Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19269279299319321451

Comentários

  • Bom dia

    No fórum tem algum link sobre essa nova lei para cidadania para netos?

    Estou no processo de fazer a transcrição do casamento da minha mãe, para depois fazer minha cidadania.

    Queria saber se dou continuidade, ou vejo essa nova lei para netos.

    Grata

  • editado November 2020

    Entendi @karenreginato...Entretanto...Creio que apesar de serem processos com diferentes características...A partir do momento em que foram aprovados passaram a estar em situação semelhante...Ou seja...Para todos os tipos de processos com status de aprovado...Fica faltando apenas a criação do Registo de Nascimento Português...

    É verdade...Lotes de processos foram transferidos para diferentes Conservatórias em 02/07/2020...Entre elas Alenquer...Felgueiras...Entre outras...Infelizmente quem caiu em Felgueiras não está muito contente...

    O caso é que se o requerente não tiver como comprovar documentalmente a urgência...Não há muito o que fazer além de esperar...E conhecendo o modo como eles trabalham posso afirmar que será muito difícil...Senão impossível conseguir que tratem seu processo com urgência pelo motivo apresentado por você...

  • Olá a todos!

    Acabei de consultar no site de Justiça e o processo ACP da mãe do meu cunhado foi finalizado hoje.

    Nome: Maria da Luz Afonso Nogueira

    Entregue pessoalmente: 02/03/2020

    Numerado: 03/03/2020 e foi enviado junto a chave de acesso por e-mail

    Forma de pagamento: cartão de crédito

    Número do processo: 195XX/2020

    Despacho favorável: por volta dos dias 10/06/2020 a 15/06/2020

    Finalizado: 05/11/2020


    Não sei se indico para meu cunhado que mande a Transcrição do Casamento de sua mãe para Ponta Delgada, ou tente horário na agenda do Consulado de Portugal no RJ, para transcrição e atribuição dele no RJ também.


    Desde já agradeço a todos daqui por todas as orientações dadas, ao longo do tempo.

  • O pedido foi deferido, Registo criado e processo nacionalidade terminado, todas as bolinhas verdes.

  • Vou repetir a pergunta porque não identifiquei resposta.

    "Inacreditável. ACP havia posto avós Paternos estranhos na certidão da minha mãe. 2 pessoas completamente desconhecidas. Minha mãe pediu retificação e conseguiram errar novamente. Mantiveram os 2 estranhos como avós paternos, e pegaram os avós paternos reais e os colocaram como avós maternos... Ou seja, agora todos os avós estão errados. Minha mãe pediu nova retificação.

    Pergunta: ficará para sempre essas pessoas estranhas na certidão, tendo que olhar as averbações pra descobrir os certos, é isso? Quando eu pedir a certidão dela pra fazer o meu processo vai vir assim, com o acerto somente nas averbações?"

    E acrescento que responderam que "já foi retificado", mas continuou igual. Ela enviou mais um email solicitando a retificação.

    Preciso aguardar a retificação pra iniciar a transcrição de casamento, não é isso? Ponta Delgada não vai aceitar fazer a transcrição com a certidão com avós errados, como está, vai?

  • Só para informação: Estive no Consulado aqui de São Paulo (Capital) no dia 09/10 para dar entrada no meu CC. Hoje recebi pelo correio o CC. Demorou quase 1 mês, mas, já esta em minhas mãos. Legal né!!!!

    Só não entendi uma carta que veio junto com um monte de códigos. Alguém pode me informar para que serve esse tanto de PIM e etc...

    PIN da Morada: xxxx

    PIN da Autenticação: xxxx

    PIN da Assinatura Digital: xxxx

    Código Cancelamento: xxxxxxxxxx

    Ativação da Assinatura Digital: xxxx

    Código de Ativação do Cartão: xxxxxxxx

    Desbloqueio do PIN da Morada: xxxx

    Desbloqueio do PIN da Autenticação: xxxx

    Desbloqueio do PIN da Assinatura Digital: xxxx

    Código de Cancelamento do Cartão: xxxxxxxxxx

  • Mandaram para o e-mail cadastrado, o Registo de Nascimento que foi criado. nem será preciso pedir pelo Civil Online.

  • @gandalf , consegui entrar em contato por skype e a funcionária Maria Gomes relatou que o processo da minha esposa foi recebido em 25/03/2019, aprovado em 25/08/2020, sendo que eles seguem uma ordem para a emissão do registro e que atualmente eles estão emitindo os dos meses de junho e julho de 2019. Estranho pois já existem processos de 2020 com registros realizados.

    Ela me orientou para enviar um email para arquivocentral.porto@irn.mj.pt, explicando a situação.

    Muito obrigado por sua ajuda e orientação,

    Antônio

  • Caros, boa tarde!

    uma carta de exigência enviada pela ACP dia 19/05/2020 foi recebebida em 04/06/2020 informando sobre uma exigência no processo de minha avó, respondi a exigência com os devidos documentos no dia via DHL dia 31/07/2020 e recebido por Glória Costa no dia 06/08/20.

    Na carta recebida dizia algo acerca da não resposta em 6 meses, eu respondi antes porém não houve nenhuma mudança de status no acompanhamento do processo até o momento. Devo me preocupar ligando lá ou simplesmente aguardar o retorno deles uma vez que a resposta a exigencia foi feita dentro do prazo de 6 meses?

  • @LuizFerrao

    Essa é a carta-PIN que contém os códigos de ativação de seu CC. Guarde essa carta no cofre. Você vai precisar desse PIN (Personal Identification Number) toda vez que alterar seu CC ou pedir renovação.

    A carta vem com instruções pra você guardar no cofre e tal. Se essa carta se extraviar, você tem que informar ao IRN, e todos os seus documentos serão trocados, com uma nova carta-PIN. Não perca, e não jogue fora. Essa carta está impressa em papel-moeda por bom motivo.

  • @Antonio Véras

    Basicamente você foi ajudado pela pandemia. Quando seu processo ia expirar o prazo legal de 6 meses, veio a pandemia e foi editada uma lei adicional dilatando esse prazo de expiração. Deu tempo da exigência ser satisfeita e o completar o outro processo que estava pendente.

    Tecnicamente se estão concluindo processos de junho/19, o seu é de 25/março/19, e como eu disse vai entrar lá na frente da fila e deve sair a qualquer momento. Teve esse acidente de percurso por causa da exigência, mas a ordem é a de numeração. Não precisa pedir urgência.

    Ao escrever explicando, deixe sub-entendido que como o processo é de março/19 você espera o registo a qualquer momento. E por isso está cancelando o outro. (vincula e amarra uma coisa dependendo da outra). Seja cuidadoso na escolha das palavras.

  • @GuilhermeBoseja

    É assim mesmo. Só muda agora quando recebe o despacho de aprovação (caso não haja nova exigência, o que é raro).

    Para acompanhar nesse ínterim, pode ligar por telefone na LR, explicar da exigência e que queria verificar se receberam o documento e saber se a exigência foi satisfeita (esse é o termo que se usa).

    Cair em exigência deve ser evitado a todo custo, porque lidar com a insegurança gerada é estressante e sem notícias.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 6h às 14h, horário de Brasília. Demora 1:30 com a chamada em espera na musiquinha, cada vez que ligar pra verificar. :-)
  • editado November 2020

    @gandalf , abiaxo segue o email que passei. O que vc acha?

    "Prezados Srs,

     

    Venho por meio desta, solicitar alta prioridade na emissão do registro do meu processo , em função dele ser muito antigo , tendo a numeração nº25XXX/2019recebido em 25/03/2019, aprovado em 25/08/2020. O processo já perdura 19 meses e reparei que processos muito mais recentes já obtiveram o registro. (número do processo modificado pela moderação)

    Desde já agradeço a compreensão e atenção dispensadas, 

    Att 

    Cristiane Baracat Amorim Lourenço"

  • @gandalf Obrigado pelas orientações. Mas esses monte de PIN que veio é somente para quando eu for alterar ou renovar o CC? Fora isso eu não preciso mais para nada? Exemplo vamos supor que eu vá viajar para Portugal e levo comigo meu CC não precisarei desses números para nada caso solicitem?

    Obrigado mais uma vez.

  • @LuizFerrao

    Somente se for tirar um NIF em PT. Se perder o CC e tiver que tirar outro. Deixe em casa, de forma que alguém tenha acesso numa emergência e possa ler os números do PIN e ditar por telefone, ou eventualmente lhe enviar por DHL em situação extrema. Eles têm como gerar um novo PIN no IRN se você estiver de posse de seu cartão (se emitido após abril/2018).

    Veja os detalhes aqui: "https://www.autenticacao.gov.pt/cartao-cidadao/codigo-pin"

  • @Antonio Véras

    Não era isso que eu tinha em mente. Era escrever para um dos e-mails que o Vlad Pen lhe passou e escolheria rcentrais.informatizações. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/229056/#Comment_229056"

    Assunto: Instrução para cancelamento de processo duplicado, e registo

    Exma. Senhora,

    Solicito instruções para proceder ao cancelamento do processo xxxx/20, que foi iniciado por um entendimento equivocado de uma exigência em um processo anterior, em meio a primeira onda da pandemia de covid.

    Já havia um processo xxxx/19 ainda ativo, e que recentemente verifiquei que já foi aprovado. Espero que o registo seja lavrado a qualquer momento com a emissão do assento. Por este motivo, estaria cancelando o processo iniciado posteriormente em 2020, caso isso não seja automático.

    Com os melhores cumprimentos,

    Sei lá, algo mais ou menos assim. Evite divulgar seu numero de processo no fórum publico. Talvez a @Leticialele possa apaga-lo para sua segurança.

  • Bom dia @gandalf , este email que vc se refere e @Vlad Pen me orientou , eu já tinha escrito e enviado para os emails que ele designou na 3ªf e até agora não obtive resposta.

    Este que publiquei se refere a uma orientação que a funcionária Maria Gomes ( fiz uma ligação por skype para o número que me forneceu) me orientou a fazer, solicitando urgência na emissão do registro.

    No que se refere ao número, , acabei esquecendo e coloquei todo.Se puder remover, lhe agradeço.

    Att,

    Antônio Véras

  • editado November 2020

    bom dia pessoal, tem problema enviar o formulário 1-c em preto e branco?

    O primeiro processo enviei colorido, mas estou sem impressora colorida agora.

  • @gandalf Obrigado pelas explicações.

  • Bom dia pessoal! Tudo bem?

    Encaminhei meu processo e do meu irmão para a ACP no mesmo envelope, não inclui na planilha, caso alguém possa colocar eu agradeço.

    Nome: Monise Campanaro e Ramon Campanaro

    Envio DHL: 06/07/2020

    Recebido por: Manuela Andrade 09/07/2020

    Chave de acesso por e-mail: 31/07/2020

    Forma de pagamento: cartão de crédito

    Números dos processos: 488XX/2020

    Nossos processos ainda continuam na fase 1, acompanhando os processos de alguns colegas aqui, vi que por volta do terceiro mês ocorre a mudança na fase do processo. Sei que a demanda é grande e que as coisas não são mais como antes, porém, é normal permanecer tanto tempo na 1 fase!?

    Agradeço a ajuda de sempre. :)

  • @Monise Noe O meu é de junho e ainda não foi aprovado.

    A ACP deu prioridade em gerar o assento dos processos antigos e pararam de aprovar processos recentes no ultimos meses.

    Nas duas ultimas semanas de outubro eles voltaram a aprovar e aprovaram alguns processos de Maio. Infelizmente tem que aguardar.

  • Olá, @redleh!

    Obrigada pela atenção.

    Sim, eu entendo a demanda e que devemos esperar.

    Minha dúvida é apenas na mudança de fase em si, para talvez a fase 5, pedido em análise, e não estar a 4 meses em pedido recebido.

    Sei que a aprovação para o meu processo tem chão ainda ^^

  • @Monise Noe Sim, infelizmente nossos processos estão demorando mais que a média para aprovar.

  • @RodrigoArraiol

    Sim, tem problema. Precisa ser rosa e frente e verso na mesma folha. Se tiver condições, procure uma lanhouse. Ou aguarde até chegar a tinta.

  • editado November 2020

    @Monise Noe

    Incluído na planilha pra você. Por favor não deixe de atualizar os dados quando mudarem.

    Estão aprovando agora do final de Maio/20, e tem levado 160 a 180 dias. Sua aprovação pode ser esperada em 6 semanas. Com o lockdown que se inicia segunda-feira esses prazos podem mudar ligeiramente, talvez pra melhor. Seu processo já deu entrada e não deve ser afetado. Essa demora sair a aprovação não não significa que o processo todo vai demorar mais. Ainda está em 355d desde a recepção.

    Não se atenha muito às bolinhas coloridas (por mais que elas pareçam refletir alguma coisa). A bolinha verde quer dizer que já passou. O processo está agora na próxima bolinha branca (aguardando) ou vermelha (processando). No seu caso, você está na bolinha 4, e isso pode ser visto pelo texto que aparece logo abaixo. Está em análise. Quando for aprovado, todas as bolinhas de 1 a 5 ficam verdes de uma vez só. Alguns poucos casos ocorre de ter a bolinha 4 verde e depois passar para a 5. art-1C só tem bolinha 3 se for entregue pessoalmente, para uma consulta ao SEF sobre status imigratório.

    Cada conservatória tem um entendimento e atua diferente nas tais bolinhas coloridas. Elas refletem o passado, e só servem como apelo visual de que as coisas mudaram. O que manda é o texto. Frequentemente está alguns dias atrasado. :-)

    Agora você virou "pro" em bolinhas coloridas. Rsrsrs

  • Olá @gandalf

    Obrigada por incluir na planilha e pelo esclarecimento das bolinhas rsrsrsrsrs

    Aquela sensação de conforto quando elas mudam de cor ^^

    Obrigada mais uma vez.

  • @Eneida Melo experiência própria? Pois li nas instruções do formulário 1-C e não fica explicito esta informação, apesar das bordas serem coloridas.

    Pelo que lembro, alguém aqui do fórum já mandou preto e branco, porém não consegui achar a publicação.

  • @Rodrigo Arraiol

    Ter problema não tem, mas eles usam as cores para identificar visualmente de longe o tipo de processo. Cada form tem uma cor. Ainda que não tenha havido relato de problemas, um papel sem cor vai cair no lugar comum, mistura no meio dos outros, e pode cair na greta do assoalho, e ficar ali esquecido por tempos. Você não quer que aconteça com o seu.

    Pode ser usado em casos extremos, mas não se pode fazer disso a regra geral. Vá e compre um cartucho, ou imprima em algum lugar que tenha. Pede pro seu vizinho, pro seu amigo, pro seu tio. Sempre se consegue alguém.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209461/#Comment_209461"

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/196006/#Comment_196006"

  • editado November 2020

    CONCLUSÃO...:

    09/03/2020 - Documentos recebidos no ACP...(Remessa DHL enviada de São Paulo)...;

    05/06/2020 - APROVADO...;

    05/11/2020 - CONCLUÍDO...;


    "...O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado..."


    "...Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 05/11/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo...:

  • CONCLUSÃO...:


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/228055/#Comment_228055

    ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/228095/#Comment_228095


    Referente ao processo de JULHO de 2019 mencionado nas mensagens dos links acima...Informo que o mesmo foi concluído hoje...:

    Datas de referência...:

    19/07/2019 - Documentos recebidos no ACP...(Remessa DHL enviada de São Paulo)...;

    05/12/2019 - APROVADO...;

    02/07/2020 - TRANSFERIDO para Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Felgueiras...;

    06/11/2020 - CONCLUÍDO...:


    "...O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 06/11/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo..."

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.