Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

16566687071

Comentários

  • Informando que enviei o processo do meu filho no dia 9 de outubro pelos correios de Portugal e recebido no dia 12 de outubro. Recebemos a senha no dia 27 de outubro. No momento o processo se encontra no Estado 1 (Foi Recebido).

    Vou atualizando de acordo com a evolucao do processo.

    Muito obrigado por toda a ajuda.

  • @brunogmello

    Que bom ter mais alguém se aventurando. É menor (gratis) ou se maior, como pagou? Atualize aqui e acompanhe: "https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=1796066620"

  • Bom dia pessoal.

    Faz um tempo que não entro no fórum pois como o processo de registro de casamento da minha avó estava com advogado (devido as divergências em nomes), estou um pouco desatualizado.

    Alguém poderia me dar algumas informações fazendo favor.

    Na conservatória de Vila Nova de Guaia é possível enviar as documentações para atribuição da cidadania igual algumas outras conservatórias? Sei que tem algumas menores que é possível apenas presencialmente.

    Vou dar entrada no processo do meu pai e não tenho ideia em qual conservatória iniciar. Da minha avó fiz em Ponta Delgada más isso faz um tempinho já. Todas as conservatórias sei que estão demorando devido a demanda. E na Vila Nova de Gaia vocês tem uma média de tempo dos processos?

    Alguém poderia me dar um norte fazendo favor.

    Muito obrigado.

  • @mateusBH Vila nova de Gaia é uma conservatória mais "nova"aqui no fórum. Temos poucos relatos. O último relato demorou 2 meses.

    Você também pode acompanhar os últimos processos enviados nessa planilha compartilhada do fórum. https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=2048126853

  • @camilacita obrigado pela resposta.

    Então eu poderia mandar a documentação via correio pra Vila Nova de Gaia correto?

    Você tem processo em andamento nesta conservatória?

  • @MirandaSilva

    Você mandou o processo do seu pai tudo pelo correio ou deu entrada pessoalmente em Gaia?

    Queria algumas instruções da documentação e envio, se puder me ajudar é claro.

    Obrigado.

  • @redleh e @gandalf desculpem a demora, fiquei meio ausente aqui rs

    entrei agora no processo do meu primo e ainda esta na bolinha 2! Estranho, mas ainda nao aparece sobre exigencia :(

  • @PaulaG

    A gente não sabe como VNG está se comportando atualmente, nem como atualizam para o acesso web.

    Vou lhe passar o contato por MP e você faz uma consulta, ou pela LR, ou por e-mail.

  • @mateusBH enviei o processo do meu pai e do meu tio no dia 27/10 para a conservatória Vila do Conde. Enviei via DHL.

    Os documentos que deve enviar depende do processo, se é de pai pra filho, de neto, tempo de residência... e por aí vai.

  • Ajuda!!!

    Bom dia pessoal e @camilacita

    Pessoal vou no cartório para fazer as documentações para enviar para VNG e como faz uns 5 anos que fiz o meu ultimo processo, já não tenho muita certeza dos documentos e das etapas.

    @camilacita ou alguém que possa me ajudar, poderia dar uma olhada se são esses os documentos e me tirar alguma dúvidas?

    Até então foi concluído o processo de cidadania da minha Avó e esta semana saiu o registro do casamento dela.

    Agora vou dar início no processo do meu pai.

    Os documentos que vou enviar seriam somente esses ou tem mais alguma coisa?

    • assento do português e do registro de casamento (da minha Avó), cópia simples;
    • certidão de nascimento por cópia reprográfica, certificada e apostilada. (inteiro teor é a digitada; mande somente se a reprográfica estiver ilegível, e nesse caso não precisa apostilar; alguns cartórios fazem as duas junto: reprográfica de um lado, inteiro teor do outro)
    • cópia do RG, ou CNH, ou Passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação), certificado e apostilado.
    • pagamento da taxa de $175 euros por cartão de crédito internacional
    • formulário-1C (recebido por e-mail) impresso a cores frente-e-verso, preenchido e deixar para assinar na presença do tabelião, sem rasuras, certificado por autenticidade.

    Dúvidas:

    • Eu recebo o formulário 1C via email caso eu fizer o pagamento por cartão de crédito internacional, correto?
    • Quanto ao envio, o que seria essa DHL? uma forma de envio dentro do próprio Correio ou é uma empresa de remessa? Quando fiz não se falava neste tipo de envio.
    • Vejo que vocês acompanha o processo virtualmente, a conservatória envia algum código ou link para poder acompanhar o processo?
    • Sei que é difícil a escolha de qual conservatória escolher, más alguém não recomendaria a de VNG? Estou na dúvida se faço em Tondela ou Vila Nova de Gaia.


    Muito obrigado pela ajuda pessoal.

  • editado October 2020

    @mateusBH

    Sua lista tem minha impressão digital em toda ela. Está correta.

    Pagamento de €175 Euros por cartão de crédito internacional, que pode ser de outra pessoa, desde que preencha os dados do Requerente no formulário  (desbloquear o cartão previamente).  "https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C"

    Use o form-1C recebido por e-mail, que já contém o recibo de pagamento, impresso a cores frente-e-verso na mesma página. Levar preenchido para assinar presencialmente no cartório em frente ao tabelião, e certificado por autenticidade, sem rasuras

    DHL é uma empresa alemã de Logística e Courrier. https://www.dhl.com/br-pt/home.html

    Deutsche Post DHL Group - Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn fundaram a DHL em 1969, hoje com 380 mil funcionários, 220 países. Nos EUA tem também a Fedex, e UPS, que talvez você conheça.

    A escolha é pessoal. Todas as conservatórias (que recebem pelo correio) fazem +- o mesmo. Sö muda o prazo. Até 2019 a ACP estava imbatível em qualidade de serviço e prazo. Aparentemente estão passando por alguma reestruturação e os prazos ficaram ruins. Por isso as pessoas estão buscando novos caminhos, com relativo sucesso.

    Há o risco da conservatória não ter capacidade para atender a um surto de pedidos. Fica pior se enviar os processos pra outro lugar que pode estar mais congestionado. Já aconteceu num passado não muito distante. Se a conservatória tem somente um conservador para analisar os processos, se ele tiver dor de dente ou pegar covid, tudo ali para por tempo indeterminado.

    VNG era a preferida até surgir a ACP. Hoje a ACP está demorando 12 meses, enquanto outras demoram 2 meses. Amanhã isso pode se inverter. Ainda estamos avaliando o desempenho e prazos de VNG, através de alguns desbravadores. Não se sabe ainda. Esperamos que não seja um ano como a ACP, e seria menos arriscado que Almada.

    Nada garante que é a melhor escolha mas todas as escolhas são boas. Uma vez que escolhe uma, seu processo ficará nela até terminar.

    VNG e Tondela são um equilíbrio de baixo risco e de aposta no desempenho. É uma aposta. Você terá que decidir, mandar, e torcer para que o seu cavalinho chegue na frente. Mas todos chegarão em algum momento.

  • @gandalf muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Sim, vi esta lista numa postagem aqui no fórum mesmo e repliquei aqui no post.

    Ajudou demais.

    Acho que vou arriscar e fazer o processo em VNG.

    Muito obrigado.

  • @gandalf quanto ao acompanhamento do processo como é feito? A Conservatória envia um código para acompanhar?

  • editado October 2020

    @mateusBH

    Faça uma cópia Xerox de tudo o que for enviar e guarde com você. (caso precise rever os documentos que mandou)

    Vai receber a senha por e-mail em algumas semanas e passar a acompanhar o processo online. Quando todas as bolinhas ficarem verdes o processo estará concluído. (siga pelo texto abaixo delas)

    CRC de Vila Nova de Gaia | Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801 | Palácio da Justiça | 4400-096 - Vila Nova de Gaia

  • @gandalf entendi. Obrigado.

  • @gandalf Planilha atualizada. Pagamento em cartao de credito.

  • Lei para netos aprovada! Graças a Deus! Vamos em frente pessoal?

    Alguém pode me aajudar por favor!?

    Bom dia! Sou brasileira! E minha mãe é neta de português. Agora com a aprovação da nova lei para netos ficou mais fácil para ela adquirir a cidadania portuguesa.

    Gostaríamos de orientação sobre a documentação necessária e as informações de conservatórias que sejam fora de Lisboa e que seja interessante para encaminharmos a solicitação com toda a documentação. Agora com a pandemia é possível fazer a solicitação online!?

    Minha avó é a filha de português, teve seu nascimento declarado pelo meu bisavô português, a pergunta é: (a certidão de nascimento dela será necessária, certo!? precisa ser certidão de *inteiro teor* ou pode ser uma certidão de nascimento *simples*!?

    E a certidão de nascimento da minha mãe tem que ser de *inteiro teor* ou *simples*!?

    Possua aa informação dos dados de nascimento de meu bisavô, somente estas informações bastam ou tenho que solicitar a certidão de nascimento dele em alguma conservatória!? Aguardo retorno.

    Deste já aagradeço!

    Gratidão

  • @Tatyanne pelo oq tava acompanhando a lei de netos a mudança seria que não seria necessario mais a comprovação de vinculos para brasileiros ! a questao de conservatoria a crc continuava sendo a unica a aceitar processos de netos ! se informe bem pra não mandar errado .

  • @gandalf mt obrigada pela sua msg!

    Na sexta-feira, dia 06/11 o processo do meu primo andou para a bolinha 4 (marrom), com a seguinte msg:O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.


    Espero que nao caia em exigencia MESMO haha, pois enviamos tudo necessario rs

    obrigada

  • Bom dia pessoal.

    Alguém teve problema no momento de pagar a taxa de 175 euros pelo site do IRN?

    Liberei meu cartão para compra no exterior e tenho crédito suficiente para o pagamento más deu erro.

    Aparece uma mensagem:

    Ocorreu um problema ao processar o seu pagamento. Caso necessite mais detalhes poderá entrar em contacto indicando o seguinte código.

    Alguém tem alguma idéia?

    Obrigado.

  • @mateusBH , eu tive o mesmo problema e o bloqueio tinha partido do Banco Santander!

    Apesar de ter o cartão desbloqueado e ter crédito suficiente, o setor anti fraudes negou o pagamento. Tive que ligar para a Central de Atendimento para que eles desbloqueassem o pagamento!

  • @Leticialele meu banco tbem é o Santander. Deve ser isso então. Vou ligar lá. Muito obrigado.

  • @mateusBH , pode apostar que sim!!

  • Pessoal, só para atualizar. O processo do meu irmão foi enviado em agosto para VNG e ainda está na fase 1.

    O relato da @MirandaSilva se for veridico, ele provavelmente foi um outlier. Pense em duas vezes antes de enviar o processo para Vila Nova de Gaia.

    Parece que não está tão rapido assim.

  • Boa tarde. Alguém sabe o e-mail da CRC Vila Nova de Gaia? Não achei no site de lá.

    Obrigada

  • @phil_jesus oi.

    Eu vi esse, mas procurei especificamente pelo endereço do Palácio da Justiça (cx postal 4400- 096) e não tem, só o fone, por isso perguntei. Obrigada

  • @Deneise

    Seria esse aqui o que você procura ?


    2ª Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia

    R. Cons. Veloso Cruz Pal Justiça

    4400-094 Vila Nova de Gaia

    Telefone: 223713976 Fax: 223708773

    Vila Nova de Gaia – Porto – Portugal

    2crc.vngaia@dgrn.mj.pt

  • Oi @Ana_Reis tudo bem??? Achei confuso os endereços, pois a cx postal é diferente, mas vou arriscar esse mesmo... o que pode acontecer é: não retornarem o e-mail, retornarem falando que não são eles ou acertar!!! hahahahaha

    E você? Já fez a transcrição?

  • @Deneise @Ana_Reis

    CRC de Vila Nova de Gaia | Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801 | Palácio da Justiça | 4400-096 - Vila Nova de Gaia

  • editado November 2020

    Oi @Deneise, tudo bem. :) O meu processo está em Santos há uns 2 dias, estou aguardando finalização. :)

    Confesso que não me atentei aos detalhes do endereço (físico) e peço desculpas. Vi que na sua pergunta você queria o email da conservatória, achei e coloquei acima.

    Peço a algum moderador que por gentileza exclua o meu comentário com o endereço pois está incompleto e pode confundir alguém.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.