Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1218219221223224256

Comentários

  • @leompts sim, PD está ultra exigente com qualquer tipo de divergências.

  • @Dalmeida , não precisa pedir outra certidão no civil online. Por precaução, mande junto uma cópia do email recebido de Ponta Delgada com a data do averbamento.

    Não terá problemas, fique tranquilo.

  • Recebi a minha atribuição e estou preparando a documentação para a transcrição do meu casamento.

    Acabei de receber a certidão inteiro teor de nascimento do meu marido e veio SEM a anotação do casamento, é mole ? Sou casada há 19 anos !

    Obs: Solicitei ao cartório do casamento que notifique o cartório do nascimento para que o averbamento seja providenciado.

    Terei que solicitar de novo a certidão e ainda não sei se terei que arcar novamente com os custos.

    Alguém já passou por isso ? Tenho receio de tentar transcrever um casamento que não está anotado na certidão do nubente brasileiro. :/

  • @Ana_Reis , o casamento não precisa estar necessariamente averbado na certidão de nascimento do cônjuge para você fazer a transcrição!!

    Pode mandar como recebeu!

  • Ufa !

    Obrigada @Leticialele, pois não pretendo gastar mais...

    Sei que o tópico é de Ponta Delgada mas a questão é que nessa semana mudei meus planos e já ia enviar para Santos, sou de SP. Será que lá dará certo também ? Sei que alguns lugares são mais exigentes que outros.

  • @Ana_Reis , nem o Consulado, por mais exigente que seja, vai fazer a transcrição apenas se o casamento estiver averbado. Pode mandar assim mesmo!

  • @Ana_Reis @Leticialele

    Diz o @Vlad Pen que o consulado de Santos requer que a averbação conste na certidão de nascimento. Eu sinceramente não sei.

  • Consulados costumam exigir até certificado de vacinação do gato do requerente...

    Se Santos exige ou não...Não posso jurar...Mas...Fato é que...Como já escrevi aqui diversas vezes...Quem vai solicitar certidões deve ANTES consultar o cartório para ver se o registro está atualizado com as devidas averbações...

    Se não estiver...Procure os cartórios envolvidos e peça para tomarem as providências pois a Certidão que precisa deve obrigatoriamente estar ATUALIZADA...!!!

    Se começarem a arrumar assunto...Diga que vai questionar a OUVIDORIA sobre o procedimento a ser seguido pelos cartórios em tal situação...

    Verá como os problemas desaparecem como em um passe de mágica...

  • Pois é, como mudei de nome a minha certidão de nascimento foi averbada já há muito tempo.... precisei dela para muitas coisas. Vira e mexe preciso de certidão de casamento atualizada. Já a do marido, é a primeira vez que solicito e nem me lembrei de perguntar antes da emissão. Com certeza deveria ter feito isso ANTES, me pouparia esse pequeno estresse, perda de tempo e dinheiro. :(

  • Que interessante @Leticialele, não tinha percebido esse link do casamento + óbito. Há mesmo uma diferença! O averbamento neste caso é claramente solicitado.

  • @Dalmeida

    Envie um e-mail para "rcentrais.admin@irn.mj.pt", informando que foi feito a transcrição do casamento e que está pedindo para atualizarem o assento para que passe a constar o averbamento. Respondem no máximo em dois dias.

    Se pedir dessa forma, não precisa pagar novamente, eles simplesmente atualizam e você consegue visualizar sem problemas.

  • editado October 2020

    @Leticialele o Escritorio consular de Santos exige sim que o casamento esteja averbado na certidão de nascimento do nubente brasileiro. Pelo menos era assim no começo do ano.

  • @Vlad Pen , falei porque li os documentos exigidos e, na transcrição de casamento, nada falam sobre averbação, apenas na transcrição de casamento + óbito!

  • editado October 2020

    @Leticialele eu sei que nos documentos exigidos não fala em averbaçao .O que sei é q no começo do ano o escritório consular de Santos devolveu todo um processo por conta da falta de averbação.Pode ser que isso tenha mudado, mas....

  • @Vlad Pen , então é melhor averbar! Pecar por excesso nunca é ruim!

  • Tenho dúvidas quanto ao pagamento. Como ele é feito? A conservatória envia? Está disponível online? Nunca fiz isso de vale postal. Agradeço se alguém puder responder.

  • Pessoal, bom dia!

    Mandei a transcrição de casamento da minha avó para Ponta Delgada e eles me devolveram solicitando uma nova certidão de casamento pois não estava legível (até aí tudo bem, irei no cartório novamente solicitar uma impressão boa) e pediram explicação quanto ao nome da minha avó.

    O nome dela era Ilka Martins Ferreira e depois do casamento ficou Ilka Ferreira, pois meu avô também é Ferreira. Na época, o cartório não deu a opção de manter o nome. Ou ficava Ilka Ferreira Ferreira ou Ilka Ferreira. Ela optou pela segunda opção. Ponta Delgada está alegando que isso não é aceito por Portugual. E mandou o seguinte texto:

    “Solicita-se esclarecimento quanto ao nome da nubente portuguesa, Ilka Martins Ferreira, que após o casamento passou a chamar-se Ilka Ferreira, tendo em conta que o apelido “Ferreira” é do cônjugue marido.

    Informa-se que à alteração de nome, por efeito de casamento ocorrido no estrangeiro, que acarrete a eliminação total do apelidos de família não é atribuída eficácia jurídica interna, por ofender normas e princípios imperativos do ordenamento jurídico nacional – artigos 22°, n°1; 1875° e 1677°, n°1 do Código Civil. É reconhecida eficácia à alteração de nome, por efeito de casamento celebrado no estrangeiro, em que se adicionam apelidos do outro cônjugue com perda parcial dos apelidos de família, não sendo, todavia, reconhecida eficácia à alteração que implique a eliminação total dos mesmos.”

    Como eu faço para enviar esse esclarecimento a eles? Um relato meu explicando o ocorrido já funciona? A nova certidão de casamento já basta? Alguém sabe o que devo fazer nesses casos?

  • @willfont , você precisa ir aos Correios para fazer o Vale Postal.

    A finalidade é "manutenção de residente" e o nome da "pessoa" é IRN IP.

    Leia esses posts, tem todas as informações de que precisa, inclusive um comentário excelente da @Mtrin .

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest"

  • @Leticialele @Nilton Hessel boa tarde, quero agradecer vocês de coração, fui lá na agência dos correios da boa vista 88, cheguei sorridente e puxando conversa, consegui fazer o vale postal sem problema ALGUM, não me fizeram nenhum tipo de questionamento se era para pessoa física ou jurídica, muito obrigado pela dica, demorei um pouco para ir mais hoje finalmente consegui! Deixo avisado sobre a conclusão da transcrição!!

  • @Sergio Miranda , ótimo! Sorrisos e amabilidade são grátis e fazem bem à alma!!

    A transcrição leva de 4 a 6 semanas. Boa sorte!!

  • Há alguns dias eu contei que havia recebido do cartório brasileiro a certidão de nascimento do meu marido SEM averbação do casamento.

    Enfim, após uma troca cansativa de emails (cartório do casamento, cartório do nascimento, imagens), site reclameaqui e ouvidoria, venho contar que recebi novas certidões, agora sim atualizadas, sem ter que pagar novamente por elas. Eu consegui provar que a notificação do casamento havia sido encaminhada ao cartório de nascimento e este não havia atualizado o livro.

    Essa dica já foi dada antes mas reforço: peçam aos funcionários do cartório que verifiquem se há o averbamento do casamento ANTES da impressão.

  • @Sergio Miranda...Que bom que tenha conseguido fazer o VP...!!!

  • Muito bem @Ana_Reis...!!!

    Nada como saber quais são os Direitos/Deveres de cada um na história toda...!!!

    SIM...!!! Sempre bom lembrar sobre isso que você mencionou...:

    Façam uma consulta ao Cartório ANTES de solicitar a Certidão...Informem que precisam da Certidão ATUALIZADA...!!!

  • Pessoal, boa tarde.

    Tem como confirmar se um casamento já foi transcrito em Portugal? Pergunto pois uma parte da família, que tinha o filho do português vivo, já tem a cidadania há algum tempo. Mas fizeram tudo via advogado e não souberam me informar. Acredito que o casamento foi transcrito mas gostaria de confirmar.

  • @ericpt , peça uma certidão ao civil online, ao custo de 10 euros.

    Se o casamento já tiver sido transcrito, a averbação aparecerá no documento.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

  • @Leticialele

    Esqueci de mencionar que o nascimento está no arquivo distrital, daí não consigo pedir pelo civil online, certo? Essa averbação em teoria vai para o arquivo também?

    muito obrigado!!

  • @ericpt , deveria estar.

    Mas, neste caso, peça uma certidão de casamento. É o mesmo preço, pelo civil online.

  • @Leticialele

    ah legal, não sabia que a transcrição "gerava" uma certidão de casamento. Vou tentar pedir aqui.

    muito obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.