Pagamento para transcrição de casamento em PD deve ser pago por cartão de Crédito ou Multibanco.

13

Comentários

  • @glauber_moreira se você morar na área de abrangência dos Consulados de Santos ou RJ, sim.

  • @glauber_moreira , se fosse eu, faria pelo Consulado.

  • @gsilvestre no meu caso to na região de Salvador. Mas o consulado daqui faz transcrição

  • @glauber_moreira se o prazo de conclusão compensar, melhor fazer por ai então!

  • Aumento abusivo hein?! De 120 para 180!

  • Só agora ví essa notícia sobre a mudança de forma de pagamento em PD, minha vida foi um caos esse mês de novembro

    Mandei os documentos para transcrição do meu casamento e vale postal no dia 1° de dezembro, espero não ter problemas. Os documentos ainda estão em trânsito.

  • @MayseDuarte ...

    Qual modalidade de envio você utilizou...?

  • Vale postal

  • editado December 2020

    Por qual modalidade de envio você despachou os documentos para Portugal...!!!

    DHL...EMS...CARTA REGISTRADA FEDEX...UPS...POMBO CORREIO...Etc...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/232996/#Comment_232996

  • Eu pedi sedex mas agora, olhando o documento do correio está Documento Internacional Expresso

  • Nem sabia que tinha outra forma se não pelos correios. Deveria acompanhar mais o Forum ... triste

  • Foi por isso que perguntei @MayseDuarte ...Achei estranho sua remessa ainda estar em trânsito depois de 15 dias...

    Em condições normais...Sempre recomendamos aqui no Fórum que enviem os documentos utilizando os serviços de empresas privadas...Principalmente se a remessa tiver como destino uma Conservatória fora de Portugal continental...Como é o caso de Ponta Delgada...

    Em tempos de pandemia...A recomendação será mais incisiva ainda...

    No seu caso não há muito o que fazer além de cruzar os dedos...Torcendo para que chegue a tempo de usar esse Vale Postal...

    Caso contrário...Corre o risco de receber tudo de volta...

    : (

  • @MayseDuarte

    Desculpe a indiscrição, mas quanto você pagou?

    A qualidade de serviço é diretamente proporcional ao valor que você paga. O melhor serviço é o da DHL, e custa em torno de R$220, recolhem na sua casa/escritório se você quiser, inclui seguro, e o prazo de entrega é 4-5 dias.

    Sedex custa em torno de R$170 e é OK se não tem DHL.

    O pior serviço é o de carta registrada, que vai em lombo de jegue, amarrado com arame, quando sobra espaço, e custa R$39 (ou algo assim), e leva mais de 1 mês.

    No pagamento por Vale Postal o prazo de entrega é crítico, e DHL se torna quase a única opção viável. Levam tempo pra recolher o envelope e sacar o Vale Postal. Correio e Sedex, vai junto com cartões de natal, e dificilmente sacarão o VP antes de vencer em 30 dias, e geralmente lhe devolvem em uns 2 meses, todo o pacote tal como foi (1 mês pra ir, outro pra voltar).

    Se receber de volta, terá que pedir a devolução do valor do Vale Postal, pagar novamente (segundo os novos critérios), e reenviar. Não é o fim do mundo, mas vai ter que refazer, dessa vez certamente por DHL. Veja que certidões brasileiras valem por 1 ano da emissão.

  • Olá,

    A referência bancária multibanco é análoga ao boleto brasileiro também no que diz respeito ao lado do pagador? Ou seja, qualquer um em Portugal pode pagar? Em outras palavras, se eu tiver um amigo em Portugal que faça o pagamento, a questão está contornada?

    Grato,

  • @gandalf paguei 200,70 no despacho dos documentos. Moro em Cuiabá, colega, aqui o sistema é bruto, paga-se sempre 30 a 40% a mais nos fretes e encomendas. No vale postal paguei 850 reais. Facada!! Só estou fazendo essa documentação toda porque minha filha está fazendo faculdade na cidade do Porto e, mesmo com titulo de residência, ser português faz toda a diferença até pro aluguel.

  • editado December 2020

    @MayseDuarte

    Se sua filha está no Porto, talvez fosse melhor que ela desse entrada no pedido de transcrição. Pode ser feito pelos noivos, por filhos, netos, etc. Qualquer descendente direto. Ela pode fazer diretamente na 4a CRC do Porto nesse caso, e fica pronto na hora (ou em poucos dias).

    A indicação de Ponta Delgada, é porque aceitam por DHL e correio. A maioria dos balcões só faz pessoalmente. Com a pandemia pode estar mais complicado fazer pessoalmente, mas sempre se consegue alguma maneira. E ela paga diretamente no balcão, em dinheiro ou cartão de débito.

    Aguarde PD e acompanhe online se sacam o Vale Postal. Se sacarem o VP é porque deu certo em Ponta Delgada.

  • Lá é por agendamento e não tinha vaga para os próximos meses.

  • @MayseDuarte

    Entendo. A pandemia está dificultando muito. Ela teria que ir tentando as CRCs.

    "É competente para a transcrição do casamento qualquer conservatória de registo civil."

    O valor que você pagou pelo correio é preço de Sedex, e portanto ganha prioridade. Tem grande chance de entregar a tempo.

  • editado December 2020

    @MayseDuarte

    Isso é um problema, em que a DHL não é afetada: "o Correio português está em greve"

    Houve uma de 3 dias dia 30/Nov a 02/Dez, mas podem haver outras esse mês. Junta com os cartões de natal, e é uma tempestade perfeita. "https://www.rtp.pt/noticias/pais/ctt-iniciaram-greve-de-tres-dias-que-podera-gerar-atrasos-na-distribuicao_v1279396"

  • Privatizaram os correios portugueses em 2013, achando que o serviço iria melhorar e que as greves ficariam no passado. Aconteceu justo o contrário: Os serviços pioraram muito, encareceram, fecharam centenas de balcões de atendimento (agência) e as greves continuam.

    E isso me preocupa também por uma outra razão: companhias como a DHL, FedEx e outras, costumam, em vários países, terceirizar aos correios locais, a entrega a lugares distantes, que não dão tanto lucro. Isso acontece muito no Brasil, por ex.

    Noutras palavras: vc envia por uma dessas empresas, mas quem faz a entrega efetiva é justamente aquela empresa que vc não queria usar.

    Alguém aqui sabe me dizer se a DHL faz o mesmo em Portugal, mais precisamente em PD e Tondela?

  • @Duke , até onde sei, por experiência própria e pelo relato de terceiros, a DHL nunca falhou na entrega de documentos, quer em Tondela, quer em Ponta Delgada

  • editado December 2020

    @Duke

    Não faz. A DHL tem contratos de prioridade na remessa com companhias aéreas, frota própria de caminhões, e contratos com frota terceirizada de caminhões para a ultima milha em locais remotos.

    Você está pensando no seu envelope. Eles têm contratos de logística muito mais complexos que isso, no mundo todo, e não vão queimar o filme deles cortando custos pra economizar palito na mesa. Eles têm prazo de entrega, e seguro caso não cumpram. Eles concorrem com os correios locais e não vão se prejudicar por causa deles, a perder os contratos milionários de entrega de mercadorias. O seu envelope vai ali num cantinho do caminhão deles para entrega.

    Ou tem infraestrutura e entrega, ou não fazem e pronto. Voce já sabe quando contrata o serviço.

  • Ola!

    Meus pais são brasileiros, a Conservatória dos Registros Centrais Lisboa enviou o Assento de Nascimento da minha mãe no mês passado

    Quero fazer a transcrição do casamento dos meus pais em PD, quais os documentos necessários para Transcrição de casamento?

    Desde já agradeço a ajuda!

  • Agnaldo GóesAgnaldo Góes Member
    editado December 2020

    Obrigado!

  • Boa tarde, como esperado(e vcs avisaram), receberam a documentação mas o vale está caducado. Agora começa a saga para recebe-lo de volta hahahaha. Eu tenho foto do vale, será que resolve? De qualque forma, pedi o prosseguimento do processo e referência bancária para pagamento. E lá se vai o 13°...

  • @MayseDuarte , você deve ter guardado o recibo original. Vá à Agência dos Correios para pedir o reembolso do vale não sacado

  • Boa tarde, pessoal. Deixem-me ver se compreendi. Processo de atribuição de casamento por PD temos que juntar a documentação toda 1º pra só então enviar para Portugal e aguardar análise para futuro pagamento? confere?

    Atenciosamente,

    Michele

  • @MicheleNFC , agora, sim.

    Por isso, é mais prático e econômico fazer a transcrição em um Consulado no Brasil, apesar de exigirem o apostilamento do requerimento.

Esta discussão está fechada.