Judeus Sefarditas - Informações e processos

15960626465155

Comentários

  • editado December 2020

    Olá, @brunosalem .

    Assim como você, meu pai recebeu recentemente a cidadania derivada e estamos agora no processo para solicitar a da minha mãe via casamento. Entrei em contato com a Conservatória de Lisboa e fui informada de que sim, é possível o pedido para ela.

    Quanto à ligação efetiva com a comunidade portuguesa, fui informada que é necessária e pode ser provada pelo conhecimento do idioma, viagens a Portugal ou o mesmo o certificado da comunidade judaica brasileira com origem portuguesa (se for o teu caso).

    No nosso caso, como foi meu pai que recebeu a cidadania, precisamos primeiro fazer a transcrição do casamento deles e após isso dar entrada no pedido de cidadania da minha mãe. Minha irmã (casada e que também recebeu a cidadania pelas mesmas vias), não precisará fazer a transcrição. O assento já veio com a transcrição feita devido à mudança de nome.

    E quanto a filhos menores, é sim possível. Tenho amigos que conseguiram e outros que estão com o processo correndo agora. Todos pela via sefardita.

    Espero ter te ajudado.

  • Interessante @rbgans sobre filhos menores. Gostaria de tirar uma dúvida... seus amigos que conseguiram tirar para os menores tiveram que comprovar vínculo com a comunidade? Ou por serem menores não foi necessário? Além disso, prazo para os menores é tão demorado quanto o nossso? Protocolei conservatória em 17/7/20 e sigo na primeira bola... muito obrigado

  • @ALage , sim todos eles ingressaram com p pedido com a certidão da comunidade no Brasil e em Portugal. Tenho tb amigos turcos iniciando o processo para o filho e eles também providenciaram as certidões dos dois países.

  • Obrigado @rbgans quebrando a cabeça aqui para ver como “criar” vínculo para eu iniciar o processo das crianças após o meu... acho que vou me associar a Portuguesa de Desportos Aqui em SP... abs.

  • @ALage Boa noite amigo, vi seu comentário acima. Que idade teria ou teriam teus filho? Vc comentou em de repente se associar eles a Portuguesa de Desportos pra comprovar os vínculos com alguma instituição portuguesa/brasileira e quando fosse apresentar teu pedido de naturalização dos menores usaria essa inscrição digamos junto ao teu pedido, isso? Eu estou fazendo a minha Sefardita também, estou há 5 meses na fase 1, até sair eu creio que meu filho terá quase 17, de repente para o meu caso nem valeria a pena se associar, pois com 18 eu poderia pedir pra ele via CIL. Será que não vai mudar essa lei, esse pedido de vínculos dos filhos menores com

    a comunidade portuguesa? Vale o mesmo pra esposa? Será que valeria a pena ela se associar na Portuguesa de Desportos mesmo morando no RS? Vc é de SP no caso? Bom, caso possa dar uma opinião eu agradeço. Vi que a amiga @rbgans colaborou na resposta! Até sair a minha cidadania teria muito mais que 3 anos de casamento civil, apesar de estarmos juntos há mais de 10 anos. Enfim, vamos ver o que nos aconselham os amigos! Um cordial abraço!

  • Ola @glcossalter blza? Minhas filhas são pequenas ainda. A mais velha tem 8anos. Sim. Vivo em SP. Mas no site do consulado em SP tem a lista de associações portuguesas, se tiver um consulado aí no sul deve ter a mesma coisa... ao ver a lista a única coisa que me vem à cabeça que comprovaria vínculo de uma criança seria um clube social... abs.

  • Caro @jsanches,

    Minha contribuição em relação às suas perguntas:

    1 - Sim.

    2 - São aceitos documentos civis (certidões), da igreja (batismos, casamentos, óbitos), da justiça (inventários, testamentos, etc) e bibliografias de renome, como você citou a Genealogia Paulistana é uma delas.

    3 - Vi no seu PDF que você citou o projeto compartilhar, já ouvi relatos de que não é aceito este projeto como fonte pela CIL (Comunidade Israelita de Lisboa), então nestes casos onde sua fonte é apenas o projeto compartilhar, busque pela fonte primária deles, deve haver citação deles à fonte original de documento da igreja ou certidão ou outro documento que seja aceito.

    4 - Sobre o custo isto pode variar bastante, vai depender do profissional que contratar (ou não). No meu caso particular gastei 1000 reais para fazer o relatório genealógico com um profissional (valor bem abaixo, normalmente cobram +- 3000 reais, alguns cobram até em Euro o valor, ficando bem caro). Além do relatório genealógico, você terá 500 euros de taxa da CIL e 250 euros do governo português para o processo de cidadania em si. Fora estes gastos ainda há: gastos com cartório para apostilamentos, autenticações, o envio (fiz pela DHL na época por poucos mais de 200 reais saindo daqui de Fortaleza-CE a documentação) e traduções (quando for o caso).

    Meu gasto girou em torno de 6 mil reais, mas no câmbio atual sairia um pouco mais caro.

    Atenciosamente,

    Luciano.

  • @glcossalter,

    Estou desde o início de maio na fase 7. Tenho interesse em tentar a cidadania para meus filhos menores. O que tenho visto em alguns depoimentos pela internet é que essa comprovação de vínculo com a comunidade portuguesa só seria necessário para crianças maiores. Para crianças menores (até uns 10 anos), o ministério público português não obstaria o pedido com solicitação de comprovação desse vínculo.

  • @Profisc Muito obrigado meu amigo! Vou anotar essa informação!!!!!!!!! E vou passar para um primo que tem dois filhos bem pequenos e em uns dois anos ele tera a cidadania, recem ele foi certificado pela CIL. Um abraço e boa sorte.

  • @ALage Muito obrigado amigo! Que bacana que vc está avançando em seu processo. Obrigado pela informação, estarei atento!!! Um abraço,

  • @rbgans Amiga, o que seria exatamente essa certidão da comunidade no Brasil e em Portugal? Obrigado se puder esclarecer. Muito obrigado!

  • @glcossalter são as certidões atestando que são membros da comunidade judaica no Brasil e em Portugal (por Lisboa ou Porto).

  • @rbgans Obrigado pela resposta. No meu caso eu tenho pra mim o certificado da CIL pelo reconhecimento da minha ancestral, e no Brasil sou sócio da Abradjin, mas meu filho que tem 15 anos não tem nenhuma das duas, pra ele ter o certificado da CIL só com 18. Seriam esses certificados que vc menciona? Se puder colaborar e o que sugere ao meu filho, inscrever ele em alguma comunidade no Brasil? Onde localizar uma? Só a inscrição dele bastaria? Bom, deixo aqui meu abraço! Géris

  • karenreginatokarenreginato Member
    editado December 2020

    Pessoal, gostaria de compartilhar minha experiência fazendo o CC e passaporte em Portugal.

    Já estamos no Reino Unido. Ficamos 5 dias em Portugal para fazer o CC e o Passaporte. Dica: esqueçam Campus da Justiça sem agendamento durante esse período de pandemia! Foi horrível. Tenebroso!!

    Ao chegar no aeroporto de Lisboa, tentamos passar na fila de europeus, porém nos direcionaram para a fila de todos os passaportes. O agente da imigração foi simpático, ficou interessado no processo Sefardita, no Abraham Sênior (nosso ascendente) e conversou bastante. Mas já tinha até carimbado nossa entrada.

    Já no Campus da Justiça, segundo dia em Lisboa, chegamos 6h30 e já tinha umas 50 pessoas na fila. Mal abriu às 8h30 e as vagas para CC já estavam esgotadas. Terceiro dia, fomos às 4h. Frio, chuva e nada aberto por perto, mas ao menos conseguimos vaga para o CC quando finalmente abriu. Quarto dia, para fazer o passaporte (viagem marcada para o outro dia), chegamos às 4h e já tinha 4 pessoas na fila. Quando finalmente abriu e colocamos nosso nome na lista, pessoas começaram a passar na nossa frente, mediante pagamento!!! (E não, não eram brasileiros!). Estava quase chorando, minha mãe se exaltou e a funcionária acabou nos chamando. Não sei se por medo de denunciarmos ou por pena. Foi horrível, experiência que não desejo a ninguém. Tudo porque não conseguimos alugar um carro para ir até onde tínhamos agendamento (uma cidadezinha quase 200 km de distância de Lisboa). Por isso, reitero, agende. Não vale a pena todo o stress de ir sem agendamento. Agendamentos perto de Lisboa, só para março/abril. Como estávamos correndo para entrar no Reino Unido antes do fim de período de extensão do Brexit (e também porque nossos assentos saíram em cima da hora), não consegui agendar para um lugar mais próximo

    Para receber o passaporte, nos direcionaram para uma parte exterior do aeroporto (não foi na loja do passaporte). Ficamos ainda mais de 1 hora esperando na chuva e vento.

    CC de extrema urgência: 53 euros

    Passaporte de extrema urgência: 100 euros

    Estou feliz, claro. Foi a última etapa do processo, finalmente documentados! :)

    Mas daqui para frente resolverei tudo pelo Consulado. Espero nunca mais precisar pisar no Campus da Justiça.

  • Obrigado @karenreginato pelo relato. Complicado hein? Mas importante que deu tudo certo! Boa sorte em tudo! Abs.

  • @karenreginato que bom que deu certo . Vejo que foi uma peregrinação , um grande esforço que valeu a pena . parabéns nessa nova etapa como cidadã Portuguesa e sucesso .

  • @karenreginato Obrigado pelo depoimento. Há uns 15, 20 dias mais ou menos uma prima fez em Lisboa o CC, o passaporte ela deixou pra fazer em Londres em 2021. Ficou também creio de 3 a 4 dias, mas não iria poder ficar para o passaporte, conseguiu em regime de urgência o CC pelo menos. Com isso ela já deu entrada no governo inglês!!!! Creio que não deve ser fácil essa correria que sabemos faz parte do processo. Bom, parabéns que no final deu tudo certo!

  • @karenreginato Feliz por ti. Sucesso!

    Imagina, chuva, vento, frio não é nada... mas sem uma cuia? :-)

  • Pessoal alguém conseguiu fazer o pagamento da taxa de requerimento pela plataforma recentemente.

    Estou tendo bastante dificuldade, haja vista que não consegui com meu cartão nem com de outras pessoas, nem mesmo um amigo que mora em Portugal conseguiu pagar no cartão dele.

    Não quero fazer por Vale Postal por conta da validade.

    Em todas as tentativas deu esse erro.


  • @glcossalter , não sei como as comunidades judaicas funcionam com a questão da inscrição para não-praticantes. Talvez as mais reformistas tenham um processo mais flexível mas não sei te dar mais informações.

  • Atualizando: Pessoal, consegui fazer o pagamento no cartão do nubank!!!

    Estou muito feliz e para todos q estejam tendo problemas o nubank funciona com certeza para fazer pagamentos ao IRN.

  • Obrigada @ALage, @BetoMA, @glcossalter e @gandalf!

    Nada disso seria possível sem essa comunidade maravilhosa reunida aqui no fórum! Muito obrigada novamente a todos por toda a ajuda compartilhada. :)

    @gandalf pois é! Nós fomos de mala, mas sem cuia (da expressão gaúcha, "de mala e cuia") xD

    Pior que nem deu tempo de ir em uma churrascaria em Porto Alegre, como despedida. Hahahaha...

    #GauchoFeelings

  • Olá pessoal. Hoje completo 5 meses do protocolo na conservatória e 4 meses do recebimento da chave de acesso. Sigo na primeira bola... haja paciência hehehehe abraços a todos!

  • @rbgans Obrigado pela informação sobre as comunidades!

  • @ALage Compartilhando a minha inscrição se deu no final de junho, em 1º de julho mais ou menos apareceu a

    primeira bolinha verde rsrsrs e então não saiu mais dali rsrsrs Sim haja paciência rsrsrs Mas seguimos em frente

    Se mudar alguma coisa eu informo aqui!

  • Pois é @glcossalter resta torcer e esperar. Abs.

  • NexpomanNexpoman Member
    editado December 2020

    Ola pessoal! Na semana passada, enviei um e-mail ao CRC para pedir urgência para minha aplicação (ja que devido a umas questões, foi adiada por vários meses). Hoje recebi a resposta abaixo. Não entendo o que está dizendo-me 100%. Parece que negaram o meu pedido, mas talvez alguém aqui possa me dizer o que acha que a parte "não dita" significa. Caso seja importante, a minha aplicação atualmente mostra que a bola número 6 está vermelha (números 1-5 estão verdes). Muito obrigado!

    [O mensaje que recebi do CRC]:

    Exmo Sr

    Informo de que o seu processo se encontra na fase de Despacho, pelo que terá que aguardar que seja feito o seu registo de nascimento, sendo posteriormente informado, aquando da sua feitura.

  • Compartilhando o processo aqui tbm, hoje faz 6 meses que meu processo está na bolinha 01, está no ACP desde 22/06/2020, um belo teste de paciência... segura a ansiedade haha

  • @karenreginato Boa sorte aí Karen!!!!!

  • @LucianoCeará poderia indicar o nome do profissional que fez sua pesquisa genealógica? Estou procurando um profissional para me ajudar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.