Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1220221223225226256

Comentários

  • @AntonioVJ

    Maravilha. A gente entra assim meio sem entender bem o que está fazendo, e vai aprendendo ao longo do caminho. Uma coisa é ouvir sobre que o processo pode ser devolvido, outra coisa é ter o seu processo devolvido. É uma lição que a gente não esquece fácil. :-)

  • Olá pessoal, vou dar entrada no meu pedido de atribuição de nacionalidade. Minha mãe acabou de receber o seu número de assento (fiz presencialmente na 4a CRC Porto), mas o meu vou pedir por correio aqui do Brasil. Ela se divorciou de meu pai, que já é falecido. Ainda não solicitei a transcrição do casamento dela.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    • necessito ter em mãos a transcrição de casamento dela para realizar o meu pedido de atribuição ou posso fazer esses dois processos simultaneamente?
    • a conservatória de Ponto Delgada realiza processos de atribuição também? Nesse caso poderia enviar os dois pedidos (atribuição e transcrição) diretamente à essa conservatória?

    Obrigada :)

  • @Isabela_Umbuzeiro , tem que transcrever o casamento de sua mãe antes de mandar sua atribuição.

    Ponta Delgada não aceita processos de Atribuição, apenas de transcrição de casamento.

    Não pode mandar os dois juntos - primeiro a transcrição e depois a sua atribuição.

  • @Leticialele muito obrigada pelo retorno

  • Eu e minha esposa somos de Brasília e terminamos o processo de Nacionalidade e já estamos com os assentos. O sobrenome dela foi alterado quando casamos. Estou separando a documentação para envio para PD. Tenho uma dúvida. Irei enviar como documento de identidade, cópia de nossos títulos de residência dentro da validade . Estas cópias devem ser autenticadas e apostiladas ou podem ser somente autenticadas. Obrigado.

  • CONCLUSÃO...:

    21/10/2020 - Documentos recebidos por Lucia Moniz / CRC de Ponta Delgada...(Remessa DHL de São Paulo / 15/10/2020)...;

    17/11/2020 - Correspondência entregue no endereço da requerente em São Paulo...(Incluindo uma via da Certidão de Casamento)...

    ***Documento de identificação enviado foi cópia autenticada do RG da requerente...(A Portuguesa)...

  • @ALL boa tarde pessoal, ótimas notícias, chegou em Ponta Delgada no dia 11 por DHL, hoje dia 18 a transcrição foi concluída com número de assento criado, extremamente rápido, quero agradecer a todos sem exceção , principalmente @Nilton Hessel @Leticialele , agora , vou dar entrada no meu , depois de longos 4 anos desde a aquisição do meu avô e a conversão para atribuição dele, hoje ele não está mais entre nós ,porém a alegria dele de me acompanhar até o cartório para reconhecer firma falando “ o vô vai te ajudar a pegar essa tal de cidadania”, não posso me esquecer da nossa @Marcia e @Mariza Guerra , é isso, um pouco de desabafo de muita alegria!!

  • @gandalf @Vlad e demais membros que me ajudaram.

    Gostaria de agradecê-los imensamente.

    Meu caso foi aquele que eu enviei as certidões em inteiro teor reprograficas e tudo foi devolvido pq estava ilegível.

    Enviei novemente (dessa vez com as certidões em inteiro teor digitadas), chegou em Ponta Delgada dia 19/10 e o assento de casamento ficou pronto dia 05/11.

    No mesmo dia já retirei pelo civil online e mandei o processo de atribuição de nacionalidade, que já chegou ontem em Portugal, agora é só aguardar.

    A carta com o com o assento de casamento não chegou até agora, sei que chegará, mas quis adiantar o processo.

    Também já consegui reembolsar nós Correios o valor do primeiro vale postal que foi devolvido.

    Mais uma vez, muito obrigado a todos.

  • Muito bacana seu relato @Sergio Miranda ...!!!

    Confesso que quando li a parte do "vô" caiu até um cisco no meu olho aqui...

    : )

  • @Sergio Miranda , parabéns!!

    Seu avô deixou um legado de valor inestimável!!

    Aqui não caiu um cisco, não!! Também chorei por ter ficado emocionada com sua alegria.

    Boa sorte com seu processo!!!

  • Boa tarde.

    Vou fazer a transcrição de casamento dos avós da minha avó. Eles pedem o documento da neta que está requerendo e a certidão de nascimento dela. No documento pessoal dela está o nome de casada. Na certidão de nascimento está com o nome de solteira, com um sobrenome a mais que foi suprimido no casamento. Como faço neste caso para comprovar que a pessoa do documento de identificação é a mesma do nascimento? Preciso enviar também a certidão de casamento ou algo do tipo?

  • Óbvio @hugonpassos ...Sua Avó nasceu solteira...!!! Peça ao cartório para atualizar o registro de nascimento de sua Avó antes de emitir a Certidão...Os Cartórios tem obrigação de se comunicar entre si e atualizar os registros...

  • alioshaliosh Member
    editado November 2020

    Pessoal, estou pirando aqui com a DHL! Alguém que enviou remessa para PD por DHL a partir do dia 12 de novembro está tendo problemas?

    Minha remessa foi coletada dia 12/11, chegou em Lisboa no dia 17/11 e está lá até hoje! Um pesadelo. Já liguei trocentas vezes para lá e os atendentes não sabem explicar quando é o próximo vôo para PD saindo de Lisboa com os documentos. A promessa de entrega em PD era para o dia 19/11. Tá certo que apenas se passaram 3 dias para além da promessa de entrega, mas o que me preocupa é estar parado lá desde o dia 17/11. Já vai fazer uma semana que está lá.

    Entro na internet para consultar vôos para PD e vejo que tem trocentos vôos para lá.

    Alguém aqui passando pela mesma coisa?

  • Bom dia

    Estou organizando os documentos para pedido de transcricao do casamento em Ponta Delgada,mas deparei com um problema os Correios de Cabo Verde nao emitem Val Postal.

    Gostaria de saber se tem alguma conservatoria que aceita outro meio de pagamento?

  • @Batcha1984 transferência bancária

  • @aliosh alguma atualização sobre o envio dos seus documentos? amanha enviarei os meus para PD pela DHL e queria saber se o seu deu certo rs

  • Boa Tarde, como fico sabendo se meu processo de Transcrição de Casamento foi deferido?

  • @Neivaavv existem algumas opções:

    1- Pedir informações ao CTT acerca do seu vale postal. Se houver sido sacado, o processo provavelmente foi concluído.

    2- Aguardar a certidão chegar na sua casa, que demora cerca de 30 dias após a conclusão.

    3- Pedir a certidão de nascimento (qou de casamento pelo Civilonline.

    pelas últimas postagens nesse post, parece que os processos estão sendo concluídos com 2-3 semanas após o recebimento

  • NeivaavvNeivaavv Member
    editado November 2020


    Muito obrigada pelas informações.

  • @EMILIO_SALGUEIRO , já respondi no tópico que você abriu sobre o seu caso.

  • Boa noite, pessoal.

    Não sei se há precedentes, mas acabei de chegar dos correios (Curitiba) e a funcionária que me atendeu, assim que eu falei "manutenção de residentes" e, em seguida, IRN IP, ela falou que se tratava de uma pessoa jurídica (ela praticamente sabia do que se tratava) e os correios não farão mais vale postal para este destinatário, não desta forma.

    Conclusão, voltei com meus documentos e agora não sei o que fazer. Alguém já passou por isso?

    Aproveito para perguntar se a falta da transcrição do meu casamento, impede que eu solicite o cartão de cidadão pois já tenho data agendada.

    Obrigado.

  • @m_ferreira , te outro forista de Curitiba com o mesmo problema.

    Se você vai ao Consulado, por que não leva os documentos para transcrição? Eles podem fazer por lá. Não sei se o vice-consulado de Curitiba faz na hora, mas podem orienta-lo!

  • @Leticialele

    Essa foi uma das ideias que eu tive. Pensei até em enviar um e-mail pra eles, pois eles costumam responder. Mas tenho medo de arruinar até o próprio agendamento fazendo essa pergunta. Ou então, aparecer lá no dia com os documentos da transcrição.

    Pensei em ir até outra agência. Talvez eu tente isso na sexta-feira.

    Fiquei meio perdido agora, mas vou ver como faço.

    Obrigado.

  • @m_ferreira , não creio que irá arruinar o agendamento fazendo uma pergunta simples e direta!!

    Tente em outra agência, se não conseguir, leve os documentos para transcrição no dia do agendamento. Aqui no Rio, o Chanceler é extremamente simpático e educado.

    Afinal, você é cidadão português, e o Consulado existe para lhe dar apoio!!

  • Bom dia, pessoal! O meu pedido de transcrição do casamento dos meus pais chegou em Ponta Delgada em 30 de outubro e finalizou em 12 de novembro. O documento chegou hoje em casa. Super rápido!

    Como haviam algumas dúvidas aqui sobre a documentação, deixo abaixo a lista do que enviei:

    • Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.
    • Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente estrangeiro, com apostilha e cópia simples da certidão de nascimento do nubente português.
    • Requerimento com reconhecimento de assinatura por autenticidade no cartório - sem apostilhamento.
    • Fotocópia certificada do documento de identificação do requerente (filha) em prazo de validade (passaporte) - sem apostilhamento.
    • Cópia simples do Vale Postal junto com os documentos (quando enviei o vale já pedi uma segunda via pro atendente).

    Tive que ir em duas agencias dos Correios pra conseguir enviar o vale. Na primeira se recusaram e foram grosseiras (agencia Belém - SP). Consegui fazer o envio pela agencia da Rua dos Trilhos, 66 - Mooca - São Paulo.

  • "Super rápido" realmente...!!!

    Pessoal de PD provando mais uma vez sua competência...

    Basta fazer a "lição de casa" direitinho que eles respondem...!!!

    Obrigado por compartilhar @Mayara Miranda...

  • Pessoal, tenho duas dúvidas em relação à "cópia simples da certidão de nascimento do nubente português".

    De acordo com um post deste fórum, a CRC de PD informou: "sendo o registo de nascimento/batismo do português, anterior a 1912, devem ser emitidas certidões pelos Arquivos Distritais respectivos".

    Tenho uma cópia reprográfica do assento de batismo do meu avô emitida pelo Arquivo Distrital de Viseu juntamente com uma certidão que certifica que o documento foi extraído do original.

    Dúvidas:

    1- preciso enviar a os documentos originais do Arquivo Distrital ou posso enviar uma cópia simples deles? Sendo a cópia, precisariam ser autenticas e/ou apostiladas?

    2- o certificado do Arquivo Distrital data de 2017, isso é um problema?

    Obrigado.

  • @mauroaal , tem que mandar o original certificado pelo Arquivo Distrital . Pode mandar o emitido em 2017 sem problemas

  • Obrigado @Leticialele , assim farei.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.