Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1585961636469

Comentários

  • Boa tarde a todos!

    Minha tia conseguiu a nacionalidade dela, agora precisa realizar a transcrição do casamento (ela tem sobrenome de casada).

    Vocês poderiam me passar a link do formulário 2 (já que será ela que dará entrada na transcrição) e me atualizar com a documentação necessária?

    Desde já, muito obrigado.

  • @bmaculo , os modelos de formulários estão na página 1 deste post:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1"

    Documentos necessários:

    Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada do cônjuge não português

    Certidão de Casamento em Inteiro Teor Digitada

    Cópia simples do Registo de Nascimento Português; Cópia autenticada e Apostilada do Requerente

    Vale postal de 120 euros (euro para Vale Postal Internacional)

    Requerimento com firma reconhecida por autenticidade.

    Mande por DHL para Ponta Delgada

  • @camila_gouveia , você disse que sua mãe recebeu a cidadania por aquisição!

    Como bem lembrou o @Nilton Hessel , ela já fez o processo de convolação para cidadania por atribuição?

    Somente assim poderá passar a nacionalidade para você!

  • Oi @Leticialele!

    Ainda não! Mas havia entendido que o primeiro passo seria a transcrição do casamento, depois fazer a convolação para cidadania por atribuição, pois como minha mãe precisaria do cartão cidadão para fazer a convolação, se ela tirar o cartão cidadão agora irá sair com o nome de solteira, depois ela precisaria fazer novamente os documentos quando fizesse a transcrição do casamento.

    É isso ou eu estou confundindo os processos?

    Muito obrigada pela ajuda!!

    Abs,

  • @camila_gouveia...Seu raciocínio está correto...

    Como você citou que sua Mãe obteve a Nacionalidade Portuguesa por Aquisição mas nao mencionou a Conversão...Eu e a @Leticialele imaginamos que você não sabia da necessidade de converter a Nacionalidade da sua Mãe antes de iniciar seu processo...

    Aqui em casa eu segui exatamente esses passos para todos os meus irmãos...

    AQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE 》》》TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO 》》》 CARTÃO DE CIDADÃO 》》》CONVERSÃO DA NACIONALIDADE DERIVADA EM ORIGINÁRIA 》》》ATRIBUIÇÃO DOS FILHOS...

    ***Por enquanto só finalizamos uma conversão...(De meu irmão)...Em meados desse ano...Assim já despachei os processos de dois sobrinhos...(Menores)...Para Tondela...Estamos esperando que sejam finalizados este ano...

  • Uma curiosidade: quando se dá entrada em pedido de transcrição de casamento em Ponta Delgada, também se recebe senha para acompanhar no site o andamento do processo, igual aos processos de atribuição de nacionalidade?

  • @Miragaia , não. Você só toma conhecimento quando termina

  • Bom dia!

    Irei enviar o processo de transcrição do casamento dos meus avós para Ponta Delgada na próxima semana e apesar de ter lido as discussões aqui ainda me resta uma dúvida, o comprovante do vale postal que eu envio junto com os documentos é o original ou uma cópia?

  • @belly...

    Envie uma cópia...Mantenha o original consigo...

  • @belly

    Envie uma cópia. Guarde consigo o original, junto com uma cópia, porque o original vai ficando clarinho com o tempo dependendo da temperatura ambiente. Com o calor que está fazendo, vai durar talvez 15 minutos. :-)

  • No caso de certidão de batismo, em que não há sobrenomes, no requerimento em "nome de solteiro", coloca só o primeiro nome ou coloca os sobrenomes que ele adquiriu no casamento?

    No caso o português só adquiriu o nome de seus pais, não da esposa.

  • @willfont , põe o nome de solteiro - neste caso, só o primeiro nome.

  • @Leticialele Obrigada. Com relação a nubente estrangeira, após casar ela trocou de nome (está com o sobrenome do marido na certidão de óbito e de nascimento da sua filha), mas na certidão de casamento deles não tem nenhuma informação sobre a mudança do sobrenome. Dessa forma, eu coloco que o nome permaneceu o mesmo?

  • editado October 2020

    @willfont , não compreendi!

    Ela adotou um nome após o casamento?

    Na certidão não aparece o nome de solteira? Ou ela já aparece com o sobrenome do marido?

    Normalmente aparece Joana da Silva casando com Manoel dos Santos.

    Depois de casada, ela passa a assinar Joana da Silva Santos.

    Ou já aparece Joana da Silva Santos casando com Manoel dos Santos?

  • @Leticialele Na certidão de casamento aparece apenas seu nome de solteira "Joana da Silva" e não tem nenhuma menção a mudança do seu nome para "Joana da Silva Santos". Parece que ela não pegou o sobrenome do marido.

    Só que na sua certidão de óbito e na certidão de nascimento da filha, ela está com seu sobrenome de casada.

    Então fico com dúvida se coloco que houve mudança de sobrenome, pois nos documentos que irei enviar (certidão de nascimento e casamento), não tem nenhuma menção a isso

  • @willfont , se na certidão de nascimento da filha ela aparece com o nome de casada, coloca que houve mudança no nome.

  • Olá! Podem me ajudar? Estou com medo de mandar alguma coisa errada, e com este cenario de pandemia me enrolar mais ainda pra reenviar caso algo caia em exigencia. Realizei minha atribuicao e preciso agora transcrever meu casamento e junto, gostaria de estar enviando os processos de atribuição dos meus dois filhos, ambos menores.

    Soube que é possivel mandar junto em envelopes separados dentro de um envelope grande. Certo?

    A parte do processo dos meninos é mais facil pois é seguir o processo de atribuicao, como fiz o meu, ok.

    Minha dúvida está em torno da transcrição. Aquele modelo de requerimento, eu preencho com nome de solteira ou de casada? Eu coloco nacionalidade portugursa pu brasileira? Tanto eu quanto meu marido precisamos assinar por autenticidade, certo? É necessario apenas copia da certidão de nascimento de inteiro teor dele, ou também do documento de identidade dele? Todos os documentos devem ir apostilados?

    E por fim, a ultima dúvida. Todo processo (atribuições minha e de minha mãe) fiz por Tondela. Eles nao tem me respondido emails. Está funcionando normalmente? Sugerem outra conservatória que esteja funcionando mais rapido?

    Desculpem mts dúvidas, eu procurei em tópicos anteriores mas fiquei em duvida se mudou algo mais recentemente e se entendi certo tbm.. podem me ajudar?? Agradeço mt!

  • @catherineplata , se você não tem urgência na transcrição do casamento, mande-a junto com a atribuição de seus filhos para Tondela. A atribuição de menores tem prioridade, e leva de 2 a 4 meses. Já a transcrição de casamento demora uns meses a mais.

    Cada processo deve ir completo, mesmo que haja documentos em comum!

    Nos processos de transcrição de menores, pai e mãe têm que assinar o Formulário 1C e terem as assinaturas reconhecidas por autenticidade.

    Cópia autenticada e apostilada do documento de identidade dos pais - um conjunto para cada processo.

    Os processos de menores são gratuitos.

    Quanto à transcrição, você coloca seu nome de casada, nacionalidade portuguesa e RG brasileiro. Não tem problema. Você assina o requerimento e reconhece a firma por autenticidade.

    A certidão de casamento e a de nascimento do cônjuge não português têm que ser originais, inteiro teor e apostilados.

    Se você for de São Paulo, tem a opção de mandar a transcrição para o Consulado de Santos, pelos Correios. No site do Consulado de São Paulo tem um formulário a ser preenchido, que substitui o requerimento. Eles aceitam os processos pelos Correios e têm sido bem rápidos.

  • Bom dia.

    @Leticialele você mencionou que no consulado de Santos os processos de transcrição estão mais rápidos, tem uma estimativa do tempo que levará o processo?

    Enviando direto para Ponta Delgada ou Vila Nova de Gaia, você tem informação sobre uma estimativa de tempo?

    Tempo...tempo... tempo... me acaba!!! rsrsrsrs

    Não consegui definir a estimativa de tempo após os relatos!

    Obrigada pela ajuda!

  • @Deneise , pelos relatos de foristas, Santos leva mais ou menos 1 semana. Ponta Delgada, de 4 a 6 semanas. Mas cada processo é único, só podemos ter estimativas.

  • @Leticialele desculpe a insistência... Consulado de Santos e São Paulo não são a mesma coisa? Estou em SP - Capital. Se enviar aqui mesmo para SP será a mesma coisa? Refiro ao tempo do processo para transcrição :/

  • Não @Deneise, os escritórios de São Paulo e de Santos são diferentes e o de Santos tem sido mais ágil com as transcrições de casamento, segundo os relatos!


  • Olá @PedroGaspar legal responder. Obrigada!!! Vou enviar para Santos então... :)

  • Olá, pessoal. Gostaria de ajuda. Em setembro finalizou o processo de atribuição da cidadania da minha mãe. Pelo que entendi, para dar entrada no meu pedido, terei que fazer primeiro a transcrição do casamento dela certo? Ela se divorciou do meu pai, e ele morreu alguns anos após o divórcio. Mesmo assim precisa fazer a transcrição?

    O que é necessário para fazer a transcrição do casamento? Devemos informar que meu pai é falecido nesse pedido de transcrição?

  • editado October 2020

    @Futura portuguesa sim precisa transcrever o casamento. As informaçoes consta nas páginas iniciais deste tópico, basta le-las;

  • @Vlad Lopes@Vlad Pen

    Boa tarde. Tudo bem?! Estou aqui para agradecer toda ajuda em dúvidas que eu tive e assim consegui dar cada passo necessário para tirar a cidadania da minha mãe. Enfim mês passado finalizou o processo de cidadania da minha mãe obrigada!! Que felicidade!!Agora, pelo que, terei que providenciar as certidões para a transcrição do casamento da minha mãe, pode por favor confirmar se é a a certidão de inteiro teor de casamento e original de nascimento do meu pai e a xerox da certidão da minha mãe já como cidadã portuguesa? Tenho outra dúvida a tirar, meu pai é falecido há mais de 14 anos tenho que enviar com esses documentos a xerox da certidão de óbito ou não preciso?

  • @Futura portuguesa , a certidão de casamento é de Inteiro Teor, apostilada. A de nascimento do seu pai é original também apostilada e a certidão portuguesa de sua mãe, cópia simples.

    Não precisa mandar nada sobre o óbito de seu pai.

    Se você mora em SP ou MS, faça a transcrição pelo Consulado de Santos. Eles aceitam pelos Correios e estão bem rápidos.

  • DeneiseDeneise Member
    editado October 2020

    @Leticialele após a transcrição ser feita é preciso comparecer no consulado?

    Claro sem contar a presença para o cartão de cidadão e passaporte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.