Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19239249269289291452

Comentários

  • @gandalf respondendo seu comentário de 06/10


    >A planilha está em GoogleSheets, e não depende de você ter Micro$oft Excel instalado. Funciona apenas com o browser.

    >O único requisito para editar e usar é ter uma conta no Google, senão ainda pode usar, mas fica somente leitura.


    Tô sabendo. Fiz esse post só para ajudar na busca. Tenho dificuldade em achar a planilha quando preciso como agora. Então coloquei o links com algumas palavras chave de busca. :)

    Funcionou. Achei na 1a busca agora há pouco.

  • Galera, mais um portuga na área :))))))

    Finalizou hj, 3 meses antes da previsão estatística da planilha. 9 meses e 3 dias exatamente.


    Parece que a porteira abriu. Muita gente finalizando processo.


    @gandalf já atualizei. Linha 93 se precisar.


    Agradeço ao povo daqui. Muito.

    @gandalf , se um dia te encontrar te pago uma cerveja.


    UHU !!!!

  • @almirfbf

    Maravilha. Parabéns ao recém nascido Almir Tuga.

    Lhe enviei uma Mensagem Privada, aquele envelope no canto direito superior da tela.

  • Pessoal, preciso MUITO de ajuda!


    Fui no correio fazer o vale postal da transcrição da minha mãe. Acompanhei o processo com o moço de lá, seguimos todas orientações aqui do fórum (colocar euro mais caro, etc). Na hora que ele Imprimou, o valor saiu 118 euros, e não 123 (sempre coloco a mais por segurança).

    Enfim, a transação saiu errada, tive que pagar por esse vale.

    Agora, gostaria de saber se:

    1) Posso fazer um outro vale pra cobrir a diferença e mandar os 2 juntos no mesmo pacote pra transcrição; um vale de 118 euros + um vale de 10 euros (28 euros no total, mas com segurança de não faltar)

    Ou


    2) compensa mais fazer outro vale no valor integral, e (Deus me ajude) reembolsar esse (esperar vencer e ter o re-embolso, no caso).

    To muito desesperada, porque embora tenha salvo dinheiro pra fazer essa transcrição, 1600 reais de uma vez (se for emitir mais um vale inteiro) vai acabar comigo :(


    Quem puder ajudar, agradeço de coração!!!

  • editado October 2020

    @MariaHernandes , sim, pode fazer um complementar e mandar junto!!

    Boa sorte!!

  • editado October 2020

    @MariaHernandes

    Pode as duas coisas:

    1. pedir o cancelamento do VP porque o valor saiu errado, e usar como crédito pra fazer o novo (a melhor opção)
    2. fazer um complemento do valor

    Existe uma taxa de R$35 para cada VP que voce faz. Se fizer a opcao 2 vai pagar essa taxa 2X. Não adianta colocar o valor a mais, exceto por algum erro de arredondamento.

    Voce deve antes de sair de casa consultar no site do correio, e na hora de fazer dar mais uma ultima olhada nesse site pra ter certeza (ja leva aberta a tela com o valor do dia). Pra hoje seria Valor com taxas: R$ 886.27

    https://apps2.correios.com.br/efi/app/moeda/moeda.php” + 1,5% do valor da remessa + a tarifa fixa de R$35,00. 

    "http://valorvp.herokuapp.com/index.html" (não é oficial, mas você pode usar essa contribuição de um forista pra conferir)

  • @gandalf acho que pela inexperiência dos caras (eles nunca fazem isso) não sabem o processo de cancelamento (ja tentei lol)

    Se eu mandar mais 10 euros, então vou pagar:


    10 euros (em torno de 70 reais)

    + 35 de taxa

    + 1,5

    E isso NÃO É descontado do valor do euro em si, certo?


    To achando melhor fazer outro logo e já mandar amanhã mesmo. Apesar de sair um pouco mais caro, vai dar menos dor de cabeça!

  • editado October 2020

    @MariaHernandes

    Pra ser exato, tem uma ordem de aplicação. Primeiro o 1,5%, e depois a taxa fixa. Senão incide o 1,5% também sobre a taxa fixa do correio.

    Essa agência que você foi eles são analfabetos de pai, mãe, e parteira. Eles têm que ligar para o correio e pedir instruções de como proceder. Eles têm um número só pra isso.

    120 - 118 = 2 * 6.9891 = 13.9782 * 1.015 = 14.8787 + 35 = R$49.20

    Isso é problema deles... sério! Você está pagando cada US$ a R$25

    No mínimo eles tinham que te isentar da taxa na remessa complementar. Cada vez que alguém deixa passar, cria um precedente. Essa é a hora de armar um barraco de todo tamanho. Que devolvam o dinheiro, e vão aprender a fazer direito. Eles pagam salário de fome pro pobre do funcionário, sem treinamento. No final ele é quem escuta. Tem que fazer doer é no bolso do dono da loja.

    Eu não sei se o 118 que você disse está exato ou foi arredondado pra cima ou pra baixo. Eu assumi que era exato.

  • @gandalf concordo contigo, seria o mínimo né?

    Vou ver se fazem....

    Caso não faça, devo dizer para eles lançar primeiro 15 reais (pra arredondar) e só depois eles cobram 35 reais SEPARADO né?

    Quero ter certeza porque acho que podem ter errado nesse lançamento hauahaua

    @Leticialele obrigada, também! Tu tem me ajudado muito ultimamente!

  • @gandalf@Vlad Pen meus gurus,, Estou morando aqui no Porto e quero dar entrada na atribuição do meu filho maior. Já temos aqui cartão de residente mas quero dar entrada no processo de redução de propina da faculadade dele.. Esse euro não tá facil...Quero usar esse motivo como pedido de urgência no processo. Será viável? Quero tentar entregar o processo pessoalmente, mas nem sei como fazer o agendamento com essa história de Covid. Acha que ACP seria uma boa escolha ou VNG? Obrigada

  • @MariaHernandes

    Veja a diferença do que eles lançaram no primeiro e o que tinha que ser. Voce disse que aparece €118. Então você tem que fazer um VP complementar de €2, na cotação do dia. Ela deve ter usado uma tabela muito velha.

    Você é a interessada, você tem que saber o valor, e conferir na tela deles antes deles mandarem. E se o arredondamento ficar muito proximo fazer €0,10 a mais.

    Eu te mostrei como se faz, e postei os links de onde voce busca. Se o que eles te falarem não bate, então você sabe que está errado. Estava errado antes, estará errado de novo. Até alguém xingar e espernear (não o funcionário, mas o gerente ou o dono). Aí eles aprendem.

  • @DeniseRolo

    Vou reponder por MP, aquele envelope no canto direito, que essa é uma pergunta sensível, e seu caso é muito particular.

  • Oi gente boa noite enviei meus documentos e foi recebido em Faro dia 29/9 e ainda não recebi chave de acesso enviei e-mail mas me disseram q ainda não está no sistema essa demora e normal ?qual foi o maior tempo q alguém aqui recebeu a chave de acesso?

  • @Joelia , aqui no Fórum não temos informações sobre a Conservatória de Faro.

  • Pessoal, pagar no cartão tem sido uma boa opção ou melhor o vale postal?

  • @AlineXavier , sem a menor dúvida! O vale postal tem validade, o pagamento com cartão de crédito, não!

  • Obrigada mais uma vez Leticia!

  • @Joelia se poder cria um topico pro faro e poem seus relatos la quem sabe anima o povo de mandar igual almada ouvi relatos promissores sobre o faro !

  • Olá,

    Venho informar que o meu processo nº  1021XX / 2019 foi concluído ontem dia 26/10/2020 pelo ACP (não está na planilha). As datas:

    • Envio via correios (por engano, foi enviado como documento prioritário) 14/11/2019
    • Recebimento na ACP em 06/12/2019 (por Hermógenes)
    • Recebi automaticamente um e-mail com a senha de acesso ao sistema de acompanhamento: 18/12/2019
    • Aprovado na última semana de março, mas eu só acessei o sistema no dia 03/04/2020, digo que foi aprovado em março por conta dos processos com números parecidos com o meu.
    • Concluído 26/10/2020, não recebi e-mail com o pdf do assento, só mesmo o aviso do site cujas bolinhas ficaram todas verdes e aparece a mensagem informando a conclusão. Por experiência, sei que para emitir o CC o consulado do RJ não precisa do assento, pois eles o verificam no sistema.

    Gostaria de agradecer a todos os que se dedicam à construção deste espaço, pois quando dei entrada no processo da minha mãe em 2017, eu não conhecia este fórum e por isso o processo dela foi feito pelo consulado do RJ, o que não recomendo em hipótese alguma. Deu entrada neste processo em junho de 2017 e só foi concluído em setembro de 2019, ou seja, dois anos sem qualquer informação, porque o consulado não fornece nem mesmo o número do processo. Descobrimos aqui que existia uma LR para a qual podíamos telefonar e obter informações, porém como o sistema utilizado pelo consulado não é o mesmo das conservatórias, nem sempre o atendente da LR conseguia achar o processo ou quando achava não tinha muitas informações a dar. Foram dois anos no escuro, o processo caiu em exigência e o consulado sequer no comunicou. Enfim, é maravilhoso ter este fórum como fonte de informação e não depender exclusivamente do Consulado do RJ. Muito Obrigado a todos!!!

    André Vieira.

  • @André Luiz Vieira , parabéns!!

    Parece que o ACP está colocando os processos em dia!!

  • Bom dia!Meu processo foi finalizado e o registro criado!

    Obrigada a todos pela ajuda!

  • Dúvida: Posso enviar o meu processo de atribuição e o da minha irmã dentro do mesmo envelope da DHL para a ACP? A atribuição do nosso pai saiu semana passada.

  • Olá pessoal. bom dia!

    Apenas uma curiosidade. Está demorando quanto tempo o processo de atribuição para maior pelo Porto?

  • editado October 2020

    @pietrorondon

    Existem vários mitos que vão sendo desfeitos.

    Reza a lenda que não. A ACP não aceita mandar mais de um processos junto. Somente Tondela. Mas isso não faz sentido.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/157926/#Comment_157926"

    Certamente se você puser seus processos completos, cada um em seu próprio envelope pardo com destinatário e remetente, e puser os envelopes dentro de um único envelope da DHL só para remessa, não haveria motivo para não aceitarem na ACP, como em Tondela.

    Entenda que ao receberem, os envelopes são separados, e cada um segue seu curso, talvez por conservadores diferentes. Cada um tem que estar com sua própria documentação completa.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/206209/#Comment_206209"

  • editado October 2020

    @Willian Gomes

    "Aí vareia" :-)

    Processos de nov & dez/19 têm levado 280 a 350 dias. Há processos mais antigos que estão retidos com bem mais tempo 440+ dias.

    Olhando apenas os últimos 60 concluídos, todos levaram menos de 360 dias.

    Olhando apenas os últimos 160 ou 180 concluídos, esse tempo sobe pra 410 dias.

    Aparentemente a ACP está tentando regularizar e reduzir o tempo de processamento e conclusão. O tempo para Despacho de aprovação que tinha andado mais alto, também está de volta aos 90 dias.

  • @pietrorondon , @gandalf , ACP aceita até 5 processos dentro de um mesmo envelope de envio! Cada processo em um envelope separado, completo, mesmo que haja documentos em comum, não podem ser partilhado.

    Mandei os processos de minhas 2 filhas e de um sobrinho, juntos, já foram finalizados, com o registro criado.

    Mandei de outros 3 sobrinhos, também juntos, no final de abril deste ano!

  • @denis_mend

    Voce poderia me dar uma atualização do processo dos filhos de 05/19? Um foi concluído, e o outro está muito atrasado. Houve exigência?

    Se deseja manter as entradas na planilha por mais tempo, por favor mude a data de ultima atualização para a data do dia. Ela é extraida automaticamente, mas lhe dá a oportunidade de modificar se quiser. Aqueles que não atualizarem, serão considerados abandonados ou obsoletos, e serão regularmente arquivados no TAB Histórico.

    Todos os nomes (coluna-A&B) em vermelho escuro estão marcados como elegíveis a serem arquivados. Eles estão sem mudança há mais de 10 meses. Dentro de alguns dias todos os de maio/19 que não tiverem suas datas de ultima atualização manualmente modificadas se tornarão também elegíveis ao arquivamento.

  • Boa noite, pessoal! Tenho um sonho muito grande de ir morar em Portugal e estou correndo atrás da Nacionalidade por atribuição. Eu gostaria de tirar algumas dúvidas. Ps. Eu já li bastante coisa desse fórum mas as vezes as informações ficam confusas hahahaha então decidi postar aqui. Já peço desculpas se estou escrevendo no lugar errado.


    >>>Eis a situação 1:


    Meu pai é filho de portugueses (tanto minha avó quanto o meu avô). Meus avôs, já falecidos, casaram-se e tiveram filhos aqui no Brasil, no Rio de Janeiro.

    Meu pai ainda não tirou a nacionalidade dele.

    Outra informação que julgo importante dizer é que meu tio já conseguiu tirar a nacionalidade dele e das filhas dele, minhas primas.


    Visto isso, minha primeira dúvida é: Eu preciso obrigatoriamente tirar a nacionalidade do meu pai primeiro antes de tirar a minha? Não tem como fazer esse processo simultaneamente? (Meus planos são se mudar em 1 ano para Portugal)


    Continuando na situação...


    O declarante do nascimento do meu pai foi o meu avô, o que eu li que já facilita bastante.

    Já possuo o assento de nascimento do meu avô com o casamento com a minha avó averbado.


    Portanto, chegamos em uma outra dúvida: Eu preciso transcrever o casamento dos meus avós? Perguntei para o meu tio e ele falou que não precisou, mas vai saber...


    >>>Situação 2


    Com o passaporte do meu pai encaminhado, faltaria eu tirar o meu. (se não for possível tirar junto)

    A minha certidão de nascimento não consta quem é o declarante, mas perguntando pro meu pai ele tem quase certeza que foi ele. Ainda disse que tanto ele quanto minha mãe foram para o cartório no dia, mas ele que assinou. Acredito que essa informação apareça na certidão pedindo a versão necessária da mesma. Alguém consegue me dar essa informação?

    Meus pais nunca foram casados no civil, apenas moraram juntos... Mesmo sendo meu pai, o português e o possível declarante eu preciso comprovar de alguma forma que eles nunca foram casados?

    A última questão é que meu pai casou novamente depois que separou da minha mãe, mas já separou de novo, sem mudar nome nem nada. Precisa transcrever e retificar o divórcio desse casamento?


    MUUUUITO obrigado pela ajuda e desculpem tantas dúvidas.

    Vem mais um TUGA por ai :)

  • @danspv , o processo será muito mais rápido se você fizer primeiro a atribuição de seu pai e depois a sua. A nova lei que dispensa os vínculos para os netos ainda não foi promulgada, embora se espere que entre em vigor até o fim do ano. Mas isso não é 100% garantido.

    O tempo do processo de neto equivale praticamente a 2 de filhos.

    O casamento de seus avós certamente está transcrito em Portugal, se está averbado na certidão de seu avô.

    Mande logo o processo de seu pai, são poucos os documentos e facilmente obtidos.

    Na cópia reprográfica da sua certidão certamente aparecerá quem foi o declarante. Se seus pais são solteiros, não há casamento a transcrever, não se preocupe.

    Quanto ao casamento e divórcio de seu pai, posteriores ao seu nascimento, não tem que transcrever nada. Somente filhos deste segundo casamento terão essa obrigação.

  • @Leticialele você clareou a minha mente!! Muito obrigado! Vou providenciar todos os documentos e enviar para Portugal. Para esse processo, ACP Porto ainda é a mais indicada?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.