CERTIDÃO DE NASCIMENTO - RIO DE JANEIRO

Estou na fase de transcrição de casamento da minha mãe e fiz a busca da certidão de nascimento do meu pai em todos os cartórios e não localizei. Como ele nasceu em 1927 no site do arquivo nacional consultei muitos registros de 1929 a 1932 buscando localizar por registro tardio e nada. No site do Family também não tive sucesso. Tenho uma cópia da identidade dele da época do Estado da Guanabara com os dados mas por ser documento antigo não tem as informações do cartório. Fiz a busca no site do detran e TJ também não localizei. Se alguém tiver alguma dica que possa ajudar a localizar a certidão agradeço o apoio.

«13

Comentários

  • Olá @adilson13

    qual o nome, filiação e data?

    sabe se tinha irmãos e nomes?

  • Olá Kleber,

    nome dele é : adalôr vilella bastos

    filiação : lauro teixeira bastos

    Aida Vilella Bastos

    Nascimento : 27.09.1927

    irmãs : Lea vilella vilella bastos

    Diva vilella bastos

  • O casamento dos pais está aqui, na 9a Circunscrição.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DR19-WVK?i=83&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGV9-YLL7"

    Os livros com os assentos de nascimento dessa Circunscrição não estão indexados no Family Search.

  • Eu fiz a busca presencial da certidão de nascimento no cartorio de São Cristovão e também pesquisei no site do Family os registros de 1927 da 9 circunscrição e não localizei,

  • @adilson13

    chegou a buscar informações...

    com os primos sobre os registros da Diva e Léa? ...talvez ajude

    no cartório do casamento se ainda possuem a habilitação e se houve um registro tardio feito para o casamento?

  • Gostei da dica do cartório sobre os documentos de habilitação, . Obrigado, vou tentar desta forma.

  • Boa noite!


    Estou tentando localizar as certidões de nascimento da minha avó e da minha mãe, ambas nasceram no Rio de Janeiro mas não sei onde e nem onde foram registradas, mas tenho as de casamento,


    Fiz busca no familysercha e arquivo nacional, sem sucesso. Eu tenho um palpite de que possam ter sido registradas no 14° RGPN.

    Alguém poderia me dar uma ajuda?


    Obrigada.

  • @AlessandraCM , sem os dados, impossível alguém ajudar!!

    Coloque todos os dados de que tem conhecimento - nomes, datas de nascimento, de casamento, nome dos cônjuges, pais, irmãos. filhos!

  • Estou passando pelo mesmo problema , não consigo a certidão de nascimento do meu pai , já consegui a atribuição de minha mãe filha de Português

    , porém sem transcrever o casamento eu e meus irmãos não vamos poder solicitar ......quase surtei ...agora desisti .

  • @Mammamia , coloca os dados que tem!!!

  • MammamiaMammamia Member
    editado September 2020

    Sim ....mandei e-mail para a Bahia, não responderam .A certidão do meu Pai é do Rio de Janeiro.........ja fui a todos os cartórios , dizem que vão procurar e nada ..estou cansada , depois de tanto trabalho com a Atribuição da minha Mãe , fiz uma reunião familiar e joguei a toalha ...a Atribuição da minha Mãe mandei para Almada em 20 dias estava na bolinha 6 , super rápido ,

  • MammamiaMammamia Member
    editado September 2020

    Leticialele.......Antonio Alves de Brito ......Pai ..Juvencio José de Brito ......Mãe ..Clarinda Alves , nascimento 18/11/1929.......Rio de Janeiro

  • @Mammamia

    como consta o estado civil de Antônio e Yolanda nos nascimentos dos seus irmãos?

    sabe se ocorreu casamento religioso dos seus pais? e chegou buscar informações neste?

    sabe se os cartórios estão pesquisando o registro de nascimento do Antônio no período entre a chegada ao RJ e do casamento? ...se estão pesquisando em 1929 não vão encontrar!

    sugiro que insista com o cartório da Bahia.

  • MammamiaMammamia Member
    editado September 2020

    Agradeço muito a ajuda .de vcs ....meu pai quando completou 18 anos , fez a certidão de nascimento no Rio de Janeiro , mudou a Naturalidade e data de Nascimento ...deixou de ser Baiano e ficou mais novo , todos os documentos meu dos meus irmãos e da minha mãe , consta nascimento no Rio de Janeiro em 1929..Conversando com uma pessoa no Cartório , ele me explicou que qualquer pessoa podia fazer um registro tardio sem problemas. Mesmo que eu encontre uma certidão na Bahia , não vai resolver , porque tudo inclusive a certidão de casamento , está com outros dados . Solicitei no Ministério da Aeronáutica o desarquivamento da pasta funcional dele , certamente tem a Certidáo ....mandaram retornar daqui a 3 meses . Não tem muitos funcionários para trabalhar ....vou tentar também no IFP .....cruzar os dedos e rezar .....abraços a todos . Eles não se casaram na Igreja e ele já tinha a certidão nova do Rio .

  • editado September 2020

    @Mammamia , em que RCPN se casaram? Você tem a certidão de casamento? Quantos anos seu pai tinha quando se casou?

    Esse registro é o casamento do irmão João Alves de Brito:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9SV-T5CN?i=186&cc=1582573"

  • Boa noite Lele , eles se casaram no RCPN 2 Distrito de Nilópolis -RJ.....sim tenho a Certidão de casamento .

  • @Mammamia , você chegou a pedir busca no Cartório de Nilópolis? Com quantos anos ele se casou?

  • MammamiaMammamia Member
    editado September 2020

    Sim.......ele casou com 29 anos em 1958......agradeço muito a gentileza e boa vontade .

  • Lele , consegui encontrar a Certidão do meu pai , retornei no Cartório de Nilópolis , é uma funciona

  • Lele segui seu conselho , voltei ao cartório de Nilópolis , solicitei uma nova pesquisa e , acheiiiiiiiiiiiiii

    estou muito feliz ,muito obrigada Pelo apoio !

  • @Mammamia , parabéns!!

    A persistência e o pensamento positivo sempre dão bons resultados!!

    Agora corre com a transcrição de casamento!!

    Pode fazer pelo Consulado do Rio. Dá uma olhada:

    https://www.riodejaneiro.consuladoportugal.mne.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a"

    Se você conseguir agendar, sai no mesmo dia. Se não, mande um email para eles e diga que tem urgência. Talvez estejam aceitando pelos Correios!

    E, depois, rumo à atribuição!!

    Parabéns!

  • Obrigada Lelé , vc me deu força para voltar a pesquisar no Cartório de Nilópolis , sou muito grata .. não esqueci e vim agradecer ....um grande abraço

  • Olá!

    Queria ajuda para localizar o registro de nascimento de Diva Bastos Gomes (nome de casada), Diva Vilella Bastos (nome de solteira), nascimento 30.09.1930, filiaçao Lauro Teixeira Bastos e Aida Vilella Bastos.

    Grato.

  • Sim, pesquisei no Family e Arquivo Nacional, infelizmente sem sucesso.

  • Boa Noite a todos.

    Estou com o mesmo problema. Um PROBLEMÃO.

    Estou em busca da CERTIDÃO DE NASCIMENTO de meu pai, brasileiro - (filho do português).

    Por incrível que pareça, eu e minha filha já pedimos buscas em todos os Cartórios (RCPN) da Cidade do Rio de Janeiro.

    Todas voltaram NEGATIVAS.

    Já pesquisei no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, mas o ano de nascimento dele - 1930 - na Freguesia (local) onde nasceu não existe digitalizações. De 1929 pula para 1933. (Freguesia de Santana) - Central, Santo Cristo, Gamboa, Santana. E pesquisando diretamente na Circunscrição aparece somente início de 1940.

    Quando ele nasceu em 1930 era a 3ª -Pretoria/2º oficio, depois 6ª CRCPN e hoje é o 3º RCPN. Pedi buscas e deu NEGATIVO.

    Pois bem. Naquela época todos da família nasceram em casa, na Rua dos Cajueiros 153 (hoje rua Coronel Audomaro Costa), Bairro Saúde/Gamboa, Cidade do Rio de Janeiro. E esses bairros pertencem ao 1º RCPN e/ou 3º RCPN, onde as buscas foram NEGATIVAS.

    Pesquisei também no site Family, arquivos do Detran,/RJ, no TJRJ, no Cartório onde Casou (7º RCPN)-disseram que os documentos de entrada de casamento foram incinerados-, no instituto Félix Pacheco(Identificação)-mesmo pq quando tirou o RG era casado.

    Nos (as) Colégios/Escolas onde estudaram o antigo primário e ginásio não existem mais arquivos daquela data. Onde estudaram o 2º Grau (hoje Ensino Médio) também já não existem mais os arquivos escolares.

    Procurei no Conselho Regional de Contabilidade-CRC/RJ, pois quando se inscreveu em 1953 era solteiro, e me disseram que somente com Mandado de Segurança ou Habeas Data.

    Vou tentar o Ministério do Exército-Comando Militar do Leste(CML) no Palácio Duque de Caxias no Rio de Janeiro, e lá pedir os dados do Alistamento Militar dele, pois se é com a Certidão de Nascimento que se alista, ou algum dado dela transcrito na ficha militar dele. Vou tentar.

    >>>Sinceramente não mais para onde correr. rsrsrsrsrsrsrsrs <<<

    Talvez entrar com uma Ação Judicial, a Ação de Registro Tardio

    Se os mais experientes, puderam me ajudar nesse caso fico muito agradecido.

    EMILIO SALGUEIRO

  • @EMILIO_SALGUEIRO , nem perca tempo e dinheiro entrando com ação de registro tardio!! Portugal não vai aceitar. Por causa das fraudes, eles só aceitam a certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada!! Tentei isso com os documentos de minha mãe, o Cartório do 8 RCPN alegava que o livro estava avariado e não tinham como tirar cópia! Portugal não aceitou a reconstituição do registro! Tive que entrar na Justiça para que tirassem cópia do livro no estado em que estivesse!! Levou 8 meses, mas consegui!

    Coloque aqui os dados de seu pai, pode ser que alguém encontre para você!!

    Certamente está no Family Search, que tem todos os livros digitalizados. Infelizmente, alguns registros contêm engano de indexação. Tenho uma tia cujo registro foi indexado com o sobrenome do padrinho!! Só achei porque folheei, no site do family search, folha por folha e encontrei!!

    Folheando os livros, nota-se que pulam o nome de várias pessoas e colocam nomes errados! Eu sempre aviso a eles, não sei se adianta!

    Como é o nome dele, dos pais e em que data nasceu?

  • Olá @Leticialele .

    Boa Noite.

    Aqui vão os dados de meu pai.


    Nome: ANTONIO SALGUEIRO

    Data de Nascimento: 26 de Novembro de 1930 (26/11/1930)

    Filiação: JOAQUIM SALGUEIRO e ERIDITA LONGO SALGUEIRO

    Local de Nascimento: Cidade do Rio de Janeiro-RJ (Antigo Distrito federal)

    Bairro GAMBOA / SAÚDE, área da Central do Brasil, tudo no Centro do Rio de Janeiro.

    Nasceu na Rua dos Cajueiros nº 153 (antiga) hoje é Rua Coronel Audomaro Costa , Bairro GAMBOA, Cidade do Rio de Janeiro. área (Freguesia) do 1º RCPN e do 3º RCPN

    Esporadicamente pode ter nascido na Rua dos Coqueiros nº 55, Bairro Catumbi, Cidade do Rio de Janeiro, área(Freguesia) do 7º RCPN

    Se alguém puder me ajudar, nossaaaaa fico eternamente agradecido.

    EMILIO SALGUEIRO

  • @Leticialele .

    Resta uma dúvida.

    É realmente necessário, indispensável a Certidão de Nascimento do filho do português ?

    Uma vez que se tem a Certidão de Casamento onde diz que , ele ANTONIO SALGUEIRO, é filho de JOAQUIM SALGUEIRO, português, etc...... neto paterno de ANTONIO SALGUEIRO e MARIA FLORINDA (ambos portugueses).

    E na Certidão de Óbito contam as mesmas informações, os mesmos dados da de Casamento.

    Tenho a Certidão de Batismo dele, na Igreja de Santana - Paróquia de Santana, cidade do Rio de Janeiro-RJ.

    Tenho a Carteira de Identidade dele. Só que o cara lá de Santa Catarina errou quando inseriu o nº, livro e folhas na Carteira. Colocou como se os dados fossem da Certidão de Nascimento, quando na verdade os dados eram da de Casamento.

    Grato,

    EMILIO SALGUEIRO

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.