo finalizado, só termos paciência e perseverança que o nosso dia está próximo hehe

  • Olá pessoal,

    Comecei meu processo de cidadania via Sefardita, de posse do estudo genealógico (Historiador que fez), dei entrada na pré análise da CIL, no dia 20/12. Ainda to no comecinho... e surgiram algumas duvidas, e talvez alguem aqui possa me ajudar! peço desculpas se ja foi dito aqui o que vou perguntar, porem não estou familiarizada com o forum ainda não, e não encontrei as respostas ....

    Meu marido tb é ascendente de Judeu Sefardita. Nesse caso é mais interessante pedir tb a cidadania dele via Sefardita? ou aguardar e pedir através do casamento, quando sair a minha? Via Sefardita é tão caro...

    Temos 2 filhas, HOJE com 4 e 8 anos. Quando meu processo tiver concluído, a minha de 8 já terá 10 anos. Isso será um problema? dificultará o pedido dela? esse pedido para os filhos, demora muito? Alguem sabe valores?

    e como funciona esse vinculo que tem que ter com Portugal? moro em Fortaleza e não sei se tem associações portuguesas aqui...

    Se nós conseguirmos o certificado da CIL autenticando que meu esposo tb é ascendente de Sefardita, esse Certficado comprova o vinculo com Portugal?

  • Olá @CAMILLAPC , também sou daqui de Fortaleza. A única associação portuguesa é a Dous de Fevereiro, que fica na praia do futuro, é uma sociedade beneficente centenária, os membros dessa associação são portugueses e ligados ao vice consulado daqui de Fortaleza, se não me engano. Eu não frequento a comunidade, mas pesquisei a respeito pensando também na cidadania para a cônjuge e para minha filha.

    Depois, em outros fóruns que vi pelo facebook, vi uma senhora relatando que tinha conseguido transmitir para o esposo e seu filho a cidadania portuguesa sem necessidade desta questão de efetiva ligação, então não sei de fato se ainda é necessário, acho que cabe você pesquisar a respeito disso, há muito conteúdo por aí.

    Meu processo de cidadania está tramitando ainda na CRC desde julho, e não saiu ainda da primeira bolinha hehehe.. Pretendo me preocupar com a passagem da cidadania para esposa e filha só após sair a minha.

  • @LucianoCeará, obrigada pela ajuda!! Vc está bem mais adiantado do que eu!!! kkkkkkkkk

    Realmente pelas minhas filhas, nao preciso me preocupar agora!!! Vou relaxar!!

    Seria o do meu esposo mesmo! Fico na duvida se é mais seguro começar o processo logo pela via sefardita dele, ou aguardar o meu e fazer pelo casamento! Não queria gastar tanto agora....

  • GlauberZGlauberZ Member
    editado January 2021

    @LucianoCeará e @CAMILLAPC também sou de Fortaleza :)

    Camilla, acho que a não exigência de vínculos com Portugal se não me engano se aplica apenas para quem está casado com o Português a muitos anos , não sei a quantia exata

  • @CAMILLAPC , @GlauberZ , os vínculos efetivos para o cônjuge são 6 anos de casamento OU 3 anos de casamento com os filhos atribuídos. Não precisa se filiar a clube algum.

  • Prezados, estou a procura de registros paroquiais dos meus antepassados, eles são da freguesia de Vilarinho dos Galegos, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança. No site tombo.pt há alguns arquivos disponíveis de referida freguesia, mas faltam os arquivos referentes ao período de 1776 a 1801 e 1824 a 1859, será que é possível estes batismos terem sido realizados, por algum motivo, em paróquias de outros distritos, concelhos ou freguesias? Se alguém tiver algum conselho ou dica para me dar, agradeço muito.

  • @Marcia Campos

    Crie um tópico novo, e veja como solicitar ajuda aqui: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas"

    Você já tentou isso antes, mas sempre pegando carona em outro tópico. Crie um separado e se mantenha nele para facilitar juntar as informações em um único local.

  • @@CAMILLAPC , sobre sua dúvida entre iniciar o processo de reconhecimento de nacionalidade pela via sefardita do seu esposo ou solicitar depois pelo casamento, além dos requisitos objetivos que já foram ditos acima, depende também da sua necessidade/urgência.

    Eu também estava com essa mesma dúvida: iniciar o meu processo ou esperar sair a do meu esposo e pedir pelo casamento.

    Pelo que conversei com alguns especialistas, há uma priorização de acordo com o motivo do pedido de nacionalidade e a derivada do casamento fica pelos últimos lugares.

    De acordo com o informado no site de consulta do estado do processo, aumentou muito o tempo de tramitação. Então, ou você espera finalizar uma para depois pedir a sua ou já faz em paralelo (mas nesse caso tem o gasto da CIL).

    O processo do meu esposo foi protocolizado no CRC em dezembro de 2019. Nesta semana, ele pulou da fase 2 para a 6.

    Eu demorei um pouco mais para encontrar um sefardita na minha árvore, mas já mandei para a CIL.

  • @cubasdrummer , o processo do meu esposo levou quase 1 ano para sair da bolinha 2 para a 6 kkkk, mas foi direto.

    Pelo visto a atualização não é em tempo real.

  • @aldm é então , eu vejo o processo de cada um sendo diferente do outro ... é muito aleatório o jeito que eles tratam os processos ... o meu processo já esta indo para o 7 mês e ainda está na bolinha 01 hahah, vamos aguardar, infelizmente não tem nada que a gente possa fazer né? =(( rsrs

  • Olá, pessoal!

    Meu certificado da CIL deve estar próximo de ser emitido e já estou me preparando para a etapa da conservatória.

    Minha dúvida é sobre o pedido de urgência. Eu tenho intenção de fazer mestrado na Universidade do Porto que inicia em setembro/21.

    As inscrições serão abertas agora. Eu pretendo me inscrever e seguir com o processo, inclusive efetuando a matrícula, pois irei de qualquer forma.

    Pelo que pesquisei, este seria um motivo aceito para pedido de urgência, pois o valor da propina (como eles chamam lá) é bem menor para cidadãos portugueses e da UE.

    Gostaria de saber como devo formalizar esse pedido de urgência. Sei que terei uma carta de aceite da universidade, mas devo enviar essa carta junto com os demais documentos via correio para a conservatória, ou eles aceitam via e-mail? Preciso também fazer alguma espécie de requerimento explicando meus motivos de urgência?

    Estou perdido quanto a isso e não encontrem nada explicando como fazer esse pedido.

    Desde já agradeço quem puder me auxiliar com essas dúvidas.

  • editado January 2021

    @fnando

    Você precisa 1) da matrícula na universidade (não apenas a carta de aceitação), e 2) um requerimento simples de 3-4 linhas de que precisa da nacionalidade para ingressar no referido curso em 2021. Como isso afeta os seu tuition, precisa ter sua nacionalidade finalizada o quanto antes, evitando pagamentos indevidos a maior.

    (claro, você sempre pode pedir a restituição ou crédito do valor a maior quando tiver o documento, mas no caso, como é aquisição, somente a partir da data do assento)

    Você terá que fazer a matrícula como estudante internacional para ter a matrícula (valor é bem maior), e depois pedir o estorno.

    "Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa. Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência."

    E para pontuar, uma perspectiva menos otimista (mas verdadeira) sobre o pedido de urgência. Não há garantia: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210221/#Comment_210221"

  • @aldm, obrigada pelos esclarecimentos!!!

    Na verdade não temos tanta pressa não. Pensamos em nos mudar para Portugal daqui a alguns anos. Resolvemos que vou dar continuidade com o meu processo via sefardita, quando sair, peço a das minhas filhas (tenho 2 meninas de 4 e 8 anos), e posteriormente o do meu marido!!! Estamos casados a exatos 10 anos. Porem sei que o tempo de casamento para solicitar o dele só conta depois que eu for reconhecida ne?

    Estou com mais uma duvida: estou na fase da pré analise da CIL, que pelo que li leva em media 2 meses ne? após esse tempo como eu sei que deu tudo certo e posso realmente aplicar e pagar a devida taxa (500 euros)? eles me informam por email?

    Obrigada

  • @gandalf

    Muito obrigado pelos esclarecimentos. Eu imagino que o deferimento dos pedidos de urgência seja um ato discricionário, mas irei tentar pois me traria menos dor de cabeça já chegar como cidadão português, além da questão financeira que também é muito importante.

    Um abraço!

  • CAMILLAPC

    Sim, a CIL envia um e-mail como este abaixo informando que sua solicitação foi pré aprovada e passando os dados para depósito do donativo. Fique de olho no seu e-mail.Também tem esta planilha onde vc pode acompanhar para verificar está chegando próximo da sua vez: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1TIse4pPUazv24UkUfk5fB6nrrOba5xYrVEuDfTHOxJg/edit?fbclid=IwAR2x66ngKdu8MR5VyS_Tv9i89wBLg-D9Z8hNerKLIQw7hfr_IH_AiNYHZbo#gid=0

    "EstimadosRelativamente ao(s) requerente(s):Processo nº XXXXRequerente: XXXXXXXXXObservando a documentação apresentada, entendemos que o seu processo é elegível para análise. No entanto, lembramos que esta pré-análise não é vinculativa e definitiva e não significa a aprovação final do seu processo, verificando previamente se o processo é elegível para o devido estudo e análise histórica com vista a requerer a Nacionalidade Portuguesa com base no Decreto-Lei n. 30-A/2015 para descendentes de judeus de origem sefardita. Depende e é da responsabilidade da Comissão de Análise o devido parecer final, com base na devida análise histórica, estando o seu processo sujeito a eventuais pedidos de documentação adicional por parte desta comissão. Após uma primeira análise, para efeitos de abertura do processo deverá:

    1. efetuar o donativo correspondente aos detalhes abaixo mencionados e identificar o nome completo e numero de processo, dentro do prazo de uma semana após a boa recepção da nossa resposta – aproveitamos para informar que os donativos cobrem até três análises caso a primeira análise não seja conclusiva, 
    2. fazer-nos chegar o comprovativo de pagamento, atravez do nosso site (https://cilisboa.org/)assunto: Donativos efectuados – Emissão Recibos/Concessão Nacionalidade Portuguesa, bem como toda a documentação necessária, em papel, em modo frente-e-verso (NÃO CONSIDERAR ATÉ AO FIM DA PANDEMIA DE COVID-19 e novas instruções do nosso serviço) . Agradecemos também que não envie fotografias dos documentos, mas sim DIGITALIZAÇÕES dos documentos."


  • Pessoal,

    Apenas para compartilhar o meu caso, embora não saiba de nenhum outro caso que tenha sido distribuído para a Conservatória de Santa Maria da Feira.

    Dei entrada no meu pedido em 04/07/2019, na CRC de Lisboa. Em 04/05/2020, no sítio eletrônico de acompanhamento dos processos de nacionalidade, o meu processo foi atualizado para a última fase (fase 7), em que se aguarda a criação do registro de cidadão português. Em setembro, o sítio eletrônico atualizou novamente a situação, mas informando que o processo havia sido remetido para a Conservatória do Registro Civil de Santa Maria da Feira.

    De acordo com informação constante do próprio sítio eletrônico, o registro final (finalização da fase 7) ocorreria de 06 (seis) a 08 (oito) meses depois de finalizada a fase de análise. Considerando que já faz aproximadamente 08 (oito) meses que o meu processo encontra-se na fase 7, ou seja, já atingiu a previsão máxima de tempo para realização do registro de cidadão português, enviei um e-mail solicitando a previsão para a finalização do meu registro, tendo recebido a seguinte resposta:

    "Exmo Senhor

    Boa tarde, 

    Tenho a honra de informar V. Ex.ª que o processo de nacionalidade acima identificado, da competência da Conservatória dos Registos Centrais, foi distribuído a esta Conservatória para fins de elaboração do respectivo assento de nascimento, por ordem da data do referido despacho, dos mais antigos para os mais recentes, conforme determinado superiormente. Mais se informa que este serviço está a elaborar, nesta data, registos com despacho de 11/09/2019 e de 13/09/2019.

                 Face ao exposto, cumpre informar que o registo identificado, cuja data de despacho é de 24/04/2020, será elaborado o mais rapidamente possível, tendo em consideração os critérios supra referidos. 

    Com os melhores cumprimentos,

    A Oficial de registos, Judite Cardoso"


    Resumo da ópera: ainda falta muito!

    Acredito que se tivesse continuado em Lisboa, já teria saído o registro.

  • @Profisc Pelo menos eles responderam o seu email. Estou numa situação parecida, processo aprovado no final de julho/2020 e aguardando registro desde então. O meu estava no Porto e foi transferido para Tavira. Enviei um email para a conservatória e nunca tive retorno.

  • @GlauberZ, eu havia mandado um e-mail em outubro que nunca foi respondido. Mandei outro no dia 26/12, que finalmente foi respondido nessa semana. Liguei várias vezes para lá, mas não consegui falar com ninguém. O negócio é complicado.

  • Pessoal tudo bem? Será que os processos que estão mais lentos? Pela planilha que o parece que os mais antigos duravam 18 meses. Vários aqui chegando e passando dos 6 meses ainda na bola 1.... imagino que o número de pedidos esteja aumentando muito vs. a capacidade de processamento. Abs.

  • @ALage Acredito que o impacto da pandemia esteja deixando os processos mais lentos infelizmente ... o meu esta indo para o 7° mês e ainda esta na bolinha 01... o jeito é aguardar mesmo ....

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.